-

Piauí registra baixa procura de adolescentes para tirar o titulo de eleitor

    Reprodução

Band Piauí-O Piauí tem registrado uma baixa demanda da emissão de título de eleitor entre jovens de quinze, dezesseis e dezessete anos. O documento é necessário para participação nas eleições gerais que irão ocorrer em outubro deste ano.

Eleições é sim uma pauta na roda de conversa dos adolescentes. E eles sabem da importância do ato de votar.

“É de fato muito importante que as pessoas possam votar e possam fazer isso porque como eu falei é o exercício do adolescente, do jovem ser cidadão, poder mudar que eles podem estar ou enfim e que eles podem mudar a vida de milhões de pessoas”, comenta a estudante Maria Victoria.

 Mas mesmo se interessando pelo tema especialistas apontam que nestes últimos dez anos os jovens não tem procurado a justiça eleitoral para tirar o título de eleitor. De acordo com o IBGE, o Piauí conta com cerca de 55 mil jovens com idades entre dezesseis e dezessete anos. Destes, contudo, apenas 24,5 mil procuraram a justiça eleitoral para tirar o título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral entre 2018 e 2021 a procura diminuiu. Por isso é importante informar sobre a necessidade de adesão dos jovens ao pleito deste ano.

 O chefe da sessão de orientação as zonas eleitorais, inspeções e correções do Tribunal Regional Eleitoral, TRE Piauí, Leonardo Moraes informa como o adolescente pode solicitar e alerta sobre o prazo final para a emissão do título.

“No dia quatro de maio é o prazo final pra quem quiser estar regular pra votar nas eleições deste ano. Para quem pretende se inscrever pela primeira vez fazer uma transferência uma revisão de dados eleitorais esse procedimento ele é feito diretamente pela internet. Uma vez ele realizando esse atendimento pela internet ele não precisa se deslocar de forma alguma a qualquer cartório do estado”,disse.

 

(99) 8175-5041

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco