Pela educação · 26/03/2019 - 15h03

Secretaria de Educação de Miguel Leão convoca NUCA para realização de Busca Ativa Escolar


Compartilhar Tweet 1



O Secretário Municipal de Educação de Miguel Leão Prof. La Rochele Santos esteve reunido com os jovens  do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) traçando metas para realização da Busca Ativa Escolar no Município de Miguel Leão. A Busca Ativa ajuda os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

    Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom / Secretaria de Educação

Comentários