Municípios - PI

180graus em Luis Correia · 23/05/2014 - 13h03 | Última atualização em 23/05/2014 - 17h59

Vereadores participam de evento da AVEP com palestras e tiram dúvidas

Direto de Luis Correia: Parlamentares se esclarecem sobre questões jurídicas e publicidade


Compartilhar Tweet 1



Dando continuidade ao primeiro Encontro Estadual de Vereadores e Controladores Sociais, questões como repasses para as Câmaras municipais, controle externo do orçamento, além da discussão sobre a corrupção no Brasil, fazem parte do roteiro do evento que também contou com a participação do gerente de Expansão Piauí - Maranhão do 180graus, Marcelo Barradas, que falou sobre o benefício da publicidade, associada à transparência na gestão, abrindo as portas para a população participar do trabalho do vereador. Barradas mostrou o Guia dos parlamentares, como exemplo de ferramenta necessária para esse propósito que, inclusive, ajuda na redução de custo em uma gestão.

Organizado pela AVEP (Associação dos vereadores piauienses), o evento realizado no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luis Correia, 360 Km ao Norte de Teresina, conta com a presença de diversas autoridades políticas, além de parlamentares de todo o Estado do Piauí, com caravanas de todas as partes do estado, como os vereadores Corrente, que percorreram cerca de 1.300 Km para chegar. Centenas de parlamentares participaram dos dois dias do evento.

O encontro tem o objetivo de capacitar os parlamentares em cursos sobre despesas públicas, combate à corrupção, julgamento das contas dos prefeitos, lei de acesso à informação e fortalecimento do controle interno, por meio de palestras realizadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), a CGE (Controladoria Geral do Estado), a CGU (Controladoria Geral da União), além de representantes do MPE (Ministério Público do Estado) e DOM (Diário Oficial dos Municípios).

No encerramento, o ex-presidente da Câmara de Teresina, vereador Edvaldo Marques (PSB), usou o trabalho realizado na capital piauiense como exemplo para os parlamentares que participaram do encontro e fez um alerta, "Superar as adversidades, todos conseguem, mas se quiser testar o caráter de uma pessoa, é só dar poder a elas. O povo deu poder a nós vereadores, contanto é importante que saibamos usar".

Para o ex-governador Wilson Martins, que participou da abertura do evento, o encontro é muito relevante pelo fato de orientar os vereadores a participar da gestão do prefeito, fiscalizando, junto ao povo as obras e o orçamento. Ele destacou ainda o trabalho do TCE, tendo como referência a esposa, Lilian Martins, que é conselheira do Tribunal de Contas, e palestrante no encontro Já Marcelo Castro ressaltou a importância do vereador, lembrando do pai dele que foi parlamentar por 4 vezes.

Satisfeito com o resultado do encontro, o presidente da AVEP, Ronnivom de Sousa (PSB), considera missão cumprida a proposta de proporcionar maior grau de conhecimento aos vereadores do Piauí, de forma que eles fiquem mais preparados para ajudar o município, tanto na produção de leis que beneficiem a sociedade, quanto na fiscalização das ações das prefeituras municipais.

VEJA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO

REPÓRTER: Alex Gomes - Direto de Luis Correia
COLABORAÇÃO: Marcelo Barradas - Gerente do 180graus
Maiara Nogueira, Dires Castro e Elane Costa