Meio milhão de reais em contrato -

Banco do Nordeste participa do 2º Festival Melão e Mel em Canto do Buriti no Piauí

O aguardado Segundo Festival Melão e Mel, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), acontece nesta terça-feira (23/07) em Canto do Buriti, Piauí. O evento tem como objetivo celebrar a cultura, promover o empreendedorismo e fortalecer as cadeias produtivas da fruticultura irrigada na região.

Foto: 180graus

A feira atraiu uma ampla participação da população do Centro Sul do Piauí, destacando-se pela diversificada programação cultural e a presença de renomados artistas regionais. Entre os destaques musicais estão os shows de Iguinho e Lulinha, além de Túlio Milionário com sua música "Os Casca de Bala".

Durante o evento, a SEMARH realizou importantes iniciativas, como a entrega de 10 mil mudas pelo programa PRO Verde Piauí e 550 caixas de abelhas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

Foto: 180graus

Honório, gerente da agência do Banco do Nordeste, de São Raimundo no Nato, que atende os 18 municípios da região da Serra da Capivara, incluindo Canto do Buriti, comentou sobre a importância do evento para os pequenos produtores. "A gente está hoje aqui na feira com assinaturas de meio milhão de reais em contratos, com os pequenos produtores da região, inclusive de atividades voltadas para a apicultura, que é o motivo da feira hoje, da feira do mel e do melão. É um crédito muito específico, os produtores têm acesso a crédito de até 12 mil reais, esse crédito eles pagam com 40% de desconto e é utilizado na parte produtiva da agricultura", afirmou Honório.

Ele destacou ainda que a agência de São Raimundo, no ano de 2023, liberou 163 milhões de reais em créditos na região. "Desse volume, 80% a 90% foi para micro e pequenos produtores. O restante foi nas áreas comerciais e agronegócio. A importância da agência é justamente isso: conseguimos colocar o recurso dentro dos municípios", explicou Honório.

Honório também enfatizou a importância do crédito rural para os pequenos produtores. "Todo o micro produtor rural que a gente tem, que é o menorzinho, que é atendido pelo AgroAmigo, está tendo acesso a crédito, que antes ele não tinha. Ele vai à agência, abre conta, que é uma coisa que ele não tinha, porque geralmente não tem renda. E aí ele começa a pegar o crédito, pode começar pequeno, com 10, 12 mil reais, e pode chegar a mais de 100 mil reais dentro do Pronaf. É um crescimento muito grande, é uma oportunidade muito grande que o banco dá", concluiu.

O evento tem se mostrado um importante momento de valorização e fortalecimento das atividades rurais e empreendedoras da região, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável para os pequenos produtores.

Foto: 180graus
Foto: 180graus

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco