Blog do Pedro Alcântara -

Presos do Piauí vão usar tornozeleiras, diz corregedor do TJ

A Justiça do Piauí vai implantar o sistema de tornozeleira para presos provisórios, como forma de reduzir a elevada quantidade de presos não julgados nos presídios do Estado. Foi o que informou nesta 3ª feira,27, o Corregedor o Tribunal de justiça, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. Além dessa medida, ele anunciou outras que poderão aliviar a comunidade carcerária do Estado que vive sufocada pela superlotação. O Piauí possui a maior quantidade de presos provisórios do país. São 70%. Na casa de Custódia de Teresina são 100%, ou seja, todos esperam julgamento. A rebelião desta 3ª feira, chamou a atenção das autoridades pelo fato de ter sido um movimento geral em todos os pavilhões, provocando a mobilização dos diversos segmentos da Policia Militar como, o Gate, BOPE e até do ronda cidadão, bem como da Polícia Civil, através do seu serviço de Inteligência. A rebelião foi sufocada, em parte, mas, o Corregedor quer o despovoamento dos presídios dentro do que determina a Lei.

OUTRAS MEDIDAS

O Corregedor anunciou as outras medidas.

1-A construção do hospital Penitenciário que servirá também para recuperação de drogados. Recebeu o aval do governador.

2- Um mutirão carcerário. Já pediu e recebeu aval do Conselho Nacional de Justiça.

3- Criação de uma Lei para criar Varas específicas. Tais como: um juiz para julgar apenas crimes de Estupro, outro só para sequestro, outro apenas para assaltos, outro só para lavagem de dinheiro, etc. Já tem o apoio da Assembleia Legislativa.

AVELINO CANDIDATO

Vem confusão por aí. O secretário de Transportes do Estado, economista Avelino Neiva, presidente Municipal do PMDB de Porto Alegre/PI, anunciou nesta 3ª feira que será candidato a presidente regional do PMDB do Piauí. Vai para o confronto com o deputado federal Marcelo Castro.

SELO ISO NO TJ

O Tribunal de justiça do Piauí firmou convênio coma Fundação Arcada de São Paulo, para diagnóstico e inclusão da corte nas pesquisas para concessão do selo ISO de qualidade.

JVC ADMITE NÃO SER CANDIDATO EM 2014

Presidente do PTB do Piauí, o senador João Vicente Claudino, cujo mandato se encerra em 2014, admitiu nesta 2ª feira, durante entrevista a TV Antena 10 que poderá não ser candidato a cargo nenhum naquele ano. Mas, deixou um recado: " o PTB estará na mesa das negociações na chapa majoritária e proporcional". Claudino disse não ser carreirista e que não se sente obrigado a ir para a reeleição. "Não sou carreirista e não tenho apego a cargo. Estou senador pela vontade e generosidade do povo do Piauí, a quem agradeço. Quero honrar esse mandato até o último dia, sem necessariamente, ser obrigado a reeleição e nem a outro cargo." Avaliando o cenário para 2014, JVC disse que, alguém da base vai sobrar na hora de formar a chapa majoritária. "Isso é como aquela brincadeira de criança, onde tem gente de mais e pouca cadeira, ficando sempre alguém de pé. Garanto que o PTB terá assento, quem vai sobrar não sei".

AVALIAÇÃO DO PLEITO

Na avaliação do pleito de 2012, para João Vicente o PTB estabilizou. "Elegemos a segunda maior leva de prefeitos, ficando atrás apenas do PSB, partido do governador. Esses prefeitos eleitos agora, são legítimos e tem a cara do PTB", disse.

TERESINA

Sobre Teresina, João Vicente lamentou que a estratégia de campanha do prefeito Elmano tenha falhado no 2º turno. "Ele foi muito bem no 1º turno. Mas, deu uma paradinha no inicio do segundo, o suficiente para dar fôlego ao adversário. Quando arrancou para recuperação já estava em cima da eleição. Isso serve de exemplo pois, cada pleito é um aprendizado". Em compensação, temos a maior bancada de vereadores na Câmara".

ATRASADO

Quando o vereador Luiz Lobão chegou a sede do PMDB domingo, para a convenção que elegeu o deputado Marlos presidente municipal de Teresina, o evento já tinha terminado. Foi aí que o vereador justificou: "me informaram que ia começar as 11h". O presidente Zé Nito confirmou e pediu desculpas pela antecipação da hora.

MARLOS VAI PARA A REELEIÃO

Eleito presidente do PMD de Teresina, o deputado Marlos Sampaio acabou com as especulações: "sou candidato a reeleição, meu governador será o Zé Filho e ponto final".

EX-REITOR SERÁ CANDIDATO

Sem caneta e sem mandato, o professor Luiz Santos Jr., ex-reitor da Universidade Federal do Piauí compareceu a convenção do PMDB, do qual é filiado e foi anunciado como futuro candidato a deputado estadual. Está procurando sarna para se coçar.

AUSENTE

O PT não foi e nem mandou representante para a convenção do PMDB. No mesmo dia o partido realizava em Teresina, um encontro regional com seus prefeitos eleitos.

AGESPISA, O ÚLTIMO PATRIMÔNIO DO PIAUÍ

Primeiro venderam a Cepisa, depois, o Banco do Estado(BEP), mais tarde a Ceasa. Agora chegou a vez do último grande patrimônio do Estado. A Maior empresa que o Piauí possui. A Agespisa será privatizada. Se o fato se consumar, o governador Wilson Martins entra para a história como Mão Santa e Wellington Dias que venderam o patrimônio dos piauienses.

BOLA DA VEZ

Ainda tem para vender: o Zoobotânico, o Albertão, Verdão, os presídios, as Escolas, a UESPI, a radio e TV Educativas, os mercados públicos e os cemitérios. Quem se atreve?

ESCOLA DE GOVERNO

A propósito, o deputado João de Deus quer que seu partido, o PT, crie um Escola para ensinar os prefeitos petistas a administrar. É bom mesmo, porque recentemente, nas cassações da Justiça só dá PT. Em N.S. dos Remédios, o PT perdeu três prefeitos num ano.

O VAI E VEM DO PREFEITO DE URUÇUÍ

Mais uma da série "entra e sai" do prefeito de Uruçuí. Nesta 3ª, 27, o desembargador Fernando Mendes negou o pedido do prefeito que desejava voltar ao cargo. Com a decisão fica mantido no posto o presidente da Câmara, vereador Sérvulo Carvalho. O prefeito agora vai recorrer ao Pleno do TJ.

ERRO DE CÁLCULO

Diz o deputado Temístocles que, o PMDB não se coligou com ninguém em Teresina a pedido dos candidatos a vereador. "Cada um dizia ter três, quatro, cinco, seis mil votos e eu acreditei. Quando apuraram deu no que deu".

DILMA: ENFIM, UM VETO

A presidente Dilma vetou. Mas, não foi a Lei dos Royalties. Vetou a convocação feita pela oposição para que a ex-chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha fosse depor perante deputados e senadores sobre o mais novo escândalo do governo petista.

Ah se ela fala, derrubaria a República.

NÃO CAI SOZINHA

Presa na operação "Porto Seguro" da PF em São Paulo, Rose, afilhada de Lula e de Zé Dirceu, avisou: "não vou cair sozinha". No PT começou uma operação "Calma Rose", na tentativa de acalma-la. Rose que vivia no salto, é depressiva e agora vice chorando pelos cantos

NOTAS & NÓTULAS

*Depois da Agespisa, ainda restam para venda: Albertão, Verdão, presídios, Escolas, UESPI, Porto de Luiz Correia, terminal Rodoviário Lucídio Portela, cemitérios e mercados públicos.

*O deputado Gessivaldo Izaias apresentou projeto de Lei que autoriza acompanhante de cadeirantes entra de graça em eventos pagos.

*O prefeito Elmano Ferrer chegou sozinho na convenção do PMDB domingo. Um observador da politico comentou: “se ele tivesse sido reeleito, estaria com uma multidão de puxa-saco atrás”.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco