Municípios - PI

Investimento em saúde · 12/03/2014 - 10h28

Saúde de Picos ganha mais 03 novas equipes do NASF

Os NASF foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde está implantando no município de Picos mais três novas equipes do Núcleo de Apoio Saúde da Família – NASF. Atualmente o Núcleo de apoio a Saúde da Família é composto por um quadro de 18 profissionais, sendo 03 assistentes sociais; 03 nutricionistas; 03 fonoaudiólogos; 03 psicólogos e 06 fisioterapeutas, atuando em 15 postos de Saúde da zona Urbana de Picos.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NASF estão atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades em grupos, estimular hábitos alimentares saudáveis, acompanhamento nutricional dentre outros.

De acordo com o coordenador do Núcleo de apoio a Saúde da Família, Agamenon Martins, foi elaborado um projeto de implantação de mais três novas equipe do NASF considerando a necessidade da atuação do NASF também na zona rural. Após sua elaboração o referido projeto foi encaminhado para ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Picos, passando pela CIR, em seguida encaminhado ao Ministério da Saúde, onde foi aprovado.

“Nós elaboramos um Projeto justificando a necessidade de ampliação de mais equipes para o NASF na intenção de dar suporte tanto a zona Urbana como a zona Rural desse Município, melhorando dessa forma o atendimento a população. o NASF ganhou mais 03 novas equipes com 18 novos profissionais, perfazendo um total de 06 equipes com 36 profissionais, dobrando assim o numero de profissionais, o que é motivo de satisfação para nós da área de saúde de Picos, pois cobriremos a partir do mês de abril 100% dos postos de Saúde do Municípios”, ressaltou.

Os Profissionais contemplados foram:

Fisioterapeuta: Ana Kaline Meneses Aquino, Shirley Cardoso Rocha, Lilian Luz Leopoldo, Mariana Leal Leopoldo, Viviane de Araújo Bezerra e Raylla Kelly Ibiapina Leal. Nutricionista: Daniela de Araújo Luz, Erick Jung Santos de Moura e Raíssa Feitosa de Alencar. Psicólogo Clínico: Edilson Moura B. Cavalcante, Laiane leal de Sousa D. Araújo e Leyse Barroso Dantas Martins. Fonoaudióloga : Ivana Maria N. M. de Moura, Erica Samara Martins Veloso, Anna Paula Rossi R. C. Oliveira. Assistente Social : Marina Moura Leônciol, Tharla Thais Lima Ibiapina e Talita Sellene Carvalho de Sousa


Fonte: Com informações da Ascom SMS