Baixa Grande do Ribeiro · 01/03/2019 - 13h33

Secretaria Municipal De Agricultura põe em prática Projeto de Preservação do Riacho da Volta


Compartilhar Tweet 1



Através do CIADER (Centro Integrado de Apoio ao Desenvolvimento Rural), o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clóvis Jesus da Purificação deu início a terceira etapa do Projeto de Recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) do município de Baixa Grande do Ribeiro.

As APPs são, segundo o Artigo 30, Parágrafo II do atual Código Florestal, Lei nº 12.651/12, "áreas protegidas cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de  preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;".

A primeira etapa do Projeto teve inicio em 2016-2017 em parceira com a Fundação Pró Cerrado e atendeu a região da Cacimba, a 18 km da sede, onde está localizado o Riacho da Cacimba.

No período 2017-2018, segunda etapa do Projeto, foram realizadas ações de arborização na rodovia PI-392 em sentido norte do estado, paralela ao Riacho da Volta e abrangendo uma área de 5,5km  desde a sede do município até o povoado Veredão. Durante a ação foram replantadas jambeiras (Syzygium jambos), ipês amarelos (Handroanthus albus), ipês roxos (Handroanthus impetiginosus), ingás (Inga feuillei) e tamarindo (Tamarindus indica).

Em 2018 e início de 2019, foram executadas atividades na região da Volta, da comunidade do Barro Vermelho ao Bacabal, onde está situada a nascente do Riacho da Volta. No local, a Secretaria de Agricultura realizou a entrega de mudas frutíferas, além de informar e conscientizar os moradores da região sobre os benefícios e os meios de preservação do Riacho. "A participação da população é fator de muita importância para a execução desse projeto e para que possamos ter bons resultados do mesmo. É informando os baixagrandenses sobre a necessidade da preservação que manteremos vivo nosso riacho.", explicou o Secretário Clóvis da Purificação.

Paralelas a essas ações Projeto de Recuperação das APPs, e parte importante do Plano de Ação Ambiental do Município de Baixa Grande do Ribeiro, a Secretaria de Agricultura também realiza mutirões e  visitas com alunos das escolas municipais e estaduais do município, além de integrar os alunos do curso de Técnico em Agroindústria e de Técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional do Cerrado (CEEP) nas principais atividades da Secretaria.

Para o Prefeito Municipal de Baixa Grande, Ozires Castro, ações como essa realizada pela Secretaria de Agricultura são de extrema importância. "O Riacho da Volta é um bem natural importante para nossa cidade, pois o mesmo é responsável por banhar nosso solo e torná-lo ainda mais fértil para a produção agrícola. Temos na vegetação nativa do município uma variedade de árvores frutíferas que nos permitem usufruir das mais variadas frutas. Projetos como esse mantém esses recursos naturais vivos e mostram nossa preocupação em não causar impactos negativos para a natureza." pontua.

    Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro

Comentários