Para 12 municípios · 13/07/2019 - 13h23 | Última atualização em 13/07/2019 - 17h36

Projeto Rondon: cerimônia em Teresina marca abertura da Operação João de Barro


Compartilhar Tweet 1



A cerimônia de Abertura da Operação “João de Barro”, do Projeto Rondon, aconteceu na manhã deste sábado (13/07), no auditório da OAB-PI. 12 municípios piauienses foram contemplados com a operação.

Compuseram a mesa de honra o General Paulo Humberto, Ellen Gera, secretário estadual de Educação, que representou o governador Wellington Dias, vice-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, coordenador geral do Projeto Rondon, Paulo César, prefeito de Francinópolis, que representou a APPM, entre outros.

    180graus

A Operação João de Barro ocorrerá de 12 a 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Município (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro.

    180graus


Os municípios selecionados são:

OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO

MUNICÍPIO - INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

1-ARRAIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI – UNIVATES – UNIVATES

2-BARRA D’ALCÂNTARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO – IAU-USP

3-CAJAZEIRAS DO PIAUÍ

FACULDADE SÃO JOSÉ – FSJ
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TEC DO SUDESTE DE MG – CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI – IF SUDESTE MG – SJDR

4-DOM EXPEDITO LOPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO – PUC-RIO

5-FRANCINÓPOLIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – UNESP- PRESIDENTE PRUDENTE – FCT – UNESP
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – FRANCISCO BELTRÃO – UTFPR

6-FRANCISCO AYRES

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – FMRP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

7-INHUMA

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – FAI
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – SANTIAGO – URI

8-NOVO ORIENTE DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

9-PAQUETÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – ESALQ

10-SANTA ROSA DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA – UNIVAP

11-SÃO JOSÉ DO PIAUÍ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUCRS
CENTRO UNIVERSITÁRIO MODULO – MODULO

12-VÁRZEA GRANDE

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FFCLRP-USP
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – PUCPR


O projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento local sustentável e promover a construção da cidadania dos estudantes universitários.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A operação “João de Barro” acontecerá entre os dias 12 e 28 de julho, em 12 municípios do Piauí, que receberão 252 rondonistas de Instituições de Ensino Superior de todo país. A operação vai contar com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), ambos do Exército Brasileiro. O 25º BC receberá os rondonistas durante a fase de concentração, em Teresina, antes da partida para os municípios

O Projeto Rondon é uma ação governamental coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior e governos estaduais e municipais, que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento local sustentável e promover a construção da cidadania dos estudantes universitários.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno; em 2011, com a Operação Zabelê; e em 2014, com a Operação Velho Monge. Em janeiro de 2019, também foi realizada a Operação Parnaíba.

    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm
    Foto: AsCom/Appm

 


Fonte: AsCom/ APPM
Comentar
José de Freitas · 10/07/2019 - 17h59 | Última atualização em 10/07/2019 - 18h51

Prefeitura informa a realização do recadastramento dos funcionários públicos do ano de 2019


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de José de Freitas informa que todos os servidores públicos do município de José de Freitas que sejam ocupantes de cargos públicos de provimento efetivo devem realizar o recadastramento funcional junto a Secretaria de Administração, até o dia 17 de julho de 2019, nos horários de 8h às 12h e d. 14h as 17h. Apresentando cópias dos seguintes documentos.

A) 02 (duas) vias da ficha de cadastro preenchida (disponível nas secretarias municipais);
b) 01 (uma) foto 3x4 atualizada; 
C) carteira de identidade; 
D) cpf; 
E) titulo de eleitor; 
F) carteira de trabalho (ctps): 
G) certidão de nascimento / casamento;
H) certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio (para aqueles que têm contrato de matrimônio);
I) registro de nascimento dos filhos; 
J) cpf dos dependentes; 
K) carteira de habilitação motorista); 
I) carteira de reservista do sexo masculino); 
M) comprovante com o número do (pis/pasep), 
N) certificado de escolaridade; 
O) certificado de curso de especialização, mestrado e doutorado e outros; 
P) carteira de registro profissional para cargos vinculados a conselhos, categoria profissional (cr, coren, crc, cro, oab, etc); 
Q) portaria de nomeação ou termo de posse;
R) identificação da instituição financeira, agência e co. Corrente; 
S) comprovante atualizado de endereço residencial;
T) RNE (estrangeiro naturalizado).

O servidor(a) público municipal, pessoalmente, deverá entregar toda documentação exigida no setor de recurso humanos da Secretaria Municipal e Administração e Finanças

Prefeitura de José de Freitas - Um Novo Tempo.

 


Fonte: Reprodução/Facebook Prefeitura de José de Freitas
Comentar
Secretarias de Saúde · 05/07/2019 - 16h37 | Última atualização em 05/07/2019 - 17h47

Castelo recebeu premiação de primeiro lugar do Nordeste durante o Congresso do Conasems 2019


Compartilhar Tweet 1



Castelo do Piauí participou através do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) da 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”, edição 2019, que foi realizada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 2 a 5 de julho de 2019, em Brasília/DF.

    Foto: AsCom/Prefeitura de castelo

Este ano foram selecionadas 500 experiências, distribuídas por todos os estados do país. As iniciativas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país receberam um prêmio de R$ 10 mil, e Castelo foi uma das regiões de destaque, que recebeu o prêmio de melhor experiência municipal da região Nordeste, através do “Projeto 18 de Maio: a intersetorialidade no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Castelo do Piauí”, que foi apresentado pela Agente de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Leila Soares. 

A Secretária de Saúde, Leila Soares, falou da satisfação de participar do evento.
“É com imenso prazer que fomos representar o nosso município com um projeto de enorme relevância para todos os castelenses. Nos sentimentos orgulhosos de fazer parte não só da equipe da secretaria de saúde, mas também de contribuir com todos os setores para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Obtivemos a premiação de melhor experiência exitosa da região Nordeste, uma conquista de todos os envolvidos no projeto. Muito obrigada a todos”, destacou.

O prefeito, Magno Soares, destaca a importância do Projeto 18 de Maio e sua relevância para o município, um projeto de grande importância para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

    Foto: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí

“O projeto 18 de Maio é realizado no nosso município, com toda dedicação, em combate à exploração sexual e em proteção a nossas crianças e adolescentes, através de uma ação intersetorial entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, que envolve quase 100% do funcionalismo público municipal, e é desenvolvido durante todo o ano. Isso mostra que a gestão está no caminho certo, com os melhores índices de Saúde, do IDEB, e fomos premiados como melhor projeto do Nordeste no Congresso. Parabenizo a Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Educação, e todo o corpo da gestão que está sempre trabalhando para o bem da nossa gente”, pontuou.

A Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, fala da emoção de ter representado o município e recebido o prêmio de primeiro lugar da região Nordeste. 

“É com muita alegria e gratidão que viemos representar o nosso município e o Estado do Piauí em um Congresso Nacional de experiências exitosas. Foram 500 apresentações de todo o país, pude assistir apresentações belíssimas, e a gente receber a premiação de primeiro lugar da região nordeste é algo fantástico, isso mostra que desenvolvemos excelentes ações no nosso município.  Essa vitória é de cada pessoa que faz parte dessa rede intersetorial de Castelo. Grata a todos por confiarem a mim tamanha responsabilidade de representá- los. Agradeço principalmente a secretária de saúde, Leila Soares, pelo incentivo, apoio e por mostrar sempre que acreditava na nossa capacidade, a prefeitura e as demais secretarias por todo apoio. Convencer uma banca de jurados a nível Nacional a darem boas notas no seu trabalho é uma tarefa muito difícil, mas dei o melhor de mim. E conseguimos... É muita emoção...”, enfatizou.

Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. 

A campanha é desenvolvida para chamar a atenção da sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e instituiu o dia 18 de Maio, como um dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção de atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual na vida de meninas e meninos.

É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.

O município de Castelo do Piauí desenvolve ações, o ano todo, para o combate à exploração sexual e proteção das crianças e adolescentes.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Palmeirais deu início ao programa “Fazenda Produtiva,” na zona rural do município.

O programa inovador tem o proposito de levar consultoria técnica às propriedades rurais com o objetivo de torná-las um padrão de fazendas lucrativas e sustentáveis.

Os  técnicos da prefeitura (veterinário, agrônomo e zootecnista), irão visitar mensalmente as propriedades selecionadas para orientar os produtores sobre o manejo de ovinos , caprinos e bovinos. “ É um pacote de assistência técnica que estamos oferecendo ao criador  rural para que ele possa aprender como tornar a sua propriedade mais produtiva e lucrativa” explica o prefeito Reginaldo Júnior.

O pacote inclui o melhoramento genético, alimentar, sanitário e zootécnico do rebanho, como também informações de gestão, mostrando ao produtor como gerir de forma planejada o seu negócio.

No final de um ano essas propriedades serão modelo de um guia de campo que será produzido pela prefeitura para orientar as demais propriedades rurais do município. “ Temos a expectativa de aquecer a economia da zona Rural, criando um modelo de sucesso que mostra o potencial das propriedades beneficiadas pelo programa” , finaliza Reginaldo Júnior.

 


Fonte: Fonte: AsCom/ Prefeitura de Palmeirais
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, divulgou a programação do aniversário de 125 anos de emancipação politica da cidade, comemorado no dia 26 de junho.

O ginásio poliesportivo e a Vila Junina irão receber uma semana de festas com bandas e apresentações culturais, a estrutura será montada ao lado do espaço esportivo com palco para receber as bandas locais entre os dias 21 e 26 de junho.

A animação ficará por conta das bandas kadência do Forró, Antônio do Acordeon, Rogério Lopes e Alan Castro. As atividades culturais serão realizadas entre os dias 21 e 24, com concurso de quadrilhas e apresentações das crianças e adolescentes dos programas sociais da prefeitura matriculados nas aulas de violão e balé.

No dia 25 quem comanda a festa na Avenida Gonçalo Soares é o cantor Léo Magalhães, além de Waldo e Felipe e Forró Bandido.  À meia noite haverá queima de fogos para comemorar a passagem do aniversário. “ Vai ser uma festa bonita, animada e organizada, como todas que a gente faz,” destaca Reginaldo Júnior.

A festa terá estrutura de palco, som e banda, além de banheiros químicos e segurança. “ Essa é uma festa importante porque temos muito o que comemorar. Recentemente inauguramos a ponte do Espírito Santo, uma obra muito aguardada pela população. Além disso,  reformamos várias escolas e estamos vivendo um momento mágico, nunca antes visto na cidade, no âmbito dos projetos sociais. Esses são apenas alguns dos motivos que nos levarão a comemorar os 125 anos de Palmeirais “.

Para encerrar as atividades, no dia 26 haverá um show góspel no palco da Vila Junina.


Fonte: AsCom/Prefeitura de Palmeirais
Comentar
Linha de crédito simplificada · 04/06/2019 - 11h31 | Última atualização em 04/06/2019 - 11h41

Presidente da APPM fala sobre parceria com o Banco do Brasil para financiamento nos municípios


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), formalizou parceria com o Banco do Brasil, na quarta (29/05), o banco irá disponibilizar uma solução de crédito para o Setor Público, através do Programa Eficiência Municipal.

O presidente da APPM, Jonas Moura, fala sobre a solução.

“Recebemos a equipe de gerência e superintendência do Banco do Brasil aqui na APPM exatamente para firmar essa parceria e ter a possibilidade de liberar recursos para os municípios. É uma linha de crédito simplificada para financiamento em várias áreas da gestão pública, onde terá cerca de R$ 24 bilhões de linha de crédito para as municipalidades contratarem. O banco, através da sua superintendência, está orientando os seus gerentes a dar o suporte necessário aos prefeitos que tenham interesse em fazer esse financiamento, e como presidente da APPM, posso dizer que é uma fonte interessante de se levar desenvolvimento aos nossos municípios”, destaca o gestor.

 


Fonte: Reprodução/Site APPM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, formalizou parceria com o Banco do Brasil, em reunião ocorrida na quarta-feira (29/05). O BB irá disponibilizar uma solução de crédito para o Setor Público, através do Programa Eficiência Municipal.

O benefício tem como objetivo apoiar projetos da administração pública nas áreas da saúde, educação, eficiência energética, modernização da gestão, infraestrutura viária, agricultura e segurança. E será concedido conforme necessidades de investimento das gestões. Informações do site APPM.ORG.

Participaram do encontro o presidente da entidade, Jonas Moura; os prefeitos de Castelo do Piauí, Magno Soares; Beneditinos, Jullyvan Mendes; Nazária, Osvaldo Bonfim; o Superintendente Regional Nordeste do Banco do Brasil, Christiano Carvalho e equipe administrativa da financeira; além de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Demerval Lobão.

 


Fonte: Reprodução/Site APPM
Comentar
Arrecadação de receitas · 22/05/2019 - 21h41

APPM irá realizar Ciclo de Palestras sobre estratégias


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizará Ciclo de Palestras, o evento será nesta quinta feira (23/05),no auditório da APPM em Teresina. Com a temática: Estratégias para o incremento de arrecadação de receitas próprias municipais.

De início terá a palestra: Tributação Imobiliária: O Caminho para a Justiça Fiscal, com o palestrante, Luiz Fernando Moller, às 8h.

Logo depois às 10h, Roberto Tauil, vai falar de decisões recentes sobre o IPTU.

O evento segue às 14h, e Richard Torciano, vai palestrar sobre o tema: A regularização fundiária urbana como fator de incremento na receita municipal.

E às 18h começa a palestra de Ana Maria Castro sobre compensação e incentivo a proteção ambiental: O ICMS ecológico do Piauí.

   


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Convite a ação Democrática · 22/05/2019 - 21h26

APPM convida prefeitos para eleições unificadas 


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizará Eleições Unificadas: Piauí unido pela aprovação da PEC 56/2019. A ação acontecerá na segunda feira (27/05), ás 8h, na APPM, que convida prefeitos a se fazerem presente.

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Desenvolvimento e eficiência · 22/05/2019 - 20h38

APPM realiza curso de Gestão de pessoas


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), informa a abertura de inscrições para curso Gestão de Pessoas: tornando a gestão de pessoal eficiente.

O curso acontecerá no dia 29 de maio no auditório da APPM, no horário de 8h às 18h, as inscrições são gratuitas.

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Cidades piauienses · 20/05/2019 - 16h38 | Última atualização em 20/05/2019 - 17h39

Reunião de corpo diretor da APPM debate temas com assuntos municipalistas


Compartilhar Tweet 1



A terceira reunião para deliberar assuntos de interesse da Associação Municipalista Piauiense, dos Membros da Diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM) aconteceu hoje (20/05) pela manhã, na sede da entidade.

Na reunião foram debatidos temas como: Formatação de Projetos, Premiação para os Municípios com as melhores práticas nas áreas de gestão pública, Projeto SOS Atalaia, Lançamento do torneio APPM Integrada e outros. Ficou estabelecida uma reunião com todos os prefeitos e a Bancada Federal para a próxima segunda-feira (27), onde serão discutidas a Reforma da Previdência e a coincidência de mandatos.

Ao final dos debates, Jonas Moura entregou aos colegas o Perfil dos Municípios, um resumo de todos os dados e informações, estatísticas das cidades piauienses, unificadas em um só documento. O material está sendo disponibilizado para todos os gestores municipais.

    Foto: AsCom/APPM

 


Fonte: AsCom/APPM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 A Câmara Municipal de Nazária reprovou as contas do ex-prefeito do município, Ubaldo Nogueira, referente à gestão de 2010, nesta quarta-feira (15). A seção com a votação da pauta a favor da reprovação das contas do ex- gestor teve o placar de 6x3 entre os vereadores, confira: 

Creane Sousa- favor
Ribamar da Bananeira - favor
Plínio Dumont- favor 
Marcelo Carvalho – favor
Herbert Alencar (Careca)- favor
Marinalva - favor
Irmã Francisca- contra
Lourival Bispo- contra
Elias do Peixe- contra 

 “Os vereadores que votaram a favor à reprovação das contas do ex-prefeito de Nazária, Ubaldo Nogueira, seguiram a orientação do Tribunal de Contas (TCE), o qual enviou um relatório mostrando todas as irregularidades encontradas na gestão do ex-prefeito, como problemas com licitações, dentre outros agravos”, explicou a presidente da Câmara, vereadora Creane Sousa.   

Outras contas reprovadas 
Além da gestão de 2010, a Câmara Municipal de Nazária já julgou as contas do ex-prefeito Ubaldo Nogueira, referente aos anos de 2009 (aprovada), 2013 (reprovada) e 2014 (aprovada). 
A Presidente da Câmara explicou ainda que os processos referentes ao julgamento das contas de Ubaldo Nogueira estavam arquivados e devido ao grande trabalho dessa legislatura, as contas foram para a Comissão de Orçamento e Finanças e em seguida para votação em plenário, a qual foi reprovada. 


Ubaldo Nogueira está inelegível
O resultado da votação torna o ex-prefeito Ubaldo Nogueira inelegível no caso de futuras disputas eleitorais. Desde o ano de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para ficar inelegível, um prefeito precisa ter suas contas de governo rejeitadas pela Câmara de Vereadores, desta feita, a Justiça Eleitoral impede de ser eleito, com base na Lei da Ficha Limpa, o prefeito que tiver a contabilidade reprovada pelo legislativo municipal, mesmo que já tenha a reprovação prévia da corte de contas.

    Foto:Câmara Municipal de Nazária

 


Fonte: Câmara Municipal de Nazária
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste de ano de 2019 a prefeitura de Corrente não participará da Exposição Agropecuária de Corrente, famosa ExpoCorrente. O prefeito Murilo Mascarenhas esclarece e aponta o motivo da saída do município do evento.

 


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação as últimas polêmicas veiculadas nas redes sociais e canais locais de comunicação sobre: EXPOCORRENTE 2019- PARQUE DE EXPOSIÇÕES ALBERTO TAVARES SILVA E CONTRATO DE COMODATO, Eu, Prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas Ribeiro, venho em público esclarecer os seguintes fatos:

A Prefeitura, através de um contrato de comodato realizado junto ao Governo do Estado, assumia os poderes legais para conservação e uso do Parque de Exposições, em benefício da população. O uso de verba pública para que eventuais benefícios pudessem ser executados no decorrer do ano, bem como, o pagamento de água, energia elétrica, pessoal para limpeza, vigilância e outras necessidades locais, requer respaldo legal amparado pelo contrato, renovado anualmente há 43 anos, onde o representante do Estado autoriza o uso e transfere todas as responsabilidades de manutenção do Parque ao Poder Público Municipal.

Neste ano, dando continuidade aos procedimentos legais de renovação do contrato de comodato, em 30/01/2019 enviamos o primeiro ofício à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí e não obtivemos reposta. Em 27/03/2019 enviamos o segundo Ofício, este endereçado ao Exmo. Sr. Governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, sem sucesso. Surpreendentemente após esta última data, por meio de entrevista concedida à Rádio Cerrado FM, a população ouviu do Deputado João Madson que, o Governador atenderia a um pedido seu de não renovar o referido contrato com a Prefeitura Municipal de Corrente.

Neste caso, fomos forçados a deixar o local, onde mantínhamos o funcionamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, bem como, executávamos serviços para preservação do espaço e realização de eventos sociais, tais como: festas comemorativas, dias das crianças com funcionamento de Parque de Diversões, dentre outras atividades sociais, além de possibilitar a prática de atividades desportivas pela população.

Ao passo que se negaram a realizar a renovação do referido contrato de comodato, sem nenhuma justificativa plausível, tentaram confundir a população com boatos infundados, com o intuito de macular a minha imagem enquanto Prefeito.

Esta atitude nos causa repúdio, uma vez que temos como prioridade os anseios da população e não interesses políticos particulares.

Enfim, declaro que o Município de Corrente, por mim representado, exerce uma Gestão Pública com transparência e responsabilidade, buscando sempre priorizar o bem comum e, não será esse ato de politicagem que, atingirá a nossa boa e respeitada conduta.

Coloco-me à disposição da população, para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Prefeito Murilo Mascarenhas Ribeiro."


 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Sobre a ação civil pública e ação de improbidade, o prefeito de Itainópolis, Dr Paulo Lopes, divulgou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento.

Leia na íntegra a nota divulgada pelo prefeito de Itainópolis, Dr Paulo Lopes:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO DE IMPROBIDADE AJUIZADAS PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA EM ITAINÓPOLIS

"Tendo sido noticiado pelos meios de comunicações, especialmente pelas redes sociais, nesta quarta-feira, dia 17/04, que o representante do Ministério Público substituto em Itainópolis ajuizou Ação Civil Pública e Ação de Improbidade Administrativa, em razão de decreto de emergência, por estiagem, editado pelo Prefeito de Itainópolis, vimos esclarecer o seguinte:

Entendemos que o representante do Ministério Público em Itainópolis cumpriu com o seu dever de fiscalizar. Na verdade, a fiscalização por qualquer órgão ou entidade é sempre bem-vinda a Itainópolis, pois a nossa gestão prima e zela pela transparência e não temos nada a esconder.

Além disso, como justificou o Promotor para propor as ações o fez para a “defesa do patrimônio público em Itainópolis’, mesmo objetivo que a atual gestão busca.

