Compartilhar Tweet 1



O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, registrou no mês de abril 55 óbitos provocados em decorrência de complicações do novo vírus. Paralelo ao número de mortes, 177 pacientes que estavam internados no setor de síndromes respiratórias agudas e graves tiveram alta.

O número de internações no Hospital ainda segue elevado, permanecendo na média de 38 internações em leitos clínicos e 17 nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Boletim Hospitalar

 

Na noite desta segunda-feira (03) o Hospital Regional divulgou o boletim hospitalar, confirmando que cinco pacientes receberam alta médica, sendo eles de Ipiranga, São Julião, Santa Cruz do Piauí, Simões e Sussuapara.

Na UTI de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão internados 15 pacientes:
Na enfermaria estão internados 36 pacientes:

Altas
Quatro pacientes receberam alta médica. 

Óbito 
Três pacientes vieram a óbito em decorrência da covid-19. 
 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com a missão de evitar o rebaixamento da Sociedade Esportiva de Picos no Campeonato Piauiense 2021, o técnico Reginaldo França, ex-Atlético Cearense, assumiu, na manhã desta terça-feira (4), o comando do Zangão. O treinador irá realizar seu primeiro treinamento com os jogadores na tarde de hoje no estádio Helvidio Nunes.

Reginaldo assume a SEP no lugar de Washington Luiz, que deixou o clube no último domingo (2) para comandar o Iguatu- CE.

Técnico Reginaldo França
Técnico Reginaldo França     Foto: Romário Mendes

Segundo o presidente da SEP, João Victor Lopes Pinheiro, a diretoria se organizou e buscou rapidamente um novo técnico para tirar o time da zona de rebaixamento. “Temos três finais pela frente, que a gente tem que sair dessa zona e temos também os dois jogos da Série D para garantir o calendário no restante do ano”, pontuou.

Comissão técnica com o presidente da SEP, Joao Victor Lopes Pinheiro
Comissão técnica com o presidente da SEP, Joao Victor Lopes Pinheiro     Foto: Romário Mendes

João Victor assegurou ainda que o elenco será mantido para reta final do estadual.


Fonte: Riachaonet
Comentar

A cidade de Picos, tradicional em seu comércio forte e que atrai um grande fluxo de pessoas de toda a macrorregião, coexistia com um problema crônico e que gerava muitas reclamações por parte de pedestres: Calçadas com espaços tomados por mercadorias expostas tanto por lojistas quanto por camelôs, impedindo a passagem livre de pessoas com mobilidade normal e, sobretudo, pessoas com capacidade de mobilidade reduzida, como cadeirantes.

As calçadas foram organizadas e agora os pedestres podem circular livremente
As calçadas foram organizadas e agora os pedestres podem circular livremente     Foto: Isael Pereira)

Depois de demarcar e organizar todo o quadro da feira livre, que se desenvolve no entorno do Centro Comercial, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, conseguiu, por meio de conscientização e fiscalização, resolver o problema.

 

Comentar
Campanha · 05/05/2021 - 08h05

Picos realiza vacinação contra a Influenza


Compartilhar Tweet 1



Está em andamento em Picos a campanha de vacinação contra a Influenza. São 14 postos de saúde com sala de vacinação fixa para atendimento ao público prioritário. No momento estão sendo imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas de até 45 dias no pós-parto. Ainda esta semana inicia a campanha para os trabalhadores da saúde.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, os postos que não possuem sala de vacinação fixa estão realizando um agendamento para receber as doses a serem administradas no público alvo.

 


Fonte: Grandepicos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem, de iniciais G.D.S. foi flagrado por uma guarnição da Polícia Militar de Picos, no último sábado (01), por volta das 19h00, repassando drogas a uma mulher, próximo a um bar no bairro Morada do Sol.

De acordo com informações da PM, havia uma aglomeração nas proximidades do bar e, ao aproximarem-se, os policiais que estavam na viatura visualizaram a ação entre os dois. Abordaram então os presentes e solicitaram que J.C.L. entregasse o que havia recebido.

Ao repassar à PM o que havia recebido, os policiais identificaram se tratar de 10 10 invólucros contendo substância análoga a cocaína. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes a fim de que as medidas legais fossem tomadas.


Fonte: Riachaonet
Comentar
Câmara Municipal de Picos · 03/05/2021 - 16h52

Reunião na Câmara Municipal discute sobre os animais de rua em Picos


Compartilhar Tweet 1



O Presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), participou na manhã desta segunda-feira, 03, na sala da presidência da Câmara, de uma reunião para tratar sobre os animais de rua na cidade de Picos. Também participaram da reunião, o Secretário de Saúde Aldo Gil, o Coordenador do Centro de Zoonoses Agenor Martins, representantes e a Presidente dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), Sanya Elayne.

A reunião discutiu os problemas dos animais que vivem soltos nas ruas de Picos. Segundo Chaguinha, à medida que será tomada inicialmente será a castração desses animais. “Nessa discussão encontramos aqui a alternativa de pelo menos fazer a castração inicial, e depois discutir a possibilidade de encontrar um local onde abrigaria todos esses animais que estão à soltas e estimular a população a fazer a adoção, em média cinco mil animais que tem na nossa cidade” disse.

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de levar atendimento odontológico para as comunidades da zona rural do município, a Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na tarde da ultima  sexta-feira, 30 de abril, um consultório odontológico no povoado Estrivaria.

O consultório recebeu uma cadeira odontológica completa com equipo, sugador, refletor, mocho, compressor, autoclave, fotopolimerizador e demais instrumentais de uso odontológico. O novo consultório odontológico vai oferecer os serviços de: profilaxia (limpeza), flúor, restauração de dentes cariados exodontia (extração) e raspagem de tártaro.

 


Fonte: Por Daniel Holanda/CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O palestrante motivacional e consultor empresarial, Muri Campos, após a partida prematura do ativista,  ator e poeta, Raimundo Sávio Matos Barão,  está viabilizando o projeto de que o Teatro de Picos que está sendo construído no bairro Junco homenageie o legado de Sávio. 

Muri Campos
Muri Campos     Foto: RiachãoNet

A ideia está sendo levada à frente e Muri está buscando apoio no âmbito político na esfera municipal e estadual.

" A ideia foi levada a frente. Acredito que será questão de dias para se resolver. Precisamos do apoio de um deputado para que seja levado ao Plenário. O apoio dos vereadores, do prefeito,  líderes políticos, da sociedade é de suma importância. O teatro é uma obra estadual por isso tem de partir da Assembleia", pontuou Muri Campos.

Muri ainda frisou que Sávio Barão merece essa homenagem por ter sido um grande lutador das artes cênicas, não pode ser esquecido.

 


Fonte: Folhaatual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Delegacia Regional de Picos indiciou ontem (29) um casal por pratica de crime de aborto. O feto tinha 17 semanas e foi encontrado enterrado no povoado Tapera, zona rural de picos.

O homem responderá por provocar aborto com o consentimento da gestante, crime previsto artigo 126 do Código Penal, e a mulher por provocar aborto em si mesma ou consentir que outra pessoa lhe faça, previsto no artigo 124 do Código Penal. O meio utilizado foi a ingestão de medicamento. A polícia segue com as investigações para saber a origem do medicamento.

Com informações da Policia Civil


Fonte: Com informações da Policia Civil
Comentar

Vereador na última legislatura na Câmara Municipal de Picos, o vereador Carlos Luís Nunes, falecido no último domingo (24) poderá ser homenageado caso seja aprovada uma proposta que atribui seu nome à Sala de Imprensa da Casa Legislativa. A sala é um espaço na lateral do Plenário onde se concentram os repórteres.

A proposta foi apresentada pelo vereador  José Rinaldo Cabral Filho, “ Rinaldinho” (MDB).

De acordo com o parlamentar a homenagem remete tanto ao serviço por ele prestado como empresário do ramo da comunicação, como também pela sua atuação no parlamento picoense. “Dr Carlos Luís conviveu quatro anos conosco aqui, e sempre colocou o conglomerado de comunicação que ele dirigia à disposição dos colegas vereadores, então acho que é mais do justo prestarmos essa homenagem a ele”, afirmou.

Rinaldinho afirmou ainda que o vereador falecido também contribuiu muito com a Câmara no período em que legislou.


Fonte: Grandepicos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os acidentes domésticos que envolvem choque elétrico têm se tornado cada vez mais comum e acometido fatalmente milhares de pessoas em todo o país. O cenário é alarmante, onde em menos de 72 horas duas pessoas que residem na cidade de Picos vieram a óbito em decorrência de descargas.

Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica,  divulgado em 2020 pela Abracopel, nos últimos sete anos 4.300 brasileiros perderam a vida em acidentes por choque elétrico.

O tema ganhou debate nesta quarta-feira (28) após o registro da morte do ator picoense Raimundo Sávio Matos Barão,  de 58 anos, que sofreu um choque elétrico dentro de casa no bairro Pantanal,  nesta terça (27)

Além de Sávio Barão, o senhor  Dedé, proprietário de um espaço de lazer no Povoado Saquinho,  zona rural de Sussuapara, também faleceu vítima de acidente por choque elétrico. O mesmo morreu quando manuseava uma máquina para produção de produtos de limpeza caseiro.

Dedé, proprietário de um espaço de lazer no Povoado Saquinho
Dedé, proprietário de um espaço de lazer no Povoado Saquinho 

 


Fonte: Folhaatual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Picos, José Walmir de Lima, emitiu nesta segunda-feira (26) uma nota confirmando a exclusão do seu perfil pessoal na rede social do Instagram. Walmir esclareceu que por pelo menos duas vezes teve a sua conta hackeada.

José Walmir de Lima
José Walmir de Lima    Foto: Reprodução


Em nota, o ex-prefeito esclareceu que ultimamente alguns seguidores informaram que estariam recebendo mensagens que não seriam enviadas pelo mesmo. 


"Saí da rede social, apaguei meu Instagram. Informo que de agora até a sua exclusão não estarei enviando e nem respondendo mensagens a ninguém, caso o contrário não sou eu", frisou José Walmir de Lima.


Walmir Lima sempre  foi conectado às redes sociais virtuais, onde no cargo de gestor municipal sempre compartilhava com os seguidores o seu trabalho, visitas, bem fatos de sua vida pessoal.


Fonte: Folhaatual
Comentar
Campanha de doação · 29/04/2021 - 10h55 | Última atualização em 29/04/2021 - 11h27

Câmara de Vereadores doará cestas básicas para artistas picoenses


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Picos estará realizando nesta quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), doação de cestas básicas para artistas locais. As cestas serão distribuídas para os artistas que realizaram o recadastramento na Secretaria Municipal de Cultura.

Prédio da Câmara Municipal de Picos
Prédio da Câmara Municipal de Picos    Foto- Luciana Santos

Segundo o presidente da Câmara de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), a campanha foi realizada através da câmara, dos 15 vereadores e de alguns empresários.

“Estive reunido com o Secretário de Cultura para fazer o cadastramento dos artistas locais, para que nesta quinta e sexta-feira eles recebam uma contribuição da campanha desenvolvida pela Câmara Municipal, onde participaram todos os vereadores com doação, a câmara municipal, além de empresários” disse.

 Doaram os 15 vereadores, Deputado Nerinho, empresários: Rivaldo da Ótica Riveliny, Yrani do Supermercado Kipreço, Rayla Rufino do Supermercado Dular e do Alex Viana do Armazém do Povo.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com o intuito de oferecer mais qualidade no ensino municipal, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação está fazendo a entrega de Kits de livros de didáticos para todos alunos matriculados na educação infantil. Serão beneficiadas com o material didático 58 escolas que atendem em média mais de 2500 alunos da Educação Infantil.

A dona de casa, Maria Elvira da Silva de 57 anos e vó de Wanderson Pietro de 3 anos de idade esteve presente na entrega do material escolar e destacou a importância do livro para o aprendizado do seu netinho. “Esse livro é de muita importância porque as crianças adoram ver as figurinhas, pintar, cortar e ler as historinhas, isso ajuda bastante na aprendizagem”, disse a dona de casa.

 


Fonte: CCOM/ Daniel Holanda
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Faleceu nesta terça-feira (27), o artista e militante picoense Raimundo Matos Sávio Barão, o Sávio Barão, aos 58 anos, após, aparentemente, sofrer uma descarga elétrica em sua residência, no bairro Pantanal.

    Foto - Rede socias

De acordo com informações preliminares, Sávio foi visto pela última vez na tarde de ontem, enquanto lavava sua residência. Por volta da meia-noite, a vizinhança estranhou o fato dele não ter guardado o carro, que ainda estava estacionado na rua, e foram lhe chamar.

 


Fonte: Riachaonet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Cultura, está convocando artistas e grupos culturais para realizem um cadastro junto ao órgão.

A proposta é cadastrar os artistas e grupo culturais picoenses para que eles possam estarem legalizados e aptos a receberem qualquer benefício nesse período de pandemia.

Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste
Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste     oto: Romário Mendes

Segundo o secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste, houve um aceno do Congresso Nacional em aprovar e liberar o recurso da Lei Audi Blanc. “Estamos trabalhando de forma célere e tentando desburocratizar o trabalho para quando for aprovado ou liberada essa verba, no caso a Lei Audi Blanc, nós possamos executá-la de imediato e para que nenhuma pessoa deixe de ser contemplada, tendo aptidão plena para estar compreendida na Lei Audi Blanc”, explicou.

O secretário declarou ainda que o cadastramento é importante, uma vez que após o processo de inscrição uma comissão será formada para analisar os cadastros. , frisou.


Fonte: Riachaonet
Comentar
Boletim covid-19 · 27/04/2021 - 16h44

Picos registra o 124° óbito por Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de Picos divulgou na noite desta segunda-feira (26 de abril) o boletim epidemiológico do município. O informativo confirmou o 124° óbito provocado pela Covid-19 no município. 

Segundo dados da Secretaria, o recente óbito vitimou uma mulher, de 59 anos, que estava internada na UTI Covid do Hospital Regional Justino Luz. 

A paciente deu entrada no Hospital no dia 10 de abril e veio a óbito ontem. A mesma possuía hipertensão e diabetes, residia no Povoado Lagoa Comprida.

Números da Covid

Desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19, o município de Picos já registrou 6.293 casos. Destes, 5.992 já se encontram curados do novo vírus. 


Fonte: Ascom - SMS
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Populares acionaram a Polícia Militar para informar sobre a presença de um caminhão caçamba abandonado em uma estrada no Povoado Cristovinho, zona rural de Picos.

O veículo pesado estava abandonado em uma estrada no Povoado Cristovinho
O veículo pesado estava abandonado em uma estrada no Povoado Cristovinho 

Ao achegar ao local para atender a ocorrência, no inicio da tarde do último sábado (24), os policiais encontraram o veículo e depois de uma consulta no sistema foi constatado que o mesmo tinha restrição de roubo ou furto.

“O referido veículo, Caçamba modelo VW 24250 CNC 6X2 GM, Placa NIG1H676, cor branca, ano 2009, foi furtado na cidade de Teresina por volta das 06h00minh do dia 24/04/2021”, informou o Relações Públicas do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente, George Sanches.

Ele também informou que o veículo foi encaminhado até a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis e a devida restituição ao seu proprietário de iniciais C. F. S. M.


Fonte: Portalopovo
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada pelas iniciais S.L sofreu uma tentativa de feminicídio por volta das 22h40 do último sábado, 24, no povoado Val Paraíso, em Picos. De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, um homem identificado pelas iniciais E.F.M. foi preso pela prática do crime.

    Foto - Reprodução

Segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de tentativa de feminicídio no povoado Val Paraíso, onde a mulher havia sido esfaqueada. Ao chegar no local, foi constatada a veracidade dos fatos.

Conforme a Polícia Militar de Picos, a mulher sofreu uma perfuração na mão que a transfixou, e cinco perfurações nas costas. A vítima estava consciente e informou a identidade do suspeito de praticar o crime e o seu endereço e foi necessário o uso da força pelos policiais para contê-lo.

O homem foi encaminhado a Central de Flagrantes de Picos para tomada dos procedimentos legais.

 


Fonte: Fonte: Cidadesnanet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira, 26, os picoense se despediram do ex-vereador de Picos, Carlos Luís Nunes Barros, de 59 anos, que faleceu neste domingo, 25.

Estiveram no plenário Pedro Barbosa, o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, vereadores picoenses, familiares e políticos da região
Estiveram no plenário Pedro Barbosa, o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, vereadores picoenses, familiares e políticos da região     Foto: Ascom

A Câmara Municipal de Picos realizou um ato em homenagem ao engenheiro químico e empresário do ramo de comunicação, que assumiu o cargo de vereador de 2017 a 2020, contribuindo muito com as discussões e projetos.

Estiveram presentes, o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, vereadores picoenses, familiares e políticos da região.

O presidente da Câmara, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), relembrou sua trajetória politica e de amizade ao lado do ex-vereador.

Presidente da Câmara Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha - PTB)
Presidente da Câmara Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha - PTB) 

“Eu fui coordenador da sua campanha quando ele se candidatou a deputado estadual, em 1990, fico triste, pois tivemos uma convivência harmoniosa, mesmo, em alguns momentos, estando em lados diferentes do meio político”, disse Chaguinha.

 

A Câmara de Vereadores de Picos decretou luto oficial de três dias.


Fonte: Ascom
Comentar

NOTA DE PESAR

É com grande pesar que a Câmara de Vereadores de Picos manifesta suas condolências a todos os familiares e amigos do ex-vereador, Carlos Luís Nunes de Barros, pelo seu falecimento ocorrido hoje, 25 de abril de 2021, em Teresina.

A Câmara de Vereadores, por meio de seu presidente Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, todos os Vereadores e funcionários, lamentam com profundo pesar o falecimento do picoense, e decreta luto oficial de três dias.

Deixamos aos familiares e amigos nossos mais sinceros pesares, e esperamos que encontrem em Deus a força necessária para superar a dor da perda. Nossos sentimentos.

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais um piauiense vem se destacando a nível nacional nas mídias sociais. O picoense Izaías Piauí tem atualmente mais de 100 mil seguidores, com mais de 20 milhões de visualizações no Tik Tok, mais de 80 mil inscritos e mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.

 Izaías Piauí
Izaías Piauí 

Izaías Piauí é um canal fundado por Francisco Izaías Rodrigues em 21 de setembro de 2018. Começou como uma brincadeira para expor suas ideias, paródias e músicas. Com o surgimento da Pandemia em 2020, o mesmo pode se dedicar mais ao canal, diversificando as postagens, e no início de 2021 firmou uma parceria com o Investidor Francisco Arcanjo Filho (Arcanjo Investidor), onde juntaram o talento com o conhecimento nas mídias sociais e comercial. Com isso, o canal atingiu números impressionantes.

Os valores arrecadados com o Canal até o mês de março deste ano serão transformados em cestas básicas, que serão doadas para a população carente de Picos.


Fonte: Riachaonet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O empresário, Benoni Antônio de Sousa, foi eleito o novo presidente do Lions Clube de Picos, em solenidade na noite do último dia 14 de abril. O evento para definição da diretoria do ‘ano leonístico’ ocorreu na sede da Casa do Leão, de forma restrita, seguindo todos os protocolos de segurança como prevenção contra o novo coronavírus. Benoni assume a presidência deixada por Agamenon Martins de Deus que dirigiu o clube na gestão 2020/2021.

O Lions Clube Internacional é um clube de serviço que possui 1,4 milhão de associados em diferentes países do mundo. A entidade atua em mais de 200 países atendendo as causas humanitárias, realizando projetos voluntários constantemente.

 


Fonte: Cidadesnanet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenação de Manutenção de Açougues Públicos, está realizando uma série de reformas dos açougues municipais da cidade.

    Fotos - CCOM

A ação de revitalização e ampliação dos mercados seguem andamento, e atualmente está na fase de colocação de cerâmicas em todos os boxes, restauração dos banheiros, colocação   de estruturas de proteção e edificação de paredes, instalação de acessórios, colocação do piso, parte elétrica e hidráulica, dedetização, instalação de rampas de acessibilidade para deficientes físicos, posteriormente uma   pintura geral em todos os mercados.

Cooordenador Antônio José de Sousa, conhecido popularmente por Bigode Branco.
Cooordenador Antônio José de Sousa, conhecido popularmente por Bigode Branco. 

Segundo o coordenador Antônio José de Sousa, conhecido popularmente por Bigode Branco, as reformas estruturais acontecerão em todos açougues municipais e no matadouro local.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (21) um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado no bairro Morada do Sol, em Picos. 

Milton da Silva
Milton da Silva     Foto: Reprodução

Segundo informações do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM) o corpo trata-se de um homem identificado por Milton da Silva, de 46 anos. O cadáver foi encontrado dentro da residência do mesmo.

O Major Elias destacou que as causas da morte ainda são desconhecidas. O corpo não apresentava sinais aparentes de lesão. 

A Perícia foi acionada e esteve no local coletando informações  onde o corpo foi encontrado.


Fonte: Agoraed.com
Comentar