Compartilhar Tweet 1



O advogado de Gilbués, Dr. Hikol, filiou-se ao PSD (Partido Social Democrático), na última segunda-feira (07/10), durante o 2º Encontro do PSD, que aconteceu no Gran Arrey Hotel, em Teresina. Na ocasião, foi anunciado pelo deputado estadual Georgiano Neto como pré-candidato a prefeito em Gilbués.

O evento contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do deputado federal Júlio César, do deputado estadual Georgiano Neto, além de diversas outras autoridades. Muitos prefeitos da sigla marcaram presença.

 

Comentar
Confira · 10/10/2019 - 18h14 | Última atualização em 11/10/2019 - 10h10

UNDIME-PI promove prêmio 'Gestor Educador', para gestores que contribuíram com a educação


Compartilhar Tweet 1



O prêmio Gestor Educacional, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - PI (UNDIME-PI), ocorrerá na próxima quinta-feira (17/10) às 9h no cineteatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

A premiação tem como objetivo reconhecer os municípios, os seus gestores e os dirigentes municipais de educação, que contribuíram para a melhoria da educação básica no estudo do Piauí.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Instagram / undimepi
Comentar
Vários objetivos · 10/10/2019 - 15h20 | Última atualização em 10/10/2019 - 15h32

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza XI Conferência de Assistência Social


Compartilhar Tweet 1



Através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí e do Conselho Municipal de Assistência Social, foi realizada a XI Conferência Municipal Democrática da Assistência Social de Castelo do Piauí.

Com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, a Conferência aconteceu nos dias 9 e ‪10 de outubro‬, no auditório da Secretaria Municipal de Educação- SEMED.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) preconizam a conferência como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

O evento é de grande importância para o município, e tem vários objetivos:
    •    Oportunizar o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários;
    •    Proporcionar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social;
    •    Colaborar com a atualização do Plano Municipal de Assistência Social; 
    •    Deliberar propostas para ações da Política Municipal de Assistência Social;
    •    Ser espaço democrático de construção social e participação política, no intuito de implementar políticas públicas sociais.

A Conferência teve uma vasta programação acerca do tema, no primeiro dia (9/10) foi realizada a Abertura oficial, em seguida a Conferência Magma com a Assistente Social, Mestra em Políticas Públicas e Superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaína Mapurunga.

No segundo dia (10/10), a programação teve início com uma discussão sobre os repasses para a Assistência Social do município, com o contador da Prefeitura, Igo Barros. Dando continuidade, iniciou a discussão dos Eixos Temáticos em grupo:

Eixo I
-ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO DIREITO DO POVO
Participação da Assistente Social, Lianara Gomes, e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Gerente do NASF, Desterro Matos.
Eixo II
-FINANCIAMENTO PÚBLICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Participação da Assistente Social, Paloma Luan, e da Professora, Desterro Rocha.
Eixo III
-ASSISTÊNCIA SOCIAL COM PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Participação do Assistente Social e Coordenador do CRAS II, Izanyo Pinheiro, e do Conselheiro de Assistência Social, Paulo Henrique.
 Após as discussões dos Eixos Temáticos foi realizada a Plenária Final, com a Secretária de Assistência Social, Graça Silva, e depois o encerramento.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Antonio Santos de Sousa Silva (Tony Santos) solicitou, no dia 20 de fevereiro de 2019, na forma regimental após ser ouvido o Plenário, que a Câmara Municipal encaminhasse ofício ao prefeito Carlos Augusto de Araújo Braga e à diretoria de Saúde, na ocasião representada pelo senhor Moisés Neris, com o seguinte pedido de providência:

Que fosse criado e implantado o serviço “CONEXÃO SAÚDE”, um sistema local que deverá funcionar através de um provedor de internet via rádio que já está em pleno funcionamento na unidade de saúde, carecendo apenas da aquisição de um aparelho celular ou tablete para que seja disponibilizado e divulgado um número de telefone com whatsapp ativo 24 horas, no intuito de facilitar a comunicação entre a comunidade, pacientes, enfermeiros, médicos e demais profissionais que diariamente prestam serviços e procuram atendimento naquela unidade de saúde.

Criado há cerca de 140 anos, o telefone continua a ser um dos meios de comunicação mais utilizados na vida das pessoas, além de ser um eficiente meio de comunicação no trabalho, agora aliado à internet, o telefone se torna uma ferramenta bem mais completa e significativa, especialmente no tocante à saúde, que carece de uma atenção bem maior.

Em conversa com o prefeito Carlos Braga, na tarde dessa quarta feira (25/09), o vereador Tony Santos, filiado atualmente ao Partido Verde, recebeu a confirmação de que até no máximo o decorrer da próxima semana seu pedido será atendido e assim a comunidade filomenense e visitantes terão um linha direta  para se comunicar com mais precisão com a equipe da saúde local, especialmente nos casos mais emergentes.

O prefeito garantiu ao vereador Tony Santos que o tablet para a instalação do serviço já foi adquirido e, imediatamente após a sua chegada à Santa Filomena, o serviço será ativo, podendo ser amplamente divulgado para todos os filomenenses.

Comentar

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Coordenação Municipal de Turismo, divulgou, nesta sexta-feira (06/09), o certificado que comprova a inclusão do município de Pio IX no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que foi divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União (DOU).

Com a adoção dos novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo - entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) -, o Piauí, que possuía 77 cidades turísticas, reduziu para 30 o número de municípios com essa classificação. Pio IX obteve aprovação e recebeu certificado, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais.

Para a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, o resultado é muito satisfatório, pois mostra que a cultura e o turismo local se fortalecem no município. “Para a nossa felicidade, Pio IX é uma das 30 cidades do Piauí que estão incluídas no novo Mapa. Isso mostra a força da nossa cultura, da nossa hospitalidade e do trabalho dessas pessoas no segmento turístico, pois nossa terra foi reconhecida como Polo histórico-cultural”, comemora Regina Coeli. 

    Prefeita Regina Coeli - Pio IX

De acordo com a coordenadora municipal de Turismo de Pio IX, Alice Alencar, o Mapa funciona como uma espécie de cadastro feito pelo Governo Federal para facilitar a destinação de recursos para os municípios desenvolverem ações e obras de fomento ao turismo.

“Alguns municípios do Piauí foram excluídos do Mapa por não se alinharem às exigências. Para se ter uma ideia, cerca de 40 municípios foram excluídos. Pio IX, por sua vez, garantiu sua participação, pois teve a preocupação de seguir à risca todas as exigências”, explica a coordenadora Alice Alencar.

A coordenadora municipal de Turismo comenta, ainda, sobre o trabalho desenvolvido em Pio IX. “Criamos o órgão do Turismo, que hoje é uma coordenadoria ligada diretamente ao gabinete da prefeita Regina Coeli. Também criamos o Conselho Municipal de Turismo, incentivamos e cadastramos os empresários locais ligados ao setor de prestação de serviços turísticos (hotéis, bares, restaurantes, transportadoras) a se cadastrarem no site do Ministério do Turismo (Cadastur)”, diz.

Alice Alencar também afirma que o setor está desenvolvendo o inventário turístico do município. “Solicitei, através de um ofício ao Secretário de Turismo do Estado, o apoio técnico para realização desse inventário, assim podemos fazer um mapeamento e diagnosticar a situação do nosso município. O que eu vejo aqui é um município empenhado em investir no desenvolvimento e na estruturação das potencialidades turísticas, que são muitas. Estamos aptos a receber recursos e dispostos a trabalhar nesta missão”, finaliza. 

    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar
'PALMEIRAIS ESTÁ ORGULHOSA' · 04/09/2019 - 10h08

Palmeirais conquista 12 medalhas no Campeonato Piauiense de Judô 


Compartilhar Tweet 1



Palmeirais subiu ao pódio 12 vezes na estreia dos judocas atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social no Campeonato Piauiense de Judô, que aconteceu em Teresina. Foram seis medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze. 

É o primeiro campeonato a nível estadual que os judocas participam desde a implantação do projeto no ano passado e o resultado, para o prefeito Reginaldo Júnior, foi bastante positivo. “Isso mostra o quanto esses atletas estão se esforçando e levando a sério os treinos. Palmeirais está orgulhosa desse resultado”, destaca o prefeito, que acompanhou de perto a disputa.

As aulas de judô são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Palmeirais para 120 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria de Assistência Social. A Prefeitura também realiza campeonatos municipais, como a Copa de Judô de Palmeirais, com duas edições, para que os atletas possam competir e se preparar para disputas fora do município.

    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom
    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Fotos: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

Considerando a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, a Prefeitura Municipal de Castelo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a FUNASA- Fundação Nacional de Saúde, através de convênio firmado entre essas instituições, realizaram o lançamento do “Projeto de Educação em Saúde Ambiental para Enfrentamento do Aedes aegypti”, no município. O evento aconteceu na manhã da última sexta-feira (09/08), no Auditório da Secretaria de Educação.

O Projeto contará com a contribuição dos educadores, dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias, da sociedade e de outros segmentos sociais que aceitarem o desafio de refletir sobre o papel da Educação Ambiental frente às problemáticas atuais.

    Fotos: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

A ação tem como objetivo sensibilizar a população em relação à prevenção da dengue, zika e chikungunya.
Entre as atividades planejadas que serão desenvolvidas estão: mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversas, oficinas, teatros e gincanas.

O Projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e envolve todas as secretarias municipais, com uma contribuição especial das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Por ser a Dengue uma das doenças mais frequentes no Brasil, a erradicação do mosquito Aedes aegypit é uma necessidade urgente da nossa gestão, através da conscientização da nossa população”, destaca Edmilson Abreu, Secretário de Meio Ambiente.

    Fotos: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

As ações destinam-se a assegurar no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas funções da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do município, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população por intermédio do envolvimento e participação social na proteção, conservação ambiental e na manutenção dessas condições a longo prazo.

 O lançamento contou com as presenças do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Edmilson Abreu, Secretária de Educação, Idala Moreira, Secretária de Saúde, Leila Soares, Francisca Pereira do Conselho de Meio Ambiente, representando a Secretaria de Assistência Social, e a Professora em Saúde Ambiental, Márcia Honório, que irá ministrar os cursos e ações do Projeto.

    Fotos: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo
Comentar
Governadora Regina Sousa · 03/08/2019 - 08h56 | Última atualização em 03/08/2019 - 09h12

Prefeitura de Castelo inaugurou o “CREAS DANIELLY RODRIGUES FEITOSA”


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura por meio da iniciativa da Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Governo do Estado, inaugurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em homenagem a castelense Danielly Rodrigues Feitosa, na manhã desta sexta-feira (02/08), no bairro Baixada. 

O CREAS é um serviço da Assistência Social cofinanciado pelos governos federal e estadual e, executado pelo município, por meio da Secretaria de Assistência Social, onde o público é famílias e/ou indivíduos em situação de violência, abuso e violação de direitos. 

    Foto: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

O Centro de Referência irá trabalhar especificamente com o enfrentamento à violência e a violação de direitos tanto de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, e demais violências. É um  espaço de garantia de direitos humanos, que vai contar com a equipe de Assistência Social, Psicólogo, Advogada, que irão trabalhar em conjunto com o sistema de garantia de direitos( Defensoria Pública, Delegacia, Promotoria e Juizado).

“Nós estamos muito felizes porque vamos ter esse espaço específico para atender às demandas, que por muitas vezes, não recebiam a atenção especializada e, agora, terão esse atendimento para o enfrentamento à essas violências”, declara a Secretária, Graça Silva. 

    Foto: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

A governadora em exercício, Regina Sousa, esteve presente juntamente com a Superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, Diretora de Relações Sociais do Governo, Núbia Lopes, Superintendente de Relações Sociais do Governo, João de Deus, e o Secretário da ATI, Antônio Torres.

O Prefeito Magno esteve presente juntamente com a primeira dama, Socorro Azevedo, a Secretária de Assistência Social, Graça Silva, vice-prefeito Daniel Machado, e o Secretariado Municipal. 

Com muita honra a Prefeitura recebeu a família de Danielly na solenidade, sua mãe Josefa Rodrigues de Sousa e a avó, Cosma Maria de Sousa.

CREAS DANIELLY RODRIGUES FEITOSA
 
A homenagem para Danielly foi uma iniciativa da equipe de Assistência Social com a participação da família da homenageada, que autorizou a homenagem para a jovem.

O sentido da homenagem para a equipe da Assistência é que a sociedade castelense previna situações como a que ocorreu em 2015, que levou à partida de Danielly. 

“Nossa homenagem tem o sentido de marcar o compromisso da Prefeitura de Castelo, de toda sua equipe técnica, e da sociedade para que não permitam mais que tragédias como essa venham a acontecer no nosso município. Que o serviço público possa chegar antes”, enfatizou Graça Silva.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Emendas · 01/08/2019 - 09h50 | Última atualização em 01/08/2019 - 10h06

PAB: municípios recebem recurso para saúde nesta quinta-feira (1º/08)


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense dos Municípios (APPM) lançou nota técnica para orientar os gestores municipais quanto à aplicação dos recursos das emendas parlamentares para o incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB). A ordem bancária já foi emitida e os recursos devem ser creditados nas contas dos municípios a partir desta quinta-feira (1º/08).

Confira a nota na íntegra:

NOTA TÉCNICA APPM ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DAS EMENDAS PARLAMENTARES PARA O INCREMENTO TEMPORÁRIO DO PISO DE ATENÇÃO BÁSICA (PAB)

Considerando o disposto normativo da portaria Nº 778 de 15 de março de 2017(art.4º, §3º) que estabelece que os recursos oriundos de emendas parlamentares para incremento temporário do Piso de Atenção Básica devem ser aplicados na MANUTENÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, devendo ser observado o disposto no art. 6º da portaria 202/GM/MS, de 29 de Janeiro de 2007.

Considerando a portaria Nº2.257, de 06 de setembro de 2017 que altera a portaria Nº 788 de 15 de março de 2017 no seu Art. 2º o § 4º do Art. 4º,que passa a vigorar com a seguinte redação:

§ 4º Para fins do disposto no § 3º, consideram-se de manutenção as atividades que não contribuem, diretamente, para a formação de um bem de capital, e que propiciem as condições adequadas de infraestrutura e de recursos materiais destinados à assistência em saúde, sendo vedada a aplicação dos recursos de que trata este artigo para pagamento de pessoal e encargos, apenas no caso de recursos oriundos de emendas parlamentares individuais, em observância ao § 10, art. 166 da Constituição Federal. (NR)

Os recursos destinados para incremento temporário do (PAB) devem ser utilizados para pagamento de despesas de custeio das Unidades Básicas de Saúde, como:

· Material de consumo, tais como: produtos médicos de uso único (agulha, seringa, gaze, luva, atadura etc.), material de expediente, material de limpeza.

· Combustível para veículos utilizados na atenção básica;

· Material gráfico;

· Serviço de manutenção e conservação de equipamentos;

· Placas de identificação, totens, pinturas da UBS;

· Manutenção de qualquer natureza, desde que seja realizada no âmbito das Unidades Básicas de Saúde;

· Pagamento de água, luz, telefone e internet das Unidades Básicas de Saúde;

· Pagamento de Serviços de Terceiro Pessoa Física e/ou jurídica para realização de cursos e treinamentos, a exemplo de: instrutores, material didático a ser utilizado nos cursos, locação de espaço físico, locação de equipamentos para os eventos educativos, produção e reprodução de material gráfico (folhetos educativos, faixas, banners, cartazes, folders etc.), divulgação de eventos e campanhas educativas da atenção básica;

· Pagamento de pessoa jurídica para locação de veículos a serem utilizados estritamente nas atividades da atenção básica, a saber: visita domiciliar, supervisão técnica, atividades de vacinação nas zonas urbana e rural;

· Aquisição de fardamento para trabalhadores da atenção básica.

Prestação de contas do referido recurso:

A prestação de contas deve seguir o que está previsto na legislação referente a recursos repassados fundo a fundo, ou seja, deve ser realizada através dos relatórios quadrimestrais, relatório anual de gestão e apreciada pelo Conselho Municipal de Saúde e Tribunal de Contas.

 


Fonte: APPM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Paulo Lopes, de Itainópolis, divulgou uma Nota de Esclarecimento sobre uma Ação Civil Pública instaurada pelo Ministério Público.

Veja a nota integra:

"Tendo sido noticiado pelos meios de comunicações, especialmente pelas redes sociais, nesta quinta-feira (25/07), que a representante do Ministério Público em Itainópolis ajuizou Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa, sob a legação de descumprimento de requisições ministeriais, vimos esclarecer o seguinte:

Embora ainda não tenhamos sido notificados oficialmente e nem conhecemos as razões que embasa a ação judicial, entendemos que a representante do Ministério Público cumpriu com o seu dever de fiscalizar, apesar de estranhamente, haver preferido primeiro divulgar o questionamento aos meios de comunicações, ao invés de dirigir ao gestor, a quem competiria resolver a problemática de forma administrativamente, ou mesmo aguardar o pronunciamento judicial. 

Na verdade, essa não é a primeira vez, nem será a última que o Ministério Público questiona a gestão, e não há nenhum mal nisso, pois a fiscalização por qualquer órgão ou entidade é sempre bem-vinda a Itainópolis, e a nossa gestão prima e zela pela transparência e não temos nada a esconder, inclusive as pessoas e instituições de bem reconhecem a forma como a atual gestão trata e defende o interesse público, com lisura.

A bem da verdade, estranhamos a propositura ação, pois o gestor municipal, mantém relação de respeito e cordialidade com todas as pessoas, autoridades, órgãos e entidades, inclusive, na última terça-feira, dia 23/7, o gestor municipal participou de reunião com a representante do Ministério Público com o objetivo de discutir e melhorar a relação de comunicação oficial entre o Município de Itainópolis e aquele Órgão Ministerial, não restando nenhuma dúvida quanto a separação de poderes, bem assim, o respeito das prerrogativas dos poderes constituídos, sem ingerência, conforme estabelece o art. 2° da Constituição Federal, em que a Dra. Promotora interfere na Administração Municipal, inclusive impõe obrigações que não são da Administração Municipal. 

O prefeito Paulo Lopes esclarece que não praticou nenhum ato que ocasionou prejuízo ao erário público, nem outro ato ilegal e não descumpriu nenhuma requisição ministerial legal, e considera sem cabimento os pedidos relacionados na notícia, em especial de perda de mandato, pois este cargo foi outorgado pelos eleitores, que são os verdadeiros mandantes.

Por fim, reafirmamos que nunca deixamos de cumprir qualquer ordem legal emanada de qualquer dos poderes legalmente constituídos."

Prefeito Paulo Lopes
Prefeito Paulo Lopes 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais uma edição do evento será realizada nos dias 2, 3 e 4 de Agosto em Castelo do Piauí. 

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura fez o lançamento no Palácio de Karnak, nesta terça-feira (23/07), com as presenças do governador, Wellington Dias, da vice-governadora, Regina Sousa, e demais autoridades estaduais e castelenses. O lançamento mostrou todo o potencial turístico da região, ecoturismo, cultura, música e negócios que acontecem durante o festival. 

Assim como no Palácio de Karnak, à noite, aconteceu o lançamento no município, na Secretaria de Educação, com as presenças do Prefeito Magno Soares, e demais autoridades municipais. 

Durante os lançamentos foram divulgadas as atrações musicais, dentre elas duas nacionais, o cantor Paulo Ricardo, e a cantora sertaneja Paula Fernandes, e a cantora de forró Walkiria Santos. 

A Prefeitura de Castelo aguarda os castelenses e turistas, durante os três dias, para desfrutarem dos shows na praça de eventos, da culinária, dos pontos turísticos e de todas as programações que o Canyon Fest Poti oferece. 

Confira a programação de atrações: 

Sexta-feira (02/08)
- Paulo Ricardo;
- Doce Ilusão;
- Havenna Lima.

Sábado (03/08)
- Paula Fernandes;
- João Velloso;
- Forró Absoluthe;
- Iramar;
-Melhor de Três;

Domingo (04/08)
- Walkyria Santos;
- Waldo e Felipe;
- Anderson Rodrigues.

Veja também Vídeo: Veja a programação completa de shows do Canyon Fest Poti 2019.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Monsenhor Gil · 19/07/2019 - 09h16 | Última atualização em 19/07/2019 - 10h20

Homenagens, dança, mágica e boa música marcam a terceira noite da 19ª Semana Cultural


Compartilhar Tweet 1



A terceira noite da 19ª edição da Semana Cultural de Monsenhor Gil aconteceu no estádio Carioção, nesta quarta-feira (17/07).

O evento contou com homenagens a diversas pessoas do município, quadrilhas juninas, mágica e música de qualidade marcaram a noite.

Homenagens

Como de praxe, este ano as homenagens se voltaram a várias personalidades do município que na sua simplicidade rompem barreiras, superam dificuldade e cooperam para o desenvolvimento da cidade.

Homens e mulheres como o popular Metre Beca e dona De Deus da Barraca, além de outros, receberam justas homenagens da prefeitura municipal.

    AsCom/Monsenhor Gil

Mágica

O mágico Zaron foi o primeiro a subir no palco principal do evento. Mexendo com o imaginário da garotada que atentamente acompanhou sua apresentação o mágico encantou os presentes.

    AsCom/Monsenhor Gil

Música Boa

Quem subiu ao palco na terceira noite do evento foi a cantora piauiense Luana Campos. Luana também é vocalista da banda Top Gun, mas na ocasião se apresentou acompanhada pelo guitarrista André de Sousa e que levaram ao público o melhor da música internacional.

    AsCom/Monsenhor Gil

Dança e Quadrilhas Juninas

A dança também teve lugar de destaque na noite da última quarta-feira (17/07), no tablado do estádio Carioção. A começar pela apresentação do Balé da Cidade de Teresina que embalados pelo forró mostraram levaram ao público uma belíssima apresentação.

Em seguida o tablado recebeu a apresentação das quadrilhas juninas Lua de Prata de Demerval Lobão, Asa Branca do Agreste de Teresina e Chapadão do Corisco de Teresina.

    AsCom/Monsenhor Gil

Segue a Festa

A 19ª Semana cultural continua nesta quinta-feira (18), com a apresentação do grupo de dança Bailart de Monsenhor Gil, com a Cia de Xaxado de Lagoa do Piauí e ainda com as atrações musicais Beth Moreno, Os Brasinhas e o cantor baiano Ricardo Chaves.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Monsenhor Gil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo, através da Secretaria de Agricultura, promoveu uma reunião nesta terça-feira (16/07), com o Banco do Nordeste e o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste (Agroamigo), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações.

Estiveram presentes o gerente do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), Leonardo Paz, Agentes do Agroamigo, Geilson Gil, Linete Araújo e Rui Dionos. 

Na reunião foram tratados vários assuntos sobre a agricultura do município, e através do programa Agroamigo foram elaborados 10 financiamentos de $15 mil, para investimentos em Caprinocultura e Recursos Hídricos para os agricultores. Um investimento de $150 mil só neste mês de Julho.

A parceria entre a Prefeitura e o Banco do Nordeste tem trazido muitos benefícios para os agricultores familiares de Castelo e região, fortalecendo e valorizando o trabalho dos mesmos. O Prefeito, Magno Soares, e o Secretário de Agricultura, Jonas Soares, estão trabalhando para cada vez mais melhorar a qualidade de vida da população rural. 
Agroamigo 

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste.
Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos(as) agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Para 12 municípios · 13/07/2019 - 13h23 | Última atualização em 13/07/2019 - 17h36

Projeto Rondon: cerimônia em Teresina marca abertura da Operação João de Barro


Compartilhar Tweet 1



A cerimônia de Abertura da Operação “João de Barro”, do Projeto Rondon, aconteceu na manhã deste sábado (13/07), no auditório da OAB-PI. 12 municípios piauienses foram contemplados com a operação.

Compuseram a mesa de honra o General Paulo Humberto, Ellen Gera, secretário estadual de Educação, que representou o governador Wellington Dias, vice-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, coordenador geral do Projeto Rondon, Paulo César, prefeito de Francinópolis, que representou a APPM, entre outros.

    180graus

A Operação João de Barro ocorrerá de 12 a 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Município (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro.

    180graus


Os municípios selecionados são:

OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO

MUNICÍPIO - INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

1-ARRAIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI – UNIVATES – UNIVATES

2-BARRA D’ALCÂNTARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO – IAU-USP

3-CAJAZEIRAS DO PIAUÍ

FACULDADE SÃO JOSÉ – FSJ
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEC DO SUDESTE DE MG – CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI – IF SUDESTE MG – SJDR

4-DOM EXPEDITO LOPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO – PUC-RIO

5-FRANCINÓPOLIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – UNESP- PRESIDENTE PRUDENTE – FCT – UNESP
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – FRANCISCO BELTRÃO – UTFPR

6-FRANCISCO AYRES

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – FMRP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

7-INHUMA

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – FAI
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – SANTIAGO – URI

8-NOVO ORIENTE DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

9-PAQUETÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – ESALQ

10-SANTA ROSA DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA – UNIVAP

11-SÃO JOSÉ DO PIAUÍ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUCRS
CENTRO UNIVERSITÁRIO MODULO – MODULO

12-VÁRZEA GRANDE

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FFCLRP-USP
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – PUCPR


O projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento local sustentável e promover a construção da cidadania dos estudantes universitários.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A operação “João de Barro” acontecerá entre os dias 12 e 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro. O 25º BC receberá os rondonistas durante a fase de concentração, em Teresina, antes da partida para os municípios

O Projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento local sustentável e promover a construção da cidadania dos estudantes universitários.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019, também foi realizada a Operação Parnaíba.

    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm

 


Fonte: AsCom/ APPM
Comentar
José de Freitas · 10/07/2019 - 17h59 | Última atualização em 10/07/2019 - 18h51

Prefeitura informa a realização do recadastramento dos funcionários públicos do ano de 2019


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de José de Freitas informa que todos os servidores públicos do município de José de Freitas que sejam ocupantes de cargos públicos de provimento efetivo devem realizar o recadastramento funcional junto a Secretaria de Administração, até o dia 17 de julho de 2019, nos horários de 8h às 12h e d. 14h as 17h. Apresentando cópias dos seguintes documentos.

A) 02 (duas) vias da ficha de cadastro preenchida (disponível nas secretarias municipais);
b) 01 (uma) foto 3x4 atualizada; 
C) carteira de identidade; 
D) cpf; 
E) titulo de eleitor; 
F) carteira de trabalho (ctps): 
G) certidão de nascimento / casamento;
H) certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio (para aqueles que têm contrato de matrimônio);
I) registro de nascimento dos filhos; 
J) cpf dos dependentes; 
K) carteira de habilitação motorista); 
I) carteira de reservista do sexo masculino); 
M) comprovante com o número do (pis/pasep), 
N) certificado de escolaridade; 
O) certificado de curso de especialização, mestrado e doutorado e outros; 
P) carteira de registro profissional para cargos vinculados a conselhos, categoria profissional (cr, coren, crc, cro, oab, etc); 
Q) portaria de nomeação ou termo de posse;
R) identificação da instituição financeira, agência e co. Corrente; 
S) comprovante atualizado de endereço residencial;
T) RNE (estrangeiro naturalizado).

O servidor(a) público municipal, pessoalmente, deverá entregar toda documentação exigida no setor de recurso humanos da Secretaria Municipal e Administração e Finanças

Prefeitura de José de Freitas - Um Novo Tempo.

 


Fonte: Reprodução/Facebook Prefeitura de José de Freitas
Comentar
Secretarias de Saúde · 05/07/2019 - 16h37 | Última atualização em 05/07/2019 - 17h47

Castelo recebeu premiação de primeiro lugar do Nordeste durante o Congresso do Conasems 2019


Compartilhar Tweet 1



Castelo do Piauí participou através do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) da 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”, edição 2019, que foi realizada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 2 a 5 de julho de 2019, em Brasília/DF.

    Foto: AsCom/Prefeitura de castelo

Este ano foram selecionadas 500 experiências, distribuídas por todos os estados do país. As iniciativas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país receberam um prêmio de R$ 10 mil, e Castelo foi uma das regiões de destaque, que recebeu o prêmio de melhor experiência municipal da região Nordeste, através do “Projeto 18 de Maio: a intersetorialidade no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Castelo do Piauí”, que foi apresentado pela Agente de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Leila Soares. 

A Secretária de Saúde, Leila Soares, falou da satisfação de participar do evento.
“É com imenso prazer que fomos representar o nosso município com um projeto de enorme relevância para todos os castelenses. Nos sentimentos orgulhosos de fazer parte não só da equipe da secretaria de saúde, mas também de contribuir com todos os setores para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Obtivemos a premiação de melhor experiência exitosa da região Nordeste, uma conquista de todos os envolvidos no projeto. Muito obrigada a todos”, destacou.

O prefeito, Magno Soares, destaca a importância do Projeto 18 de Maio e sua relevância para o município, um projeto de grande importância para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

    Foto: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

“O projeto 18 de Maio é realizado no nosso município, com toda dedicação, em combate à exploração sexual e em proteção a nossas crianças e adolescentes, através de uma ação intersetorial entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, que envolve quase 100% do funcionalismo público municipal, e é desenvolvido durante todo o ano. Isso mostra que a gestão está no caminho certo, com os melhores índices de Saúde, do IDEB, e fomos premiados como melhor projeto do Nordeste no Congresso. Parabenizo a Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Educação, e todo o corpo da gestão que está sempre trabalhando para o bem da nossa gente”, pontuou.

A Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, fala da emoção de ter representado o município e recebido o prêmio de primeiro lugar da região Nordeste. 

“É com muita alegria e gratidão que viemos representar o nosso município e o Estado do Piauí em um Congresso Nacional de experiências exitosas. Foram 500 apresentações de todo o país, pude assistir apresentações belíssimas, e a gente receber a premiação de primeiro lugar da região nordeste é algo fantástico, isso mostra que desenvolvemos excelentes ações no nosso município.  Essa vitória é de cada pessoa que faz parte dessa rede intersetorial de Castelo. Grata a todos por confiarem a mim tamanha responsabilidade de representá- los. Agradeço principalmente a secretária de saúde, Leila Soares, pelo incentivo, apoio e por mostrar sempre que acreditava na nossa capacidade, a prefeitura e as demais secretarias por todo apoio. Convencer uma banca de jurados a nível Nacional a darem boas notas no seu trabalho é uma tarefa muito difícil, mas dei o melhor de mim. E conseguimos... É muita emoção...”, enfatizou.

Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. 

A campanha é desenvolvida para chamar a atenção da sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e instituiu o dia 18 de Maio, como um dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção de atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual na vida de meninas e meninos.

É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.

O município de Castelo do Piauí desenvolve ações, o ano todo, para o combate à exploração sexual e proteção das crianças e adolescentes.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Palmeirais deu início ao programa “Fazenda Produtiva,” na zona rural do município.

O programa inovador tem o proposito de levar consultoria técnica às propriedades rurais com o objetivo de torná-las um padrão de fazendas lucrativas e sustentáveis.

Os  técnicos da prefeitura (veterinário, agrônomo e zootecnista), irão visitar mensalmente as propriedades selecionadas para orientar os produtores sobre o manejo de ovinos , caprinos e bovinos. “ É um pacote de assistência técnica que estamos oferecendo ao criador  rural para que ele possa aprender como tornar a sua propriedade mais produtiva e lucrativa” explica o prefeito Reginaldo Júnior.

O pacote inclui o melhoramento genético, alimentar, sanitário e zootécnico do rebanho, como também informações de gestão, mostrando ao produtor como gerir de forma planejada o seu negócio.

No final de um ano essas propriedades serão modelo de um guia de campo que será produzido pela prefeitura para orientar as demais propriedades rurais do município. “ Temos a expectativa de aquecer a economia da zona Rural, criando um modelo de sucesso que mostra o potencial das propriedades beneficiadas pelo programa” , finaliza Reginaldo Júnior.

 


Fonte: Fonte: AsCom/ Prefeitura de Palmeirais
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, divulgou a programação do aniversário de 125 anos de emancipação politica da cidade, comemorado no dia 26 de junho.

O ginásio poliesportivo e a Vila Junina irão receber uma semana de festas com bandas e apresentações culturais, a estrutura será montada ao lado do espaço esportivo com palco para receber as bandas locais entre os dias 21 e 26 de junho.

A animação ficará por conta das bandas kadência do Forró, Antônio do Acordeon, Rogério Lopes e Alan Castro. As atividades culturais serão realizadas entre os dias 21 e 24, com concurso de quadrilhas e apresentações das crianças e adolescentes dos programas sociais da prefeitura matriculados nas aulas de violão e balé.

No dia 25 quem comanda a festa na Avenida Gonçalo Soares é o cantor Léo Magalhães, além de Waldo e Felipe e Forró Bandido.  À meia noite haverá queima de fogos para comemorar a passagem do aniversário. “ Vai ser uma festa bonita, animada e organizada, como todas que a gente faz,” destaca Reginaldo Júnior.

A festa terá estrutura de palco, som e banda, além de banheiros químicos e segurança. “ Essa é uma festa importante porque temos muito o que comemorar. Recentemente inauguramos a ponte do Espírito Santo, uma obra muito aguardada pela população. Além disso,  reformamos várias escolas e estamos vivendo um momento mágico, nunca antes visto na cidade, no âmbito dos projetos sociais. Esses são apenas alguns dos motivos que nos levarão a comemorar os 125 anos de Palmeirais “.

Para encerrar as atividades, no dia 26 haverá um show góspel no palco da Vila Junina.


Fonte: AsCom/Prefeitura de Palmeirais
Comentar
Linha de crédito simplificada · 04/06/2019 - 11h31 | Última atualização em 04/06/2019 - 11h41

Presidente da APPM fala sobre parceria com o Banco do Brasil para financiamento nos municípios


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), formalizou parceria com o Banco do Brasil, na quarta (29/05), o banco irá disponibilizar uma solução de crédito para o Setor Público, através do Programa Eficiência Municipal.

O presidente da APPM, Jonas Moura, fala sobre a solução.

“Recebemos a equipe de gerência e superintendência do Banco do Brasil aqui na APPM exatamente para firmar essa parceria e ter a possibilidade de liberar recursos para os municípios. É uma linha de crédito simplificada para financiamento em várias áreas da gestão pública, onde terá cerca de R$ 24 bilhões de linha de crédito para as municipalidades contratarem. O banco, através da sua superintendência, está orientando os seus gerentes a dar o suporte necessário aos prefeitos que tenham interesse em fazer esse financiamento, e como presidente da APPM, posso dizer que é uma fonte interessante de se levar desenvolvimento aos nossos municípios”, destaca o gestor.

 


Fonte: Reprodução/Site APPM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, formalizou parceria com o Banco do Brasil, em reunião ocorrida na quarta-feira (29/05). O BB irá disponibilizar uma solução de crédito para o Setor Público, através do Programa Eficiência Municipal.

O benefício tem como objetivo apoiar projetos da administração pública nas áreas da saúde, educação, eficiência energética, modernização da gestão, infraestrutura viária, agricultura e segurança. E será concedido conforme necessidades de investimento das gestões. Informações do site APPM.ORG.

Participaram do encontro o presidente da entidade, Jonas Moura; os prefeitos de Castelo do Piauí, Magno Soares; Beneditinos, Jullyvan Mendes; Nazária, Osvaldo Bonfim; o Superintendente Regional Nordeste do Banco do Brasil, Christiano Carvalho e equipe administrativa da financeira; além de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Demerval Lobão.

 


Fonte: Reprodução/Site APPM
Comentar
Arrecadação de receitas · 22/05/2019 - 21h41

APPM irá realizar Ciclo de Palestras sobre estratégias


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizará Ciclo de Palestras, o evento será nesta quinta feira (23/05),no auditório da APPM em Teresina. Com a temática: Estratégias para o incremento de arrecadação de receitas próprias municipais.

De início terá a palestra: Tributação Imobiliária: O Caminho para a Justiça Fiscal, com o palestrante, Luiz Fernando Moller, às 8h.

Logo depois às 10h, Roberto Tauil, vai falar de decisões recentes sobre o IPTU.

O evento segue às 14h, e Richard Torciano, vai palestrar sobre o tema: A regularização fundiária urbana como fator de incremento na receita municipal.

E às 18h começa a palestra de Ana Maria Castro sobre compensação e incentivo a proteção ambiental: O ICMS ecológico do Piauí.

   


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Convite a ação Democrática · 22/05/2019 - 21h26

APPM convida prefeitos para eleições unificadas 


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizará Eleições Unificadas: Piauí unido pela aprovação da PEC 56/2019. A ação acontecerá na segunda feira (27/05), ás 8h, na APPM, que convida prefeitos a se fazerem presente.

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Desenvolvimento e eficiência · 22/05/2019 - 20h38

APPM realiza curso de Gestão de pessoas


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), informa a abertura de inscrições para curso Gestão de Pessoas: tornando a gestão de pessoal eficiente.

O curso acontecerá no dia 29 de maio no auditório da APPM, no horário de 8h às 18h, as inscrições são gratuitas.

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Cidades piauienses · 20/05/2019 - 16h38 | Última atualização em 20/05/2019 - 17h39

Reunião de corpo diretor da APPM debate temas com assuntos municipalistas


Compartilhar Tweet 1



A terceira reunião para deliberar assuntos de interesse da Associação Municipalista Piauiense, dos Membros da Diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM) aconteceu hoje (20/05) pela manhã, na sede da entidade.

Na reunião foram debatidos temas como: Formatação de Projetos, Premiação para os Municípios com as melhores práticas nas áreas de gestão pública, Projeto SOS Atalaia, Lançamento do torneio APPM Integrada e outros. Ficou estabelecida uma reunião com todos os prefeitos e a Bancada Federal para a próxima segunda-feira (27), onde serão discutidas a Reforma da Previdência e a coincidência de mandatos.

Ao final dos debates, Jonas Moura entregou aos colegas o Perfil dos Municípios, um resumo de todos os dados e informações, estatísticas das cidades piauienses, unificadas em um só documento. O material está sendo disponibilizado para todos os gestores municipais.

    Foto: AsCom/APPM

 


Fonte: AsCom/APPM
Comentar