Um encontro virtual -

W. Dias participa de debate sobre projetos voltados para o meio ambiente com representante dos EUA

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e outros seis chefes do executivo estaduais brasileiros participam, nesta sexta-feira (30/07), às 16h, de um encontro virtual para tratar sobre o clima com o enviado especial dos Estados Unidos, John Kerry. Na oportunidade, serão apresentados projetos prioritários de cada região do país na área de conservação ambiental com o objetivo de conseguir o aporte técnico e financeiro. A iniciativa faz parte de um ciclo de reuniões que serão realizadas pelos EUA com países como a China, União Europeia e organizações internacionais.

Dias explicou que a reunião é resultado do movimento Governadores pelo Clima e é uma resposta à carta ao presidente americano, Joe Biden, enviada em abril, assinada pelos governadores com o intuito de fortalecer a agenda ambiental. Serão apresentados projetos nas áreas de recomposição florestal, bioeconomia e desenvolvimento socioprodutivo.

“Serão apresentadas as prioridades de cada região. O Nordeste, por exemplo, vai optar pelo projeto integrado de monitoramento, conservação, restauração florestal e desenvolvimento socioprodutivo. A ideia é que sejam criadas oportunidades para que governos, empresas ou pessoas que tenham essa visão de investir de forma organizada em iniciativas com essa característica de preservação do meio ambiente, um tema tão necessário para o planeta. Para tanto, será criado um Consórcio de Mudanças Climáticas para administrar o fundo, capaz de receber esses investimentos que, além da preservação, poderá gerar desenvolvimento, emprego e renda. A expectativa é que sejam criados mais de 150 mil empregos verdes, por exemplo”, comentou o governador piauiense.

Além de Wellington Dias, do Piauí, participarão da reunião os governadores de São Paulo, João Doria (representante da região Sudeste); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (Sul); do Pará, Helder Barbalho (Norte); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (Centro-Oeste); e do Maranhão, Flávio Dino (Consórcio da Amazônia). Ao todo, serão apresentados nove programas cujo tempo de execução varia entre 24 e 72 meses. São eles:

1) Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização das Bacias Hidrográficas (BH) do Espírito Santo: BH do Rio Itapemirim, BH do Rio Santa Maria do Doce e BH do Rio Santa Joana;

2) Proteção e Conservação da Mata Atlântica no Vale do Futuro (Vale do Ribeira / São Paulo);

3) Projeto integrado de monitoramento, conservação, restauração florestal e desenvolvimento socioprodutivo da região Nordeste do Brasil;

4) Expansão do Programa Maranhão Verde;

5) Renova Taquari;

6) Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação do Bioma Pantanal;

7) Bioeconomia “Pé no Chão”;

8) Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Região Sul;

9) Conservação e recuperação de ambientes florestais e campestres nos biomas Pampa e Mata Atlântica.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco