Saneamento básico -

Lançando mão da subconcessão, Francisco Costa trabalha pela universalização da água e esgoto

Àgua e esgoto para todo o Piauí é um grande desafio.

É uma das políticas públicas mais importantes para a vida do cidadão.

Dá dignidade e traz saúde.

Na implementação desta política pública está o ex-secretário de saúde, Francisco Costa. Hoje, está à frente do Instituto de Águas do Piauí.

Semana passada ele reuniu o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP) do Estado, para discutir alternativas para levar água de qualidade a diversas regiões piauienses.

Para alcançar a universalização ele propõe investimentos por regiões do Estado e a política da subconcessão - a mesma desenvolvida em Teresina.

Segundo ele, um bloco de investimentos contemplaria a região norte, através dos municípios da Planície Litorânea e Cocais.

Outro bloco de investimentos seria para atender a região do entorno de Teresina, beneficiando também os municípios do território Carnaubais, Entre Rios em especial o Médio Parnaíba e região do Sambito.

Francisco Costa não esqueceu o sul do Estado. Para lá prevê outro bloco de investimentos que contemplará o eixo Floriano – Picos, seguindo até o extremo Sul, onde serão envolvidos os municípios do Coresa.

Francisco Costa diz: “estamos estudando a possibilidade de buscar parcerias que ajudem o Estado nesse momento em que a condição não é propícia para grandes investimentos. Precisamos principalmente de investimentos na área de esgotamento sanitário, que possam melhorar o atendimento nessa área. A ideia é buscarmos, num curto espaço de tempo, trabalhar a universalização de água e esgotamento sanitário."

Segundo Costa o Conselho concordou com a proposta da subconcessão.

É a região sul (Picos, Floriano e municípios do Coresa), onde os estudos estão mais adiantados, ele acredita que até o fim de setembro esta fase já estará concluída.

 

 

 

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco