Terá duração de 3 dias · 24/10/2017 - 17h34

Em Parnaguá, professores da rede municipal realizam paralisação


Compartilhar Tweet 1



Os professores da rede municipal de ensino de Parnaguá deram início nessa segunda-feira (23/10), a uma paralização que terá a duração de 3 dias. Segundo os docentes, a medida tem como objetivo pressionar a administração municipal sobre o corte nas gratificações dos salários pagos no último dia (13/10). O corte afetou as gratificações referentes à graduação e outros acréscimos na folha de pagmento dos docentes.

De acordo com uma professora que não quis se identificar, o corte nas gratificações seria uma iniciativa do prefeito Jondson Castro Fé (Alemão), que comunicou a decisão à Secretária Municipal de Educação por meio de ofício. "Ele comunicou a secretária de educação a sua decisão por meio de ofício e quando recebemos o nosso salário ele já veio com os descontos. Entretanto, nós consideramos esse corte abusivo pois sabemos que os recursos para a Educaçao continuam entrando", colocou.

Fotos: Portal Correntte

 


Fonte: Portal Corrente
Melhor qualidade de vida · 22/08/2017 - 15h10

Prefeito de Parnaguá fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Parnaguá, Alemão.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.

Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Fotos: AsCom/ Selo Unicef


Fonte: AsCom/ Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Parnaguá, Alemão está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade esteve presente o Senador Ciro, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (23/06), o prefeito de Parnaguá, Alemão, participou de uma reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral - TRE-PI sobre o Projeto Biometria. O município está envolvido na Fase Mutirão - 2º Grupo do Projeto Biometria 2016/2018. O atendimento a população para recadastramento biométrico acontecerá de 17 de julho a 17 de outubro, abrangendo 44 municípios vinculados a 20 zonas eleitorais. Um eleitorado de 242. 102 será atendido neste grupo.

(Equipe de Municípios)

na última terça-feira(06/06)o município de Parnaguá recebeu carteiras escolares, adquiridas com recursos próprios, resultado do trabalho da prefeitura juntamente com as secretarias de administração e educação.

O objetivo é trazer mais qualidade e conforto para os alunos, com melhores condições nas escolas, trazendo benefícios no aprendizado

Segundo o prefeito, Alemão , nas redes sociais "As escolas receberão carteiras novas, bebedouros, mesas de integração, armários e afins. O nosso sexto mês de gestão não poderia começar melhor e é com esse tipo de ação que queremos ser lembrados, dando sempre o máximo de atenção à população"

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

na última segunda-feira(05/06)O prefeito de Parnaguá Alemão esteve reunido com a Secretaria de Cidades, assinando o convênio para a reforma do mercado municipal.

Segundo o Prefeito nas redes sociais "Uma obra deste porte, beneficia a população em geral, já que tanto os comércios quanto à feira ganharão nova ambientação e estrutura, podendo assim gerar emprego e renda. O trabalho não para, estamos a cada dia mais comprometidos em trazer soluções, dando mais oportunidades e qualidade de vida aos parnaguaenses. O apoio de todos é fundamental! Vamos juntos, com certeza assim iremos mais longe." afirmou.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Parnaguá está realizando obras de reparo nas avenidas e ruas da cidade.

Segundo o prefeito Alemão através das redes sociais "Pensando no conforto e na segurança dos parnaguaenses, estamos fazendo alguns reparos necessários para que tudo funcione bem, respeitando o direito de ir e vir de todos. Os quebra-molas na saída para Curimatá são essenciais, visto que aquela é uma região urbana e com bom fluxo de pessoas, vale ressaltar que estamos nos adequando aos limites de trânsito, para que não fique fora do padrão. Alguns equipamentos que nos ajudarão muito, aos poucos vão sendo adquiridos. "

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Parnaguá , divulgou na ultima quarta-feira(31/05),através das redes sociais, a programação da XV Grande Vaquejada.

Serão três dias de festa, com torneios e premiações.

Segundo o prefeito Alemão, "Todos os dias teremos a entrada GRATUITA, para que todos se sintam à vontade para se fazerem presentes e é claro, são vocês que fazem a festa. Peço que compartilhem, chamem os amigos. O convite está feito! Entrei com a promessa de trabalhar pelo povo e é isso que estou fazendo. Vamos juntos, assim chegaremos ainda mais longe. Dias 16, 17 e 18 de junho espero a todos em Parnaguá. Abraços!"

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

Compartilhar Tweet 1



No último sábado(20/05) o prefeito de Parnaguá se reuniu em Corrente com a governadora em exercício, Margareth Coelho.

Na oportunidade, tratou de assuntos de grande importância,e solicitou uma nova ambulância para o município que será entregue no prazo de um mês. Estiveram presentes os vereadores Guidinha, Calmon e o presidente da câmara, Pingo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de ASCOM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Parnaguá, Alemão, divulgou nessa terça-feira(23/05), que está acompanhando de perto a preparação do parque para uma grande vaquejada que acontecerá em comemoração ao aniversário da cidade(19/06).

O prefeito cita: "Aos amigos de Parnaguá e região, deixo aqui o convite para que participem dessa grande festa que tem um dos cenários mais lindos do estado do Piauí, com a lagoa ao fundo. Nos dias 16,17 e 18 de junho do presente ano teremos uma programação voltada a entreter e fomentar a economia do município, com a hospitalidade e a animação já conhecidas por todos da região."Afirma.

a prefeitura informa que até o fim da semana será divulgada agenda de shows, programação esportiva e de toda a festividade voltada ao aniversário da cidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de ASCOM
Reunião do PSD · 05/12/2016 - 16h09 | Última atualização em 06/12/2016 - 10h07

Vereador de Parnaguá, Lula, participou de encontro de prefeitos do PSD com Kassab


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (05/12), o vereador de Parnaguá, Lula, esteve participando do encontro de prefeitos com o presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, no hotel Gran Arrey. O presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César, está comandando a reunião.

O evento seguiu até as 13h. O governador Wellington Dias e o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, marcaram presença na abertura.

Também estavam presentes: Trinchão, presidente do PSD Maranhão, o vice-prefeito eleito de Teresina, Luís Júnior, o deputado Alexandre Almeida (Maranhão) e os deputados estaduais Georgiano Neto, Antônio Felix e Edson Ferreira.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto do local


Compartilhar Tweet 1



O candidato Alemão (PPL) venceu a eleição do município por pouca diferença de votos do seu principal opositor, Mira Melo (PRTB). 47,82% do candidato Alemão contra 47,33% da candidata Mira Melo. Em terceiro lugar, o candidato Derson (PDT) obteve 4,85% dos votos válidos. Foram contabilizados ainda 56 votos brancos e 459 votos nulos.

(Redação Teresina)

Desmatamento, ignorância... · 08/06/2016 - 09h32

Lagoa de Parnaguá sofre devido ao descaso das autoridades


Compartilhar Tweet 1



- Um brinde à mediocridade frente à 5ª maior lagoa do Brasil
Em decorrência do anúncio de que iria ser realizado no dia de hoje, no auditório da OAB, um seminário para “discutir sobre o desenvolvimento sustentável no Estado do Piauí e suas potencialidades hídricas”, nada mais oportuno do que se utilizar essa data para se tornar público o descaso desse mesmo Estado do Piauí para com um dos seus ecossistemas, que agoniza sob o tapete da inércia, a quinta maior lagoa do País.

Participarão do encontro um representante das Nações Unidas, Ieva Lazareviciute, e o superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaguim Gondim, além de vários especialistas.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prazo para os municípios piauienses pleitearem adesão ao convênio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para elaboração dos planos municipais de saneamento básico, foi prorrogado até o dia 5 de fevereiro. Até o momento mais de 120 municípios pleitearam adesão. Somente 100, que atenderem aos critérios exigidos, serão contempladas a receberem os recursos

Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui para ler a matéria completa

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde informou que o período do acordo que pôs em dúvida a idoneidade de vários gestores municipais no Piauí é de "janeiro de 2011 a maio e 2013", portanto, abarca gestões diversas em 11 municípios, onde o Ministério da Saúde determinou fosse instaurado Tomada de Contas Especial para apurar irregularidades na aplicação de recursos públicos. (Entenda!)

Esse dinheiro é proveniente do Fundo Nacional de Saúde e era destinado a Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).

A cifra total requerida pela pasta é R$ 1.045.900,00.

Prefeituras_

- Cabeceiras do Piauí;
- Caldeirão Grande do Piauí;
- Coronel José Dias;
- Corrente;
- Francinópolis;
- Itaueira;
- Jurema;
- Palmeira do Piauí;
- Parnaguá;
- São Miguel do Fidalgo;
- Sussuapara.

Violência no interior do Piauí · 28/05/2015 - 14h09

Bradesco no município de Parnaguá é dinamitado; suspeitos são presos


Compartilhar Tweet 1



O terminal bancário do Bradesco do município de Parnaguá, distante 855 km da capital Teresina, foi alvo de bandidos fortemente armados. A ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (28/05).

Pelo menos cinco pessoas são suspeitas de terem participado da ação. Eles cortaram a energia da cidade e usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos. Durante o assalto, dois policiais chegaram no local e trocaram tiros com os bandidos. Um policial e um suspeito foram atingidos e mais três foram presos. Uma arma foi apreendida e uma quantia em dinheiro.

Eles estavam em um carro cor prata modelo Palio Weekend, os acusados que foram presos foram encaminhados para a cidade de Corrente.

Clique aqui e veja a matéria completa


Compartilhar Tweet 1



Em 2015, o Piauí registrou 1.887 notificações de casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 34,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Dos 14 casos notificados de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA).

Os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde.

Os municípios com maior número de notificação de casos suspeitos foram: Picos, com 185 casos; Alvorada do Gurgueia, com 64; José de Freitas, com 49; Barras, com 28; União, com 27; Parnaíba e Parnaguá, com 26 cada. Oeiras, com 21 e Jurema do Piauí, com 17.

(Redação Teresina)

A equipe do portal 180 encontrou com o ex-prefeito de Parnaguá, Cândido Júnior, dia 02 de março, no Palácio de Karnak. Cândido, que é uma liderança na cidade, busca sempre acompanhar o andamento dos investimentos no município, que fica no extremo Sul do Piauí, a 823 km da capital. Na ocasião, foi presenteado com um Guia dos Parlamentares pela equipe do 180.




(Redação Teresina)

Nova gestão · 07/03/2015 - 14h46 | Última atualização em 09/03/2015 - 10h36

Ex-prefeito de Parnaguá, Cândido, participa da solenidade de posse dos novos secretários do estado


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (06/03), o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, deu posse aos novos secretários da sua gestão. O evento aconteceu no palácio de Karnak e contou com a presença de autoridades, como o senador Elmano Férrer (PTB), os deputados federais Júlio César (PSD), Iracema Portella (PP) e Fábio Abreu (PTB). O ex-prefeito do município de Parnaguá, Cândido, também compareceu à solenidade.


(Redação Teresina)

Para conselheiros tutelares · 01/03/2015 - 13h25

Evento do MP em Corrente capacitou conselheiros de Parnaguá


Compartilhar Tweet 1



O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude - CAODIJ e as Promotorias de Justiça de Corrente e Gilbués realizaram, nos dias 24 e 25 de fevereiro, curso de capacitação na cidade de Corrente. A atividade foi voltada para Conselheiros Tutelares e de Direito das cidades de Corrente, Sebastião Barros, Parnaguá, Riacho Frio, Cristalândia do Piauí, Gilbués, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Monte Alegre do Piauí.

No primeiro dia, foram abordadas temáticas referentes às atribuições dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.
No segundo dia, foram abordadas temáticas referentes aos instrumentais à disposição do Conselho Tutelar e a Rede Socioassistencial na área da infância e juventude.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Após um mês visitando as residências dos barrenses que moram em Teresina, a imagem de Nossa Sra da Conceição, volta a Igreja Matriz em Barras.

Programação dos festejos:

25/11 - 17h - Concentração para receber a imagem de Nossa Senhora da Conceição na Chácara Cantinho (entrada da cidade para quem vem de Teresina) 19h - Celebração de Missa Solene no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Show pirotécnico.

27/11 - 16h- celebração do envio do Mastro saindo do Povoado Esperança, até a cidade de Barras.

28/11- abertura das novenas e solenidade do Mastro no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Procissão saindo a Igreja de Santa Luzia e São José Operário, no Bairro Boa Vista, até a Igreja Matriz, no centro da cidade.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Tribuna de Barras
CNM divulgou valores · 25/11/2014 - 00h00

Parnaguá receberá R$ 331.029,38 de repasse do FPM


Compartilhar Tweet 1



O valor do repasse de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro está estimado em R$ 3,470 bilhões, que deverá ser creditado para todas as prefeituras até o dia 10, adianta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Para estimar o valor correspondente a 1% do FPM, foi utilizado o relatório de avaliação fiscal do 4.o bimestre do Ministério do Planejamento, que indica a arrecadação total de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) neste ano deverá alcançar o montante de R$ 346,9 bilhões, valor esse que é 0,9% menor do que a avaliação fiscal do 3.o bimestre.

No Piauí o valor chega a R$ 92.112.649,00 milhões. Para Padre Marcos o valor é estimado em R$ 248.272,04 reais.

Veja a matéria completa aqui

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da assessoria

Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Parnaguá foram: Gustavo Neiva 1.467; Fernando com 664; e Georgiano 634 votos.

Elmano venceu a disputa ao Senado em Parnaguá com 2.043 votos e 51,02% dos votos válidos. Já Wilson Martins teve 1.948 votos e 48,65%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.594 votos e 59,20% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 1.752 votos, sendo 39,98% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em Parnaguá foram: Hugo Napoleão 1.506;Júlio César com 949 votos;e Iracema Portella 688 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado federal, em Parnaguá foram: Hugo Napoleão 1.506;Júlio César com 949 votos;e Iracema Portella 688 votos.

Elmano venceu a disputa ao Senado em Parnaguá com 2.043 votos e 51,02% dos votos válidos. Já Wilson Martins teve 1.948 votos e 48,65%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.594 votos e 59,20% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 1.752 votos, sendo 39,98% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Parnaguá foram: Gustavo Neiva 1.467; Fernando com 664; e Georgiano 634 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.594 votos e 59,20% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 1.752 votos, sendo 39,98% dos votos válidos.

Elmano venceu a disputa ao Senado em Parnaguá com 2.043 votos e 51,02% dos votos válidos. Já Wilson Martins teve 1.948 votos e 48,65%.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em Parnaguá foram: Hugo Napoleão 1.506;Júlio César com 949 votos;e Iracema Portella 688 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Parnaguá foram: Gustavo Neiva 1.467; Fernando com 664; e Georgiano 634 votos.

(Redação Teresina)