A 1ª Copa dos Campeões Municipais do Médio Parnaíba, teve início no último sábado (13/10). O jogo de abertura aconteceu no estádio municipal Lealzão na cidade de Passagem Franca do Piauí, onde a equipe São José, da cidade de Miguel Leão, venceu o time da casa, Tic Tac, pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Deyvison e Thaygon. Os árbitros da partida foram Murilo, Carlinhos e Nando.

Na segunda partida da competição, também realizada na cidade de Passagem Franca, na tarde desse domingo (14/10), Rua do Fio, de Elesbão Veloso, enfrentou o Palmeiras, de Prata do Piauí. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Marquinhos marcou para Rua do Fio; o gol da equipe do Palmeiras foi marcado pelo zagueiro Eri da Rua do Fio, contra. O jogo foi arbitrado por Casa Grande, auxiliador por Gato Preto e Mauro Reis.

Veja a matéria completa 

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Em Passagem Franca do Piauí · 16/10/2018 - 15h56

AJPF realiza Festinha para criançada, em alusão ao Dia das Crianças


Compartilhar Tweet 1



A Associação de Jovens de Passagem Franca do Piauí (AJPF), realizou nesta sexta-feira (12/10), a II Festinha para criançada, em alusão ao Dia das Crianças.

Na oportunidade f sorteio de 80 brinquedos e muitos lanches para criançada. Pipoca, algodão doce, cachorro quente, bolo, crepe e Pula-Pula.

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar

O prefeito do município de Passagem Franca do Piauí, Júnior Bill, participou da reunião de prefeitos, líderes municipalistas, deputados e senadores eleitos e outros nomes da base aliada do governo do Wellington Dias (PT).

A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (15/10), na zona Leste de Teresina, em ato pela campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT).

Na ocasião, a reunião tem ainda tom de festa e comemoração pela reeleição do governador e seus aliados na bancada federal e estadual.

 

Comentar

Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Passagem Franca do Piauí com 1.351 votos e 51,31% dos votos válido:

 

O Candidato ao Senado mais votado no município foi Wilson Martins com 1.567 votos e 33,31% dos votos válidos:

 

A candidata a deputado federal mais votada no município foi Iracema Portella com 795 votos e 29,60% dos votos válidos:

 

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Julio Arcoverde com 577 votos e 21,42% dos votos válidos:

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Escola Estadual Costa e Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Passagem Franca do Piauí realizaram nesta quinta-feira (04/10), uma caminhada e palestra na Praça Francisco Melo em alusiva ao Setembro Amarelo.

 

Comentar
Resgate histórico · 02/10/2018 - 13h26 | Última atualização em 02/10/2018 - 22h32

Passagem Franca do Piauí | Tradição jesuíta resgatada em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira mais do momento aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar
Em Passagem Franca do Piauí · 28/09/2018 - 02h28 | Última atualização em 28/09/2018 - 10h01

Secretaria de Assistência Social promove atividades educativas alusiva ao Setembro Amarelo


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social junto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Equipe Volante realizou, nesta terça-feira (25/09), uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo, na Localidade Cabeça D’água. Com o tema: “Valorizando a Vida”.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Passagem Franca do Piauí
Comentar

A Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), Programa Criança Feliz (PCF) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveram palestras em alusão ao “Setembro Amarelo” com o tema: “Valorização da Vida”.

Na oportunidade, Grupo de Idosos da Cidade de Olho D’água do Piauí esteve participando junto da VI SEMANA DA PESSOA IDOSA.

A Prefeitura Municipal de Passagem Franca do Piauí, deu apoio para a realização dos eventos no município.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Passagem Franca do Piauí
Comentar
Em Passagem Franca do Piauí · 27/09/2018 - 14h29 | Última atualização em 27/09/2018 - 15h01

Secretaria de Assistência Social promove VI caminhada da Pessoa Idosa


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, através da Secretaria  Municipal de Assistência Social, junto com o CRAS/PAIF, PCF e CREAS realizaram VI Caminhada da Pessoa Idosa. O evento aconteceu nesta quinta-feira (27/09) e reunião vários idosos do município.

Na ocasião, foram realizadas atividades educativas e físicas e dinâmicas.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Passagem Franca do Piauí
Comentar

Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar
Missão Jesuítica · 22/09/2018 - 15h34 | Última atualização em 23/09/2018 - 09h00

Passagem Franca do Piauí está convidada para participar da Cavalgada da Missão em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada no município de Aroazes, de 27 a 29 de setembro. Toda a população local e de cidades vizinhas como Passagem Franca do Piauí está convidada.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada até hoje.

Veja a programação completa 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, atraves do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), irão realiza a semana  alusiva ao “Setembro Amarelo”, com o Tema: “Valorização pela Vida”.

As atividades terão inicio nesta segunda-feira (24/09), com as psicologas: Thalita Alexandrino, Francimeire Bandeira e Salete Barbosa.

Programação

  • Dias 24 e 25/09, Com adolescentes e jovens de 10 a 17 anos.
  • Horários: 08h30 às 10h e de 15h às 16h30.
  • Local: Serviço de Convivencia e Fortalecimento de Vinculos
  • Dia 27/09, com o grupo de idosos
  • Local: CRAS
  • Dia 27/09, na Escola Municipal Abdias Francisco dos Santos.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Passagem Franca do Piauí
Comentar
No Cras · 22/09/2018 - 09h51 | Última atualização em 22/09/2018 - 10h14

Passagem Franca do Piauí | Secretaria de Assistência Social realizará Semana da Pessoa Idosa


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizará a VI Semana da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (27/09).

Programação

Caminhada Pelas ruas da cidade

  • 07h – Concentração no Cras
  • 09h – Café da manhã no Cras
  • 09h30 – Retrospectiva (Educadora Fisica Elma e Assistente Social Sofia)
  • 10h – Diálogo sobre Valorização da Vida (Psicóloga Salete Barbosa)
  • 10h30 – Forró da terceira idade no Cras

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Passagem Franca do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As aulas da Associação de Jovens de Passagem Franca do Piauí (AJPF FC), foram iniciadas neste sábado (15/09). A Primeira Escolinha de Futebol de Passagem Franca do Piauí, que tem a frente o técnico Manoel Fernandes.

A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, na gestão do prefeito Lan, está dando total apoio e promovendo esporte e cidadania para os adolescentes e jovens do município.

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar
Esporte do Médio Parnaíba · 19/09/2018 - 08h14 | Última atualização em 19/09/2018 - 11h05

Reunião para definir Copa dos Campeões do Médio Parnaíba é realizada em Passagem Franca do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O município de Passagem Franca do Piauí recebeu nesta terça-feira (18/09), vários secretários, dirigentes e coordenadores de Esportes do Médio Parnaíba.  A presença dos desportistas foi para uma reunião com o Manelão, atual presidente do Departamento de Esporte do Médio Parnaíba (DEMP).

O presidente do DEMP, Manelão, presidiu a primeira reunião que define a 1ª edição da Copa dos Campeões do Médio Parnaíba, que terá início em de poucos dias com duas sedes, sendo uma na cidade de Passagem Franca e São Pedro do Piauí, onde 12 municípios já confirmaram participação, ainda explanou o regulamento e tirou dúvidas dos dirigentes dos times.

Manelão já comandou copas importantes no médio Parnaíba, entre elas o 1º e 2º Copão AMPAR, seis Copas dos Quarentões e três Copas dos Cinquentões do Médio Parnaíba.

A próxima reunião com os dirigentes será nesta quarta-feira (19/09), em São Pedro do Piauí às 17h30 na Escola Davina Veloso.

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Passagem Franca do Piauí · 12/09/2018 - 16h07 | Última atualização em 12/09/2018 - 16h37

Leitores da comunidade de Nsa Sra do Perpétuo Socorro participam de missa da exaltação da Santa Cruz


Compartilhar Tweet 1



A Paróquia de São João Batista participou nesta segunda-feira (10/09), da missa durante o festejo de exaltação da Santa Cruz no santuário, em Santa Cruz dos Milagres. Onde foi presidida pelos padres Francimilson e Delcimar, na ocasião estiveram presentes o padre Jardel, Raniery que é o reitor do Santuário e o vice reitor padre Valdiano.
A litúrgia  da paróquia de São João Batista animou com os cantos e as leituras ficou por conta do leitores da comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Passagem Franca do Piauí.
As festividades tiveram a participação do povo de Deus de Água Branca, Jardim do mulato, Barro Duro, Passagem Franca e Santa Cruz dos Milagres que nos acolheu muito bem.

 


Fonte: Com informações Marlenny Costa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí, por meio da secretaria de educação realiza desfile cívico em alusão ao dia da independência do Brasil. O mesmo aconteceu na tarde dessa sexta-feira (07) o evento foi prestigiado pelas autoridades: Prefeito Lan Farias, pelos Vereadores Rosa, Netinho, Edilberto, Cruzinha, Prof. Cruz, Serginho. Secretária de Educação Ceiça Melo e toda a equipe da educação municipal e estadual, e a secretária de administração Luiza Brito. As mensagens levadas para o desfile representam os anseios e preocupação de toda a comunidade. O prefeito Lan Farias acompanhou todo o desfile e em discurso parabenizou a toda equipe da educação pelo belíssimo trabalho.

 

 

Comentar
7 de setembro · 07/09/2018 - 13h09 | Última atualização em 07/09/2018 - 14h03

Pelotão Mirim de Passagem Franca do Piauí participa do desfile cívico alusivo em Água Branca


Compartilhar Tweet 1



O Pelotão Mirim de Passagem Franca do Piauí participou, nesta quinta-feira (06/09), do desfile cívico alusivo ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro em Água Branca.

O pelotão tem como instrutor A. Sousa e Adilson, coordenadora Luiza Brito, comissão Joana, Noely,  Patricia e Marlenny Costa.

Na ocasião, o prefeito Lan deu total apoio para o pelotão junto com a equipe da prefeitura municipal.

 


Fonte: Com informações Marlenny Costa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os coroinhas da Paróquia de São João Batista, da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Passagem Franca do Piauí, participaram neste domingo (27/08), da missa no Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Coroinhas esses que tem como Coordenadora Marlenny Costa, Maria Antónia e Padre Delcimar. “Na mesma oportunidade agradecemos aos Padre Raniery e Valdiano do Santuário”.

 


Fonte: Com informações Marlenny Costa
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passagem Franca do Piauí, que há 15 anos vem desenvolvendo um trabalho no município, que atende 91 alunos direto e indiretamente com auxílio médico educacional e outros.

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi realizado vários eventos na cidade.

Clique e veja a matéria completa 

 


Fonte: Com informações Marlenny Costa
Comentar
Com jovens de 7 a 17 anos · 19/08/2018 - 09h15 | Última atualização em 19/08/2018 - 16h46

Projeto Pelotão Mirim retorna em Passagem Franca do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A volta do projeto pelotão Mirim na cidade de Passagem Franca do Piauí. O projeto já integra 105 jovens com idades que varia de 7 a 17 anos e tem 1 ano e 3 meses de duração na cidade, com a coordenação de Luiza Brito. A ação é realizada todos os sábados das 13h às 17h.

Com apoio da prefeitura municipal de Passagem Franca do Piauí.  

 


Fonte: Com informações Marlenny Costa
Comentar
Dia do Vaqueiro · 27/07/2018 - 13h00 | Última atualização em 28/07/2018 - 07h21

Dia do Vaqueiro em Passagem Franca do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (25) foi comemorado em Passagem Franca do Piauí em comemoração à essa data tradicional na cidade foram realizadas corridas de cavalo. O evento foi organizado pela Prefeitura municipal, vaqueiros locais e de cidades vizinhas vieram prestigiar e participar desse grande evento, depois das corridas os participantes receberam suas premiações, autoridades estiveram presentes tais como: prefeito Lan, vice-prefeito Manoel Rodrigues, deputado Júlio Arcoverde, secretário de Finanças, Ramires Farias, vereadora Professora Cruz, vereador Netinho. A noite ainda contou com grande show em praça pública com as bandas: Meninos de Barão, Jardel do acordeon e Gang e Cia.

 

Grande Show Católico · 25/07/2018 - 20h53 | Última atualização em 25/07/2018 - 21h09

Missa dedicada as famílias e Grande Show Católico


Compartilhar Tweet 1



Na noite de ontem (24) aconteceu uma grande Missa dedicada as famílias em especial a grande família E.C.C em Passagem Franca do Piauí na mesma o senhor Padre em sua mensagem explicou na homilia a importância da família que devemos sempre respeitar e falando sobre a família disse: "FAMÍLIA QUE REZA UNIDA PERMANECE UNIDA." Agradeceu também as outras comunidades que vieram marcar presença na comunidade local de Nossa Sr.ª do Perpétuo Socorro. Bem como as cidades de Santo António dos Milagres, São Gonçalo, Água Branca, Barro Duro e outras localidades. Logo após a Santa Missa, iniciou o Show mais esperado do ano o grande show católico com a cantora Andréa Dutra que animou os fiéis e louvou ao Senhor juntamente com todos os presentes. O evento teve total apoio do prefeito Lan, Padre Delcimar e CPP.

 

 


Fonte: Lucas Feitosa
Comentar
PNAIC em Passagem Franca · 20/07/2018 - 14h56 | Última atualização em 20/07/2018 - 15h36

Secretaria Municipal de Educação/Cultura de Passagem Franca do Piauí realizam VI SEMINÁRIO DO PNAIC


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Passagem Franca do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem à frente prof.ª Ceiça Melo, realizou nesta quinta, 19/07, o VI Seminário Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com o tema BNCC E ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. A palestra do evento ficou por conta da Professora Dra Em Direito e Educação Rizalva Cardoso, O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal, com a participação da Secretária Municipal de Educação Professora Ceiça Melo, Secretária de Administração Luiza Brito com a Coordenadora Municipal do Programa Professora Francisca Melo e orientadoras de estudos  Professora Francisca Ribeiro e Professora Solange Raulino, professores alfabetizadores, pedagogos e diretores da rede municipal de ensino. O PNAIC tem por objetivo garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade.

 


Fonte: Lucas Feitosa
Comentar