Pedro Alcântara · 29/07/2012 - 06h16

Turma do Maranhão invade o litoral piauiense nas férias

Turma do Maranhão invade o litoral piauiense nas férias


Compartilhar Tweet 1



MARANHENSES INVADEM AS PRAIAS DO PIAUÍ
Direto de Luiz Correia – Com as todas praias de São Luiz interditadas e proibidas para banho, os maranhenses invadiram o litoral do Piauí na última semana de férias. A decisão de interditar as praias de São Luiz partiu na semana passada das Secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Corpo de bombeiros. Motivo: o elevado teor de poluição ao longo de toda a ilha. O alto índice de coliforme fecal nas águas do mar maranhense chegou à taxa de 95%, quase 100%, quando o permitido e tolerável é de até 20%. Por isso, os maranhenses invadiram as praias do Piauí. Da Pedra do Sal a Cajueiro da Praia, passando por Atalaia, Peito de Moça, Barro Preto, Macapá e Maramar, o litoral piauiense está cheio de turistas do vizinho estado. Sã famílias inteiras que chegam em carrões ou caravanas de estudantes, comerciários, profissionais liberais, cujos veículos estacionam nas ruas laterais de acesso as praias. Eles só reclamam do preço da alimentação que, em alguns restaurantes chegar a ser “salgado” na hora do pagamento, aproveita o máximo para banhar, bronzear a pele, pegar onda, surfar e praticar esportes nas praias limpas e despoluídas do Piauí.

ANALISANDO AS PESQUISAS
Muita gente está estranhando a posição do senador Wellington Dias nas pesquisas. Mas os institutos não estão inventando nada. Tudo é real. O PT sempre teve um teto de até 25% na preferência do eleitorado da capital. Quando disputa coligado, esse percentual sobe. Mas da forma como preferiu disputar a eleição este ano, sozinho, com chapa pura e sem coligado, o espelho das pesquisas reflete a verdade.

2ª TURNO
Por essas amostras e se nada mudar, o candidato do PSDB carimba o passaporte para o 2º turno, deixando a briga pela 2ª vaga entre o prefeito Elmano e os candidatos do PSB e PT. Sendo que, o prefeito dá sinais de que pode ser o segundo.

DESCENDO A LADEIRA
Do jeito que vai, descendo a ladeira nessa velocidade sem freios, o candidato do PT, Wellington Dias vai bater a performance negativa da candidata petista Flora Izabel na campanha de 2004”. (Edson Melo, vereador do PSDB, comentando a pesquisa do BRVOX para prefeito da capital).

PIAUÍ TERÁ TRÊS PORTOS SECOS
O Piauí vai ter três Estações Aduaneiras, mais conhecidas por Porto Seco. Serão duas no interior e uma na capital. A informação é da Coordenadora de Projetos Especiais do governo, Professora Lucile Moura. A primeira estação a ser construída será a de Teresina. O local definido é o pátio da rede Ferroviária na zona Sudeste, onde já existe uma estrutura que elimina pelo menos 40% da obra. As outras duas serão, uma na região sul, provavelmente Picos, e a outra na região dos cerrados.

HOMENAGEM A QUEM MERECE
Vai aqui uma sugestão ao governo do estado. Quando concluir a estação Aduaneira de Teresina, o nosso Porto Seco, faça uma homenagem a quem merece. Coloque o Nome dessa estação de Antonio Machado Lima, o empresário piauiense falecido ano passado e que sonhava cm essa obra. A ideia de se construir um Porto Seco aqui, partiu dele enquanto presidente da Associação dos Exportadores do Piauí. Ele tentou, mas nunca teve apoio. Morreu e não viu seu sonho concretizado.

SARHA É DESATQUE NO MUNDO
Pelo seu desempenho nas olimpíadas de Londres, a judoca piauiense Sarah Menezes foi destaque na mídia do mundo inteiro. Alguns portais nacionais abriram manchetes citando que ela é piauiense. Outros, apenas como brasileira. Mas todos colocaram sua foto. Na mídia internacional ela também foi desataque neste sábado. A Folha de São Paulo foi o que mais destacou, dizendo tratar-se de uma piauiense. Aliás, a Folha sempre começou com: “piauiense ganha...”.

PARA ECONOMIZAR
O governo está anunciando que vai construir um gabinete para o governador no centro Administrativo e que vai gastar R$ 11 milhões. Não precisa. Basta concluir o novo prédio da ATI(Agência de Tecnologia e informática). Trata-se, de uma obra inacabada, que fica entre os prédios das secretaria de Educação e Administração. A obra foi iniciada no governo Wellington Dias e nunca concluída. Lá tem espaço de sobra para o gabinete do governador e para as secretarias de Governo, Gabinete Civil, Militar e Comunicação. Mãos a obra, governador.

NOTAS & NOTULAS
*O município de Cocal já tem novo prefeito. O vice Francisco Silva(PSD) tomou posse neste sábado, no lugar do titular, Fernando Sales que trocou o DEM pelo PSB.

O vice também trocou de partido. Mas foi para uma sigla nova, fato permitido por lei.

*O senador Wellington Dias tem ainda o palanque eletrônico para tentar reverter o quadro em Teresina.

* Diz Abília que, há tempo para tudo. O senador Wellington Dias passa, neste momento em Teresina, pelos mesmos problemas, pelos quais passaram Alberto Silva(1996), Hugo Napoleão(2002) e Mão Santa em 2010.