Pedro Alcântara · 26/07/2011 - 16h39

Polícia brasileira mata uma pessoa a cada 5 horas

Polícia brasileira mata uma pessoa a cada 5 horas


Compartilhar Tweet 1



POLÍCIA MATA UMA PESSOA A CADA 5 HORAS
Os dados são dos Ministérios da Saúde e da Justiça e estão num levatamento feito pelo Jornal Correio Braziliense, a Policia brasileira é uma das mais violentas do mundo. A cada 5h, os policiais brasileiros matam uma pessoa. São 141 assassinatos por mes, somando 1.693 por ano. Mas esses números não refletem a realidade e podem ser bem piores, diz o jornal. É que, não entraram na pesquisa, mortes não reveladas ou registradas. Nessa guerra os jovens são os principais atores como vítmas. Eles estão na faxia de 15 a 29 anos e representam 70% dos mortos. Foi no Rio de Janeiro que a pesquisa alcançou o maior número de mortes: 545 só no ano passado. Instituições não governamentais de defesa dos Direitos Humanos querem que o governo crie politcias públicas na área social para reduzir esse percentual. Esses números , segfundo as Ongs de Direitos Humanos, são maqueados a partir da informação. Nos Distrito Federal, por exemplo, oficialmente, a Policia teria matado em 2010, apenas três pessoas, noticia que não convence os especialistas.

VERGONHA NA CARA
No Brasil, corrupção virou regra por que vem de longe. Deveria ser exceção. Deveria, se todos todos seguissem o que escreveu o escritor e professor cearense de Maranguape, Capistrano de Abreu. Convidado para contribur na eloboração da constituição de 1891, preparou e mandou dois artigos. 1- Que todos tenham vergonha na cara. 2- revogam-se as disposições em contrário. Não foram aceitas, por motivos óbvios.

NADA A TEMER
Informa uma fonte da coluna que, o Superintendente do Dnit no Piauí, Sebastião Ribeiro, o "Tião sorriso", está preparado para não ser pega de surpresa. Para tanto, já limpou as gavetas e arrumou a sala. Se for para sair, ele sairá pela porta da frente, sorrindo, disse a fonte.

CADÊ O BARÃO?
Semana passada, a TV Cidade Verde produziu matéria, sobre a história da praça Rio Branco e seu homenageado, no caso o Barão. Naquela praça haviam dois bustos. Um do jurista Coelho Rodrigues, cuja rua que passa na frente da praça tinha o seu nome e agora é Simplicio Mendes. O outro era do Barão, que sumiu após a reforma da praça. O repóretr, mostrou Coelho Rodrigues como sendo o Barão do Rio Branco. A pergunta que não quer calar: cadê o busto do Barão, onde jogaram? O que fizeram com ele? Com a palavra a prefeitura de Teresina.

QUEM É O MANDANTE
Agora que já se sabe quem é a suposta e pretensa vítima da pistolagem em Teresina, no caso um arquiteto, cujo crime foi abortado pela Policia, fica no ar a pergunta: quem é o mandante e porquê?

TOQUE DE RECOLHER
A juíza Maria Luiza Freitas está correta e bem intencionada na defesa da infancia e da juventude quando estabelece o "Toque de Recolher" em Teresina. Porém, corre o risco de não efetivar a medida, por absoluta falta de estrutura nos orgãos responsáveis pelo cumprimento da decisão. Pode ter o mesmo destino da Lei do Silêncio ou da lei Seca.

ALÔ, ORELHÃO
Em desuzo após o advento do celular, o orelhão pode voltar a ser superutilizado. A Oi está anunciando que vai colocar internet banda larga de graça nos orelhões do todo o país. Os cartões poderão vir com chipp para utilização. Vai bombar.

100 ANOS DA PONTE METÁLICA
A Associação Comecial Piauiense vai festejar este ano, os 100 anos da ponte metálica João Luiz Ferreira. Foi através dela que, um grupo de empresários piauienses aproveitando a vinda a Teresina 1906, do presidente da república Rodrigues Alves, pediu-lhe que construisse uma ponte sobre o rio Parnaíba ligando Teresia ao municipio de Flores, hoje Timon. O presiudente prometeu. Mas o contrato para iniciar a obra só foi assinado em 18 de maio de 1911. Os trabalhos começaram em 1918 e a ponte foi inaugurada em 1939.

DESASTRE
O River, último clube da capital que sonhava chegar as finais do campeonato piauiense de 2011, foi eliminado. Isso trás consequencias graves para o futebol de Teresina. 1- Os clubes daqui já estão de férias até março de 2012. 2- Os jogos da Copa do Brasil no Piauí serão no interior.

REDUTOR PARA POLITICO
Vem confusão por aí. Um juiz Federal de Brasilia determinou que o Congresso Nacional(câmara e senado), aplique o redutor salarial para os parlamentares que ganham acima de 26 mil reais, o teto máximo no país. Tem congressista que acumula o salario com pensões do próprio Congresso. Mexeu num vespeiro.

CRIATAURA & CRIADOR
Observadores politicos afirmam que o prefeito eleito de Luzilandia, Alberto Carvalho tem uma missão. Será o responsável pela reconciliação da família Marques. Isso vai acontecer, segundo os analistas, quando a criatura se virar contra o criador, ou seja, quando o prefeito romper com a ex-prefeita Janaina Marques.

NOTAS & NÓTULAS
*O casal governamental está de férias. Wilson Martins e Lilian Martins só voltam as atividades quando agosto chegar. Curtem o eixo Rio-São Paulo e vão até a serra gaúcha.

*Pelo sexto ano consecutivo os clubes da capital não conquistam o campoenato piauiense.

*O quê, os Estados Unidos quebrados, dando calote? Conta outra.

*A CBF deseja matar no cansaço, a oposição existente no futebo do piauí. Prorrogou por mais dois meses, o mandato do interventor da Federação, José Lima.