Condenação de ex-prefeito · 01/09/2014 - 12h31

MPF/MA consegue condenação de ex-prefeito de Pindaré-Mirim


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Federal no Maranhão conseguiu, na Justiça Federal, a condenação do ex-prefeito de Pindaré-Mirim (MA), Pedro Almeida, por atos de improbidade administrativa. O ex-gestor deixou de prestar contas de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassados ao município no ano de 1999.

A omissão do ex-gestor em prestar contas foi confirmada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em tomada de contas especial realizada pelo tribunal, que condenou o ex-prefeito ao pagamento da quantia repassada adicionada de multa.

Para a 5ª Vara da Justiça Federal, que proferiu a sentença, ficou constatada a má-fé de Pedro Almeida ao não prestar contas dos recursos recebidos.


Compartilhar Tweet 1



Um grupo da Escola Maria Amélia Silva, de Pindaré-Mirim, conheceu as várias instalações da Assembleia Legislativa do Maranhão. A visita realizada no fim da manhã desta terça-feira (13) faz parte do projeto ‘Comunicação na Escola’, desenvolvido com os alunos do nono ano.

Na primeira parte da visita, os alunos estiveram no Complexo de Comunicação da Assembleia e foram recepcionados pela diretora de Comunicação, Dulce Brito; pela diretora-adjunta Jacqueline Heluy; e pelo diretor da TV Assembleia, Adalberto Melo. Eles estiveram no Auditório Neiva Moreira, onde participaram de uma pequena palestra e, logo em seguida, visitaram a news room, as ilhas de edição, a sala de mídias digitais, além dos estúdios da Rádio Assembleia.

Saiu a convocação dos jogadores que farão parte da Seleção de Pindaré – Mirim no Copão BR 2014 que inicia no mês de maio na Região do Vale do Pindaré. Ao todo, 20 seleções estarão participando da competição e todos em busca de mais um título.

No grupo de Pindaré – Mirim estarão às seleções dos municípios de Buriticupu, Santa Inês, Igarapé do Meio e Santa Luzia. Aonde terão jogos de ida e vinda.

A organização do Copão da BR é do secretário de esportes do município de Maranhãozinho em parceria com as ligas desportivas e secretários de esportes dos municípios participantes.

Confira a lista completa: http://www.portalpindare.com.br/2014/04/convocacao-dos-jogadores-da-selecao-de.html


Compartilhar Tweet 1



A matéria que foi ao ‘ar’ para todo o Maranhão mostrou como está a situação da água que está sendo distribuída para os moradores. Com um aspecto ‘barrento’, a água que sai das torneiras chega a espantar os cidadãos que necessitam daquela água para fazer os serviços domésticos e para preparar o alimento e, além do consumo da mesma.

O problema teria surgido após a falta de limpeza dos poços artesianos, que segundo os próprios moradores, estão há dois anos sem receber uma limpeza, o que pode está causando todo esse problema no abastecimento.

A prefeitura de Pindaré - Mirim informou que estará resolvendo o problema o mais rápido possível.

Fonte: www.portalpindare.com.br

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Pindaré – Mirim, através da Coordenação de Imunização já imunizou mais de mil adolescentes contra o vírus HPV. Enfermeiros se dividem em várias escolas públicas e privadas realizando a vacinação.

A campanha, com a aplicação da primeira dose, se estenderá até o dia 10 de abril, nas escolas da rede pública e privadas, além das Unidades Básicas de Saúde, tendo como público alvo adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003).

A segunda dose da vacina será administrada seis meses após a aplicação da primeira dose. A terceira dose só será administrada cinco anos após a aplicação da primeira.

Fonte: www.portalpindare.com.br


Compartilhar Tweet 1



Pindaré – Mirim perdeu na quinta – feira (20/03) um grande ícone da história do município.

Lucas Evangelista Oliveira, o ‘Lucas Pato’, faleceu por volta das 5 horas da manhã na capital São Luís, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lucas Pato estava no Centro Médico do Monte Castelo em São Luís desde o inicio da semana aonde lutava contra problemas de saúde.

Lucas Pato, como era mais conhecido, nasceu em 18 de agosto de 1934, em Santa Inês, mas desde o ano de 1935 residia em Pindaré – Mirim. Trabalhou de carroceiro à construção civil, mas foi no ramo da política que se destacou mais ainda. Foi vereador e vice - prefeito.Lucas Pato disse em sua biografia que assumiu todas as funções em defesa do povo com dignidade, moral, e honestidade por respeito a sua família e sua gente.


Fonte: Blog Portal Pindaré

Compartilhar Tweet 1



47 municípios do Maranhão estão em situação de alerta ou situação de risco. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado na terça feira (18/03), pelo Ministério da Saúde.

Em estado de alerta estão diversos municípios e entre eles está o de Pindaré – Mirim e os demais: Santa Inês, Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Bacabal, Carolina, Codó, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Mirador, Miranda do Norte, Paço do Lumiar, Pinheiro, Rosário, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Luís, Tasso, Fragoso, Timon e Viana.

Somente sete municípios foram avaliados em situação satisfatória. São eles: Araioses, Arari, Balsas, Barreirinhas, Coroatá, Raposa e Vitória do Mearim.

Fonte:www.portalpindare.com

Sem grandes surpresas e sem disputa, a parlamentar Judite Maria foi eleita presidente da Câmara de Vereadores do município de Pindaré – Mirim em sessão realizada na manhã desta sexta – feira (21/03).

Com um total de 13 votos, sendo de todos os parlamentares, Judite Maria foi eleita a primeira mulher da história política do município a assumir o cargo de presidente. Nunca antes na história da cidade uma vereadora teve a honra e os méritos de sentar na cadeira tão importante.

Em seu discurso, a parlamentar e futura presidente, foi categórica e agradeceu um por um os vereadores a qual lhe concederam essa vitória. Agradeceu também a todos pelo apoio e disse que vai exercer o cargo de forma eficiente para o bem da população pindareense.

Fonte: www.portalpindare.com.br


Fonte: Portal Pindaré

Com o objetivo de informar e arrecadar fundos para o evento, a equipe do #vamosfazer realizou uma grande ação no cais, as margens do Rio Pindaré na tarde de domingo (22/09). Os idealizadores percorreram toda a orla e de mesa em mesa foram apresentando o trabalho e o objetivo geral do projeto.

A cada parada, os integrantes recebiam o apoio e ajuda financeira das pessoas que ali estavam para a grande ação que será o ápice do projeto que será realizada no dia 12 de outubro, dia das crianças em comunidades carentes de Pindaré - Mirim.

Os proprietários de bares também se dispuseram ajudar e contribuíram para o desenvolvimento desse evento que terá um só objetivo, fazer as crianças carentes felizes.

Ajude você também! É só entrar em contato pelos telefones: (98) 8227-5495/8731-8313

Centenas de fiéis foram prestigiar a festa em comemoração aos 10 anos do Grupo de Oração Fé e Vida da Renovação Carismática Católica de Pindaré – Mirim na noite do último sábado (21/09).

O pátio interno da Casa Paróquia ficou super lotado de católicos que mostraram um verdadeiro show de louvor, fé e adoração com a animação das Irmãs Pequeninas que animaram os jovens e adultos com as músicas de grandes sucessos. Depois foi a vez do Ministério Restauração de Buriticupu que encantou os fiéis com músicas e muita oração.

Criado em 2003, o Grupo de Oração Fé e Vida vem há exatos uma década louvando e reunindo jovens e adultos na Renovação Carismática Católica (RCC) de Pindaré – Mirim. Os encontros acontecem todas as quartas – feira na Igrejinha da Matriz, ao lado da prefeitura de Pindaré.


Compartilhar Tweet 1



Era por volta das 6h da manhã, no trecho da BR-222 entre Vitória do Mearim e Igarapé do Meio, quando, segundo testemunhas, o motorista da van teria tentado fazer uma ultrapassagem quando perdeu o controle do veículo, que capotou. A van fazia o transporte de passageiros de Santa Inês para São Luís deixando dois mortos e dez feridos, no sábado (21).

Moradores das proximidades ajudaram a socorrer as vítimas. Dez passageiros sofreram ferimentos, entre eles, três pessoas de Pindaré – Mirim. Alguns receberam os primeiros atendimentos no hospital de Igarapé do Meio.

Oito pessoas estão internadas em estado grave. A passageira Geiza Carla Saraiva, de 23 anos, e o filho, de dois anos, de Santa Inês morreram na hora. A van está no posto da Polícia Rodoviária de Santa Inês.


Compartilhar Tweet 1



Diante dos inúmeros problemas já injustificável por parte do prefeito de Pindaré – Mirim, os vereadores, em sua maioria e que compreende os da situação e oposição, repudiam a demora do prefeito, Walber Furtado em enviar a Câmara de Vereadores a Tabela do Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais.

Durante a sessão ordinária da última sexta – feira (20/09) os vereadores se mostraram do lado do povo e apoiaram as reivindicações dos servidores da saúde de Pindaré – Mirim e repudiaram a atitude da administração que ainda não foi capaz de preparar a Tabela do Plano de Cargos.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Lima Neto, Pepê fez um grande discurso aonde mostrou um posicionamento democrático e recebeu aplausos pelo público presente. 

Os Agentes de Endemias pararam mais uma vez os serviços na Secretaria de Saúde em Pindaré – Mirim. O motivo foi pelo não cumprimento do acordo que o prefeito, Walber Furtado assinou e não cumpriu.

Essa já a segunda paralisação da classe que exige soluções para as reivindicações que vai de salários atrasados até a Tabela do Plano de cargos e salários dos servidores municipais.

Walber Furtado que prometeu no dia 29/09 em uma reunião com os grevistas o pagamento do salário atrasado no dia 15 de setembro e prometeu enviar até a Câmara de Vereadores a Tabela do Plano de Cargos e salários para que fosse votada na Sessão Ordinária do dia 06/10, não cumpriu com o prometido, ocasionando a paralisação que deve continuar por mais alguns dias, até que as reivindicações forem solucionadas.

Os Bombeiros Salva Vidas voluntários de Pindaré – Mirim já salvaram nos meses de julho e agosto deste ano, exatas 23 pessoas vítimas de afogamento nas praias e banhos do Rio Pindaré. No último final de semana, os Bombeiros resgataram duas pessoas vítimas de afogamento na Praia do Bambú.

Os Salva – Vidas são de extrema importância para o município que é banhado pelo Rio Pindaré. 

Nessa época do ano, os balneários e praias as margens do Rio Pindaré ficam super lotados, podendo causar a qualquer momento afogamentos entre crianças e até adultos e a presença dos Bombeiros Salva Vidas nesses locais seria de extrema importância para a cidade de Pindaré – Mirim, podendo serem vistos com essa grande necessidade pela administração do município, através da secretaria de Meio Ambiente.


Compartilhar Tweet 1



Centenas de católicos participaram na noite de domingo no Salão Paroquial em Pindaré – Mirim da Missa de um ano do Sacerdócio do Padre Ramos.

Nascido no município de Formiga, em Minas Gerais, Carlos José Ramos chegou em Pindaré – Mirim no dia 22 de fevereiro de 2012 ainda como Diácono e realizou diversos trabalhos a frente da Paróquia com o Pároco, o Padre Edmundo.

No dia 08 de setembro de 2012, Ramos passou de Diácono a Padre em uma ordenação realizada em Minas Gerais.

Para lembrar esse importante momento, a Paróquia de Pindaré – Mirim preparou a Missa de um ano do Sacerdócio do Padre Ramos. O Salão Paroquial ficou completamente cheio de fiéis que fizeram parte dessa celebração que foi ministrada pelo próprio padre e contou com a presença do Diácono Zeca e o Pároco Edmundo.

Aconteceu na noite de segunda-feira, 09/09, no auditório da Secretaria de Educação, importante evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo com o apoio do SEBRAE. A palestra teve como principal objetivo a capacitação de empresários de micro e pequenos negócios e Microempreendedores Individuais visando a implementação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas na cidade de Pindaré-Mirim.

A palestra foi ministrada pela consultora do SEBRAE – MA, Maria de Jesus Silva, que apresentou a todos os presentes as linhas gerais e as inúmeras vantagens que a implementação da citada Lei trará à economia do município. Estiveram presentes Gerentes de Bancos, secretários municipais e a Agente de Desenvolvimento Local, Márcia Silveira.


Compartilhar Tweet 1



Em 7 de Setembro de 1822 o Brasil tornou-se independente de Portugal. A data foi transformada em feriado nacional e é comemorada com desfiles e paradas em todo o Brasil.

Em Pindaré – Mirim, alunos das escolas municipais, atletas do Jiu Jitsu, garis e a Polícia Militar do 7º Batalhão fizeram um grande desfile na Praça da Matriz na manhã do dia 07 de setembro em uma parada cívica alusiva a Independência do Brasil.

Com o tema sobre os 90 anos do município, crianças da pré – escolas até alunos do Ensino Fundamental fizeram um grande desfile na manhã de 7 de setembro. Com temas específicos, escolas municipais levaram até o desfile a história de Pindaré – Mirim.A Banda Marcial com um batuque inovador, abrilhantou a Parada Cívica que reuniu milhares de pessoas.

Cumprindo o seguimento da Igreja Adventista, o Clube dos Desbravadores esse ano desfilou após às 18 horas do sábado (07/09). .

Crianças, jovens e adultos fizeram parte desse grande momento que é realizado todos os anos. Na Praça da Matriz (Avenida Elias Haickel) centenas de pessoas aguardavam ansiosas pela chegada dos aventureiros. Ao todo, oito clubes fizeram parte do desfile em Pindaré – Mirim.

Sobre aplausos do público presente, os clubes foram se apresentando com seus passos e cantos que encantavam a todos. Quem foi assistir gostou do que viu e os Desbravadores mostraram mais uma vez o seu tradicional desfile nessa data muito importante, que foi o dia alusivo à Independência do Brasil.

Fotos:http://www.portalpindare.com.br/2013/09/fotos-clube-dos-desbravadores-marca-o.html#.UjJnsNLqlnA

Uma das escolas de futebol em Pindaré – Mirim volta a desenvolver seus trabalhos na cidade. Depois de alguns meses a direção da Escolinha de Futebol Axixá Esporte Clube voltou a atender as crianças e adolescentes.

Há mais de 14 anos promovendo o esporte no município, há escolinha reativou suas atividades com mais de 200 alunos – atletas. São crianças, jovens e adolescentes que sonham com um só objetivo, ser um grande jogador de futebol.

Diversos nomes do futebol maranhense ou até fora do Estado, forma revelados no Axixá Esporte Clubes e a esperança é que mais jovens consigam esse êxito e representar o futebol pindareense e ter uma vida profissional no futebol de destaque.


Compartilhar Tweet 1



O VIII Encontro de Culturas Pindareenses do Colégio Oscar Galvão (CENEC) reuniu mais uma vez centenas de pessoas que foram prestigiar o trabalho realizados pelos alunos na noite de sexta - feira (30/08). O trabalho vem sendo realizado há 8 anos.

Em cada sala de aula, os alunos abordavam um tema diferente que orientavam para uma boa alimentação, até doenças sexualmente transmissíveis. As DST’s foi um tema bastante abordado aonde foram levado até o conhecimento de todos. Em um estande era possível aprender a usar corretamente a camisinha que foi distribuída aos visitantes.

Uma mini palestra de um ex - dependente químico conscientizou todos os jovens e adultos que ouviam atentamente o discurso do ex – viciado que contou tudo o que passou e deu o alerta dos problemas que a droga causa.


Fonte: Blog Portal Pindaré

Compartilhar Tweet 1



Os cadastrados no Cadúnico e no Bolsa Família no município de Pindaré – Mirim estão recebendo diversas ações que estão sendo realizados na sede e no interior do município. Atualmente no Município de Pindaré - Mirim, até o mês de julho, existem 4.118 beneficiários do programa bolsa família e cadastradas no cadúnico 5.600 famílias.

A coordenação municipal tem desenvolvido vários mutirão de inclusão para novas famílias, visitas domiciliares, palestras nas comunidades mais vulneráveis do nosso município, fazendo com que essa população seja esclarecida quanto as dúvidas e regras do programa.

O Coordenador do programa na cidade, Rafael Adriano explica a forma de atendimento aos beneficiários e aos usuários da política de assistência que é feito de segunda a sexta – feira.

Foi liberada a segunda parcela de dinheiro para o Estado e para os Municípios referente ao mês de Agosto de 2013. Somando os repasses da União, somente em Agosto, o Estado do Maranhão recebeu da União R$ 281.007.169,66.

Já os Municípios maranhenses receberam da União R$ 328.994.592,77 no mês de Agosto. Em Pindaré – Mirim, o montante chega a Pindaré Mirim R$ 2.470.721,70 (Dois milhões, quatrocentos e setenta mil, setecentos e vinte um reais e setenta centavos).

 

A prefeitura de Pindaré – Mirim iniciou a convocação dos excedentes do Concurso Público realizado em 2011. O edital foi divulgado e trata – se da convocação dos aprovados listados abaixo para preenchimento de vagas no quadro permanente de pessoal da prefeitura.

Os convocados foram todos para Professor(a) Nível I e II na Zona Urbana e Rural. Todos os listados devem comparecer a prefeitura de Pindaré – Mirim, localizada na Avenida Elias Haickel, 11, centro da cidade na sala dos Recursos Humanos de 22/08/2013 a 23/09/2013, das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00, portando diversos documentos.

A lista dos convocados e os documentos a serem entregues podem ser conferidos clicando no link a seguir, http://www.portalpindare.com.br/2013/08/pindare-mirim-confira-lista-dos.html#.Uh4LMNLqlnA


Compartilhar Tweet 1



No sábado dia 24 de agosto o povoado Colônia Pimentel em Pindaré completou 136 anos de existência. Que foi comemorado com um evento que contou com atendimento médico e odontológico com uma unidade móvel que atendeu centenas de pessoas, durante todo dia.

Para a juventude uma gincana movimentou toda comunidade e à noite uma festa dançante onde todos puderam se divertir bastante com muito orgulho de ser Colonia Pimentel o povoado que deu origem ao município de Pindaré.

O povoado foi criado por emigrantes cearenses que vieram trabalhar na plantação da cana de açúcar para o Engenho Central de São Pedro do Pindaré e recebeu este nome porque a colônia teve como fundador o comandante Pimentel nos idos de 1800.

Quem realizou o evento foi o prefeito do município de Tufilândia.

A Polícia Militar do 7º Batalhão de Pindaré - Mirim, após uma denúncia descobriu um “chupa cabra” instalado no caixa eletrônico da Agência do Banco do Brasil de Pindaré – Mirim por volta das 7h30min de domingo (25/08).

A equipe da Força Tática foi acionada e foi constatado que realmente o “chupa cabra” foi instalado em um dos quatro terminais. A equipe logo desinstalou o equipamento que, segundo uma primeira análise, transmitia as informações em tempo real.

A Polícia estará analisando as imagens das câmeras de segurança da Agência e só a partir dessa análise é que poderão descobrir a identidade dos meliantes que realizaram essa audácia. O aparelho tem a função de gravar os dados dos cartões eletrônicos dos usuários que utilizaram o caixa eletrônico.