Do Piauí à São Paulo -

Mostra Piauí Sampa acontecerá de 04 a 10 de junho na capital paulista

A Mostra Piauí Sampa chega a sua décima edição prometendo gerar resultados ainda mais significativos para os pequenos negócios piauienses. O evento acontecerá de 04 a 10 de junho, no Shopping Eldorado, em São Paulo, sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e Governo do Estado.

Cerca de 50 expositores estarão presentes na mostra este ano, divulgando o que o Piauí tem de melhor nos setores de agronegócios, artesanato, turismo, moda e decoração, gemas e jóias, tecnologia da informação, cultura e gastronomia. A expectativa é que o volume de negócios atinja quase R$ 17 milhões, entre vendas diretas e transações futuras.

O projeto arquitetônico do evento foi pensado de maneira que se possa aproveitar da melhor forma possível os espaços disponíveis, com um cenário que remeterá ao Troca-Troca, tradicional ponto comercial de Teresina, sem deixar de fazer uma visita aos demais setores econômicos, que serão retratados em imagens.

“A Piauí Sampa 2014 promete surpreender. Os preparativos para a mostra iniciaram no começo do ano e estão em ritmo bastante acelerado. Faremos um evento único,coroando os 10 anos de sucesso dessa iniciativa que tem contribuído para mudar a realidade de muitos pequenos negócios do Estado”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

Ainda segundo Ulysses, a mostra divulgará também as oportunidades para grandes investidores. “Apresentaremos o nosso potencial mineral, eólico e hídrico, além do cerrado piauiense. É um esforço concentrado para ver o Piauí avançar, principalmente por meio dos pequenos negócios, sem deixar de reconhecer que grandes investimentos também são importantes nesse processo”, acrescenta.

Como parte da estratégias para que as estimativas de negócios possam se concretizar estão a realização de rodadas, encontros, workshops e seminários de vendas envolvendo empresários piauienses e paulistas, de maneira que novas parcerias possam ser concretizadas ao longo deste ano.

Cerca de vinte empresas, visitadas por agentes de mercado do Sebrae, já confirmaram participação em encontros de negócios que serão realizados durante a mostra. São grandes empreendimentos, alguns com atuação em todo o território nacional e até no exterior.

“A Piauí Sampa contribuiu para a evolução da Império Doce e da Cajuespi. Durante as várias edições da mostra, conseguimos firmar parcerias com empresários de São Paulo e de outros Estados, e atualmente, temos um distribuidor dos nosso produtos na capital paulista. Tivemos um crescimento bastante significativo nesses últimos 10 anos. Podemos dizer que nosso faturamento teve um incremento de pelo menos 90%, e parte disso graças a essa ação do Sebrae de promoção do Piauí no maior centro de negócios do país”, afirma o empresário Lenildo Lima, que participa da mostra desde a primeira edição.

Lima conta ainda que em 2005, quando participou pela primeira vez do evento, levou para São Paulo, 200 quilos de produtos. No ano seguinte, foram 600 quilos. Em 2013, o empresário levou para a mostra mais de seis mil quilos de mercadorias, entre doces, cajuínas, licores e mel a base de caju. “Este ano, iremos com sete mil quilos, e não temos dúvida de que teremos boas vendas diretas. Estamos focados também na conquista de grandes clientes. Já temos encontro agendado com uma grande rede de supermercados, com boas perspectivas de acordo comercial. Hoje, somos vistos de maneira diferente. Não mais como um Estado de gente miserável, mas como uma terra de empreendedores que, mesmo diante das adversidades, sabem fazer acontecer e competir de igual para igual no mercado nacional”, acrescenta.

Outra empresária bastante otimista com esta edição da mostra é Áurea Brandão, proprietária da Opalas Pedro II. “A cada edição a mostra fica maior e melhor. Estamos ganhando cada vez mais confiança do mercado. Os resultados são bastante significativos, seja em vendas diretas ou em negócios futuros. Negociamos na mostra, o que passaríamos seis meses para vender se não participássemos dessa iniciativa vitoriosa do Sebrae. Estamos apostando nesta 10ª edição do evento, tanto que levaremos peças de alto valor, fabricadas com ouro, diamante, opala, entre outros produtos”, declara Áurea.

As expectativas dos artesãos também são as melhores possíveis. Raimunda Teixeira, presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poty, diz que a mostra é uma excelente oportunidade para fidelizar e conquistar novos clientes. “Estamos atentos ao mercado e desenvolvemos coleções focadas nesta edição da Piauí Sampa. A cada ano, o evento tem crescido em estrutura, número de visitantes e também no retorno financeiro para os empreendimentos participantes. O incremento para a Cooperart Poty pode ser contabilidade em 30% ao ano. Sem esse evento, talvez não tivéssemos conseguido chegar tão longe com nossos produtos”, destaca Raimundinha, como é mais conhecida a artesã.

Cerca de 65 mil visitantes são esperados no evento, que funcionará nos espaços Átrio e Alameda Jardins, no térreo e subsolo do Shopping Eldorado, respectivamente. Esses espaços, apesar de distintos, são praticamente conjugados, dando maior visibilidade e dimensão ao evento.

A Mostra Piauí Sampa conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí, Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; e Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faepi/Senar.

Fonte: Com informações da Assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco