Previdência em debate -

Raul Veloso, defensor da reforma da Previdência, vem auxiliar o Governo do Estado

Esta semana, o Governo do Estado anunciou uma parceria com o economista Raul Veloso. Veja matéria do site do Governo:

       Governador se reúne com consultor econômico e discute modelo                                                            previdenciário

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (6), no escritório da Superintendência de Representação do Estado do Piauí em Brasília (Surpi), com o economista e consultor Raul Veloso, especialista e profundo estudioso do tema previdência. Na oportunidade, foram discutidas alternativas para solucionar o déficit da previdência que sufoca o poder de investimento dos estados.

O encontro desta terça, selou uma parceria entre o Governo do Estado e uma equipe técnica, liderada pelo economista Raul Veloso, para desenvolver a criação de um fundo imobiliário, correspondente ao déficit previdenciário, estipulado em R$ 18 bilhões. “O objetivo, é ter um lastro, uma carteira de bens, terras, imóveis, recebíveis de IPA e ICMS, que formarão um fundo garantidor desse déficit”, pontua Dias.

A equipe trabalhará em parceria com as secretarias de Estado da Administração, Fazenda e Planejamento, além da Fundação Piauí Previdência.

Segundo o governador, o Piauí vem tomando medidas que permitem ao Estado dar resolutividade a problemas futuros, porém o déficit de anos anteriores preocupa o chefe do executivo piauiense. “A previdência é um contrato intergeracional, sustentado com contribuições dos servidores do Estado, do Governo e também da aplicação de uma poupança, que deveria ser construída desde a primeira geração de aposentados e pensionistas. Isso não aconteceu. Como resultado, apenas a parte relacionada à contribuição laboral e patronal é somada, gerando um déficit, que no caso do Piauí é crescente”, explica.

 

Raul Veloso já foi tema aqui deste blog em recente passagem por Teresina. No último dia de outubro publiquei texto que reproduzo agora:

CPI diz que Previdência é superavitária, mas propagandistas do mercado                                                 pregam sua reforma

De passagem por Teresina em atividade de um site local, o economista Raul Velloso, afirmou que a saída para a crise na qual o Brasil se encontra, está na Previdência Social, dando a entender a necessidade de reforma do setor. 

Quando o leitor souber da opinião de alguém, procure ver também qual o viés ideológico daquela pessoa (o blogueiro incluso).

O conhecimento acadêmico de Raul Velloso é inquestionável. Mas tão profundo saber, infelizmente, está a serviço do grande capital. É a ele que Raul Velloso serve. Se serve ao grande capital, não responde aos interesses da grande maioria dos brasileiros.

É curioso que Raul Velloso vem a Teresina deitar saber sobre a economia brasileira culpabilizando a Previdência, justamente no momento que o Senado brasileiro conclui uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Previdência Social e - fica vermelha cara - afirma que a Previdência é superavitária. Afirma algo, aliás, que o movimento em defesa desta política pública já vinha falando.

A reforma da Previdência Social interessa, entre outros, ao Bradesco, ao Itaú, à Rede Globo e, estes, colocam em campo pessoas renomadas para fazer a propaganda necessária. 

Se há uma reforma necessária na Previdência Social é no sentido dela pagar melhor seus benefícios e criar novos direitos para os trabalhadores. 

 

Lendo os dois textos, o internauta pode perceber como este blogueiro recebeu com preocupação a notícia do governo do Estado.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco