Expediente · 18/04/2019 - 10h19 | Última atualização em 18/04/2019 - 10h59

Agências bancárias não abrirão nesta sexta-feira 19/04


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta feira o expediente bancário  segue normal na cidade de Picos. Por  uma determinação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), durante a Semana Santa, as agências bancárias só não abrirão as portas na sexta-feira da Paixão, dia 19 de abril.

    Foto - reproduçao

Os clientes poderão realizar operações bancárias através dos terminais de autoatendimento, das 07h30min até as 19h00min, e voltará a funcionar normal na segunda-feira dia 22/04. Explicou Antônio Libório, representante do sindicato dos bancários da cidade de Picos.


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No próximo sábado (20), o programa Raul Gil terá a participação de um Piauiense. O forrozeiro Osvando Barros, é uma das atrações do quadro Banquinho. O cantor de Picos, fará o lançamento nacional da música “O Vaqueiro Ganhou”, faixa do seu próximo CD.

Cantor picoense Osvando Barros
Cantor picoense Osvando Barros     (Foto: Arquivo Pessoal)

Osvando Barros, sanfoneiro, compositor, produtor e cantor, começou sua trajetória musical desde criança os quatro anos, inicialmente como tecladista e aos 10 gravou seus primeiros trabalhos sendo reconhecido como “O Nota 10 dos Teclados”.


Em 2003, gravou seu primeiro CD “O Meu Forró Agoniado”, logo tornou-se destaque em toda região e de lá pra cá só cresceu seu sucesso sendo atração nos principais eventos da grande Picos depois se destacando em todo Piauí e posteriormente Norte/Nordeste.

Nessa nova etapa começa por um programa de rede nacional para mostrar a força do seu trabalho que surge mais um artista piauiense a galgar o sucesso no Brasil.


Fonte: Webpiaui
Comentar

Em decisão monocrática o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, entendeu como inconstitucional a Lei n° 2.882/2018 do Município de Picos que proibia o ensino de qualquer disciplina referente a “ideologia de gênero” nas escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental, aprovada pela Câmara de Picos em 2018. Tão logo a lei foi aprovada pelo legislativo local, a Procuradoria – Geral do Piauí entrou com uma ação de inconstitucionalidade, alegando que ela feria os princípios fundamentais do Estado e o direito a liberdade de ensinar e aprender.

    Foto: Jailson Dias

No documento que informa a decisão do desembargador, consta ainda:

“Numa análise perfunctória da causa, parece equivocada a disposição, via lei municipal, acerca de conteúdo curricular e orientação pedagógica nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Constituição de 1988, compete privativamente à União dispor sobre as diretrizes e bases da educação nacional (CF/88, art. 22, XXIV).”

 


Fonte: Folhaatual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O relatório consta de um débito de quase 4,5 milhões de reais, débito da prefeitura municipal de Picos junto ao Picos Prev que não foi recolhido para a previdência dos servidores Públicos municipais. De acordo com o relatório de wallysson são de agosto de 2018 até os dias atuais, sem computar o mês de março de 2019 que já foi pago aos servidores, mas não foi recolhido a parte da previdência.

De acordo com o vereador Chaguinha, os vereadores de oposição, Dalva Mocó, Chaguinha, Zé Luis, Maté, Dede Monteiro e Toinho de Chicá , vão encaminhar o relatório para o Tribunal de contas e para o Ministério Público, pois já se caracteriza apropriação indébita. Chaguinha afirma que esse valor vêm aumentando ano após ano, pois em 2015, o valor era de algo em torno de 1,2 milhão de reais, em novembro de 2018, chegou a quase 3 milhões e agora soma R$ 4.424.381,35 (Quatro Milhões, quatrocentos e vinte e quatro mil, trezentos e oitenta e um reais e trinta e cinco centavos.


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Picos, recebe diariamente denúncias de rachas nas BRs 407 e 316. Segundo o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da Polícia Rodoviária Federal ,Fábio Ramalho,  essa prática é muito comum na cidade e que as denúncias são constantes.

    Foto - Reprodução

”Nós temos inúmeras denúncias de rachas na BR 407 e a 316, e sempre que tem esse tipo de acusações,  a viatura vai até o local fazer a averiguações , mas, o que acontece, é quando eles visualizam viatura de longe ou tem um olheiro de olho, mesmo com o intermitente da viatura desligado , quando chegamos no local não encontramos mais ninguém. Fomos lã aproximadamente 3 meses  e fizemos apreensão de três motos”, disse.

Fábio Ramalho, esclarece. “Se for flagrado, além de todas as atuações do Código do Trânsito Brasileiro, ele é conduzido por direção perigosa para a polícia civil e responderá pelos crimes cabidos à espécies”, concluiu.

 


Fonte: Riachaonet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A tradicional Missa do Bom Jesus dos Passos reuniu, nessa sexta-feira (12), uma multidão de fiéis no pátio da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. O momento religioso, promovido pela Diocese de Picos, representa os passos de Maria e de Jesus pelas ruas de Jerusalém. 

Antes da celebração, os fiéis vieram em procissão com as imagens de Bom Jesus da Igreja de São José Operário, no bairro São José, e de Nossa Senhora das Dores da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Passagem das Pedras.

  


Fonte: Riachaonet
Comentar

Na manhã deste sábado, 13, proprietários de veículos que realizam o transporte de passageiros, de cidades da região participaram de uma reunião no auditório do Clube dos Advogados de Picos. A categoria está insatisfeita com o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, durante as fiscalizações realizadas na zona urbana da cidade.

    (Foto: Assis Santos)

Os motoristas alegam abuso de poder, multas e taxas com valores altíssimos. Além, de perseguição da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos (COOCAVEP).

A assessoria jurídica da categoria irá ingressar com um mandado de segurança, em busca de combater os abusos dos agentes municipais, para que os limites da Lei não sejam ultrapassados.

Agrimar ressaltou ainda que o município de Picos, não possui a atribuição de fiscalizar o transporte intermunicipal, que essa atribuição é de competência do Estado do Piauí e não pode ser transferida.

 


Fonte: Riachaonet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Francisco das Chagas de Sousa, Chaguinha do PTB, denunciou a falta de água nas comunidades Angical dos Domingos e Lagoa Salgada, zona rural de Picos.

De acordo com o líder da oposição, no Angical dos Domingos está faltando água há três dias, o que tem deixado a comunidade muito preocupada.

“Os moradores estão sem água até para cozinhar, buscando como alternativas recolher água das chuvas e se dirigindo a outras comunidades. Já na Lagoa Salgada a água faltou hoje pela manhã. O secretário designou técnico para programar o registro do poço para desligar às 17h00 e religar diariamente às 04h00, mas hoje isso já não aconteceu”, disse o vereador.

 As comunidades já tentaram entrar em contato com a secretária de agricultura, responsável pelos abastecimentos, mas não obtiveram retorno.

O secretário de Agricultura foi informado da situação nas duas comunidades pelo vereador, e até o presente momento, não deu retorno do que iria fazer.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

O inquérito envolvendo o garçom Antônio José da Silva, acusado pela morte da sua ex-companheira Francisca Gorete, a pauladas, já foi encerrado e enviado para a Comarcada de Picos.  

Segundo a delegada foram ouvidas várias pessoas nesse caso, e todos afirmaram que o mesmo era uma pessoa calma e paciente. “A grande maioria dos depoimentos, dos colegas de trabalho dele, foram unanimes em afirmar que ele era uma pessoa alegre, calmo e paciente, enfim, foram só pontos positivos falados, só coisas boas falados acerca do Antônio, nada que desabonasse a conduta dele, ao contrário só enalteceram a conduta dele”, disse.

A delegada explicou que o elemento foi fundamental que levou o indiciamento do mesmo por feminicídio foi o áudio gravado por Antônio. “Analisando o contexto dos autos, o áudio que foi divulgada pelo o Antônio, que foi gravado e feito pelo Antônio, a nível de delegacia foi fundamental para que ocorresse o indiciamento dele”, explicou.

 


Fonte: Grandepicos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Corpo de Bombeiros de Picos realizou na noite desse domingo (7), por volta das 18h30, um resgate de um homem identificado apenas como “Bracinho”, de 33 nos, após ele cair no Rio Guaribas. O acidente aconteceu na passagem molhada que liga os bairros Canto da Várzea e Passagem das Pedras.  

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao atravessar a passagem molhada, o rapaz foi arrastado pela correnteza de um boeiro e conseguiu segurar-se em um tronco de madeira. “Fizemos o salvamento com um bombeiro ancorado indo até o mesmo, pois estava em visível estado de embriaguez e com ausência de um dos membros superiores”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamylton Lemos.  


Fonte: Riachaonet
Comentar
Diocese de Picos · 08/04/2019 - 16h55

Diocese de Picos divulga programação da Semana Santa


Compartilhar Tweet 1



Tradição milenar! Todos os anos, a Igreja Católica vivencia o período da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Um dos pontos altos do período que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo é a Semana Santa.

Em 2019, a Diocese de Picos abre a programação da Semana Santa no dia 10 de abril com A fuga do Bom Jesus e segue até 21 de abril com o Domingo de Páscoa – Missa da Ressurreição.

Na Diocese de Picos todas as Paróquias e Áreas Pastorais se preparam para vivenciar para vivenciar este período forte na vida da Igreja.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

 


Fonte: Ascom
Comentar
Policia · 03/04/2019 - 22h47 | Última atualização em 03/04/2019 - 23h10

Vigilante ateia fogo na casa da ex-mulher e depois comete suicídio em Picos


Compartilhar Tweet 1



Alexandro Almeida Moura, 45 anos, ateou fogo na casa da ex-companheira Maria Nilma, na manhã desta quarta-feira (03/04), no bairro Bugi dos Almondes, em seguida cometeu suicídio.

De acordo com o comandante do 4º BPM , tenente-coronel Edwaldo Viana, o acusado estava em posse de uma arma de fogo e a intenção era matar o atual companheiro de Maria Nilma.

Alexandro Almeida Moura , 45 anos , vigilante da empresa de segurança Brasão em Picos

A casa ficou destruída
A casa ficou destruída    Fotos - PM de Picos

 


Fonte: Luciana Santos
Comentar
Em Picos · 03/04/2019 - 14h49 | Última atualização em 03/04/2019 - 16h54

Homem não aceita a separação e incendeia casa da ex-mulher em Picos


Compartilhar Tweet 1



Um homem, identificado como Alexandro, 45 anos, ateou fogo na residência de sua ex-esposa e depois tirou a própria vida. O fato ocorreu nesta quarta-feira (3), no bairro Buji dos Almondes, nas proximidades da Policlínica, em Picos. Com informações do portal Riachão Net. 

Segundo informações da família da ex-esposa de Alexandro, o vigia chegou na residência, iniciou uma discussão com a ex-companheira e falou que iria se suicidar. Porém, ela não acreditou e foi para a casa do pai, foi quando ele começou a atear fogo na casa.

Ainda de acordo com a família, quando viu o fogo, a mulher tentou voltar para a casa, mas foi contida pelos seus irmãos. “Ele veio até aqui na residência, mas ela estava trancada dentro de casa com a minha família, então ele se suicidou no quintal da casa”, disse uma irmã da ex-esposa de Alexandro.  

 


Fonte: Riachãonet
Comentar

Familiares e amigos estão realizando uma campanha virtual nas redes sociais em prol da jovem Izadora  Moura Dantas. A aluna do curso de Enfermagem da UFPI de Picos sofreu um infarto na última sexta-feira (29) e está internada na UTI do Hospital Regional Justino Luz.  

A estudante precisa ser deslocada à Teresina para seguir com o tratamento de reabilitação. Para custear os gastos da transferência, a família e amigos estão pedindo a ajuda de todos.  

Veja abaixo a conta para contribuição 

Agência: 0639
Operação: 013
Conta: 127767-3
Izadora Moura Dantas
Caixa Econômica Federal


Fonte: Riachaonet
Comentar
Incendio · 03/04/2019 - 10h57 | Última atualização em 03/04/2019 - 11h04

Escola é incendiada no conjunto Morada Nova em Picos


Compartilhar Tweet 1



A unidade escolar “Dorinha Xavier”, situada no Conjunto Habitacional Luíza Gomes de Medeiros, mais conhecido como Morada Nova na cidade de Picos, sofreu um incêndio na noite desta terça-feira (02/04).

De acordo com o sargento Sousa Junior, o Corpo de Bombeiros foi acionado e a equipe conseguiu conter as chamas. Segundo ele, o fogo atingiu duas salas de aula, sendo uma delas usada como depósito, que ficou totalmente destruída.

No local havia duas centrais de ar, um computador, livros e brinquedos, que foram consumidos pelo fogo. Além dos objetos, parte do forro do teto do prédio cedeu. A causa do incêndio não foi detectada, somente após uma perícia detalhada será possível saber o que teria provocado o acidente. Moradores próximos da escola suspeitam da ação de vândalos.

 


Fonte: Grandepicos
Comentar

A Academia de Letras da Região de Picos - Alerp celebra este ano, 30 anos de sua fundação. Para comemoração, os acadêmicos elaboraram uma vasta programação ao longo do ano para que a data fosse registrada em todos os eventos.

Como parte da programação, já aconteceu esse ano lançamentos de livros, recitais, encontros com os acadêmicos e agora será um evento com a participação da sociedade, um Show exclusivo com o cantor, compositor e poeta Odorico Carvalho, o maior nome da musica picoense e um dos maiores da música piauiense. Odorico reunirá amigos e fará esse super show para o povo de Picos.

O show de Odorico e amigos acontecerá no dia 27 de abril na Ciranda, espaço de cultura e lazer e toda família picoense está sendo convidada a prestigiar o show que será regado a música, poesia, dramatização, contos.... Um show para a família picoense.


Fonte: Jornal de Picos
Comentar
Campanha SEST SENAT · 03/04/2019 - 10h22

SEST SENAT de Picos realizará campanha para caminhoneiros


Compartilhar Tweet 1



O SEST SENAT realizará, na Semana Mundial da Saúde, uma grande ação de atendimento gratuito aos caminhoneiros em todo o Brasil. A equipe da Unidade Operacional do SEST SENAT de Picos (PI) vai realizar as atividades de 7 a 12 de abril no posto Ipiranga, povoado Gaturiano, e Dom Expedito Lopes, das 14h às 22h. Serão realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. Também haverá informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e drogas.

Com o tema “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, a iniciativa proporciona a esses trabalhadores, um momento de cuidado com a saúde e melhoria da qualidade vida.

Nos locais da ação, serão realizadas ainda avaliações veiculares de caminhões – dentro do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pelo SEST SENAT, com o apoio da CNT.


Fonte: Ascom
Comentar

O Corpo de Bombeiros de Picos realizou, na manhã desta terça-feira (02/04) a captura de um jacaré no bairro Cohab, no jardim em frete a uma residência na Quadra 9, pertencente a Rômulo Marinho Izidoro. As informações são do Cidades na Net. 

De acordo com informações repassadas pelo Comandante Tenente do CB, Hamylton Lemos, a guarnição comandada pelo Sargento Rocha foi acionada, por volta das 11h30, com informações de que havia um jacaré em frente à residência do senhor Rômulo. 

 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Encaminhado delegacia · 02/04/2019 - 12h09

PRF prende condutor com documento falso na BR-316 em Picos


Compartilhar Tweet 1



Nessa segunda-feira (01/04), agentes da PRF realizaram a prisão de um homem de 42 anos, na BR 316 em Picos. Ele apresentou, no momento da abordagem, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do caminhão que conduzia com indícios de falsificação, conforme informações do Detran-PE.

Foi repassado aos agentes que o Certificado havia sido furtado no dia 30 de março de 2017 e que o último CRLV emitido para o veículo foi no ano de 2016, tendo em vista que o veículo possuía uma restrição administrativa imposta pelo IBAMA desde 10 de abril de 2017 que impedia a emissão do certificado.

O motorista informou que havia adquirido o licenciamento em mãos de um homem no município de Paulista no estado de Pernambuco. O condutor, o veículo e os documentos apresentados foram encaminhados à Polícia Civil no município de Picos, para os procedimentos cabíveis.

 


Fonte: RiachãoNet
Comentar
Dois homens armados · 02/04/2019 - 10h38 | Última atualização em 02/04/2019 - 14h06

Dupla armada rouba moto no bairro Bomba em Picos


Compartilhar Tweet 1



O 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), registrou um assalto a mão armada durante final de semana.

Uma dupla que trafegava em uma motocicleta Honda Pop 100 de cor preta e Placa não identificada, armada com um revólver, rendeu o condutor de uma moto e tomou o veículo de assalto no bairro Bomba, em Picos.

Esse crime aconteceu nas proximidades do Hospital Regional Justino Luz, por volta de 01h00 da madrugada do último domingo (31/03).

A moto levada pelos criminosos foi uma Biz, de cor vermelha e ano 2002.

Conforme informações do 4º BPM, no momento que os policiais foram atender a ocorrência a vítima, de iniciais D.G.S.J., não soube informar a placa do seu veículo.

Também de acordo com o 4º Batalhão da Polícia Militar, o roubo foi cometido por dois homens de cor morena, magros, sendo um deles alto e o outro baixo.

A vítima foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes.

 


Fonte: Portal o Povo
Comentar
Hospital Regional Justino Luz · 01/04/2019 - 14h36

Hospital Regional de Picos emite note sobre falta de medicamentos


Compartilhar Tweet 1



No último sábado (30), a denúncia de duas mães que estavam com seus filhos internados no HRJL, e segundo elas, não estavam tomando as medicações devidas porque a unidade de saúde não dispõe de vários tipos de remédios. Uma delas, inclusive, afirmou que teve que comprar um medicamento que custaria R$:180,00.

Nesta segunda-feira (01), a assessoria de comunicação do Hospital Regional de Picos emitiu uma nota de esclarecimento:

Nota

A direção do Hospital Regional Justino Luz esclarece que o fornecimento de medicamentos está regularizado. Durante a semana a diretora geral Dra Patrícia Batista e a diretora administrativa Dra Milena Danda estiveram reunidas com a presidente da Fepiserh, para tratar da regularização do fornecimento de medicamentos e insumos.

Esclarece também que toda compra de medicamento é centralizada na Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, que o hospital não realiza nenhuma compra direta.


Fonte: Grandepicos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, fundada em 1989, acompanhando a evolução da comunicação com as novas mídias sociais renovou seu site, apresentando aos acadêmicos em reunião realizada neste sábado, 30 de Março em sua sede, conduzida pelo presidente Poeta e professor, Vilebaldo Nogueira Rocha.

Site conta com mais ferramentas de navegação
Site conta com mais ferramentas de navegação 

A entidade literária já tinha um site, mas o mesmo já apresentava algumas deficiências e sua apresentação já era questionada pelos integrantes, com isso, foi contactado o web designer, Nonato Fontes, expert nessa área e ele apresentou um novo projeto que foi aprovado em uma outra reunião.

Acadêmicos reunidos durante apresentação do site
Acadêmicos reunidos durante apresentação do site    Foto- Divulgação

Neste sábado, 30, o site enfim foi apresentado aos acadêmicos que aprovaram o novo projeto e já em funcionamento, faltando cada acadêmico atualizar sua página. O site: www.alerp.com.br já está em funcionamento e levando as informações aos acadêmicos e aos amantes das letras.


Fonte: Fonte: jornalidepicos.com
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O corpo de uma mulher foi entrado na  manhã desta segunda-feira      01/04, identificada por Rosana da Silva Ferreira, de 29 anos, em um apartamento no bairro Bomba, em Picos.

 De acordo a Polícia Civil,   Rosana Pires  era dependente química, recentemente tinha voltado a usar  entorpecentes, o laudo da sua morte sera confirmado  pela  pericia.


Fonte: Luciana Santos
Comentar
Na BR-316 km 312 · 01/04/2019 - 08h21 | Última atualização em 01/04/2019 - 08h25

Suspeito arremessa veículo contra viatura da PRF no município de Picos


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (30/03) na BR-316 km 312 no município de Picos, agentes da PRF prenderam um homem de 23 anos que conduzia um carro com placa de Pernambuco.

O condutor, ao perceber que seria abordado pelos agentes, empreendeu fuga em alta velocidade, arremessando o veículo em direção à viatura policial e colocando em risco a integridade física dele e de pedestres que passavam pelo local.

Diante dessa situação, os agentes realizaram acompanhamento tático ao veículo, conseguindo interceptá-lo e efetuando a prisão do indivíduo.

Após ser feitos os levantamentos necessários, foi constatado que o condutor não era habilitado e que o veículo não estava devidamente licenciado.

O carro foi encaminhado para o pátio do Detran e o condutor levado preso para a delegacia de Polícia Civil do município de Picos e enquadrado por resistência, dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação.

 


Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI
Comentar

O vereador Francisco das Chagas de Sousa, Chaguinha do PTB foi escolhido pela bancada da oposição como o novo líder, e o vereador Antônio Marcos Gonçalves o Toinho de chica (PP), como vice-líder. A reunião que escolheu os novos lideres da oposição aconteceu na manha desta quinta feira dia 28 de março, e contou com a presença dos vereadores, Toinho de chicá, Dedé Monteiro, Chaguinha, Dalva Mocó, Maté e Zé Luís.O vereador Francisco das Chagas de Sousa, 

    Foto - Luciana Santos

De acordo com o parlamentar, com sua eleição para liderar a oposição, aumentará sua responsabilidade, pois o principal objetivo, fazer um trabalho propositivo,  de forma inteligente e construtivo ,  mantendo sempre o diálogo com o governo. “É preciso que fique claro que ser da base da oposição, não é ser inimigo do prefeito”, vamos bater palmas quando for o momento e mas também buscar  por respostas, quando entendermos que o povo de Picos está sendo prejudicado. Esclareceu


Fonte: Luciana Santos
Comentar