Municípios - PI

180graus direto de Oeiras · 18/04/2014 - 08h42 | Última atualização em 18/04/2014 - 08h44

'Procissão do Fogaréu' em Oeiras é marcada por muita fé e oração;fotos

Evento reúne milhares de homens que com suas tochas, percorrem ruas, cantando


Compartilhar Tweet 1



Após a encenação da “Paixão de Cristo”, a programação religiosa da famosa semana Santa de Oeiras seguiu, na noite desta quinta-feira (17/04), com mais uma edição do Fogaréu, que reuniu milhares de pessoas, que caminharam pelas ruas do centro histórico da cidade.

Saindo da praça da Vitória, a procissão, composta somente por pessoas do sexo masculino, seguiu iluminando as ruas. Cada participante carregava uma tocha acesa, enquanto as luzes do centro histórico foram apagadas, sob os olhares das mulheres, que acompanhavam, assistindo a caminhada dos homens.

Justamente sobre a participação masculina no Fogaréu, o padre que conduziu a procissão, aproveitou para explanar sobre a necessidade dos homens de participarem mais da vida religiosa, a fim de abençoarem a família, em vez de “se perderem na bebida”, como comentou o reverendo, que ainda salientou, “O apóstolo Paulo, acostumado a ser recebido por casais, enfatiza: ‘Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo ama a igreja’. Veja que responsabilidade você marido tem em abençoar a família que está construindo”, comenta durante a mensagem, com milhares de homens, com as tochas acesas, em frente à igreja matriz, após passarem pela conhecida “rua do Fogo”.

O evento contou com a presença de muitas autoridades políticas, dentre elas o prefeito de Oeiras, Lukano Sá que, acompanhado do secretário de Finanças José Raimundo de Sá Loes, ressaltou a importância da semana Santa em Oeiras. “Além de muitas programações promovidas pela prefeitura, como o primeiro torneio de Motocross e atrações musicais, também se trata de um momento para reflexão por meio dos eventos religiosos”, comenta o prefeito ao 180graus.

Também marcaram presença no Fogaréu de Oeiras, o ex-governador Wilson Martins, acompanhado do irmão, Rubens Martins e do sobrinho Rodrigo Martins, além do oeirense José Augusto, da Agespisa, assim como o deputado federal Marcelo Castro, acompanhado do deputado estadual Mauro Tapety, e Rocalli Paulo.

A procissão recebeu ainda homens de várias cidades da região, além de reunir desde crianças a pessoas mais velhas, reforçando uma tradição que passa de geração em geração, como muitos casos de pais e filhos, e até avôs e netos, que participaram do evento.

VEJA TODAS AS FOTOS DA PROCISSÃO