A bem da verdade, devemos esclarecer que não havia motivo, nem objeto para a proposição das ações judiciais, pois o decreto de emergência questionado, o prefeito já havia revogado, ou seja, tornado sem efeito. O promotor propôs as ações no dia 15/04, induzido a erro por uma reportagem de um portal de notícias, e o Prefeito de Itainópolis já havia publicado no Diário Oficial dos Municípios, a revogação do mencionado decreto de emergência no dia 12/04, com base nos pareceres da Comissão de Defesa Civil Municipal, órgão oficial.

O mais importante esclarecemos: o prefeito Paulo Lopes não praticou nenhum ato que ocasionou prejuízo ao erário público. Agora, ao acionar o Poder Judiciário para apreciar a Ação Civil Pública e a Ação de Improbidade, sabendo ou devendo saber que o questionado decreto de emergência já havia sido revogado, ocasionou prejuízo ao erário público, pois gastou-se dinheiro público com o manejo das ações, bem como ao ocupar o Poder Judiciário para analisar uma demanda sem relevância, contribuiu com a demora e prejuízos de outras decisões judiciais mais importantes e urgentes em prol da sociedade.

O Decreto de Emergência foi editado no dia 20/03, com base no parecer da Comissão de Defesa Civil Municipal, órgão oficial, que sugeriu ao Prefeito que decretasse a emergência, pois após levantamentos do total de chuvas pelo Serviço Geológico do Brasil, CPRM, órgão oficial, registrou no município de Itainópolis, entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 2019, atingiu 122,9 mm, abaixo da média, comparando ao mesmo período de 2018, que registrou 271,16 mm.

O Decreto de Emergência foi revogado no dia 29/03, e publicado no Diário Oficial dos Municípios dia 12/04, com base no parecer da Comissão de Defesa Civil Municipal, órgão oficial, que sugeriu ao Prefeito que suspendesse o decreto de emergência, pois após levantamentos do total de chuvas pelo Serviço Geológico do Brasil, CPRM, órgão oficial, registrou no município de Itainópolis, entre 15 de fevereiro a 18 de março de 2019, atingiu 138,4mm, chuvas dentro da média, comparando ao mesmo período de 2018, que registrou 142,7mm.

Observamos que quem tirou “proveito” e ganhou dinheiro dessa celeuma foi apenas o portal de notícias (da região), quando maliciosamente duvidou do teor do decreto de emergência, dando-se lhe “interpretação distorcida”, tipo fake news, e agora obteve dividendos, ao repercutir a propositura das ações judicias, compartilhado com os oposicionistas.

Em tempo de Páscoa, aproveitamos a oportunidade para expressar a nossa mensagem. 'Façamos a diferença oferecendo ao outro o que temos de melhor, e isso necessariamente deve ser feito de livre espontânea vontade, com o coração aberto e com a alma liberta de qualquer sentimento de vingança e engano. O nosso comportamento tem o poder transformador, e as nossas atitudes mostram quem realmente somos. Quando servimos a Deus, o nosso pensamento muda, e a nossa visão em relação a quem vive tentando nos prejudicar, muda também. Descobrimos o quanto somos abençoados, e o quanto somos capazes de avançar sem ter que prejudicar. O mal só enfraquece a alma de quem o pratica'."

 

Paulo Lopes Moreira
Prefeito de Itainópolis

 


Fonte: Ascom / Prefeitura de Itainópolis
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O IX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí, acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel com o tema “O SUS que queremos para o Piauí” e a 6ª Mostra de Experiências Exitosas “Piauí aqui tem SUS”.

O evento reúne nos dois dias secretários de saúde, técnicos e gestores do Piauí para tratar sobre temas de grande relevância para o SUS, como as “Estratégias inovadoras para transformar a Atenção Básica”, palestra que será ministrada pela pesquisadora da UNICAMP, Carmem Lavras e “Como ampliar o acesso e qualificar o cuidado na atenção especializada ambulatorial” tema que será apresentado pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira.

A 6ª Mostra de Experiencias Exitosas, oportunidade que os municípios tem para mostrar exemplos positivos e que deram certo, teve recorde de trabalhos inscritos; um total de 226. Desses, serão selecionados 10, que irão concorrer a premiação a nível nacional em julho, em Brasília.

 


Fonte: AsCom do Cosems
Comentar
XXII Marcha dos Prefeitos · 09/04/2019 - 18h06 | Última atualização em 09/04/2019 - 18h33

Governador W.Dias e prefeitos cantam 'parabéns' para reivindicar votação dos royalties no STF


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses que foram a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, neste fim de tarde se encontram na frente ao Supremo Tribunal Federeal para reivindicar que o Supremo vote os Royalties do Petróleo.

A manifestação com um bolo de aniversário de 6 anos sem votação do STF, a liminar deveria ter sido julgada em 15 dias, em 2013. E teve direito até  música de "Parabéns".

Os royalties são recursos pagos ao poder público (estados, municípios e União) pelo direito de explorar reservas de petróleo.

O governador Wellington Dias esteve presenta na manifestação e falou em entrevista ao 180graus.

Veja nos vídeos:

 

Comentar

A abertura oficial da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece neste momento na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, presidente da CNM Aroldi Glademir e várias outras autoridades políticas nacionais, estaduais e municipais.

Acompanhe o Ao Vivo na página do minhacidade180

 

Comentar
Na CNM · 08/04/2019 - 17h09 | Última atualização em 08/04/2019 - 19h00

Prefeitos piauienses se apresentam na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


Compartilhar Tweet 1



A XXII Marcha a Brasilia em Defesa do Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM), se iniciou nesta segunda-feira (08/04), para o credenciamento dos participantes.

Os prefeitos Santa Cruz dos Milagres, Dr. Wilney, de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, de Uruçuí, Dr. Wagner, a prefeita de Colônia do Piauí, Lúcia Moura, com Ticiana Tapety e vereador Roniele, o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo já se encontram na CNM.

Neste ano, será entregue a Carta Piauense para o presidente Jair Bolsonaro. A carta é um documento elaborado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com todas as outras Associações Municipais do Nordeste.

 

Comentar
Abertura oficial amanhã · 08/04/2019 - 15h15 | Última atualização em 08/04/2019 - 15h49

Inscrições para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se iniciam nesta segunda-feira


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (08/04) se iniciaram as inscrições para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Centenas de pessoas, incluindo prefeitos, secretários e demais servidores públicos já estão fazendo seu credenciamento.

Nesta terça-feira (09/04), será a abertura oficial do evento, seguindo até quinta-feira (11/04).

Este ano, a CNM estará promovendo a discussão de vários temas de interesse municipal, como é o caso da captação de recursos e prestação de contas, que serão distribuídos em arenas de núcleos específicos.

Você acompanha a cobertura completa do evento acessando: https://180graus.com/municipios

E também seguindo as fanpages minhacidade180 no Instagram e Minha Cidade 180 no Facebook.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Piauí, através da Associação Piauiense de Municípios (APPM), estará presente na XXII edição da Macha à Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 8 mil participantes, entre:  prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Até o momento, a caravana piauiense conta com 134 prefeitos inscritos e 114 secretários de diversas pastas. Esse número promete aumentar, devido ao cenário econômico por que passam as administrações municipais.

Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. O evento acontece de 8 a 11 de abril, em Brasília, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 


Fonte: APPM
Comentar

O Secretário Municipal de Educação de Miguel Leão Prof. La Rochele Santos esteve reunido com os jovens  do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) traçando metas para realização da Busca Ativa Escolar no Município de Miguel Leão. A Busca Ativa ajuda os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

    Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom / Secretaria de Educação
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauense de Municípios (APPM) oferece a todos os gestores e servidores municipais o curso Captação de Recursos, onde será apresentado formas de como conseguir recursos para o município.

O curso traz, detalhadamente, ferramentas e oportunidades para melhorar a gestão municipal.

O curso acontece nesta quinta-feira (26/03), no auditório da APPM, a partir das 8h da manhã.

 

Danos morais · 14/03/2019 - 11h53 | Última atualização em 14/03/2019 - 12h20

Ação judicial é movida contra perfil fake que atua em União


Compartilhar Tweet 1



No dia 27 de fevereiro deste ano, um usuário de Facebook, identificado como Gabriel Vasconcelos, acusou que o Procurador Geral do Município, Pedro Costa, e o secretário de Obras do Município, Andersow Medeiros, utilizaram a estrutura do Município de União para proveito próprio e alheio.

Já no dia 3 de março, o usuário afirmou que o secretário de Obras inaugurou a primeira piscina de nudismo na cidade.

Diante disso, as autoridades ingressaram com uma ação judicial com pedido de tutela de urgência contra o Facebook, requerendo que juiz determinasse fornecimento de dados, por parte da empresa, de todos os dados necessários para a identificação da pessoa que está por trás do perfil fake.

O juiz da comarca de União determinou que o Facebook forneça com urgência todos os dados requeridos na petição inicial, sob pena de multa diária.

O procurador Pedro Costa destaca que o anonimato é vedado pela Constituição Federal e que é um defensor da liberdade de expressão, desde que seja efetivada dentro dos limites legais. Complementa que "não se pode permitir que pessoas utilizem perfil falso para imputar condutas falsas e maldosas que atentam contra a honra e dignidade das pessoas."

De acordo com o secretário de Obras, Andersow Medeiros, o manejo da ação se deve para buscar a reparação do dano moral sofrido e para ajuizar a competente ação criminal com a finalidade de impedir que o perfil falso não continue atacando a sua pessoa e a outros cidadãos de bens. Pontua que "também é defensor da liberdade de expressão, desde que seja respeitada a honra e a dignidade das pessoas. Esse perfil falso é conhecido no Município de União por difamar, injuriar e caluniar outras pessoas. Não podemos permitir a continuidade disso”.

De acordo com o advogado que representa as vítimas, Eduardo Tobler, as medidas judiciais estão sendo providenciadas visando a exata identificação do responsável pelas publicações. Destaca que os provedores de aplicações de internet, como o Facebook, tem a obrigação legal de guardar os registros eletrônicos de seus usuários e fornecer a partir de ordem judicial. Pontua ainda que manifestações publicadas sob o manto do anonimato e que extrapolam os limites da liberdade de expressão, devem ser combatidas.

O processo judicial em comento tramita em sigilo na Vara da Comarca de União.

 


Fonte: Clique União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Através do CIADER (Centro Integrado de Apoio ao Desenvolvimento Rural), o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clóvis Jesus da Purificação deu início a terceira etapa do Projeto de Recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) do município de Baixa Grande do Ribeiro.

As APPs são, segundo o Artigo 30, Parágrafo II do atual Código Florestal, Lei nº 12.651/12, "áreas protegidas cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de  preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;".

A primeira etapa do Projeto teve inicio em 2016-2017 em parceira com a Fundação Pró Cerrado e atendeu a região da Cacimba, a 18 km da sede, onde está localizado o Riacho da Cacimba.

No período 2017-2018, segunda etapa do Projeto, foram realizadas ações de arborização na rodovia PI-392 em sentido norte do estado, paralela ao Riacho da Volta e abrangendo uma área de 5,5km  desde a sede do município até o povoado Veredão. Durante a ação foram replantadas jambeiras (Syzygium jambos), ipês amarelos (Handroanthus albus), ipês roxos (Handroanthus impetiginosus), ingás (Inga feuillei) e tamarindo (Tamarindus indica).

Em 2018 e início de 2019, foram executadas atividades na região da Volta, da comunidade do Barro Vermelho ao Bacabal, onde está situada a nascente do Riacho da Volta. No local, a Secretaria de Agricultura realizou a entrega de mudas frutíferas, além de informar e conscientizar os moradores da região sobre os benefícios e os meios de preservação do Riacho. "A participação da população é fator de muita importância para a execução desse projeto e para que possamos ter bons resultados do mesmo. É informando os baixagrandenses sobre a necessidade da preservação que manteremos vivo nosso riacho.", explicou o Secretário Clóvis da Purificação.

Paralelas a essas ações Projeto de Recuperação das APPs, e parte importante do Plano de Ação Ambiental do Município de Baixa Grande do Ribeiro, a Secretaria de Agricultura também realiza mutirões e  visitas com alunos das escolas municipais e estaduais do município, além de integrar os alunos do curso de Técnico em Agroindústria e de Técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional do Cerrado (CEEP) nas principais atividades da Secretaria.

Para o Prefeito Municipal de Baixa Grande, Ozires Castro, ações como essa realizada pela Secretaria de Agricultura são de extrema importância. "O Riacho da Volta é um bem natural importante para nossa cidade, pois o mesmo é responsável por banhar nosso solo e torná-lo ainda mais fértil para a produção agrícola. Temos na vegetação nativa do município uma variedade de árvores frutíferas que nos permitem usufruir das mais variadas frutas. Projetos como esse mantém esses recursos naturais vivos e mostram nossa preocupação em não causar impactos negativos para a natureza." pontua.

    Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar