Compartilhar Tweet 1



Neste final de semana o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), registou um assalto dentro de uma igreja evangélica.

De acordo com o Relações Públicas do 4º BPM, Capitão Elias de Sousa, esse roubo aconteceu na Igreja Mundial, localizada na Rua Santo Antônio, no Centro, por volta das 17h00min do último sábado (15).

Mulher teve um celular roubado por um dupla de criminosos
Mulher teve um celular roubado por um dupla de criminosos    Foto/ Portal O Povo

“O COMPOM recebeu uma ligação da vítima informando que dois rapazes entraram na igreja e roubaram o celular dela”, informou o Capitão Elias, acrescentando que a vítima disse que não chegou a ver se os criminosos estavam armados.

Ainda conforme o Relações Públicas do 4º BPM Batalhão da Polícia Militar, um do os acusados desse assalto era de cor morena, magro, alto e usava boné de cor preta, enquanto o outro criminoso era de cor morena, forte e usava camisa de cor verde.

“As viaturas foram informadas e a vítima foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência”, concluiu Elias


Fonte: Portalopovo
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O evento realizado no auditório do Piauí Shopping foi uma inciativa do escritor e cineasta Douglas Nunes e contou com a participação de escritores da cidade de Picos e macrorregião entre eles; o escritor e poeta Vilebaldo Rocha, a escritora e poetisa Francelina Macedo, a escritora e poetisa Hosana Arlinda e o músico e compositor Cirillo Vaz.

    Fotos Riachaonet

O bate papo abordou a cultura e, sobretudo, a literatura em geral e suas diversas manifestação e perspectivas, bem como a dramaturgia.

Na ocasião foram sorteados livros de escritores locais e de escritores consagrados na literatura.

 


Fonte: Riachaonet
Comentar

Em solenidade realizada na manhã deste sábado, 15, no Clube da OAB de Picos, o advogado Maycon Luz tomou posse como presidente da Associação dos Advogados Publicistas do Centro Sul do Piauí (AAPUCENTROSUL). A entidade, fundada oficialmente no dia 12 de março, já reúne mais de 100 operadores do direito associados e tem como objetivo fortalecer a categoria e oferecer capacitações para os advogados que atuam nas diversas especialidades da esfera pública.

Advogado Maycon Luz durante discurso de posse
Advogado Maycon Luz durante discurso de posse     Foto: Jailson Dias

Marcaram presença na solenidade o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Klébler Dantas Eulálio, o presidente da OAB, Seccional Piauí, Celso Barros Neto, o presidente da OAB, Subseção de Picos, Kléber Curica, o prefeito de Picos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (MDB), a conselheira federal da OAB, Andreya Lorena, o vice-presidente da CAAPI, José Urtiga de Sá Júnior, além de advogados, professores de direito e estudantes.

Diretoria empossada
Diretoria empossada 

 


Fonte: Folhaatual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Hemopi de Picos, promove nesta sexta-feira, 14, a campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A campanha acontece das 08h00 às 17h00 na sede do hemocentro e deverá mobilizar toda a sociedade, que além de ajudar a salvar vidas será recebida em clima de festa.

De acordo com a coordenadora do serviço social do Hemopi de Picos, Ana Paula Batista, a expectativa é de casa cheia.

“Durante este mês realizamos a campanha ‘Junho Vermelho’, onde buscamos intensificar e sensibilizar as pessoas acerca da importância da doação. Dentro deste mês foi instituído o dia 14 como Dia Mundial do Doador de Sangue, onde dinamizamos nosso funcionamento com ações que aproximam nossa equipe aos doadores, em forma de retribuição a esse ato de doação”, disse Ana Paula.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



DATA: 15/06/2019 – Sábado
HORÁRIO: 14h00-17h20.
ONDE: Município de Picos, no bairro Junco, na Praça do Junco, nas ruas Castro Alves, Coelho Neto, Rui Barbosa, da Rua Lírio Balduíno a Travessa Presidente Castelo Branco, Rua Joaquim Monteiro, da BR-407 até a Rua Presidente Castelo Branco, partes das ruas Doutor Antenor Neiva, Rui Barbosa e Presidente Castelo Branco, da Rua Castro Alves até a Travessa Presidente Castelo Branco e Rua Piauí, da Rua Lírio Balduíno até a Travessa Presidente Castelo Branco. 
MOTIVO: Manutenção na rede de energia elétrica.

DATA: 18/06/2019 – Terça-feira
HORÁRIO: 08h00-12h00.
ONDE: Municípios de Picos, no povoado Baixio de Ipueira, parte da Avenida Luís Malaquias e Sussuapara, nas localidades Cipaúba, Lagoa Grande e Ponta D’Água.
MOTIVO: Manutenção na rede de energia elétrica.

    Foto - Reprodução

 


Fonte: Ascom
Comentar

A sessão realizada na Câmara Municipal de Picos na tarde da quinta-feira, 13, registrou um momento inusitado. Vários vereadores, tanto da situação quanto da oposição, pediram que o ex-vereador Antônio Afonso seja nomeado pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT) para chefiar a nova secretaria de Defesa Civil, que será instituída na próxima semana.

 Ex-vereador Antônio Afonso
Ex-vereador Antônio Afonso     Foto - Jailson Dias

Foram enfáticos nessa manifestação os vereadores da oposição Dedé Monteiro (PPS), Zé Luís (PTB) e Toinho de Chicá (PP). Os parlamentares da situação também se manifestaram favoráveis a indicação.

O vereador Antônio Afonso Guimarães, o Afonsinho, filho do ex-vereador, argumentou que já tem um irmão ocupando uma secretaria na administração municipal, o que torna difícil ter mais um parente no poder público municipal. Ele se referiu a Marcos Vinicius Guimarães, titular da pasta da Agricultura e Abastecimento. Mas agradeceu as palavras dos colegas.

 


Fonte: Folhaatual
Comentar
Paralisação · 13/06/2019 - 18h52

Sindicatos de Picos aderem a paralisação geral


Compartilhar Tweet 1



Os trabalhadores das mais diferentes categorias cruzarão os braços nesta sexta-feira (14/06) contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Bolsonaro que tramita atualmente na Câmara dos Deputados e também contra o sucateamento da educação pública.

Manifestações de rua estão previstas para acontecer em todos os estados do pais. Em Picos, professores, estudantes e trabalhadores em geral estão organizando uma manifestação que sairá da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, às 7 horas da manhã, passando pela praça Felix Pacheco e encerrando em frente ao prédio do INSS, onde será realizado um ato público.


Fonte: WebPiaui
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe do CANIL, Força Tática, agentes da SEJUS e a Policia Militar Picos, realizaram na tarde desta terça feira dia 11, por volta das 16hs00, uma vistoria na penitenciária regional de Picos com o intuito de encontrar entorpecentes e outros objetos ilícitos.

    Fotos - PM de Picos

Após levantamento realizado pelos agentes e com o auxílio do cão Thor foram encontradas em uma das celas, aproximadamente, 16 involucres de substância análoga a maconha e 12 de substância análoga a crack. Além disso, foram encontrados 05 cachimbos improvisados para consumo de entorpecentes e materiais perfurantes.

Entorpecentes e materiais ilícitos  encontrado dentro de cela
Entorpecentes e materiais ilícitos encontrado dentro de cela    Fotos - PM de Picos

Diante dos fatos, os acusados foram conduzidos pelos agentes da SEJUS à central de flagrantes para os procedimentos legais.


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Policlínica de Picos será reaberta à população até o dia 30 de junho. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (10) pelo secretário de Saúde, Florentino Neto. A Policlínica está fechada desde dezembro do ano passado.

Policlinica de Picos
Policlinica de Picos 

O secretário explicou que a reabertura da Policlínica, que tem a capacidade de quatro mil atendimentos/mês, será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e funcionará no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “É um atendimento essencial e muito importante para a cidade e que ofertará à população consultas especializadas”, afirma.

Florentino adiantou que esteve reunido com o Reitor Arimatéria Dantas e ficou acertado o fechamento de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal do Piauí para que os estudantes de medicina do Campus de Picos utilizem os serviços da Policlínica como um ambiente de prática.

 


Fonte: ASCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Entidades sindicais de Picos, dentre elas o SINDSERM, estão prometendo paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 14, aderindo ao movimento articulado nacionalmente. A manifestação será : a favor da educação pública, contra os cortes na educação e contra a reforma da Previdência.como: fim da aposentadoria por invalidez, fim da multa de 40% do FGTS, ataques aos sindicatos, prejuízos para quem já está aposentado, dentre outros quesitos polêmicos

A concentração  será na Passarela da Av. Senador Helvídio Nunes de Barros (BR 316), a partir das 7hs00. 

Desde o corte de 30% nos recursos da educação promovidos pelo (MEC), estudantes e militantes sociais tem se mobilizado para enfrentar essas decisões. O Governo Federal chegou a anunciar a restituição de 21% dos recursos, mas estes ainda são insuficientes para a administração das instituições de ensino federais, como UFPI e IFPIs.

 


Fonte: Sindsermpicos.blogspot.com
Comentar

Aconteceu neste sábado (08), na cidade de Picos, mais um encontro de filiados do Partido Novo, que também contou com a presença de convidados. O evento foi marcado pela visita do coordenador do núcleo estadual, Wallace Miranda, e da vereadora da legenda pela cidade de São Paulo, Janaina Lima, primeira candidata a se eleger pelo Novo na capital paulista no último pleito municipal.

Vereadora Janaína Lima
Vereadora Janaína Lima    Fotos - Grandepicos.com

Na oportunidade, ela explanou aos presentes sobre os valores do partido e sobre as expectativas para as próximas eleições e o futuro do Brasil. “Estou muito feliz de estar aqui no Piauí e conversar com pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre o Novo e o nosso trabalho, em fazer política sem usar o dinheiro público, respeitando o cidadão”, declarou.

 


Fonte: Grandepicos.com
Comentar
Caminhada da Paz · 10/06/2019 - 12h37

XIV Caminhada da Paz reúne multidão


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na manhã deste domingo (09), a XIV edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. Solidariedade, em que os fiéis percorreram as principais ruas da cidade de Picos, alegrando com cânticos todas as pessoas por onde passavam. 

    Foto: Romário Mendes

Com o tema “Unidos pela Solidariedade”, a Caminhada da Paz deste ano iniciou na Avenida Beira Rio, nas margens da BR 316, por volta das 7h40, com a benção do bispo dom Plínio.

    Foto: Romário Mendes

Com apoio de carros de som e vestidos com camisetas do evento, os participantes seguiram pela avenida até à Praça Alberto Leopoldo no bairro Passagem das Pedras. De lá, a caminhada seguiu pela Rua Eliseu Pereira, Rua Cel. Antônio Rodrigues, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Cel. Francisco Santos, Travessa Benedito Reinaldo e Praça Justino Luz, encerrando o trajeto.  

A caminhada encerrou com uma celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo dom Plínio com a participação dos padres da Diocese de Picos.  


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Figueirense (SC) anunciou, nesta sexta (06), a chegada do jogador piauiense Roberto Heuchayer, 28 anos. Reserva nos jogos da Chapecoense (SC) na Série A do Brasileirão, o lateral esquerdo chega ao clube para disputar a Série B.

Lateral picoense Roberto
Lateral picoense Roberto     Foto: Reprodução

Contratado pela Chapecoense junto ao Santa Cruz (PE) agosto em 2017, o atleta foi emprestado ao Figueirense até o final desta temporada – quando termina também o seu vínculo com a Chape.

Formado na base do Bahia, o piauiense de Picos também defendeu o Athletico (PR), em 2015, e vestiu a camisa do Londrina (PR) na Série B do ano passado, também em empréstimo feito pela Chapecoense.

Roberto chega ao Figueirense na semana de aniversário do clube, que completa 98 anos na próxima quarta-feira (12).

 


Fonte: Riachoanet
Comentar

O jornalista Fernando Rocha, ex-apresentador do programa Bem Estar, participou, da abertura  da XIII Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sa de Picos, na noite desta última quarta-feira dia  (05).  

O jornalista apresentou  a palestra 'Na medida do possível', varios alunos e professores prestigiaram  sua apresentação.As atividades  acadêmicas do evento   seguem até essa sexta-feira dia (07).

    Fotos - Faculdade R.SA

 


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na noite de quarta-feira (05/06), por volta de 19hs, agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram a apreensão de 85,0m³ de madeira que estavam sem licença ambiental válida para o transporte no Km 294, na BR-316, no município de Picos.

Os agentes identificaram o crime ambiental, ao abordarem os veículo Scania/T124 GA 4X2 NZ 36 e Scania/R440 a 6×4 que eram conduzidos por um homem de 27 anos e por um homem de 35 anos respectivamente. O condutor informou que carregou no Pará e iria levar a carga até a Bahia.

A empresa proprietária do veículo foi enquadrada no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados para o IBAMA e encontram-se disponíveis no município de Picos. Foi lavrado um Termo Circunstanciado devido a ocorrência e os condutores foram encaminhados para o Juizado na comarca do município de Picos, se comprometendo a comparecerem em audiência pré agendada.

 


Fonte: Riachaonet
Comentar
Prova de Mountain Bike · 05/06/2019 - 12h47

Picos Pro Race traz categoria para deficientes


Compartilhar Tweet 1



Inclusão. É esse o caráter da Picos Pro Race, maior prova de Mountain Bike do Norte e Nordeste do país. O evento, que acontecerá entre os dias 06 e 07 de julho, em Picos, traz uma categoria especifica para pessoas com algum tipo deficiência.

As inscrições seguem até o dia 16 de junho nas categorias masculino e feminino em várias modalidades. Para  a participação, basta fazer a inscrição por meio do site oficial do evento www.sprinta.com.br/naativa. A competição envolve circuito de 21, 45 e 90 quilômetros e permite a participação de atletas com idade a partir de 15 anos. “Teremos a categoria super elite masculina, sub 30, máster, veteranos, juvenil, júnior, dupla masculina, dupla mista, pesadão, turismo, e-bike (categoria especial para bicicletas elétricas), superação, voltada para pessoas com necessidades especiais e também iniciante”, elencou Daniel. A prova também traz R$ 20 mil em prêmios que serão divididos entre as categorias.


Fonte: WebPiaui
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite dessa segunda-feira (03), um homem de 40 anos, por furto e associação criminosa, na BR-230, em Floriano. Os agentes haviam recebido a informação de que um veículo modelo GM/S 10 Executive 4×4 havia sido furtado no dia anterior em Picos e uma picape com características semelhantes foi abordada pela PRF em Floriano.

    (Foto: Divulgação)

No momento da abordagem, havia três ocupantes no veículo, sendo que dois deles empreenderam fuga ao avistar os agentes. No interior do veículo foram encontrados documentos de um dos indivíduos que fugiu.

O condutor, a documentação de um dos fugitivos e o veículo foram encaminhados à Policia Civil do município de Floriano. O suspeito vai responder por crime de Furto qualificado de veículo e Associação criminosa.


Fonte: R10
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Policiais do 4° Batalhão de Picos, realizaram na noite do último sábado 01 de maio, uma blitz no bairro Samambaia, em Picos. A ação tem por objetivo coibir o tráfico de entorpecentes no município e na região, bem como apreender sustâncias ilícitas.

    Fotos - PM de Picos

 

A blitz foi realizada pela equipe Força Tática, Canil e Moto patrulhamento. A abordagem foi feita em passageiros que transitavam pelas rodovias das  BR-407 e 316.

 


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, na Escola Normal de Picos, a terceira edição do Projeto Amigos da Comunidade. A ação assistencial é realizada por estudantes voluntários na cidade de Picos, onde são promovidos atendimentos básicos de saúde, gratuitos, para toda a população.

    Foto - Reprodução

Atendimentos esses acompanhados por profissionais que trocam e compartilham experiências com os acadêmicos, o que enriquece ainda mais o projeto.

“Contamos com universitários e profissionais da enfermagem, fisioterapia, nutrição, medicina, odontologia, farmácia, psicologia e fonoaudiologia que realizarão atendimentos de forma humanizada e de alta qualidade”, explicou Jorddam Almondes, estudante de Nutrição, e atual diretor de logística do Amigos

Estudantes e profissionais que queira participar do projeto, podem conhecer o edital e inscrever-se a partir do link disponibilizado na biografia do Instagram @amigos.comunidade.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em visita ao Hospital Justino Luz, em Picos, nesta segunda-feira (27), os deputados estaduais Teresa Britto (PV), Lucy Soares (PP), Gustavo Neiva (PSB) e Francisco Costa (PT) constataram a paralisação de quatro obras nas dependências do centro de saúde.

Estão paradas as obras da segunda etapa da urgência, das alas A (obstétrica) e B (clinica médica) e do Centro de Partos Normais. O hospital também tem déficit orçamentário de R$ 600 mil por mês para custeio.

Durante a vistoria, os parlamentares encontraram problemas de higienização, infraestrutura, superlotação e atraso de três meses nos salários de terceirizados e contratados.

"Esse hospital parece uma estribaria em alguns setores, algo realmente chocante e que reflete um total descaso do Governo do Estado com a Saúde pública. Vamos alertar todas as autoridades e ampliar essa fiscalização não só em Picos, mas em todos os hospitais regionais", comenta a deputada Teresa Britto. 

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã deste domingo, 26, foi realizada a Copa Omega, que reuniu ciclistas de Picos e macrorregião. O evento contou com a participação de adolescentes e adultos. Durante a programação, agentes de trânsito divulgaram a campanha Maio Amarelo e ressaltaram importância da bicicleta na sociedade.

De acordo com o agente de Trânsito, Raimundo Nonato, o ciclista também tem suas obrigações nas vias, dentre elas, manter a distância de segurança dos veículos e respeitar o pedestre.

A Copa Omega é uma realização da Omega Bike e contou com apoio da Prefeitura de Picos.

 


Fonte: Webpiaui
Comentar
Policia · 27/05/2019 - 12h22 | Última atualização em 27/05/2019 - 12h44

Em Picos mais de 64 kg de drogas foram apreendidos em maio


Compartilhar Tweet 1



O trabalho realizado em Picos pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, tem flagrado  um grande abastecimento de entorpecentes nos últimos dias no município

    (Foto: Reprodução)

.

As apreensões aconteceram através de denúncias anônimas, investigações e abordagens de rotina. Durante as ações, cinco pessoas, as chamadas “mulas”, que realizam o transporte do material ilícito, foram presas.

De 03 a 24 de maio, foram apreendidos 64, 28 quilos de entorpecentes. Para a delegacia de tráfico e entorpecentes de Picos, o fato do município ser um dos maiores entroncamentos rodoviários do Nordeste, aumenta as chances de êxito nessas operações.

No dia 21, Vitoria Maria Franco da Silva foi presa transportando 26 quilos de substancia análoga a maconha. Estavam avaliados em cerca de R$ 50 mil.

Na noite da ultima sexta-feira, 26, um homem de 29 anos, foi preso, transportando 34,28 quilos de cocaína. A droga foi avaliada em quase dois milhões de reais.


Fonte: Picos40graus
Comentar
Prisão · 27/05/2019 - 12h13 | Última atualização em 27/05/2019 - 12h44

PRF prende homem transportando mais de R$ 80 mil em Picos


Compartilhar Tweet 1



Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuaram na tarde deste domingo (26) a prisão de um homem que transportava R$ 82.300,00, em Picos. O condutor de 31 anos não informou a origem lícita do dinheiro.

Quantia em dinheiro apreendida
Quantia em dinheiro apreendida 

Homem conduzia um veículo modelo Fiat/Ducato e foi abordado no km 298, da BR-316.

Os policiais encaminharam o motorista para a Delegacia de Polícia Civil de Picos, para adoção dos procedimentos cabíveis. O condutor foi autuado pelo crime contra o Sistema Financeiro.

 


Fonte: Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI
Comentar

A pedido dos integrantes da banda municipal de Picos, a vereadora Dalva Mocó apresentou requerimento na sessão da ultima quinta feira dia 23 de maio, cobrando do prefeito a construção de um espaço próprio, ou um local adequado para a realização de ensaios, bem como a aquisição de novos instrumentos

A banda é composta por 30 componentes, eles procuraram a vereadora para fazer a reivindicação, pois os mesmos já enviaram vários ofícios ao poder público municipal cobrando um espaço com estrutura física preparada para a banda, mas nunca obtiveram resposta e nem foram atendidos.

De acordo com a vereadora a banda não tem local para ensaios, e acha a reivindicação justa, a banda é um patrimônio do município, merecem um local digno de trabalho,’ os mesmos estavam ensaiando em espaço apertadíssimo de uma garagem e para ela essa questão tem que ser resolvida pois é muito humilhante e que eles merecem respeito’, disse.


Fonte: Luciana Santos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Câmara municipal de Picos, realizou na noite desta quinta-feira (23), uma sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado no dia 7 de abril, com entrega de certificado. para as categorias rádio, televisão, jornal, repórter fotográfico e repórter cinematográfico.

A proposição de autoria foi do vereador Simão Carvalho (PSD), que tem como proposta reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação

 “É muito importante, esse reconhecimento aos profissionais da comunicação, pois são responsáveis pela informação, portanto é preciso reconhecer a importância do jornalismo e dos jornalistas uma profissão de valor inestimável à sociedade e a democracia”, afirmou o vereador.

A cerimônia tem início às 19;00hs, no Plenário da câmara municipal e contou com a presença dos vereadores, Dalva Mocó, Dedé Monteiro, Antônio Moura, Zé Luís e Wellington Dantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Luciana Santos
Comentar