O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET recomenda as seguintes instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após a manifestação de moradores de Parnaguá contra as faltas de água na cidade, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/08), a Agespisa divulgou nota de esclarecimento.

Confira:  

 

Comentar
Fecharam a entrada da cidade · 28/08/2019 - 13h03 | Última atualização em 28/08/2019 - 13h04

Moradores de Parnaguá protestam contra falta de água e péssimos serviços da Agespisa


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução/WhatsApp

Moradores de Parnaguá estão se manifestando nesta quarta-feira (28/08) contra o péssimo serviço prestado pela Agespisa no município. Os manifestantes fecharam a BR-255 desde as 5hs da manhã, impedindo a entrada e saída de veículos na cidade. Em seguida, iniciaram uma carreata na nos bairros da cidade.

    Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo informou o vereador Guidinha, organizador do protesto, as vias foram liberadas quando a Agespisa entrou em contato, se prontificando a instalar os poços que já estão abertos, no prazo de 30 dias e disponibilizar mais um carro pipa para servir a comunidade, junto com o carro da prefeitura.  

    Foto: Reprodução/WhatsApp

Parnaguá vem sofrendo com a falta de água há bastante tempo e após a seca da lagoa, a situação se agravou ainda mais. As autoridades locais tem distribuído água para a população através de carros pipa, inclusive com carros particulares, assim como tem liberado o uso dos seus poços para a população.

    Foto: Reprodução/WhatsApp
    Foto: Reprodução/WhatsApp
    Foto: Reprodução/WhatsApp
    Foto: Reprodução/WhatsApp
    Foto: Reprodução/WhatsApp
    Foto: Reprodução/WhatsApp

 

Comentar

Parnaguá vem sofrendo com a falta de água a bastante tempo, após a seca da lagoa, a situação se agravou mais ainda. As autoridades locais tem distribuído água para a população através de carros pipa, inclusive carros particulares, assim como tem liberado o uso dos seus poços para a população.

Segundo o vereador Guidinha, algumas localidades estão recebendo 500 litros de água para permanecer mais de oito dias, situação precária para os moradores.

Tendo em vista essa situação, com apoio de Guidinha, acontecerá uma manifestação no dia 28 de agosto às 06h, em frente a Agespisa, que segundo ele, além de não resolver a situação da população e deixa-lá esquecida, continua a mandar talões na casa dos moradores cobrando um serviço que não é prestado.

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Parnaguá cumpriu, na madrugada dessa quinta-feira (1º/08), um mandado de prisão em desfavor do nacional Romário dos Reis Maciel.

Este se encontrava nas festividades da localidade Lagoa do Mato, zona rural do município, onde a guarnição que realizava policiamento ostensivo abordou o indivíduo citado e, ao submeter seus dados pessoais ao Sistema do BNMP, foi constatada a existência do Mandado de Prisão em aberto pelo crime de receptação, no Distrito Federal.

Após isso, o acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Corrente, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Autoridades políticas · 24/06/2019 - 13h48 | Última atualização em 24/06/2019 - 16h01

Governador do DF participa de vaquejada em Parnaguá


Compartilhar Tweet 1



No último final de semana (22 e 23/06), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da vaquejada no município de Parnaguá. Na foto 1, o governador está ao lado do prefeito de Parnaguá, Alemão, e de Amiltinho, liderança de Gilbués.

Na foto 2, Ibaneis Rocha com o vereador Guidinha, de Parnaguá.

    Reprodução / Divulgação
    Reprodução / Divulgação
    Reprodução / Divulgação

 

 


Fonte: Reprodução / Divulgação
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Lula (SDD), de Parnaguá, participou do II Congresso das Cidades do Piauí, que encerrou na quarta-feira (08/05).

O Congresso se iniciou na segunda-feira (06), no Centro de Convenções Atlantic City, uma realização da TV Cidade Verde em parceira com o Sebrae, promovendo mais de 70 palestras destinados a várias áreas da gestão municipal, atraindo pessoas de todos os 224 municípios do estado. Somente prefeitos foram 204 inscritos.

Neste ano, o Congresso debateu inovação, soluções inovadoras e a busca pelas informações corretas. Além das palestras stands da Caixa Econômica Federal, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do Governo do Estado e outros estavam disponíveis à serviço dos gestores e suas equipes.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um acidente envolvendo uma ambulância do município de Parnaguá e uma carreta deixou uma pessoa morta e três feridas na manhã desta sexta-feira (19/04), na altura do quilômetro 127 da BR-135, no município de Bertolínia. As informações são do Repórter Alessandro Guerra.

De acordo com as primeiras informações, a vitima fatal era acompanhante de um paciente . O motorista que ficou preso as ferragens foi socorrido para o hospital de Floriano, assim como a enfermeira e o paciente.

Fotos: Roberval Saraiva

    Fotos: Roberval Saraiva
    Fotos: Roberval Saraiva
    Fotos: Roberval Saraiva

 


Fonte: Repórter Alessandro Guerra
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Praça Marquês de Paranaguá foi totalmente reformada, no município de Parnaguá, Extremo Sul do Piauí. Sua reforma foi entregue a população em setembro de 2018.

O espaço conta com quadra, quiosque, espaço para caminhada, acessibilidade, academia de saúde, anfiteatro, além de um belo jardim e a igreja, que foi preservada. O local impressiona os visitantes pela beleza e boa conservação.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O vereador Guidinha (DEM), do município de Parnaguá, localizado a 823 km de Teresina, em conversa com o portal 180graus destacou ações no município como o início da revitalização da Lagoa de Parnaguá. Ele lamentou que a revitalização da lagoa esteja parada, no momento.

E destacou também o fato do hospital regional da cidade está sendo reformado.

Na ocasião, convidou a população para assistir as sessões na Câmara Municipal de Parnaguá. Elas acontecem as sextas, às 20h.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (27/03), a PM de Parnaguá prendeu dois maiores e encaminhou um menor de idade ao conselho tutelar por furto e receptação.

A equipe de serviço do GPM de Parnaguá recebeu a denúncia do furto de uma televisão na localidade Riacho da Areia, a polícia prontamente fez diligências para tentar localizar os autores que foram supostamente identificados como Urias Carvalho dos Santos de 21 anos e o menor de 16 anos. Após chegar ao povoado, a PM encontrou Urias em sua casa e depois foram atrás do menor que mora no bairro Shis em Parnaguá que também foi encontrado.

Segundo a PM, os citados acima confessaram a autoria do furto e de ter vendido a TV ao maior de idade Uilliano Ferreira Alves de 28 anos de idade, após chegarem até a casa de Uilliano encontraram a TV e foi dada voz de prisão aos maiores de idade e encaminhados ao DPC de corrente e o menor entre ao conselho tutelar pra serem tomadas as providências cabíveis.

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Levado para Corrente · 27/03/2019 - 09h04

GPM prende acusado de roubos de celular em Parnaguá


Compartilhar Tweet 1



Após receber denúncia de uma vítima que teve seu celular roubado, a equipe da Polícia Militar (GPM) de Parnaguá reconheceu o indivíduo de nome Cícero Gomes, vulgo Guga, acusado de fazer roubos de celulares a mão armada.

A equipe realizou diligencias na captura de Cícero que estava em uma moto pop de cor preta e sem placa, as rondas foram feitas até que a encontrou o suspeito na residência de Jessaine Rodrigues da Silva, segundo a polícia namorada do suspeito.

Em seguida foi dada a voz de prisão ao acusado que em seguida foi encaminhado para 10ª DPC de Corrente onde será ouvido pelo delegado Regional Dr. Leandro Damasceno que tomará as medidas cabíveis.

 


Fonte: Corrente é Notícia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois homens foram presos por uma equipe da Polícia Militar de Parnaguá, no último sábado (16/03).

De acordo com o sargento Rosa, a patrulha realizava uma ronda de rotina no bairro Ladeira quando avistou os dois indivíduos em atitude suspeita e, ao realizar uma abordagem, encontrou certa quantidade de substância análoga a cocaína com os mesmos.

Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados para a 10ª Delegacia Regional de Corrente.

    Foto: Reprodução

 

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar prendeu um indivíduo por tráfico de entorpecentes e receptação em Parnaguá, na quinta-feira (31/01).

A equipe de serviço do Grupamento de Polícia Militar de Parnaguá realizava ronda quando abordou um indivíduo em atitude suspeita. Com ele foram encontradas nove porções de substâncias análogas a cocaína. O indivíduo confessou que teria vendido entorpecentes a um adolescente e recebido como pagamento objetos produtos de furto a uma residência.

O adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Policia Civil para os procedimentos cabíveis.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: PM/PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Segundo informações atualizadas do programa Mais Médicos no Piauí, além das 24 vagas em aberto para atividades em 15 municípios,10 médicos não se apresentaram para assumir o cargo. Os dados foram informados nesta terça-feira (15/01) pela Coordenação Estadual do Programa, da Secretaria de Estado da Saúde.

O município de Parnaguá está dentre esses municípios e tem uma vaga a ser preenchida.

Na próxima etapa do processo, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro. Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem.

 

 


Fonte: Com informações da Assessoria
Comentar
Confira os números · 15/10/2018 - 14h35 | Última atualização em 12/11/2018 - 17h24

Confira o resultado das Eleições 2018 no município de Parnaguá


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.298 votos e 67,31% dos votos válidos.

Para o Senado, Marcelo Castro teve 3.197 votos e 35,52%. E Ciro Nogueira teve, em Parnaguá, 3.046 votos e 33,84% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Parnaguá, foram: Capitão Fábio Abreu com 2.512 votos (48,71%). Júlio César com 903(17,51%) e Margarete Coelho com 467 votos (9,06%).

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Parnaguá, foram: Fábio Novo com 1,625 votos (31,02); Georgiano Neto com 694 (13,25%); e Henrique Pires teve 679 votos (12,96%).

 

Comentar
Péssimo abastecimento de água · 18/09/2018 - 16h32

Milhares de peixes morrem com a seca da lagoa de Parnaguá


Compartilhar Tweet 1



A lagoa de Parnaguá secou e com ela, morreram também mais de um milhão de peixes, além de sua enorme biodiversidade: diferentes tipos de plantas, animais e todo o ecossistema. Os desmatamentos e as queimadas são as principais causas do assoreamento dos rios e lagos desta região. 

O abastecimento de várias cidades da região está comprometido e as águas que ainda restam são de péssima qualidade. É visível o impacto na economia da região. Muitos animais sem ter o que comer e beber.

No mês de março, a secretaria de estado do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura, fizeram o povoamento da lagoa, colocando cerca de um milhão de peixes, mas, segundo o secretário do meio ambiente do município, Carlos Sobral, não há mais vida na lagoa. 

Sobral disse ainda que já se iniciaram as obras de desobstrução do leito do rio Paraim, para que as águas do rio no período das chuvas, chegue à lagoa. A última chuva a cair foi há 6 meses e a previsão é somente para novembro.

 

 


Fonte: Fort Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhão carregado com animais tombou na tarde deste domingo (02/09), na rodovia que liga os municípios de Corrente e Parnaguá, no Piauí. O motorista foi identificado apenas como Paulo, e saiu ileso do acidente.

De acordo com a Polícia Militar, apenas um animal morreu. O tombamento ocorreu por volta das 17h20, em uma curva, quando o motorista perdeu o controle da direção e virou próximo à cidade de Corrente.

 

 


Fonte: Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Parnaguá entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas. 

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um adolescente identificado até o momento apenas como Rômulo, conhecido como Oi Oi,  foi encontrado morto pelo próprio pai por volta das 7h, manhã dessa quinta-feira (02/08) em Parnaguá. Segundo informações da polícia, o corpo foi encontrado dentro do estádio de futebol da cidade enquanto o pai se encaminhava para o trabalho.

Ainda segundo a polícia, o crime tem características de execução.

A família do rapaz está consternada e afirma que não tem ideia de quem possa ter cometido o crime. Moradores do município comentaram que o caso poderia ter envolvimento com drogas.

Neste momento a polícia civil realiza diligências na cidade.

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar
Ampliando Saúde · 29/05/2018 - 15h19 | Última atualização em 29/05/2018 - 15h27

Parnaguá recebe verba do Tesouro Estadual para melhoramento em unidades de saúde


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias esteve, nessa segunda-feira (28/05), na região extremo-sul do estado para cumprir agenda nas cidades de Corrente, Curimatá, Bom Jesus e Parnaguá.

Durante uma solenidade na cidade de Curimatá, onde participou da reabertura do banco do Nordeste (BNB), ele realizou a assinatura das autorizações da liberação de quase um milhão de reais para obras de ampliação de serviços de saúde nas respectivas cidades.

Para o município de Parnaguá o governo liberou R$ 174.933,79 para a reforma da Unidade de Saúde e autorização de uma Academia de Saúde e aquisição de uma ambulância para o município.

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar

A Juíza Eleitoral de Parnaguá, Dra. Rita de Cássia da Silva divulga o horário de expediente do Cartório Eleitoral de Parnaguá e do Posto de Atendimento de Curimatá durante o período de fechamento do cadastro eleitoral.

Nos dias 05 e 06, sábado e domingo, o horário de atendimento será de 08 às 12 horas.

Nos dias 07 e 08, segunda e terça-feira, o horário de atendimento será de 07 às 17 horas. No dia 09, o atendimento será de 07 às 19 horas.

    Os eleitores dos municípios de Parnaguá, Curimatá e Riacho Frio, que não tenham realizado o recadastramento biométrico e aqueles que se encontram com pendência com a Justiça Eleitoral devem, bem como aqueles eleitores que queiram transferir seu domicílio eleitoral para um dos respectivos municípios, com URGÊNCIA, comparecer ao Cartório Eleitoral de Parnaguá, até o dia 09 de maio, dia de fechamento do cadastro eleitoral.

 


Fonte: Cartório da 026a. Zona Eleitoral
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os Policiais Rodoviários Federais em operação na cidade Parnaguá,  recuperaram um veículo com registro de roubo/furto, na tarde desta terça-feira (13/03).

Os agentes inspecionaram o veículo Fiat Strada, cor branca, que portava placa da cidade de Jaguaquara-BA. Durante a operação, foi verificado que o veículo pertencia a E.L.G, ex-prefeito do município, porém, no momento da abordagem o veículo encontrava-se com o irmão do mesmo.

O veículo original, conhecido após identificação veicular dos agentes operacionais, trata-se de um Fiat/Strada de placas de Feira de Santana-BA com registro de roubo/furto.

Veículo e condutor foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Corrente para os procedimentos legais.

Foto: Portal Gurguéia

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar
Terá duração de 3 dias · 24/10/2017 - 17h34

Em Parnaguá, professores da rede municipal realizam paralisação


Compartilhar Tweet 1



Os professores da rede municipal de ensino de Parnaguá deram início nessa segunda-feira (23/10), a uma paralização que terá a duração de 3 dias. Segundo os docentes, a medida tem como objetivo pressionar a administração municipal sobre o corte nas gratificações dos salários pagos no último dia (13/10). O corte afetou as gratificações referentes à graduação e outros acréscimos na folha de pagmento dos docentes.

De acordo com uma professora que não quis se identificar, o corte nas gratificações seria uma iniciativa do prefeito Jondson Castro Fé (Alemão), que comunicou a decisão à Secretária Municipal de Educação por meio de ofício. "Ele comunicou a secretária de educação a sua decisão por meio de ofício e quando recebemos o nosso salário ele já veio com os descontos. Entretanto, nós consideramos esse corte abusivo pois sabemos que os recursos para a Educaçao continuam entrando", colocou.

Fotos: Portal Correntte

 


Fonte: Portal Corrente
Comentar
Melhor qualidade de vida · 22/08/2017 - 15h10 | Última atualização em 22/08/2017 - 15h13

Prefeito de Parnaguá fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Parnaguá, Alemão.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.

Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Fotos: AsCom/ Selo Unicef


Fonte: AsCom/ Selo Unicef