Compartilhar Tweet 1



A articuladora Jakeline Borges, de Paquetá, esteve participando nessa terça-feira (21/11), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), de um encontro com os articuladores dos municípios do Piauí.

Foram convidados para o evento todos os municípios que estão participando da fase do Selo UNICEF Edição 2017-2020. 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na ocasião, foram apresentadas etapas da avaliação e esclarecidas as dúvidas dos articuladores e representantes presentes.

 


Compartilhar Tweet 1



As Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social uniram forças durante o mês de outubro em prol da campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização, disponibilizar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama.

Para marcar o encerramento da campanha foi realizada na manha da última segunda-feira (30/10),  uma caminhada educativa que teve início na Unidade Básica de Saúde Roberval de Moura e seguiu por algumas ruas da cidade, entrando nas lojas e abordando pessoas, com distribuição de panfletos informativos alusivos à campanha.

Fotos: AsCom/Prefeitura de Paquetá

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de Paquetá
Para analisar as UBS · 30/10/2017 - 16h54 | Última atualização em 31/10/2017 - 09h33

Equipe de avaliação do PMAQ realiza visita em Paquetá


Compartilhar Tweet 1



Buscando melhorar a qualidade da saúde do município, a cidade de Paquetá recebeu na última sexta-feira (27/10), uma equipe técnica de avaliação do Ministério da Saúde. A visita aconteceu através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e busca analisar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 Além das condições físicas dos equipamentos e a disponibilização de medicamentos é realizado, também, uma consulta de satisfação dos serviços prestados junto à população.

Segundo a Secretária de Saúde do Município, Maria dos Remédios (Lili Portela), desde 2013 a cidade já vem sendo avaliada pelo PMAQ. “O município se preparou bastante, tanto a gestão, como os profissionais, para esse dia tão importante para a saúde de Paquetá. Temos excelentes profissionais, prova disso são as notas máxima que acumulamos de anos anteriores”, destacou.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Paquetá

Compartilhar Tweet 1



O 1º Fórum Municipal de Educação foi realizado na Câmara de Vereadores do município de Paquetá, na última quinta-feira (26/10). A sessão contou com a presença de autoridades do município e representantes da sociedade civil organizada.

Segundo o prefeito de Paquetá, Thales Pimenta, o objetivo do espaço de discussão é melhorar a educação do município. "Temos que ter uma maior participação popular, tanto do Poder Público como também da sociedade. A educação é tudo na vida de uma pessoa, e por esta razão é uma das prioridades do meu governo”, disse o chefe do executivo.

    Reprodução / Instagram

 


Fonte: Reprodução / Instagram

O prefeito de Paquetá, Dr. Thales, participou de uma audiência pública entre os prefeitos e a bancada federal piauiense, realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã desta segunda-feira (23/10).

Em entrevista ao 180graus, o prefeito fala sobre a importância da audiência. “Hoje, os municípios estão passando por uma crise financeira bem evidente, acho que toda população está ciente disso, nossos recursos estão bem reduzidos em comparação ao ano de 2016 e as dívidas só aumentam. Então, estamos nos reunindo atrás desse auxílio financeiro para os municípios com o Governo Federal para conseguir dirigir a gestão. A maioria das prefeituras que são 0.6, tem a população que dependem dela. Se tirar contrato ou demitir os funcionários, eles irão passar por uma crise. Então, temos que buscar a União e o governo para levar o município adiante”, disse o gestor.

 


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Paquetá, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou recentemente a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), tipo I no Povoado Pai Amaro.

Para a construção da Unidade, que segue os padrões do Ministério da Saúde, necessários para o bom atendimento daquela comunidade, estão investidos R$ 434.895,35. A nova estrutura irá ofertar atenção integral desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação, acompanhamento em casos de doenças crônicas e até a atenção e encaminhamento de urgências.

“A UBS tem como objetivo melhorar ainda mais os serviços prestados na área de saúde em nosso município, oferecendo melhor comodidade e atendimento à nossa população, tanto na zona urbana como rural do município, e o intuito da atual administração, com essa obra, é promover a melhoria no atendimento e prestar um serviço de qualidade”, disse o prefeito Municipal Thales Pimentel.

  Foto: Riachão Net

 


Compartilhar Tweet 1



A equipe Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), visando melhorar a qualidade de vida da população do município de Paquetá, realizou na manhã do último domingo (27/08), através da Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações de promoção à saúde no município.

No local foram realizados exames gratuitos de aferição de pressão arterial, exame de glicemia e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC).

As ações tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas, alimentação saudável e prevenção de doenças, vários profissionais da saúde atenderam a população.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Riachão Net

Compartilhar Tweet 1



A Universidade Estadual do Piauí em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (FACIME) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) realizou, nos dias 03 e 04 deste mês, na comunidade de Custaneira, localizada na cidade de Paquetá, o terceiro encontro de estudantes para trabalhar educação em saúde, cidadania e ação social.

O projeto, firmado através da parceria com povoados quilombolas da região, busca, sobretudo, a articulação do tripé ensino – pesquisa – extensão, base sólida para o bom desenvolvimento da universidade. Ministrado pelo professor doutor e Pró-Reitor de Finanças da UESPI.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Riachão Net

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, adquiriu um micro trator através de uma emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo Martins (PSB). O equipamento será destinado para a Associação de Desenvolvimento Rural Quilombola de Custaneira.

O deputado federal Rodrigo Martins, em reunião realizada nessa quarta-feira (26) na sede da Secretaria de Agricultura, com os moradores da comunidade, o prefeito Dr. Thales Pimentel, o deputado estadual Rubem Martins e lideranças do município, anunciou a destinação do micro-trator.

FOTOS: Portal Riachão Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Riachão Net

Compartilhar Tweet 1



Conselho Municipal de Assistência Social de Paquetá do Piauí realizará a sua VII Conferência Municipal com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS”.

A Conferência Municipal está sendo organizada pelo CMAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social e acontecerá no dia 10 de julho, na Unidade Escolar Celso Eulálio, às 7h30.


Fonte: Secretária Municipal de Assistência Social
Será a primeira edição · 30/06/2017 - 11h28

I Mostra Literária da Escola Geraldino Clévis


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de fazer da leitura uma prática prazerosa, atraente, dinâmica, participante e constante em situações cotidianas, a Escola Geraldino Clévis realizará hoje a partir das 19h a I Feira Literária.

O evento vai ser desenvolvido na escola visando o aprimoramento da linguagem, raciocínio, escrita, vocabulário, memorização e senso ético, possibilitando aos leitores melhoria no conhecimento.

Durante a feira serão realizadas exposições sobre autores que são estudados durante o período letivo. "O projeto pretende despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pela leitura para que se torne um hábito cada vez mais frequente no cotidiano dos alunos."


Fonte: Unidade Escolar Geraldino Clévis
Distribuição de Lixeiras · 20/06/2017 - 09h13

Prefeitura investe na limpeza da cidade e distribui coletores de lixo


Compartilhar Tweet 1



Prefeitura Municipal de Paquetá, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem desenvolvendo várias ações em prol da limpeza da cidade. Como o objetivo de manter o município limpo e organizado, dezenas de coletores de lixo foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Os coletores foram instalados em praças, escolas, órgãos públicos e outros locais onde existe uma grande concentração de pessoas. As lixeiras são confeccionadas com material reforçado, o que garante maior durabilidade. Os povoados de Angical e Canabrava também foram beneficiados com as lixeiras para a manutenção da limpeza nas referidas localidades.
“O objetivo é facilitar o descarte de pequenos resíduos pela população enquanto se está nas ruas, evitando que as pessoas o coloquem no chão ou joguem em qualquer lugar.


Fonte: Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí

O Nasf por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal, realizou a primeira atividade com a população voltada para a prevenção e qualidade de vida com a finalidade de trazer práticas e aptos saudáveis para a população.

Foi realizada uma palestra na Sede da Câmara dos Vereadores com a Equipe do Nasf e a população, e em primeiro momento a palestra foi ministrada pelas Alunas da Faculdade R. Sá, cujo teve como tema debatido: Hipertensão, Diabetes e Doenças Cardiopulmonares.

Com os Educadores Físicos, Vicente Alves e Edilson de Moura e o Coordenador do Nasf o Fisioterapeuta Ítalo,e a Nutricionista Dra. Lorena.

(Equipe de Municípios)

Perfuração dos Poços · 05/06/2017 - 10h05

Perfuração de 7 poços nos distritos do Município


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Municipal Dr. Thales Coelho, atende ao pedido da população e sabendo das dificuldades enfrentadas pelos agricultores com a falta d´água pela estiagem prolongada, o Prefeito Municipal por meio de uma parceria firmada com o Terceiro Bec solicitou a perfuração de 7 (sete) poços nos distritos do município.
Os poços foram destinados as localidades que mais sofrem com a seca e falta de água.
Alecrim, Canabrava, Buriti, Gonçalo Alves, São Rafael, Angical e Perreiros próximo ao Pai Amaro.
A perfuração dos poços já se iniciaram e em algumas localidades já foram concluídas.


Fonte: Secretária Municipal de Obras

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura do município de Paquetá do Piauí não deixou passar em branco e realizou um momento especial para às mães paquetaenses.

Homenagens, apresentações culturais, música ao vivo, distribuição de brindes, brincadeiras e um jantar fizeram parte da programação festiva em comemoração ao Dia das Mães.

Coordenado pela equipe da Assistência Social e com o apoio das demais secretarias municipais o evento contou com a presença do prefeito Thales Pimentel, da primeira-dama Yara Portela, do ex-prefeito Cristiano, vereadores, secretários municipais e um expressivo número de mães.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM
Para evitar bloqueio de conta · 23/05/2017 - 15h47

Municípios devem enviar IEGM até 31 de maio, alerta TCE


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Escondido em matagal · 11/05/2017 - 17h01

Suspeito de assassinar policial em Paquetá do Piauí é preso


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quinta-feira (11/05), por volta de 15h30min, a Polícia Militar efetuou a prisão do suspeito de assassinar o cabo Daniel Marcos Ferreira na cidade de Paquetá do Piauí. O homem que ainda não foi identificado pela PM estava escondido num matagal no perímetro do município.

A Operação de busca envolveu mais de 60 policiais das cidades de Oeiras, Picos, Inhuma, Marcolândia, Santo Inácio, Santo Antônio de Lisboa e ainda contou com o apoio do helicóptero da Polícia Militar de Teresina.

Segundo informações do comandante com o suspeito foram encontradas duas armas de fogo, uma delas era a do policial.

O suspeito de ser o autor dos disparos foi encaminhado a Central de Flagrantes de Oeiras. As informações preliminares dão conta que o homem reside em Picos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Um policial militar identificado como Daniel Marcos Ferreira Silva foi morto a tiros na cidade de Paquetá do Piauí. O crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/05) dentro da sede do Grupamento da Polícia Militar do município.

Segundo informações de populares, um homem desconhecido estava circulando na cidade pedindo carona. Assustados, os moradores acionaram a polícia e o cabo Daniel o encaminhou até a sede do GPM.

Populares informaram que na delegacia o policial deixou o homem em um sala e quando retornou minutos depois foi surpreendido com vários tiros. O policial foi morto pela própria arma.

Daniel não resistiu aos ferimentos dos disparos e morreu no local do crime.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e foto do Richão Net

Compartilhar Tweet 1



A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, que provoca a gripe, começou dia (17) segunda-feira em todo o país. A vacina está disponível nos postos de saúde para as pessoas que fazem parte do público-alvo. A novidade é que o grupo passa a contar também com professores da rede pública e privada.


Além dos professores, devem ser vacinados também idosos com mais de 60 anos, crianças pequenas (entre 6 meses e menos de 5 anos), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após parto) e trabalhadores da saúde. A campanha vai até hoje dia 26 de abril. Não coloque sua saúde em risco procure o postinho mais próximo e vacine-se.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Páscoa · 18/04/2017 - 08h45 | Última atualização em 26/04/2017 - 15h45

Projeto 'Páscoa na Escola'


Compartilhar Tweet 1




A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, e é a principal celebração do ano cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A coordenadora da educação trabalha com as crianças da Zona Urbana e Zona Rural os símbolos da páscoa e até mesmo a própria figura do “coelho da páscoa”, mas o ponto fundamental é resgatar o verdadeiro significado deste momento para toda a humanidade. “O projeto já é desenvolvido há alguns anos e é percebido pela comunidade educativa como algo importante para formação integral da criança”

Sede-Paquetá

U. E Augustinho José Gárcia - Zona Rural_Canabrava

U. E Manoel Gonçalves Guimarães - Zona Rural_Tiradentes


Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Distribuição de Peixes · 17/04/2017 - 12h27 | Última atualização em 18/04/2017 - 08h33

Distribuição de Peixes


Compartilhar Tweet 1



Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí juntamente com o Secretário de Agricultura realizam a distribuição de peixe para as respectivas localidades: Chapada do Fio, Retiro da Conceição, São Rafael, Cras, Cana Brava dos Amaros, Tronco, Custaneira, Buriti, Corrente, Morrinhos, Jacaré, Pereiros, Pedras e Mutamba

Com um planejamento minucioso, a prefeitura realizou a distribuição de 1000kg de peixe que foram doados pela SDR em aproximadamente 500 famílias da zona urbana e rural Garantindo o principal alimento da Semana Santa.


Fonte: Secretária Municipal de Agricultura
Distribuição de Lixeiras · 05/04/2017 - 13h13 | Última atualização em 26/04/2017 - 15h46

Prefeitura de Paquetá distribui lixeira em pontos estratégicos


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Paquetá da um passo importante para manter a cidade limpa e distribuiu dezenas de lixeiras em pontos estratégicos da cidade, como: praça, escolas, igrejas, unidades de saúde e outros locais onde existe uma grande concentração de fluxo de pessoas, as lixeiras são confeccionadas em aço o que garante maior durabilidade, os novos equipamentos vão diminuir perigos para a saúde causado pelo lixo

Jogar lixo nas vias publica infelizmente é uma pratica de muitas pessoas, visando minimizar essa situação a administração municipal conta com o apoio da comunidade.
Segundo o Prefeito Thales, a atual gestão está empenhada em realizar uma série de ações e medidas para continuar com o firme propósito de melhorar as condições de vida da população paquetaense


Fonte: Thales Coelho Pimentel
Várias reformas realizadas · 04/04/2017 - 09h11

Prefeito de Paquetá, Dr. Thales traz mudanças em 100 dias de gestão


Compartilhar Tweet 1



Ao completar seus cem dias de gestão, o prefeito do município de Paquetá do Piauí, Dr. Thales (PMDB), que vêm demonstrando muito trabalho e força de vontade, conversou com a equipe do Portal 180Graus sobre as mudanças que vêm realizando no município. Este vem realizando constantes mudanças, tendo em vista principalmente o modo como recebeu o município da gestão anterior.


Dentre as melhorias já realizadas pelo prefeito está à reforma completa da prefeitura. O conselho tutelar, o cemitério Francelino Francisco de Moura e todas as escolas do município também foram reformados durante esse início de sua gestão. Dr. Thales também conseguiu implantar policiamento 24 horas para o município que antes não contava com este serviço.

(Redação Teresina)

Pavimentação asfáltica · 29/03/2017 - 14h56

Paquetá é beneficiada com investimento da Secretaria das Cidades


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) investe em obras de infraestrutura nos municípios piauienses. Só em 2016 foram investidos mais de R$ 4 milhões em pavimentação asfáltica. Cinco municípios foram beneficiados com um total de 54,4 mil metros quadrados de asfalto.

A pavimentação asfáltica das vias públicas visa melhorar a mobilidade urbana nos municípios, facilitando o acesso da população a outros locais, assim como o tráfego de veículos. Uma vez limpa, sem poeira, sem buracos, em ótima condição de uso, contribui diretamente com a qualidade de vida da população.

Os municípios de Lagoa Alegre e Paquetá receberam 16,5 mil metros quadrados de revestimento asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD), no valor de R$ 2.150.553,96.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Ascom
Projeto Viva Semi-Árido · 29/03/2017 - 12h22

Primeira reunião do Projeto Viva Semi-Árido


Compartilhar Tweet 1



Secretário Municipal de Agricultura de Paquetá do Piauí e a coordenação do projeto "Viva Semi-Árido" realizaram primeira reunião na comunidade quilombola Canabrava dos Amaros, Paquetá do Piauí, dando início no referido projeto que irá atender aproximadamente 30 famílias da referida comunidade no valor aproximado de 200.000,00 (duzentos mil reais), para que assim melhore a qualidade de vida daquele povo.