Eleições 2018 · 02/02/2018 - 08h19 | Última atualização em 02/02/2018 - 08h20

Mulheres do PT se articulam pró Regina e insinuam machismo das lideranças políticas


Compartilhar Tweet 1



A composição das chapas que vão concorrer ao pleito deste ano no Piauí vai exigir um esforço hercúleo dos envolvidos na tarefa. As chapas da situação, por exemplo. Quanto a chapa proporcional, o PT está reivindicando a possibilidade de montar chapa pura, despertando a fúria até num dos mais aliados, Marcelo Castro.

Outra situação delicada é a chapa majoritária. Parece que dois cargos não são questionados: o de governador e a vaga de Ciro Nogueira, para o senado. 

Mas só parece. Vez ou outra algum filiado do PT promete não votar no "aliado" Ciro Nogueira. E os petistas não abrem mão da candidatura de Regina Sousa. 

Há um movimento interno a favor da reeleição da senadora que aglutina quase 100% das mulheres do PT. E, quando as mulheres firmam questão....

Reproduzo aqui duas matérias do site pensarpiaui que tratam exatamente desta situação:

           Wellington a beira de um constragimento em relação as mulheres

01/02/2018

O governador Wellington Dias (PT-PI), candidato à reeleição, vai precisar de muito jogo de cintura pra garantir a vaga das mulheres na chapa majoritária para as eleições de 2018.

Bandeira de luta do seu partido - o Partido dos Trabalhadores - a participação das mulheres na política foi tema de destaque nos últimos dois anos, tendo a própria senadora Regina Sousa (PT-PI) participado ativamente da campanha nacional visando ampliar os números. O Brasil figura na 154ª posição num ranking internacional entre 193 países sobre a participação da mulher na política brasileira.

Pela legislação atual, cada partido ou coligação deve reservar pelo menos 30% de suas vagas para as candidaturas de mulheres. E, no estado, as vagas mais visadas são justamente as ocupadas por duas mulheres, Regina e Margarete Coelho (PP), na vice-governadoria.

No Piauí, temos 3 senadores e apenas 1 mulher. Regina Sousa é a primeira mulher senadora do Piauí, tendo assumido a vaga de suplente.

Na Câmara Federal, de 10 deputados federais, temos apenas uma mulher, Iracema Portela (PP-PI), esposa do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Rejane Dias (PT) eleita assumiu como secretária estadual de Educação.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, dos 30 parlamentares eleitos, apenas 4 mulheres: Juliana Moraes Souza (MDB), Janaína Marques (PTB), Liziê Coelho (PTB) e Flora Izabel (PT).

Na Câmara de Vereadores, de 32 parlamentares temos 4 mulheres: Cida Santiago (PHS), Graça Amorim (PMB), Teresa Brito (PV) e Teresinha Medeiros (PSL).

Será que os "coronéis" da política local vão desbancar as nossas mulheres?

 

                                Piauí: uma briga silenciosa rumo a 2018

31/01/2018

Diariamente as manchetes dos jornais, portais e programas de jornalismo de rádio e TV dão conta da disputa acirrada e silenciosa rumo às eleições de 2018 no âmbito estadual.

De um lado Wellington Dias (PT), que tenta se equilibrar entre uma "penca" de aliados, que querem a todo custo "desbancar" a candidatura à reeleição de Regina Sousa (PT-PI) ao Senado. Ora, porque ninguém questiona a vaga de Ciro Nogueira que aparece com os menores números nas intenções de voto para o pleito nas pesquisas internas?

Ciro Nogueira, depois de dar um verdadeiro "ponta-pé no traseiro" da ex-presidente Dilma Rousseff, agora aparece como aliado número um do governador petista. Como assim? Aqui diz que vota em Lula e pras bandas do Sul tenta emplacar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na candidatura à Presidência. Mas como assim???

Todo dia Ciro faz questão de aparecer ao lado de Wellington Dias, como braço direito viabilizando os empréstimos e mais recursos para o Piauí. A cada semana um novo ministro do governo golpista desembarca no Piauí com direto inclusive a ostentação, diga-se: chegar para a as reuniões no helicóptero que pertence ao mesmo senador Ciro.

Regina, na sua simplicidade, já deu o recado: "Não vendo a minha alma ao diabo".

É mais ou menos assim que a coisa está silenciosamente acontecendo. Que venham os próximos capítulos!

 

Comentários