Era membro da Aleama -

Violinista morre aos 91 anos e causa comoção em Amarante; conheça o artista

O músico e membro da Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante (Aleama), Julio Basílio da Silva, morreu na última quarta-feira (15/03), aos 91 anos. As informações são do Somos Notícias. 

O violinista era conhecido em todo o Piauí e participou de diversas reportagens e programas de televisão em sua homenagem, como o programa Tradições dos Municípios, da TV Clube, em 2020, que destacou seu dom e habilidade musical. Julinho morreu no hospital de Amarante, por volta das 7h.

Foto: Somos NotíciaMorre aos 91 anos o músico Julinho, membro da Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante
Morre aos 91 anos o músico Julinho, membro da Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante

Júlio Basílio da Silva, popularmente conhecido como Julinho, foi o único violinista em atividade em Amarante e acompanhava diversas manifestações culturais populares, como Reisados, as festividades do Divino Espírito Santo e outras. Ele também participou como músico de programas na Rádio Cultura de Amarante e era sempre atuante nos grandes encontros culturais da cidade. Além disso, foi o velho companheiro de serenatas dos populares Castor e Pedrinho Agrimensor. Também empreendedor, durante muitos anos, Julinho trabalhou em diversas lojas de tecido de Amarante, inclusive no seu próprio magazine. (Biografia extraída do livro Personalidade e fatos marcantes, do escritor Bebeto Soares)

A notícia da morte do músico causou tristeza entre os confrades da Aleama. O secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, emitiu uma nota ao Somos Notícia lamentando a perda e afirmando que a Cultura de Amarante está de luto. Ele disse que “a Cultura de Amarante está de luto pela perda do músico Júlio Basílio, que amplamente contribuiu para o enriquecimento da História de Amarante, deixando um legado importante para o município”.

Nota de Pesar da Aleama

A Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante (ALEAMA), com profundo pesar, comunica o falecimento do confrade Júlio Basílio da Silva, um dos acadêmicos fundadores desta entidade. A ALEAMA apresenta, à família enlutada, os sentimentos de dor e solidariedade de todos os seus membros por essa grande perda, pois Júlio Basílio é um inestimável patrimônio não apenas da cultura amarantina, mas também de todo o Piauí.

Amarante-PI, 15 de março de 2023.

Raimundo Neto de Carvalho
Presidente

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco