Compartilhar Tweet 1



A Barragem Poço do Marruá, localizada no município de Patos do Piauí, transbordou pela terceira vez na história. O fato já aconteceu nos anos de 2011 e 2016. 

Idepi inspeciona barragens e diz que não há risco de rompimento

Rompimento da barragem de Pedro II deixa várias famílias desabrigadas

Inaugurado em 2010, o reservatório abastece a população das cidades de Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões, além de aquecer a economia nas regiões. 

Veja vídeos: 

 


Matéria completa no Portal R10

 


Fonte: Portal R10
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As chuvas na região de Patos do Piauí, especialmente na área que compreende a nascente do Rio Itaim, tem contribuído com o aumento do volume da barragem Poço Marruá, que já ultrapassou mais de 95% da sua capacidade.

Faltam pouco menos de um metro para a água ultrapassar a parede do reservatório e o mesmo transborde. O fato já aconteceu nos anos de 2011 e 2016.

O reservatório comporta 293,4  milhões de m³ de água e abastece os municípios de Simões, Jacobina, Curral Novo, Caridade e Patos do Piauí.

Inaugurada no ano de 2010, a barragem Poço de Marruá foi planejada para ajudar a solucionar o problema que a população da região enfrentava com a seca e a escassez de água. Um problema ainda existente em algumas regiões do semiárido brasileiro.

Além do abastecimento, o reservatório aquece a economia local através da piscicultura, agricultura e do turismo.

    FOTO: Hélio Araújo
    FOTO: Hélio Araújo
    FOTO: Hélio Araújo

 


Fonte: Picos 40 Graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado por Evaldo José da Silva, de 31 anos, natural da comunidade Morro da Onça, zona rural do município de Patos do Piauí, morreu após ser atropelado por um veículo na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo.

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que Evaldo foi atropelado. O fato ocorreu no dia 09 de março, na rua Rinzo Aoki, no bairro Tanque do Moinho.

Evaldo atravessava uma rua quando foi violentamente atingido por um veículo modelo Chevrolet Celta, de cor prata. Com o impacto, a vítima foi arremessada. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bragança, e posteriormente, identificado. 

O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. A Polícia Civil, que investiga o caso, já conseguiu identificar o carro e faz buscas pelo proprietário.

 A família só soube da morte nesta segunda-feira (16/03), uma semana depois do ocorrido.

 


Fonte: Cidades na Net com informações do Band Cidade
Comentar
Barragem Poço de Marruás · 11/03/2020 - 13h08 | Última atualização em 11/03/2020 - 16h35

Vídeo | Homem que morreu afogado aparece boiando e é retirado da barragem de Patos


Compartilhar Tweet 1



O corpo do homem identificado como José Caetano da Silva, que havia desaparecido no final da tarde desta terça-feira (10/03), nas águas da barragem Poço de Marruás, localizada no município de Patos do Piauí, foi avistado boiando na manhã desta quarta-feira (11/03).

    FOTO: Reprodução

Segundo informações, Marimbá, como era conhecido, estava na parede da represa na companhia de outras duas pessoas e teria pulado na represa, não conseguiu nadar e desapareceu na água. Ele estaria sob efeito de bebida alcoólica, o que pode ter dificultado a sua reação.

Um pescador que estava próximo ao local em uma canoa ainda tentou localizar Marimbá, mas não obteve sucesso. O local onde o mesmo desapareceu é profundo, com aproximadamente 40 metros.

O Corpo de Bombeiros de Picos foi acionado e chegou na represa por volta das 11h40 e iniciou os trabalhos para retirar o corpo de José Caetano da Silva da represa.

A vítima residia na localidade Jibóia, zona rural de Vera Mendes.

 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como José Caetano da Silva, desapareceu no fim da tarde desta terça-feira (10/03), após pular da parede da barragem Poço de Marruas, localizada em Patos do Piauí. Com informações do Cidades na Net

    FOTO: Reprodução

Segundo informações, Nelim de Marimbá, como era conhecido, estava sob efeito de bebida alcoólica, pulou na barragem, não conseguiu nadar de volta e terminou desaparecendo na água.

Até o momento o corpo ainda não foi localizado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e irá à cidade amanhã para realizar as buscas.

A vítima residia na localidade Jibóia, zona rural de Vera Mendes e estava em Patos do Piauí acompanhado de dois amigos.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã dessa quinta-feira (08/08) os servidores da Educação do município de Patos do Piauí, fizeram uma paralisação e protestaram contra o atraso de salários.

Logo cedo os professores se reuniram na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMu), de onde saíram pelas ruas da cidade com cartazes e carro de som.

A presidente do SSPMu, Maria das Graças da Costa Reis, explicou o motivo da paralisação: “O gestor já vem atrasando os salários da Educação, tanto dos professores, como dos serviços gerais. No ano passado os professores receberam o salário de setembro no dia 23 de outubro. Já os serviços gerais receberam o mês de setembro no dia 30 de outubro”, e completou dizendo que desde julho de 2018 os servidores vem recebendo os salários com atraso.

 


Fonte: Portal Saiba Mais
Comentar

Após divulgação de vídeos com suposto vazamento na parede da barragem Poço de Marruá, que deixou a população de Patos do Piauí assustada. A assessoria do prefeito Dr. Agenilson Teixeira Dias, que tem mantido contato periódico com o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Geraldo Magela Barros.

Hoje o diretor-presidente do IDEPI voltou a afirmar que a barragem de Patos não apresenta risco nenhum de rompimento.

Geraldo relata ainda, que na segunda-feira pela manhã alguém da administração pegue no IDEPI cópia do laudo de vistoria. A assessoria do prefeito informa que irá divulgar o laudo logo que receber na segunda-feira.

Segundo ele diretor-presidente, as infiltrações ou drenos em parede de concreto são previsíveis e controlados. “Não apresentando riscos para a estabilidade da estrutura nessa situação”, concluí Geraldo.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois vídeos que estão circulando nas redes sociais ganharam repercussão na manhã desta sexta-feira (05/04) e tem causado preocupação aos moradores da cidade de Patos do Piauí. As imagens capturadas por cinegrafista amador com o uso de um aparelho celular, foram feitas nas galerias da parede da represa Poço de Marruá e mostram pequenos vazamentos.

No diálogo, é possível perceber a preocupação dos homens que estão caminhando no interior da parede. Eles mostram pontos onde estariam ocorrendo vazamentos e afirmam que a água acumulada nas galerias não são da tubulação, mas de infiltrações na laje. “Vazamento aqui em todo canto. As paredes tudo minando. […] O pessoal diz que é normal, mas aqui não tem nada de normal”, diz um dos homens.

O portal Cidades na Net tentou contato com um dos homens, e o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas),  e com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), responsáveis barragem, mas sem sucesso.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma dupla armada realizou um assalto na noite desta segunda-feira (01/04), na cidade de Patos do Piauí. A principal vítima foi o secretário municipal de Administração e Finanças, José Iranildo Marques Santana.

O fato aconteceu, quando o mesmo chegava em sua residência de moto na companhia de um amigo que presta serviços no município.

Eles foram rendidos e levados para a casa, que fica situada a uns 500 metros da cidade. A única casa vizinha é de sua mãe, que também foi rendida pelos assaltantes.

Os bandidos agiram com nervosismo e ansiedade. Eles vasculharam o quarto da vítima e pediam dinheiro. Iranildo respondeu que não tinham dinheiro em casa, apenas o carro. A dupla, então, decidiu levar o veículo dizendo que devolveria o veículo mediante o pagamento durante madrugada.

Nesta terça-feira (02/03), ao amanhecer, o veículo foi encontrado abandonado próximo as torres de transmissão do sinal de televisão na cidade de Jacobina do Piauí.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Descaso com a população · 20/03/2019 - 17h50

Após conclusão de obra, UBS é abandonada em Patos do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A vereadora Luzitania Dias, do município de Patos do Piauí, denunciou o abandono de uma Unidade Básica de Saúde que, após concluída, nunca foi inaugurada.

A construção começou a cerca de dois anos e hoje serve para moradia de animais e insetos, enquanto a  população carece de atendimento.

A construção, feita com recursos federais, foi abandonada e segundo informações, a prefeitura da cidade não tem se manifestado para inaugurá-la. A estrutura começa a ficar deteriorada por causa do abandono.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo, (10/03), no povoado Cajueiro, zona rural de Patos do Piauí, envolvendo um veículo, deixou um vítima fatal.

O acidente envolveu uma D-20, de cor vermelha, que capotou indo parar dentro da mata. Segundo informações de populares, o acidente aconteceu na saída do povoado Cajueiro, sentido Morro da Onça.

A D-20 era conduzida por um homem identificado apenas como Alberto de Zé Pedro, que não resistiu e veio ao óbito. Ele residia na localidade Lagoa das Pedras, em Patos do Piauí.

 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhão carregado de melancias tombou na madrugada deste domingo (03/03) por volta de 1h, na BR-407, especificamente, na divisa dos municípios de Patos do Piauí com Jacobina do Piauí.

O acidente ocorreu após o motorista do caminhão identificado como Marquinhos desviar de animais e tombar o veículo, descendo o meio fio da rodovia federal. O motorista e o passageiro foram injetados para fora do veículo, ambos tiveram leves ferimentos.

A carga que ficou espalhada foi saqueada por populares, além disso, quatro pneus do caminhão foram roubados no local do acidente. O veículo com placa de Sergipe trafegava para Teresina.

    Fotos: Reprodução / Cidades em Foco

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (27/02) na BR 407, especificamente na curva do “S”, distante a cerca de 5 km da cidade de Patos do Piauí. As informações são do Cidades em Foco.

O acidente envolveu uma carreta modelo volvo – placa QKO – 5239, da cidade de Ribeiropolis-SE, que estava carregada de soja, e trafegava no sentindo Jaicós a Patos do Piauí quando ocorreu o acidente.O motorista teria perdido o controle do veículo e um dos ‘reboque’ da carreta teria tombado, fazendo com que a carga se espalhasse pela rodovia federal.

 

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar
Veículo foi alvo de roubo · 11/02/2019 - 15h25

Caminhonete roubado é encontrada depenada em Patos do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Faltando muitas peças, sem os pneus, radiador e também o eixo traseiro, uma caminhonete foi encontrada, neste domingo (10/02) próximo à barragem de Patos, no Piauí. O veículo foi alvo de roubo na cidade de Petrolina, no Pernambuco.

A Força Tática de Jaicós, comandada pelo sargento  Vila Nova, recuperou a caminhonete modelo FORD F4000, cor cinza e placa MUD-2703, encontrada por moradores no antigo britador, próximo à Barragem Poço do Marruá, em Patos, no Piauí, na região de Picos.

De acordo com informações da Polícia, o veículo foi roubado na última quinta-feira (07/02) na cidade de Petrolina, no Pernambuco. Informações do sargento Vila Nova, afirmam que o dono do veículo foi localizado, e se dirigiu até o local para fazer o reconhecimento.


 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

A Promotoria de Justiça de Jaicós, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), promoveu uma audiência para discutir a segurança da barragem de Poço de Marruá, localizada em Patos do Piauí. Durante a reunião, também foram debatidas as condições de outras barragens no Estado. A Promotora de Justiça Ednólia Evangelista, titular em Jaicós, conduziu a reunião, junto com a Promotora de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do CAOMA.

O Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Romildo Mafra, ressaltou que, em relação ao relatório de fiscalização das barragens, realizado em 2017 pela Secretaria, o grau de alto risco apontado pelos relatórios deve-se, em grande parte, à insuficiência de documentos e projetos. Afirmou ainda que não há licenciamento ambiental e outorga de uso de água em favor da Barragem de Poço de Marruá, em Patos do Piauí.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar da 3ª Companhia, comandada pelo tenente Ricarte, tem intensificado o trabalho ostensivo de combate às diversas modalidades de crime em todo o território da unidade, que compreende seis municípios – Jaicós, Padre Marcos, Francisco Macedo, Patos, Belém, Massapê do Piauí.

No último domingo (03/02), o alvo da “Operação Pente Fino” foi o município de Patos do Piauí e contou com a participação da Força Tática de Jaicós e policiais do Grupamento local.

A operação resultou na apreensão de duas motocicletas. Uma foi flagrada sendo conduzida por um menor. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e feita apreensão do veículo.

Uma segunda motocicleta, foi localizada durante vistoria em veículos estacionados na rua. A moto estava com o chassi raspado e ao consultar o referido veículo junto ao Sinesp, a polícia constatou que a mesma estava com registro de roubo.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado por José Lopes, também conhecido por “Doda”, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito, nesta segunda-feira (10/12), na BR 407, no trecho entre as cidades de Patos do Piauí e Jaicós.

O acidente aconteceu no trecho conhecido como curva do “S”, perímetro do município de Patos e envolveu dois veículos, uma motocicleta e uma carreta que transportava máquinas. Segundo informações, Doda, que conduzia a motocicleta, teria invadido a contramão e colidido frontalmente contra a carreta.

Chovia no momento do acidente. A colisão foi violenta e o motociclista foi arremessado para fora da rodovia, tendo morte imediata em razão das graves lesões causadas.

A vítima fatal estava de aniversário, quando completava 34 anos de idade. “Doda” tem suas origens na localidade Morro da Onça, zona rural do município de Patos do Piauí e atualmente residia em São Paulo.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Foto: Cidades em Foco

Às 14h desse sábado (01/12), o vereador Adalberto José Lopes, de Patos do Piauí, capotou seu veículo um Volkswagen Fox, de cor preta na PI que liga Patos do Piauí ao povoado Cajueiro.

O vereador se deslocava sozinho para o povoado, quando na altura da localidade Palma, dormiu ao volante. O veículo saiu da pista e capotou 3 vezes.

Apesar dos susto, Adalberto nada sofreu. O carro que ele conduzia ficou bastante destruído.

    Fotos: Portal Saiba Mais

 


Fonte: Reprodução Portal Saiba Mais
Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Patos do Piauí, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar
Em Patos do Piauí · 05/11/2018 - 10h10 | Última atualização em 05/11/2018 - 13h19

Servidores da educação encaminham denúncia de atrasos de salários ao Tribunal de Contas do Estado


Compartilhar Tweet 1



Foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Delano Câmara, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, denúncia apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Patos do Piauí, sobre o recorrente atraso no pagamento de professores e demais servidores da educação.

Segundo o sindicato, o município vem alegando que não há recursos suficientes para honrar a folha. Mas, de acordo com a denúncia levada ao TCE, os repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) estão sendo repassados normalmente e não houve alteração no quadro de pessoal que justificasse os recorrentes atrasos.

"Tal desorganização financeira está causando um caos na vida dos professores e servidores que estão com seus salários constantemente em atraso", alega o sindicato.

Clique aqui e confira a matéria completa

 

 


Fonte: Por Apoliana Oliveira
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Patos do Piauí com 2.161 votos e 60,30% dos votos válidos.

 

O candidato mais votado para o Senado foi Marcelo Castro com 2.530 votos e 37,58% dos votos válidos.

 

O candidato mais votado para deputado federal foi Julio Cesar com 1.509 votos e 38,51% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado estadual mais votado  foi Georgiano com 1.262 votos e 31,72% dos votos válidos.

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Patos do Piauí e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No último sábado (14/07), a Caravana Lula Livre cumpriu agenda nos municípios de Paulistana, Jacobina do Piauí e Patos do Piauí. Há três meses, a Caravana tem percorrido o interior do estado.

“Chegamos a 114 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

Em sua 12ª jornada a Caravana Lula Livre chega à marca de 114 municípios percorridos, sendo a meta visitar os 224.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na noite desse domingo (11/02), no povoado Cajueiro no município de Patos do Piauí. As vítimas são um casal, o homem, identificado apenas por “Garçom”, e sua companheira, uma menor de 16 anos.

De acordo com a Polícia Militar, os dois homens são suspeitos de envolvimento no crime, Joncinho e Lourenço. Eles teriam chegado em uma motocicleta e efetuado disparos contra o casal. Quatro tiros teriam atingido o “Garçom” e um tiro acertou a menor.

As vítimas correram até a Unidade Básica de Saúde do povoado, onde pediram ajuda. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Picos, onde seguem internados. Segundo informações, o estado de saúde de “Garçom” era considerado grave.

 

Comentar
Denúncia foi feita pela mãe · 26/01/2018 - 17h28

Adolescente de 16 anos é apreendido após agredir o próprio irmão


Compartilhar Tweet 1



Um adolescente menor de idade, com apenas 16 anos, foi apreendido na tarde da última quarta-feira (24/01), na cidade de Patos do Piauí. A ação foi realizada por policiais civil da Delegacia Regional de Jaicós, após denúncia da própria mãe.

Segundo relatou o delegado titular, Dr. Miguel Carneiro, o menor de iniciais M.V.S., de 16 anos, estaria ameaçando e agredindo seu irmão menor, de 10 anos.  “A mãe nos relatou que passou a noite com medo, e no início da manhã ela compareceu na Delegacia para registrar o caso”, disse.

O menor foi levado para a Delegacia Regional, onde autuado flagrante pelos atos infracionais de violência doméstica, dano e ameaça, e encaminhado para o Complexo de Internação de Menores em Picos.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar