Tribunal de Contas assina convênio com SEAD, SEID e UESPI para curso de Libras
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, assinou, na manhã desta quarta-feira (25), no gabinete da Presidência, o Termo Aditivo nº 01, referente à Cooperação Técnica nº 02/2023, que dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação para Comunicação com Pessoas com Deficiência Auditiva (Entenda Minhas Mãos). A formação é fruto da parceria entre o TCE-Piauí, por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado: de Administração (SEAD) e a de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), além da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Presentes ao ato, também assinaram o termo os secretários Mauro Eduardo, da SEID; Samuel Nascimento, da SEAD; o reitor da UESPI, Evandro Alberto; o diretor-geral da EGC, conselheiro Kleber Eulálio; a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal; e o diretor da Escola de Gestores do Governo, Carlos Alberto Júnior. A conselheira Rejane Dias, que coordena o Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão do TCE-PI, também esteve presente e ressaltou a importância do ato.
“O TCE vem se destacando em sua atuação, sobretudo, no acompanhamento concomitante do aprimoramento das políticas públicas. O Tribunal tem esse dever no acompanhamento, para que essa política aconteça em sua plenitude. E capacitar os nossos servidores com a Língua Brasileira de Sinais faz parte dessa política também, a fim de que possamos receber em nossa sede todas as pessoas e, em especial, aquelas com deficiência auditiva”, frisou a conselheira Rejane Dias.
O termo assinado na manhã de hoje garante a realização do Curso de Libras dentro do Tribunal, voltado para os servidores da casa. As inscrições, que foram abertas no último dia 12, encerram hoje, dia 25, e já contam com 68 inscritos. As aulas serão iniciadas dia 02 de outubro e acontecerão nas dependências da EGC. Ao todo, serão 120 horas na carga horária, sendo 60 horas presenciais e 60 horas de atividades assíncronas, sendo um encontro por semana, às quartas-feiras, com 03 horas de duração, cada.
“O Tribunal quer multiplicar agentes em todas as políticas públicas. Quando ele mesmo (o Tribunal) dá o exemplo, participando ativamente, ele fala, também, de integração. A comunicação por Libras, portanto, é importante, no sentido de integrar toda a sociedade em nossa rotina de atendimento externo, além das atividades internas”, destacou o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros.
SEAD, SEID e UESPI disponibilizarão os profissionais que darão formação teórica e prática aos inscritos no curso, reforçando a cooperação técnicas dos órgãos com o Tribunal. Abaixo, confira os registros da manhã de hoje, que também com a presença dos conselheiros substitutos Jaylson Campelo e Delano Câmara.