Bastidores da política -

Senadora do Piauí, Regina Sousa, é vítima de racismo

SENADORA PIAUIENSE É VÍTIMA DE RACISMO
A senadora Regina Souza(PT/PI), disse durante entrevista ao programa A Voz do Brasil desta 6ª feira, que foi vítima de preconceito e racismo tão logo tomou posse no senado em janeiro deste ano. Souza fez a declaração após participar da Marcha das Mulheres Negras em Brasília acompanha da ex-presidente da fundação Cultural do Estado, Jornalista Sônia Terra. Na entrevista, Regina Souza foi direto ao ponto: “tão logo cheguei aqui no senado, fui procurada por um lobista de um famoso salão de beleza aqui de Brasília, que me deu o seu cartão, dizendo - pegue, guarde meu cartão, anote meu endereço, que eu vou ajeitar o seu cabelo, ele está muito encrespado e precisa de uma escovinha. Eu vou deixar ele lindo, lindo, lindo. Eu respondi no mesmo tom: muito obrigada, gosto muito do meu cabelo do jeito que ele é. Tenho orgulho de ser assim e vou continuar”.

HISTÓRIA
Regina Souza assumiu uma cadeira no senado na vaga de Wellington Dias(PT), de quem era suplente, após a eleição dele para governador do Piauí. Na sua história de vida, a senadora que dentre outras atividades foi professora e bancária, não esconde que também foi quebradeira de coco em sua cidade natal, União/PI.

DEVOLUÇÃO
A senadora não disse, mas uma fonte ligada ao seu gabinete, informou que o cartão foi devolvido ao lobista com pedido de respeito aos afrodescendentes. Na coluna Esplanda, deste sábado, o jornalista Leandro Mazini cita casos de parlamentares que aderiram a escovinha após a posse em Brasília.

OAB, DILMA E O IMPEACHMENT
Presidente nacional da OAB, o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho disse em entrevista a imprensa nesta 6ª feira, em Teresina, que será dia 4 de dezembro a sessão em que o Pleno da OAB discutirá sobre o impeachment da presidente Dilma.

3 ALTERNATIVAS
Os Conselheiros Federais vão decidir se cabe impeachment em virtude da rejeição da contas da presidente pelo TCU. Eles terão três alternativas. 1 -poderão dizer sim. 2 – poderão dizer não. 3- poderão recomendar ao Congresso que julgue as Contas. Depois disso, a Ordem se manifestará.

PERDAS
Em entrevista ao ESTADÃO on line, o presidente da FAEPI – Federação da Agricultura do Estado do Piauí - Carlos Augusto, Caú, disse que o Estado já perdeu 20% do seu rebanho de 1,7 milhão de cabeças de gado. Tudo por causa da pior seca dos últimos 50 anos.

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Informa o Superintende de Previdência do Estado, Marcos Steiner que, além da Lei que cria a Previdência Complementar, o Estado pode contratar a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil para administrar essa previdência, com a permissão do Banco Central.

DIREITO DE RESPOSTA
A OAB entrou com uma ADIN no STF para que a corte se manifeste sobrea nova lei do Direito de Resposta. É que, pelo texto aprovado, quando um juiz decidir contra um jornalista ou órgão de imprensa, não poderá haver decisão monocrática de um desembargador. Só pelo pleno da corte.

RECURSO
O Procurador Kelston Lages não se conforma. Ele vai recorrer ao TSE contra a decisão o TREER do Piauí, que arquivou o processo contra a deputada Flora Izabel(PT), acusada pelo MP de compra de votos na eleição de 2014. Lages disse que a corte local não obedeceu o que manda a corte superior.

HUMILHAÇÃO
Acredite: a mineradora Samarco mandou distribuir dois litros de água por família na cidade de Colatina(ES), onde o rio Doce passa e foi contaminado pelos rejeitos da barragem que desabou em Mariana(MG). Foi o suficiente para gerar um grande tumulto na hora da distribuição.

A DOSE
Segundo a OMS, dois litros de água é o que deve ser ingerido por uma pessoa por dia. Mas, para atender todas as necessidades básicas, tais como: comer, beber, lavar e cozinhar, uma só pessoa deve gastar 80 litros/dia.

CALMA, PESSOAL
A coluna Em Tempo, deste Diário, noticia que há um movimento em Teresina para arrecadar água para as vítimas de Mariana(MG). Ora, se querem ajudar, ajudem primeiro os daqui. Não precisa ir longe. Na vila Samaritano, zona Leste de Teresina, a população fica até oito dias sem água. E acredite, é socorrida por caminhões pipa.

FARRA DAS FACULDADES
Em Pernambuco, a Assembleia Legislativa abriu uma CPI para investigar a farra das faculdades particulares irregulares. Já teve até prisão. Aqui, bem que poderia ser instalada uma também. Em toda esquina, na capital e no interior, tem uma arapuca chamada de faculdade.

NOTAS & NÓTULAS
*O técnico do River, Flavio Araújo vai entrar de férias e não dá as explicações sobre as mudanças que fez no time no jogo decisivo da série D.

*Sonhar não custa nada. O técnico do Flamengo de Teresina, Athirson, disse nas redes sociais, que poderá contar com o jogador Dario Conca nos jogos da copa do Nordeste.

Fonte: None

Comentários