Vereador Zé Dailson parabeniza Pajeú do Piauí pelo seu aniversário
O vereador Zé Dailson, foi a suas redes sociais nesta terça-feira (25/01), parabenizar a cidade de Pajeú do Piauí, o município que fica a 300 km da capital Teresina, completa 27 anos de emancipação política.
Comentar
Pajeú do Piauí: Cláudio Pereira vence com 67,93% dos votos
No município de Pajeú do Piauí, Cláudio Pereira (PL), venceu a disputa pela prefeitura com 67,93% dos votos.
Em segundo lugar ficou Chico Preto (PP) com 32,07% dos votos.
Foram 1,77% de votos nulos e 0,58% de brancos.
Comentar
Partido Liberal e MDB de Pajeú do Piauí realizará sua Convenção Partidária no dia 04/09
O Diretório do Partido Liberal (PL) de Pajeú do Piauí, juntamente com o partido MDB, irá realizar a sua Convenção Partidária no dia 04 de setembro às 19h.
O evento contará apenas com a presença dos pré-candidatos e da comissão executiva dos partidos. Tudo será transmitido pelo canal no YouTube: PL - Pajeú do Piauí
O espaço está aberto para outros partidos partidos através do e-mail: municipios180@gmail.com.
Eleições 2020: prefeita de Pajeú do Piauí renunciou e vice-prefeito assumiu
A prefeita eleita de Pajeú do Piauí, Sebastiana Vieira de Carvalho (PR), renunciou ao cargo no dia 2 de abril de 2020. Dia 3 de abril, o vice Dalvan Gonçalves de Moura Carvalho (MDB) assumiu a prefeitura.
Natural de Canto do Buriti, o novo prefeito tem 27 anos e é comerciário.
Na foto, tirada em 2018, a então prefeita Sebastiana, seu marido Cláudio Pereira, o controlador do município, Paulo César, e o então vice-prefeito Dalvan Carvalho.
ELEIÇÕES 2020
Agora, com a renúncia da prefeita, seu marido Cláudio Pereira deve ser o candidato à prefeito do grupo nas eleições 2020.
Sebastiana se tornou a candidata do grupo político, após a trágica morte, em um acidente de carro, do prefeito Juscelino Mesquita e vice-prefeito Zezito, candidatos à reeleição em 2016.

Comentar
Cidade de Pajeú pode ter chuva de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.
O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O INMET recomenda as seguintes instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Comentar
Prefeita Sebastiana e secretária de Educação recebem Prêmio Gestor Educador pela Undime-PI
A prefeita Sebastiana Vieira juntamente com o secretário de Educação, Ocioneide de Moura, receberam na manhã dessa quinta-feira (17/10) o Prêmio Gestor Educador.
A premiação foi promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) que premiou municípios piauienses que obtiveram resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 e com maior evolução entre os índices de 2015 e 2017.
O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais dos Poderes Executivos e Legislativo.
Sindicato de Pajeú do Piauí tem 22 anos de história
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Pajeú do Piauí foi fundado em 12 de janeiro de 1997, tendo, portanto, 22 anos de história. E é filiado a Fetag. O sindicato fica na entrada da cidade, no sentido de quem vem de Canto do Buriti. Na foto, Francisco, tesoureiro, e Eugênio, secretário de Políticas Agrícolas do sindicato.
Comentar
No terceiro mandato, Esmaragno busca melhorias para Pajeú do Piauí
O vereador Esmaragno (MDB), de Pajeú do Piauí, já está em seu terceiro mandato pelo município e vem cada vaz mais buscando melhorias para este.
O vereador que já foi presidente da casa, e ainda já foi vice-prefeito, sempre reafirmando o compromisso com a cidade.
Toda quinta-feira à noite são abertas sessões na Câmara dos Vereadores, para serem debatidos projetos para zona rural e urbana.
Comentar
Secretaria de Saúde divulga lista de municípios com corre risco de arboviroses
Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto em Flores do Piauí doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de Pajeú do Piauí está entre eles.
O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.
Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.
O Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária de quinta-feira (14/03), o bloqueio das contas da prefeitura de Pajeú do Piauí, que não entregou as prestações de contas referentes ao período até novembro de 2018.
O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE.
Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a apresentação das prestações de contas.
Processo Seletivo é promovido pela Prefeitura de Pajeú do Piauí
Prefeitura Municipal de Pajeú do Piauí - PI anuncia Processo Seletivo destinado a admissão de Professor na área de Língua Inglesa (1). É necessário que os candidatos possuam Curso Superior em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, na área de Licenciatura em Língua Inglesa.
A carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais e o salário base equivale a R$ 2.557,97.
O presente Processo Seletivo contará com duas etapas, sendo elas: Análise de Currículo e Títulos; Entrevista Pessoal, ambas para candidatos de inscrições deferidas.
As inscrições serão realizadas até às 13h30 do dia 22 de fevereiro de 2019, por meio de envio de currículo no e-mail gabinete.prefeituradepajeu@gmail.com.
Processo Seletivo na área da saúde é divulgado pela Prefeitura de Pajeú do Piauí
Prefeitura Municipal de Pajeú do Piauí - PI torna público Processo Seletivo para contratação de profissional afim de atender as necessidades temporárias da Secretaria Municipal de Saúde.
É necessário que os candidatos tenham Graduação superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina.
A vaga disponível é para o cargo de Médico - PSF, com carga horária de 40 horas semanais e vencimento básico de R$ 8.000,00, mais adicional de gratificações.
Este Processo Seletivo contará com duas etapas, sendo elas: Análise de Currículo e Títulos e Entrevista Pessoal.
As inscrições serão realizadas até às 23h59 do dia 18 de janeiro de 2018, por meio de currículo no e-mail: gabinete.prefeituradepajeu@gmail.com.
Está previsto o dia 22 de janeiro de 2019 para realização das entrevistas, na Prefeitura Municipal de Pajeú - PI, localizada na Rua Maria Ribeiro Antunes, s/nº, Centro.
Mais de 80% dos eleitores de Pajeú do Piauí votaram em Wellington Dias
Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.814 votos e 81,53% dos votos válidos.
Para o Senado, Marcelo Castro teve 1.648 votos e 38,37%. E Ciro Nogueira teve, em Pajeú do Piauí, 1.862 votos e 43,35% dos votos válidos.
Os três primeiros colocados para deputado federal, em Pajeú do Piauí, foram: Assis Carvalho com 1.339 votos (56,26%). Heráclito Fortes com 388 (16,30%) e Marcos Aurélio Sampaio com 109 votos (4,58%).
Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Pajeú do Piauí, foram: Henrique Pires 1.096 votos (46,70%); Fernando Monteiro com 377 (16,06%); e Magalhães teve 147 votos (6,26%).
Comentar
O município de Pajeú do Piauí entrou na lista de município que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou a lista na tarde da terça-feira (08/08). O reforço na segurança foi aprovado na segunda-feira (07/08) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas.
Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.
De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.
Confira aqui a lista completa.
Comentar
Pajeú do Piauí ficará sem energia temporariamente neste domingo
A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Pajeú do Piauí e outras cidades do estado, neste domingo (19/08).
O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.
O intervalo da ação será de 6h15 às 10h45 da manhã.
Comentar
Missa de um ano de morte do prefeito e vice será realizada em Pajeú
Os familiares dos falecidos prefeito Juscelino Mesquita e vice Zezito convidam todos os moradores do município de Pajeú do Piauí para participarem da missa de 1 ano de seu falecimento.
A celebração será realizada no dia 13 de setembro, na igreja São João Batista do município, e está prevista para iniciar às 19h.
Prefeita Sebastiana do Cláudio participou da Assembleia Geral Extraordinária na APPM
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do prefeito Sebastiana do Cláudio, da cidade de Pajeú do Piauí.
Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.
Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.
(Equipe de Municípios)
Pajeú do PI pode ter contas bloqueadas por inadimplência no IEMG
As prefeituras de Uruçuí, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Prata do Piauí, Pajeú do Piauí, Floriano, Fartura do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí não concluíram o envio dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), referente ao exercício de 2016.
O prazo do Tribunal de Contas do Estado teminou na última quarta-feira (31). A Corte informou aos gestores que que os municípios que não responderem os questionários no prazo terão as contas bloqueadas, dentre outras penalidades.
Instituído no ano passado, o índice é usado para medir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e ações implementadas pelos municípios.
(Equipe de Municípios)
Prefeita de Pajeú participa de seminário na APPM
Nesta segunda-feira esteve presente o presente no seminário sobre contenção e retenção de gastos com pessoal, na APPM, a prefeita de Pajeú do Piauí, Sebastiana, juntamente com seu esposo Cláudio, participando atentamente das palestras
O evento, com diversas palestras , vem para ajudar os gestores a tirar as principais dúvidas que surgem nos municípios.
(Equipe de Municípios)
Secretário Edilberto, de Pajeú, ocupa mesa da diretoria do COSEMS como conselheiro fiscal
Durante o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí foi realizada assembleia geral ordinária, que elegeu por unanimidade a chapa “COSEMS em Ação” para o mandato de maio de 2017 a maio 2019.
A mesa da diretoria teve como Conselho fiscal 1 Leonardo Pereira de Valença do Piauí, Conselho fiscal 2 Edilberto Carvalho de Pajeú do Piauí, Conselho fiscal 3 Francisco Barros de Cajueiro da Praia, Conselho fiscal 4 Genilda Costa de Anísio de Abreu, Conselho fiscal suplente Gârdenia Oliveira de Vera Mendes, Valéria Castro de Baixa Grande do Ribeiro, Dulce Nogueira de Francinópolis e Geanne Floriano – Lagoa do Piauí;
(Equipe de Municípios)
IEGM dos municípios pode causar bloqueio de contas se não for enviado
O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.
É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.
É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.
(Equipe de Municípios)
Municipios se reúnem para discutir programa Criança Feliz em Teresina
Município de Pajeú do Piauí , esteve presente representado por assistente social nesta quinta-feira (11/05) no encontro de gestores dos Municípios, no hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, para lançamento do programa “Criança feliz”, o programa tem por objetivo o acompanhamento de famílias, com gestantes e crianças na primeira infância (de 0 a 5 anos), por membros da assistência social.
Presentes 173 municípios que aderiram ao programa, o evento também contou com a presença do representante do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Oscar Terra; Deputados Zé Santana e Francisco Lopes; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, Philippe Salha; vice-governadora, Margarete Coelho; Prefeito, Firmino Filho; Prefeito, Mão Santa;
(Equipe de Municípios)
Governador autoriza obras para o município de Pajeú do Piauí
O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, com o deputado federal Marcelo Castro e prefeitos de cinco municípios. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual autorizou o início de diversas obras em Santa Luz, Pajeú, Piripiri, Fartura do Piauí e Manoel Emídio.
Em Pajeú do Piauí, o governador autorizou a aquisição de uma viatura policial, a implantação de 3km de pavimentação asfáltica nas vias urbanas e aporte financeiro para o tradicional Festejo de São João Batista.
(Municípios Teresina)
Secretária das cidades anuncia 10 milhões em pavimentação; Pajéu será beneficiada
A Secretaria das Cidades leva pavimentação às ruas e avenidas de diferentes municípios do Estado, proporcionando melhorias na qualidade de vida dos cidadãos e na mobilidade urbana. Em 2016 foram investidos mais de R$ 10 milhões em pavimentação.
As obras beneficiaram os municípios de Brasileira, Eliseu Martins e Santo Antônio de Lisboa totalizando 12,5 mil metros quadrados de pavimentação, com investimento total de R$ 1.338.639,41. No município de Landri Sales foi pavimentado um total de 6.259 metros quadrados, no valor de R$ 1.147.844,53. As obras que tiveram início do primeiro semestre de 2016 deram fim à poeira, melhorando a qualidade de vida da população, além de facilitar o deslocamento para outras áreas do município.
(Redação Teresina)
Neide Cabedo participa de capacitação realizada pela Undime na APPM
Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Pajeú do Piauí, Neide Cabedo, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.
A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.
Leucilio Sales - direto da APPM