Consolidação do projeto · 08/12/2017 - 09h24 | Última atualização em 08/12/2017 - 09h57

Prefeitura realiza a Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico 


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Campo Largo realizou a Conferência do Plano Municipal de  Saneamento Básico nessa quinta-feira  (07/12), que aconteceu no Ginásio Jesuino Sampaio, em que o plano foi aprovado por unanimidade pelos presentes no evento.

Com o objetivo de avançar na consolidação do projeto e realizar balanços dos resultados dos eventos de controle social que apresentaram diagnósticos e reunir representantes de diversos segmentos para votar nas propostas colhidas durante os eventos de diagnósticos do plano.

A conferência foi realizada pelo Comitê de Coordenação Municipal juntamente com a equipe da FESP-SP, que tem como coordenador Elcires Pimenta e com a presença do prefeito Rômulo Aécio, vice-prefeito Raimundo Caetano; presidente da câmara, Raimunda Caetano e demais autoridades do município.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Campo Largo
Conviva Educação · 30/11/2017 - 17h24 | Última atualização em 30/11/2017 - 17h30

Lagoinha do PI vence prêmio nacional de educação na categoria júri técnico


Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoinha do Piauí foi um dos três vencedores da 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva Educação. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30/11), em uma live no Facebook do Conviva Educação.

O anúncio na página diz: Petrolina-PE foi o vencedor da categoria de votação popular. Na categoria de júri técnico, foram cinco destaques principais, mas a decisão final foi unânime: Lagoinha do Piauí-PI. Na categoria referência de uso, o município vencedor foi Autazes-AM.A organização explica que o objetivo da premiação é conhecer os bons exemplos de uso da plataforma e valorizar, reconhecer, para que possam inspirar outros municípios.

Os três vencedores participarão de uma viagem internacional. Será uma visita técnica a Rosário, na Argentina. Irão dois representantes por secretaria. Com tudo pago pela organização do evento.

Foram 199 inscritos, destes, 10 foram selecionados para a fase final: Autazes-AM, Almenara-MG, João Pessoa-PB, Lagoinha do Piauí-PI, Maurilândia-TO, Orizona-GO, Paraíba do Sul-RJ, Petrolina-PE, Santiago-RS e Três Rios-RJ.

Segundo o site, o Conviva Educação é um ambiente virtual totalmente gratuito que apoia a gestão das secretarias municipais de educação, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. O Conviva é uma iniciativa da UNDIME, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em parceria com outros onze institutos e fundações e conta com o apoio do Consed e da Uncme.

Assista ao vídeo onde foi anunciada a vitória de Lagoinha do Piauí:

 


Assista ao vídeo de divulgação de Lagoinha do Piauí:

 


Fonte: Com informações do Conviva Educação
Clique no link e vote · 22/11/2017 - 09h42 | Última atualização em 22/11/2017 - 10h56

Votação aberta: Lagoinha do PI é a única cidade do Piauí concorrendo a premiação


Compartilhar Tweet 1



O município de Lagoinha do Piauí é um dos finalistas do prêmio do programa Conviva Educação, como melhor organização educacional. A cidade ficou classificada entre as 10 melhores que usam de maneira organizada a plataforma do Conviva.

A votação é por meio do link ou do Facebook, buscando Conviva Educação, escolhe Lagoinha e vota. Só pode votar uma vez.

Conforme o edital da ação da Reconhecimento do Conviva, entre dias 20 e 27 de novembro estará aberta a votação dos 10 municípios finalistas. Para votar, os participantes devem acessar www.convivaeducacao.org.br/reconhecimento (não é necessário ter cadastro na plataforma). O vídeo da cidade, feito no encontro formativo em São Paulo, está disponível nesse link. O ganhador da categoria "votação popular" recebe como prêmio uma viagem a Rosário, na Argentina, para conhecer experiências educacionais de sucesso.

Segundo o secretário municipal de Educação, Franklis Leal, conta que Lagoinha concorreu com 199 municípios de todo o Brasil e foi uma das dez finalistas. Sendo a única cidade do Piauí nessa ação de reconhecimento.

“Incentive seus colegas para votar na experiência de Lagoinha Piauí! Ajude-nos a mobilizar todos os seus amigos e comunidade. Ajude-nos a representar o Piauí, em Rosário, na Argentina. Façamos essa corrente para mostrar ao Brasil que o Piauí é destaque na área educacional”, diz a mensagem do presidente e vice da Undime-PI, Sidinei Lins e Cleidimar Tavares.

Para votar acesse o link https://convivaeducacao.org.br/reconhecimento

 

Conheceram o passo a passo · 21/11/2017 - 19h13 | Última atualização em 22/11/2017 - 08h19

Articuladores do Selo UNICEF reuniram-se na APPM para receber orientações


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (21/11), os articuladores do Selo UNICEF Edição 2017-2020, no Piauí, participaram de uma reunião com o tema: “A importância da Gestão por Resultado”, na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

A articuladora no Piauí, Lana Fonseca, e mais duas convidadas do escritório que atende Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí receberam os representantes de 130 municípios.

Na ocasião, foram apresentadas as etapas da avaliação e esclarecidas as dúvidas dos articuladores e representantes.

O próximo encontro será dias 12 e 13 de dezembro, na APPM.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Contatos do Unicef:

*Lana Fonseca

(86) 99462-6640

lana.selounicef@gmail.com

*Escritório zonal de Fortaleza:

(85) 3306-5700

fortaleza@unicef.org

*APDMCE (parceira do Unicef no CE, PI e RN):

(85) 3271-2052

dmce@apdmce.com.br

 

Programação preliminar · 17/11/2017 - 06h56 | Última atualização em 17/11/2017 - 08h44

Veja como será a agenda dos prefeitos em Brasília dias 21 e 22/11


Compartilhar Tweet 1



Esgotados de tantos entraves nas administrações municipais, os prefeitos estarão reunidos em Brasília para uma grande mobilização. O encontro ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, e terá uma agenda sólida, composta de reuniões com lideranças partidárias, debates sobre as pautas prioritárias, além de outros momentos-chave.

A agenda tem início na manhã de terça-feira, 21 de novembro, com uma sessão solene na Câmara dos Deputados, seguida de reunião entre os municipalistas e as lideranças estaduais. O intuito será apresentar aos parlamentares as reivindicações do movimento, que traz como destaque a necessidade de um aporte financeiro emergencial.

Logo após, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) estará reunido com a bancada feminina, seguindo o mesmo propósito. Durante a tarde, está previsto um encontro no Tribunal de Contas da União (TCU), cuja pauta se debruçará sobre a questão das creches escolares e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Para finalizar os trabalhos, os municipalistas abrirão espaço de diálogo com as bancadas estaduais com intuito de levar até os parlamentares a pauta prioritária.

Segundo dia

A mobilização continua na quarta-feira, 22 de novembro, com ainda mais força. O dia começa com uma reunião no auditório Petrônio Portela, localizado no Senado Federal. O presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), terá um espaço de fala juntamente com outros parlamentares.

O período da manhã pode ser palco também da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2017. A matéria prevê o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fonte de sobrevivência para as pequenas cidades.

Ao meio dia, os participantes da mobilização deixam o Senado e percorrem a Esplanada dos Ministérios rumo ao gramado do Congresso Nacional. O ato será o ponto alto da mobilização. Finalizado o percurso, o movimento municipalista se reunirá na sede da CNM para traçar um balanço das atividades realizadas e próximos passos.

A expectativa é que deputados e senadores votem, ao final do dia 22, os vetos ao Encontro de Contas. O pleito faz parte de uma luta histórica da Confederação, que almeja um balanço entre os débitos existentes entre União e Municípios. Ele chegou a ser aceito no Plenário do Congresso Nacional, mas por ter sido vetado pela presidência, volta para nova apreciação dos parlamentares.

Contexto da mobilização

A movimentação na capital federal é uma das ações da campanha Não deixem os Municípios afundarem. Encabeçada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a iniciativa surge em um momento de prévio ao colapso financeiro das prefeituras, e conta com a parceria das entidades municipalistas estaduais.

    CNM
    CNM

 


Fonte: CNM
Novo Apoio Financeiro · 16/11/2017 - 17h30 | Última atualização em 16/11/2017 - 17h35

Campanha convoca prefeitos do Piauí para ir a Brasília dias 21 e 22/11


Compartilhar Tweet 1



Demissões de servidores, falta de recursos para o pagamento do 13º salário, atrasos nos repasses para os fornecedores e problemas com a gestão dos programas federais. Se essa é a situação de sua gestão, seu lugar é em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro, no dia “D” da campanha Não deixem os Municípios Afundarem. À frente da mobilização na Capital Federal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores locais promovam inscrição on-line, o quanto antes, para mostrar ao poder público federal a gravidades dos problemas enfrentados.

Diversas entidades estaduais e regionais de Municípios já se reuniram com os parlamentares das bancadas estaduais, em busca de soluções emergenciais para os problemas. Ao reunir centenas de gestores, as lideranças estaduais solicitaram apoio para a liberação de um novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de R$ 4 bilhões, repassados por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A Confederação tem mostrado que mais de 26% dos Entes locais estão com o limite de pessoal estourado, e a verba emergencial deve ajudar a fechar as contas nesse final de ano. Atualmente, do bolo de arrecadação nacional, os governos locais ficam com apenas com 19%. Em contrapartida, são responsáveis pela execução dos programas desenvolvidos pelo governo federal.

As inscrições podem ser feitas na página inicial do site da CNM, no superbanner da campanha.

    CNM

 


Fonte: CNM

Compartilhar Tweet 1



Para ajudar os piauienses no planejamento do jantar de Natal, as especialistas do Clube da Mesa Posta, Luciana Locchi e Cristiane Monte, vão promover o primeiro" Workshop Especial de Natal" em Teresina, que acontece no dia 17 de novembro.

O evento começará a partir das 17h e será realizado na loja Maison Par Casa Freitas, em Teresina. O workshop é uma realização DaIolany Galiza e tem o apoio da loja Maison Par Casa Freitas. O custo é de R$ 80 para sócios do clube e R$120,00 para não sócios.

Além de aprender a como elaborar mesas postas e serviço de mesa americano para natal, os participantes vão receber dicas de como receber bem, faça você mesmo, como repaginar itens de decoração passadas e muito mais.

Para a especialista Luciana Locchi, o Natal é uma das principais oportunidades para reunir a família em torno da mesa e deve ser organizado com muito zelo. 

As vagas são limitadas, portanto, quem estiver interessado deve verificar os dados bancários no site do clube e encaminhar os dados pessoais junto com o comprovante de depósito para o e-mail: atendimento@clubedamesaposta.com.br.

Para mais informações e reservas, entre em contato pelos fones: (11)94796-5599/ (86) 99446-3875/ (86) 3232-6358 ou pelo e-mailatendimento@clubedamesaposta.com.br

 

Serviço                                                                                                

Evento: Workshop Especial de Natal                                                            

Data: 17/11                                                                                  

Hora: 17h às 19h                                                                          

Local: Maison Par Casa Freitas/ Av. Jóquei Clube nº 955- Teresina


Fonte: AsCom / Evento
Prevenção contra câncer · 04/11/2017 - 10h01 | Última atualização em 04/11/2017 - 10h13

Equipe de Saúde de Cocal participa de campanha Outubro Rosa em Cocal dos Alves


Compartilhar Tweet 1



Encerrando a programação da campanha de prevenção ao câncer de mama em Cocal dos Alves, os projetos “Dançando para uma vida saudável”  e “Xô Sedentarismo”, de Cocal, foram convidados a participar do “Dia D do Outubro Rosa”, no último dia (31/10).

 

No evento, em parceria com o projeto local “Viva Feliz”, foi realizada caminhada pela avenida principal da cidade, com concentração na praça da Igreja Matriz. Para informar a comunidade, aconteceu uma palestra sobre as formas de prevenção do câncer de mama e útero, além de como fazer o diagnóstico, ministrada pelo médico Jansen Lima.

 

“Esse é um momento muito especial aqui no município, pois o Outubro Rosa atingiu importância internacional e não seria diferente aqui em Cocal dos Alves. O que estamos realizando hoje é o primeiro patamar para que as mulheres tenham a consciência da relevância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, afirma Jansem Lima.

 

Cerca de 300 mulheres participaram do Dia D e praticaram atividades físicas ministradas pela orientadora físicas da rede de Saúde de Cocal, Margarida Melo.

 

Mulheres como a Deuselina Siqueira, participante do grupo Viva Feliz e que diz ter melhorado a saúde. “Eu melhorei mais do meu físico, dos meus ossos e até o stress diminuiu. É bom demais”, conta.

 

A enfermeira Jéssica Aline Sousa avalia os resultados do primeiro ano da campanha em Cocal dos Alves. “É um projeto feito em todo o Brasil, mas em nossa cidade é o primeiro ano. Então nós demos ênfase aos exames de mama, colo de útero e por levar orientações sobre a importância da prevenção”, finaliza.  

 

Fotos: Ascom/Prefeitura de Cocal

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Cocal
Na sua página no Facebook · 04/11/2017 - 08h59 | Última atualização em 04/11/2017 - 09h11

Prefeito de José de Freitas emite nota sobre dificuldades financeiras do município


Compartilhar Tweet 1



Prefeito de José de Freitas, Róger Linhares, emite nota sobre situação financeira do município.

"O modelo injusto de distribuição dos impostos pagos pela população aos entes federativos brasileiros agravou sobremaneira a crise por que passam os municípios com as frequentes quedas nas transferências constitucionais por meio do FPM. Mencionada crise afeta todos os municípios brasileiros e mais ainda os do Nordeste que historicamente foram esquecidos pelo poder central. Pelo fato de não possuírem indústrias ou comércio significativo acabam por ter baixa capacidade de arrecadação. Na mesma situação estão a maioria dos municípios piauienses, como Picos, Floriano, Piripiri, Altos, etc.

Desde que assumimos a Prefeitura Municipal de José de Freitas estamos enfrentando dificuldades de todas as naturezas. Além de pagarmos pelas obrigações inerentes à nossa gestão estamos cumprindo com parcelamentos e débitos deixados pelos gestores do passado.

Para resolvermos todas essas questões, especificamente neste ano, contamos com menos recursos que nos anos anteriores, problema agravado com o aumento dos preços como combustível, salários, encargos e tudo que compõe o custeio da máquina pública.

Apesar de todas essas dificuldades estamos mantendo o atendimento satisfatório em todas as áreas de administração, inclusive, com o pagamento de salários e transferências constitucionais em dia. Ser um bom prefeito exige a precípua obrigação de manter a austeridade nas finanças públicas e de cumprir a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Como o índice que é utilizado para se aferir a regularidade perante a Lei de Responsabilidade Fiscal é percentual, na medida em que diminui a arrecadação do município aumenta proporcionalmente a nossa participação no cálculo que apura o índice ante ao limite prudencial.

Ninguém é maior do que a lei e devemos cumpri-la, mas para isto são exigidas decisões difíceis do gestor como cortar despesas com folha de pessoal.

Sou obrigado a pagar dívidas milionárias sem comprometer salários e serviços essenciais.

Registro aqui que temos pagado religiosamente em dia o que cabe ao fundo de previdência municipal e ao INSS. Destaco este fato que nada mais é que uma obrigação, mas nas atuais circunstâncias revela nosso esforço hercúleo para fazer a coisa certa, visto que é do conhecimento público que os quatro prefeitos que me antecederam não honraram com esta obrigação colocando em sérias dificuldades o futuro do servidor municipal.

Só a título de exemplificação o nosso débito com a previdência municipal gira em torno de trinta milhões de reais. Mesmo recebendo doze parcelas de FPM dentro de um ano, ainda no mês de outubro já pagamos 11 folhas de pagamento visto que tivemos que honrar com as folhas da administração e da saúde do mês de dezembro de 2016. Serão 14 folhas em 2017 com apenas doze parcelas de receita.

Quem nos conhece sabe que nunca entramos na política para usá-la como meio de vida. Nem para atender aos nossos interesses pessoais ou para se beneficiar do poder para nos mantermos no poder. Nunca! Isso foi o que combatemos. Durante toda a nossa campanha, pregamos – e aqui eu renovo o compromisso – de implantarmos um modelo responsável e democrático de gestão pública. Que não olhasse rosto ou legendas partidárias, mas a coletividade.

É baseado nisso que tivemos de tomar uma atitude agora impopular, visando, contudo, não comprometer a gestão, aspirando que, no futuro, saiamos desta crise de mãos dadas, conduzidos pela responsabilidade, pelo zelo e pela seriedade com os quais devem – ou deveriam – sempre agir todo gestor que tem compromisso com seu município e sua gente.

Não fujo da responsabilidade e continuarei lutando todos os dias para manter a saúde financeira da Prefeitura. Estou buscando junto a APPM que seja feita uma mobilização para que sensibilizemos o Governo Federal da necessidade de termos uma solução definitiva para a crise financeira dos municípios por meio de um novo pacto federativo de redistribuição de renda.Antes de tudo gostaria de fazer um questionamento para que sirva de reflexão. Assisto diariamente os mesmos que me deixaram essa dívida se fazerem de críticos da minha gestão. Isto é justo? Como o discurso pode mudar em tão pouco tempo?

O que eu gostaria era que todos os políticos que foram votados na nossa cidade retribuíssem a confiança do voto com o empenho para conseguir emendas destinadas a saúde ou educação. Isto já seria um alento. Mas a energia de alguns parece dedicada apenas a jogar pedras, não a construir. Esse é o preço político que não me importo em pagar pois acredito no discernimento da população de José de Freitas, que está vendo o nosso esforço para atravessar a turbulência no momento.

Nosso esforço em mudar a cultura e a realidade do nosso município são visíveis. E são essas mudanças de práticas que eu gostaria de deixar como legado da minha administração. Mudanças de práticas eleitoreiras, que privilegiavam alguns em detrimento da grande maioria.

Conclamo que juntos tiremos José de Freitas do atraso, mas para isto a boa prática não pode ficar apenas no discurso. Depende de ações implementadas e avalizadas por todos nós. Não podemos pensar apenas em si, mas na coletividade. Medidas administrativas mais duras devem ser tomadas.

Esperamos, senão de imediato, mas após uma reflexão serena e racional dos que agora se indignam, o entendimento sobre nossas razões e, acima de tudo, sobre nossas intenções, a cada ato à frente do Município de José de Freitas, para o qual devem estar voltados todos os nossos olhares e paixões", descreveu prefeito através de sua página no Facebook.

Foto: AsCom/Prefeitura de José de Freitas

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de José de Freitas
Segue até janeiro de 2018 · 31/10/2017 - 15h18 | Última atualização em 31/10/2017 - 15h23

Secretaria de Esporte e Lazer inicia Campeonato Municipal de Futebol em Novo Santo Antônio


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Novo Santo Antônio, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu início neste último final de semana (28 e 29/10) ao campeonato municipal de futebol, que conta com 08 equipes. Com uma premiação de mais de R$ 3 mil e com a final prevista para o dia 26 de janeiro de 2018, data em que se comemora o aniversário de emancipação política da cidade, o campeonato tem movimentado o esporte local, as redes sociais e a torcida dos times envolvidos.

 

O prefeito Edgar Bona tem voltado bastante sua atenção para o esporte, com o apoio da Câmara Municipal de Novo Santo Antônio, buscando apoio dos governos estadual e federal, bem como da iniciativa privada para a realização de competições esportivas desta natureza.

O secretário municipal de esportes, Mikael Barros, destaca a importância da realização do campeonato municipal de futebol, como meio de desenvolvimento social para a população, bem como a utilização do futebol para afastar a juventude das drogas e das mazelas que assolam a juventude, frente a triste realidade que se vive hoje no país, e dos benefícios trazidos pela competição. Ressalta: “é de suma importância um campeonato desta proporção, os jogadores estão envolvidos e colaboram bastante para que tudo dê certo, mesmo com as dificuldades financeiras que todos os municípios do Brasil passam neste momento. Ao ponto em que fazem isto, percebemos que o envolvimento destes com a causa esportiva já consegue afastá-los de alguns riscos sociais, como as drogas, conseguimos promover saúde e desenvolvimento social para uma grande parcela da população, além de melhorar a economia local, pois nos dias dos jogos é grande a movimentação na cidade. Sabemos que não é a única medida, mas temos um calendário esportivo com a inclusão de outras modalidades ao longo do ano, e faremos competições no sentido de sermos referência no esporte.”

 

Jogos do final de semana:

São José 4 x 0 Queimadas
Barcelona 3 x 0 Nazaré
 

Confira a tabela dos jogos:


 

 


Fonte: AsCom
Aberto a comunidade · 22/10/2017 - 11h07 | Última atualização em 22/10/2017 - 11h10

Semana do Bullying foi realizada em escolas de Cocal


Compartilhar Tweet 1



Nesta semana foi realizada a Semana do Bullying, no município de Cocal, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lourdinha Simeão e na Unidade Escolar Francisco Raimundo Fontenele. O projeto, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve início nessa segunda-feira (16/10) e encerrou nesta sexta-feira (20).

Alunos, pais, funcionários das escolas e toda a comunidade presente puderam participar de palestras, exibição de vídeos, dramatizações e relatos sobre bullying, que ocorreram em outras escolas em relação ao comportamento e agressões físicas ou psicológicas cometidos pelos colegas de classe.

A secretária Municipal de Educação, Raimundinha Albuquerque, explicou a finalidade da ação. “O projeto busca mostrar para as crianças, jovens e toda comunidade o alerta sobre atos de bullying, o quanto pode prejudicar o rendimento escolar e o próprio futuro desses alunos que sofreram algum tipo de violência causando angústia e o sentimento de desigualdade no meio social”, afirma.

A diretora da Escola Raimundo Fontenele, Tânia Regina, alertou sobre o tema discutido na Semana. “Bullying é coisa séria e é importante lembrarmos que isso não acontece apenas nas escolas, mas pode ocorrer em qualquer lugar. Então, um projeto como este é fundamental para todos terem conhecimento sobre o assunto e ajudar na conscientização sobre esse mal que vem prejudicando há muitos anos nossa sociedade”, ressalta.

Fotos: Ascom /Prefeitura de Cocal

 


Fonte: Ascom /Prefeitura de Cocal
Qualidade de vida · 22/10/2017 - 09h54 | Última atualização em 22/10/2017 - 09h59

Projeto contra o sedentarismo mobiliza mulheres no Norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Mulheres de várias idades de Cocal se reuniram, nessa sexta-feira (20/10), para uma série de atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida. A iniciativa faz parte do Projeto “Xô Sedentarismo”, de iniciativa de Antônia Sérgia de Pinto Silva, que recebe o apoio da Prefeitura de Cocal, através do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf).

Acompanhada pelos coordenadores voluntários, Lucas Borges de Moraes e Wanderson Araújo de Brito (acadêmicos). A atividade contou com dinâmicas de grupo, dança e uma caminhada do Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar João Possidônio do Rosário, passando pela Praça de Eventos, no Centro, e retornando ao ponto de partida. Com cartazes nas mãos, as participantes aproveitaram a oportunidade para chamar atenção para a causa do ‘Outubro Rosa’ e a importância da prevenção ao câncer de mama.

De acordo com assistente social do Nasf, Antonia Sérgia, a dinâmica do grupo tem um cunho socializante e busca incentivar a prática de hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares entre mulheres. “Buscamos criar um vínculo entre as participantes e estimular a comunicação comunitária, integração social, prevenção e promoção da saúde, afastando, assim, os riscos de doenças ligadas ao sedentarismo como obesidade, hipertensão e até mesmo a depressão”, explicou.

Fotos: Ascom /Prefeitura de Cocal

    Ascom /Prefeitura de Cocal

 


Fonte: Ascom /Prefeitura de Cocal
Audiência pública · 21/10/2017 - 10h40 | Última atualização em 21/10/2017 - 10h52

Prefeitos piauienses se reúnem com bancada federal dia 23 de outubro em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (23/10), a Associação Piauiense de Municípios (APPM) promove audiência pública entre os prefeitos e bancada federal do Piauí. O encontro faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem como objetivo a solicitação do auxílio e parcerias, em razão da crise financeira que assola os municípios brasileiros, que dificulta a realização de investimentos e cumprimento da folha de pagamento; dentre outros entraves administrativos.

O ato será marcado por dois momentos. Às 09h, ocorrerá a reunião apenas com os prefeitos, onde será elaborada uma pauta e, às 10h, os deputados federais piauienses estarão no auditório da instituição para discutir, junto aos gestores, soluções para amenizar o problema da crise nos municípios, que é de abrangência nacional.


Fonte: AsCom /APPM
Mais desenvolvimento · 16/10/2017 - 13h52 | Última atualização em 16/10/2017 - 16h41

Prefeitura de Altos entrega obras no aniversário de 95 anos de emancipação política


Compartilhar Tweet 1



O aniversário de 95 anos da cidade de Altos, realizado na última quinta-feira (12/10) foi marcado pela entrega de grandes obras na área da educação. Foram inauguradas duas creches com ampla estrutura para jornada de tempo integral. Os centros de ensino vão atender confortavelmente cerca de 500 crianças do município.

Pela manhã, a prefeita Patrícia Leal e o secretário municipal de administração, Warton Lacerda, acompanhados de outras autoridades do município e do deputado federal, Assis Carvalho, participaram da solenidade de entrega da creche “Pequeno Gustavo”, localizada no Bairro Tranqueira.

O momento foi marcado por muita emoção, e também contou com as presenças dos pais do garotinho Gustavo - morto em 2013 aos seis anos, durante uma troca de tiros no centro da cidade.

Em seu discurso, Patrícia Leal observou as dificuldades encontradas em seu governo para a execução das obras e destacou a ajuda de Assis Carvalho para que os trabalhos tivessem continuidade.“Quando assumimos em 2013, essas construções já haviam sido iniciadas. Porém, estavam paradas há muito tempo, apenas com a base e alguns pilares erguidos, além de muito entulho e mato por todo o local.

O dinheiro para a construção havia sumido das contas. Mesmo assim, não desanimei. Nossa equipe lutou muito e, com a ajuda do nosso deputado federal, depois de muitas audiências em Brasília conseguimos recursos e finalmente concluímos esses dois centros de ensino. É um grande presente para todos nós e para as crianças de Altos.”, ressaltou Patrícia.

Ainda pela manhã, após a inauguração da Creche Pequeno Gustavo o município entregou a Pracinha de São José, localizada na entrada da cidade, sentido a capital.

O monumento foi um presente do médico altoense Mário Raulino, devoto do santo padroeiro. Já a pracinha foi construída com recursos do município.No final da tarde foi inaugurada a creche Tia Zezita Barbosa, localizada no Bairro São Luís.

Na oportunidade, Warton Lacerda comentou sobre a satisfação de participar efetivamente de mais um momento que entra para a história do município.“É mais uma obra grandiosa, de amplo alcance social. São cerca de 250 crianças que serão atendidas em regime integral. Não foi fácil chegarmos a este momento. Batalhamos muito por este benefício. Graças a Deus, agora temos mais educação, dignidade e futuro para as nossas crianças.

A comunidade do São Luís está de parabéns”, destacou o secretário.A solenidade de inauguração da Creche Tia Zezita Barbosa também contou com as presenças de autoridades de Altos e municípios vizinhos, do Governador Wellington Dias e da Deputada Federal, licenciada, e atual Secretária de Educação do Estado, Rejane Dias.

Fotos: AsCom/Prefeitura de Altos

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Altos
Com distribuição de brinquedos · 16/10/2017 - 09h34 | Última atualização em 16/10/2017 - 09h37

Dia das crianças reúne multidão em Palmeirais


Compartilhar Tweet 1



Pipoca, algodão doce, lanchinho e muita diversão. Assim foi o Dia das Crianças em Palmeirais. Os pequenos da zona urbana e rural fizeram a festa junto com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que montou um mini parquinho com pula-pula, futebol de sabão, escorregadeira e personagens infantis.  O evento contou ainda com uma banda infantil, apresentação de teatro e musical da Frozen. 

No total, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento. “Nossas crianças precisam viver mais a infância. Por isso, trouxemos para a nossa festinha ludicidade, personagens infantis, brincadeiras e muita magia. O resultado foi o sorriso no rosto das crianças e também dos pais, que aproveitaram para curtir o dia ao lado dos filhos”, destaca a secretária de Assistência Social, Carol Coêlho. 

O final da festa foi coroado com a distribuição de brinquedos para todas as crianças, além do sorteio de um tablet e de uma bicicleta. “Foi uma festa para toda a família, para crianças de várias idades e de todas as regiões do município. Fizemos questão de disponibilizar transporte para que as crianças das comunidades rurais também pudessem participar. Foi uma festa democrática e muito bonita”, finaliza o prefeito Reginaldo Júnior.

    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais

 


Fonte: AsCom /Prefeitura de Palmeirais
Suporte pedagógico · 16/10/2017 - 09h06 | Última atualização em 16/10/2017 - 09h12

Prefeitura inaugura sala de Atendimento Educacional Especializado em Palmeirais


Compartilhar Tweet 1



No “Dia das Crianças”, Palmeirais recebeu um presente especial. O prefeito Reginaldo Júnior inaugurou uma sala de Atendimento Educacional Especializado, que vai oferecer suporte pedagógico específico para alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de suas habilidades.

A sala é equipada com recursos de Tecnologia Assistiva para favorecer a autonomia e independência dos alunos. Uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e professores, vai atuar no local. Em 2018, haverá ainda um professor de libras. Os alunos serão atendidos no contraturno da escola regular.

De acordo com a secretária de Educação do município, Lucimary Rodrigues, o Atendimento Educacional Especializado busca complementar a formação do estudante com necessidades especiais, em um espaço equipado e com profissionais capacitados para atenderem suas necessidades. “Nosso objetivo é educação inclusiva de qualidade, respeitando as diferenças de cada um”, destacou a secretária.

O prefeito Reginaldo Júnior destacou a importância da educação inclusiva.  “Tenho muito orgulho de apresentar ações que vêm transformando a nossa cidade e a sala AEE com certeza será um marco para a educação de Palmeirais. Estamos muito felizes com isso”, disse o prefeito.

    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais

 


Fonte: AsCom /Prefeitura de Palmeirais
Educação no semiárido · 09/10/2017 - 15h20 | Última atualização em 21/10/2017 - 11h27

Técnicos da Fiocruz visitam experiência de educação contextualizada no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um grupo de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido fizeram uma visita de intercâmbio na Escola Municipal Liberato Vieira, em Ipiranga do Piauí, dia 03 de outubro, com o objetivo de conhecer as experiências desenvolvidas na área da educação contextualizada no semiárido.

Durante a visita, a coordenação da Escola fez uma apresentação das atividades desenvolvidas na instituição voltadas para a valorização e o reconhecimento das potencialidades locais, bem como, os estudos e as pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos associados à sustentabilidade e a convivência com o semiárido.

    Educação no Semiárido

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os Laboratórios Pedagógicos - a Horta Pedagógica, o Viveiro de Mudas e o Banco de Sementes Crioulas - construídos pelos alunos e professores como meio de aprofundar os conhecimentos sobre a agroecologia, a preservação da água, a sustentabilidade e a convivência com o semiárido.

Na visão dos técnicos da Fiocruz e do Fórum do Semiárido, a experiência de educação desenvolvida pela Escola Municipal Liberato Vieira traz grandes contribuições para o projeto de sustentabilidade no semiárido, pois dar ênfase na produção de conhecimentos vinculado com as práticas da comunidade, na perspectiva da convivência com as questões ambientais da região, na preservação sociocultural e ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica.

    Educação no Semiárido

Naquela oportunidade, a escola apresentou também outro projeto que será implementado na instituição relacionado com o reuso da água. A ideia é reaproveitar as águas utilizadas na parte da cozinha, e da própria água da chuva, para impulsionar sua reutilização na limpeza das áreas externas e dos banheiros da unidade, bem como, na irrigação dos jardins, plantas frutíferas e no viveiro de mudas.

Esta visita técnica faz parte de uma estratégia de trabalho desenvolvida pela Fiocruz e a Funasa associada ao desenvolvimento e a aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na região do semiárido brasileiro.

Dentro deste trabalho, a Fiocruz está num diálogo com a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa Brasil) com o objetivo de conhecer as tecnologias sociais e suas metodologias de formação e mobilização social voltadas para a convivência e a sustentabilidade no semiárido.

Dentre as metas da Fiocruz está a elaboração de um diagnóstico de risco e vulnerabilidade social e ambiental; Desenvolvimento e inovação de metodologias e tecnologias sociais para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis; Fortalecimento das tecnologias e ações para atuação nos territórios saudáveis e sustentáveis; Fortalecimento da gestão na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis; dentre outros.

    Educação no Semiárido
    Educação no Semiárido

 


Fonte: Blog Educação no Semiárido
Divulgada a programação · 09/10/2017 - 12h26 | Última atualização em 09/10/2017 - 12h37

Toca do Vale e Gleyfy Brauly irão se apresentar no aniversário de 95 anos de Altos


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Altos, por meio da Coordenação de Cultura, divulgou a programação da festa de aniversário dos 95 anos de emancipação política do município. Entre as principais atrações, os shows do cantor cearense, Toca do Vale, e do artista da terra e famoso cantor do “embromation”, Gleyfy Brauly. Também estão na programação as apresentações de Léo Cachorrão e Forró Versáteis. Os shows acontecerão na noite da próxima quinta-feira (12/10) no Calçadão Público de Altos.

De acordo com o coordenador de cultura do município, professor Carlos Dias, várias atividades serão realizadas durante todo o dia. “Preparamos uma programação bem especial, voltada para os valores do nosso município. Teremos missa em ação de graças, momento para ao corte do bolo, recital de poemas de amor à terra com nossos alunos, festa especial para as crianças, lançamento de livros de escritores altoenses, exposição de telas e inauguração de escolas e logradouros públicos”, detalha o coordenador.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destacou o esforço do executivo municipal para manter a tradição do 12 de Outubro. “É um momento muito especial para os altoenses. Podemos assegurar que esta comemoração tomou uma dimensão muito maior depois que assumimos o município. Neste ano, mesmo diante do péssimo momento que o país está vivendo, conseguimos manter a tradição. E o melhor de tudo é que também teremos inaugurações de grandes obras neste dia”, garante Patrícia.

Acompanhe a programação

Prefeitura de Altos 07:30h - Hasteamento das Bandeiras e execução de hinos pátrios

Igreja Matriz de São José08:00h - Missa em Ação de Graças: Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Dia das Crianças e 95 anos de Altos.

Praça Cônego Honório10:00h - Corte do bolo e canção dos parabéns

Centro Artesanal e Cultural Poeta Zé da Prata10:30h - Recital “Poemas de amor à Terra” com alunos da rede municipal de ensino10:50h - Lançamento dos livros “Benedito Pestana: o pai do jornalismo altoense”, de Nino Dourado, e “Pote de Mel”, de Cacá Silva, com exposição paralela de telas a óleo de Cacá Silva

Bairro Tranqueira10:30h - Inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM “Pequeno” Gustavo” (ao lado da U. E. Modestina Monte);

Avenida Francisco Raulino – BR 343 11h - Inauguração da Praça São José (na estátua de São José), na entrada de Altos;

Bairro São Luís11:30h - Inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Zezita Barbosa (Rua Anísio de Abreu, Bairro São Luís);

Calçadão da Praça Cônego Honório16h - Festa das Crianças (com distribuição de brindes, picolés, pipocas, brincadeiras com palhaços e pula-pula); 21h - Festa com bandas regionais (Toca do Vale, Gleyfy Brauly, Léo Cachorrão, Forró Versáteis e Reggep Mcs).

Foto: AsCom/Prefeitura de Altos

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Altos
Em Teresina · 07/10/2017 - 14h01 | Última atualização em 07/10/2017 - 15h23

Deputada Iracema e senador Ciro recebem prefeitos da Ampar para confraternização


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos da Associação Piauiense dos Municípios do Médio-Parnaíba – Ampar participaram de uma confraternização na casa da deputada Iracema Portella e senador Ciro Nogueira, nesta sexta-feira (06/10). Dos 31 prefeitos da Ampar, 29 compareceram ao jantar, além de alguns de outras regiões.

O senador Ciro Nogueira destacou que o encontro já aconteceu, outras vezes, em Demerval Lobão, e que era uma retribuição pela excelente receptividade. O senador aproveitou para parabenizar a todos pelo Dia do Prefeito.

“A gente ficou muito feliz de ter os prefeitos da Ampar aqui. Foi uma festa extremamente prestigiada porque dos 31 vieram 29 prefeitos. E eu e Ciro procuramos ter sempre esta parceira estreita com todos eles. Sempre estamos abertos para ouvir as reivindicações, as demandas dos municípios e, na medida do possível, procuramos sempre está atendendo. Então, é uma relação muito boa que nós temos com todos eles e, até pela proximidade dos municípios aqui de Teresina, isso se torna mais fácil. Então, nos colocamos mais uma vez a disposição de todos eles com os gabinetes a disposição para que a gente possa, lado a lado, fazer muito pela região, que é de extrema importância para nosso estado. E a associação está de parabéns pelo trabalho que ela vem executando para o desenvolvimento do Médio-Parnaíba”, declarou a deputada federal Iracema Portella.

O presidente da Ampar, prefeito de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, destacou que este contato é muito importante para a entidade. “Importante para a Ampar ser convidada pela deputada Iracema e senador Ciro. Eles abriram as portas da sua casa para a gente e isso estreita nosso laço de amizade e, com certeza, a Ampar está de parabéns por está aqui hoje neste evento e confraternizar aqui com estas grandes lideranças do nosso estado. Então, estamos felizes pelo convite. Foi em uma reunião da Ampar que o senador se sensibilizou dizendo que queria fazer um evento dentro da sua casa para todos nós da Ampar. E é um momento de comemorar, de alegria, de satisfação para todos nós”, afirmou.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, vice-presidente da APPM também ressaltou a grande importância grande do momento para a Ampar. “A associação toda está aqui, em peso, e viemos agradecer ao senador Ciro pela contribuição que ele vem dando a todos os municípios da nossa região. Em uma das reuniões, ele disse que todos os municípios da Ampar seriam beneficiados, principalmente, na área da saúde, e ele vem cumprindo isso, de uma forma muito transparente, muito tranquila com todos os municípios. Então, a Ampar está aqui hoje em agradecimento a essa parceria”, disse o prefeito.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, estava presente acompanhado de sua esposa, Lucy Silveira. Também compareceram os deputados Júlio Arcoverde, B. Sá e Mainha, Arão Lobão, diretor do Detran, e Inaldo Guerra, da Codevasf.

Veja os álbuns:

Fotos: Raulino Neto / AsCom

    Raulino Neto / AsCom
    Raulino Neto / AsCom
    Raulino Neto / AsCom

 

 

 


Compartilhar Tweet 1



Na sexta-feira (06), acontecerá o lançamento do programa “Avançar Cidades”, na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a partir das 8h da manhã. A iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

A APPM está convocando os prefeitos para participarem do lançamento. O encontro contará com a presença do governador, Wellington Dias, senador Ciro Nogueira, os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, Nelson de Sousa e Roberto Derziê, além de deputados estaduais e federais.

Segundo dados do MCidades, 96% das cidades do Piauí não tem um plano de saneamento básico e não há informação consolidada sobre os planos existentes, se são completos e atualizados conforme as diretrizes da Lei do Saneamento (NO 11.445/2007). Nesse sentido, o programa “Avançar Cidades” promete atender aos municípios menores do estado, melhorando a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e qualidade de vida da população urbana e rural, por meio de investimentos destinados à universalização e à melhoria desses serviços.

  AsCom /APPM

 


Fonte: AsCom /APPM
Desenvolvimento social · 05/10/2017 - 13h49 | Última atualização em 05/10/2017 - 14h47

Deputado solicita a ministro CRAS, centros para idosos e veículos para secretarias municipais


Compartilhar Tweet 1



Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o deputado federal Marcelo Castro solicitou a construção de Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, centros de convivências dos idosos e veículos para as Secretarias de Assistência Social dos municípios piauienses, que não dispõe de tais instalações e equipamentos.

“Recebi do ministro Osmar Terra uma sinalização em atender à nossa solicitação, ainda neste ano de 2017”, declarou o deputado.                    

Na foto, o assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, o secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, o deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra.

Assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra
  Assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra AsCom / Parlamentar

 


Fonte: AsCom/ Parlamentar
Com presença de prefeitos · 05/10/2017 - 11h39 | Última atualização em 05/10/2017 - 11h54

Bancada federal do Piauí confirma destinação de emendas para saúde e BR 135


Compartilhar Tweet 1



Em reunião realizada nesta quarta-feira (04/10), em Brasília, a bancada federal do Piauí manteve a destinação dos recursos das emendas de bancada de 2018 para o custeio da Saúde dos municípios piauienses e para a BR 135.

Os prefeitos de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto; Wall Ferraz, Dr. Danilo; Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos; e Landri Sales, Aurélio Sá; entre outros, acompanharam a reunião.

  AsCom/ Parlamentar

 


Fonte: Com informações da AsCom/ Parlamentar

Compartilhar Tweet 1



No dia 03 de outubro, uma comitiva de prefeitos do Piauí participará de uma audiência extraordinária em Brasília com o presidente Michel Temer, para reivindicar os repasses dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).  Um incentivo instituído pela Lei 12.058, como forma de auxílio aos municípios que sofreram com redução dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principalmente os da região Nordeste. Os repasses do AFM, aos municípios já aconteceram em 2009 e 2013, e agora as Associações de prefeitos de todo o País, estão articulando junto ao Governo Federal a volta do repasse.

O encontro faz parte uma agenda da Confederação Nacional de Municípios – CNM. Veja abaixo:

 


Fonte: Com informações da APPM e CNM

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizará dia 26 de setembro, o lançamento do Diário Eletrônico Oficial dos Municípios (DOME), que acontecerá às 9h no auditório da instituição. A nova plataforma tem como objetivo dar maior autonomia à administração pública municipal, além de proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público.

Na mesma data, irá ocorrer o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa destinada a reconhecer os melhores trabalhos realizados por prefeitos piauienses na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que habilita o vencedor a participar da edição nacional do Prêmio.


Fonte: AsCom / APPM
Com participação de Iohannes · 11/09/2017 - 07h21 | Última atualização em 11/09/2017 - 10h02

Prefeito e vice disputam Jogo da Amizade em Santo Antônio de Lisboa


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington, realizou neste sábado (09/09) o Jogo da Amizade, que aconteceu no Campo de Marlirio, e teve início às 17h.

A partida foi entre os times Amigos do Wellington vs Amigos do Karlão, com a participação do cantor Iohannes no time do prefeito Wellington e a presença do deputado estadual, Júlio Arcoverde. Estiveram presentes também vários outros amigos dos gestores que proporcionaram uma bela partida de futebol.

Fotos: 180graus/ Nicolay Sousa