Municípios - PI

Irrigação familiar · 26/03/2014 - 09h58

Agricultores são beneficiados com kits de irrigação em Cajueiro da Praia

Contemplados recebem curso de treinamento da Embrapa


Compartilhar Tweet 1



Na última terça (25/03) pelo menos 20 agricultores de Cajueiro da Praia foram contemplados com kits de “irrigação familiar por gotejamento”. Os kits foram garantidos pela Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Porém, antes de receberem o material, os beneficiados participaram de um curso, ministrado pelo técnico da Embrapa, Pedro Neves. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação. “Estamos buscando esses benefícios e temos a certeza que iremos colher o quanto antes os frutos dessas ações”, destacou a prefeita Vânia Ribeiro, durante a abertura do curso.

Ela falou ainda da possibilidade do próprio município adquirir aquilo que será produzido pelos pequenos agricultores. “Por que não levar esses produtos para a merenda escolar das nossas escolas?”, questionou. Além disso, a prefeita destacou que dois kits serão entregues a grupos de mães, sendo um do CRAS de Barra Grande e um da escola municipal Oscar Lima, em Cajueiro da Praia. “O que for produzido será levado para a merenda e ainda vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias”, afirmou a prefeita.

O técnico da Embrapa elogiou a iniciativa do município, que é o primeiro a buscar orientação antes de entregar os kits às famílias beneficiadas. “Cajueiro foi o primeiro município que solicitou apoio na orientação do uso desse sistema. O nosso objetivo aqui é apresentar as técnicas para produção integrada e orgânica de alimentos. Além de hortaliças, esse sistema contempla criação de peixes e de galinha caipira”, disse. Pedro Neves afirmou ainda que num segundo momento será instalada uma unidade demonstrativa, para mostrar na prática como funciona esse sistema.

“O local ainda será definido e essa é a finalização do curso, já que estamos na primeira fase, de apresentação do kit e a como usá-lo para melhorar a produção”, completou. Entre os benefícios estão: aumento da produtividade com economia de água, simples instalação, facilidade de manutenção e despensa de energia elétrica.

O sistema é composto por Conectores, Filtros de tela plástica, Tubos gotejadores com vazão 1,7 litros/h a 1,5 m.c.a., espaçados de 0,30m em 0,30m com proteção contra UV, Registros, Tubos de polietileno DN 16 mm, Diâmetro interno 14,2mm, Tubos de polietileno-PE de 20mm de diâmetro e 1,2mm de espessura de parede, 17,5mm de diâmetro interno e com proteção contra UV. O sistema ainda conta com adaptadores para reservatório e caixa d’água de fibra de vidro com capacidade de 1.000 litros.

Mais de 500 agricultores já foram beneficiados em todo o Estado, onde já foram investidos mais de R$ 2 milhões.

(Redação Teresina)