População presta homenagem -

Vídeo: cortejo fúnebre percorre ruas e população dá último adeus ao ex-prefeito Firmino

Matéria atualizada às 17h03

Neste momento o ex-prefeito Firmino Filho é sepultado ao som da corneta da Polícia Militar, recebendo honras de estado no cemitério Recanto da Saudade.

Um momento de muita comoção e aplausos entre familiares e amigos. Firmino foi enterrado ao lado do jazigo de sua mãe, Lindalma Soares.

Durante o enterro, várias pipas podiam ser vistas no céu, na região do cemitério, em uma homenagem ao prefeito, que tinha a pipa como símbolo da sua administração.

    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde
    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde
    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde

Matéria Atualizada às 16h27

O Padre Tony Batista realizou celebração da missa de corpo presente no Cemitério Recanto da Saudade. O caixão está coberto com a bandeira de Teresina e com uma pipa, símbolo de sua administração municipal.

“Perdemos um grande líder, um homem de bem e de uma vida servida aos outros e que soube partilhar”, disse Tony Batista.

    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde
    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde
    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde

Matéria atualizada às 14h22

A deputada estadual Lucy Soares falou com os jornalistas no Cemitério Recanto da Saudade e contou sobre seu aprendizado na política e de como não é fácil estar inserido nessa missão.

"Não é fácil ser político, eu costumo dizer que na política a gente encontra o melhor e o pior das pessoas. É um aprendizado muito grande, eu acho que cada pessoa uma vez na vida deveria sair candidato para ver como não é fácil você ser político e ser cobrado, as vezes injustamente por não poder dar um retorno, mas com relação a isso, certeza que Firmino foi um bom administrador", disse.

Lucy disse ainda que vai defender o legado de Firmino e assumir a missão de pessoa pública do ex-gestor.

    Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde

"Vou defender o seu legado trabalhando, como ele sempre fez, levantando cedo, arregaçando as mangas, gastando sola de sapato e conversando com a população, discutindo, dialogando e colocando as prioridades da população, é assim que um bom gestor deve agir, colocar as prioridades, trabalhar por aqueles que mais precisam, isso foi o que eu aprendi com ele, me apaixonei junto com ele e vou continuar lutando por essas pessoas, estamos dando continuidade a um trabalho que Firmino iniciou no ano de 96 e vamos continuar junto com o nosso grupo, com o Progressistas, que foi o partido que mais cresceu nos últimos anos e a gente tem o compromisso de trabalhar pelo povo, mudar a realidade do Piauí, por um Piauí mais justo, mais humano, mesmo com as dificuldades", enfatizou.

Lucy disse ainda que Firmino nos últimos meses estava muito triste por não conseguir ajudar a população, principalmente por conta da pandemia, onde ele via pessoas morrendo por falta de leitos.

"Eu acho que isso entristeceu muito ele e ele comentava, toda vez eu chegava em casa e ele estava muito triste e pensativo. Ele deu a vida, ele estudava sobre essa doença para poder atuar de forma correta, e assim foi feito com a população piauiense, porque ele se comportou como um verdadeiro governador, ele abraçou o estado todo", finalizou.

Matéria atualizada às 13h02

O governador Wellington Dias (PT), se faz presente no sepultamento do ex-prefeito Firmino Filho. Dias destacou a parceria que tinha com o prefeito, independente da política.

"Na relação comigo, independente de quem é governo, quem é oposição, sempre houve uma parceria, destaco aqui o sistema da Águas de Teresina, que permitiu a cidade alcançar 100% com água. E também na relação do dia a dia, sempre que tinha algum problema eu ia à ele e quando tinha um problema para resolver com o Estado, ele vinha até a mim. Então, deixa muita tristeza, porque era um líder bastante expressivo. É um vazio muito grande, nessas horas a família e os amigos precisam de muita força de Deus", disse.

    Imagem: Reprodução/Rede Meio Norte

O gestor estadual também falou da marca que Firmino deixou, não só em Teresina, mas em todo o estado do Piauí.

"Uma história que marcou porque ele teve uma ascensão política muito forte e em um dado momento, ele saiu candidato a vereador, depois deputado estadual, depois prefeito, é uma pessoa que realmente tem uma história marcante, muito jovem, mas com uma história que marcou profundamente em Teresina e no Piauí", finalizou.

Matéria atualizada às 12h39

O cortejo fúnebre acaba de chegar ao Cemitério Recanto da Saudade. O caixão com o corpo do ex-prefeito Firmino Filho já foi retirado do carro do Corpo de Bombeiros e já está posicionado na capela para o início da celebração da missa.

No local, muitas pessoas emocionadas, populares, familiares e amigos numa só corrente de orações pelo ex-prefeito Firmino.

    Foto: Reprodução/Rede Meio Norte

Matéria atualizada às 12h12

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, já se encontra no Cemitério Recanto da Saudade, onde será sepultado o ex-prefeito de Teresina Firmino Filho.

Rafael destacou o legado de Firmino e a sua dedicação em resolver os problemas da cidade de Teresina.

"Ele deixa um grande legado pelo político que foi, pelo grande gestor, uma pessoa com quem tive oportunidade de debater vários temas relevantes e você via o afinco que ele tinha em estudar os problemas e as soluções, qualquer que fosse a política pública, então realmente uma dedicação fabulosa, cuidou muito bem da nossa cidade, tanto que a história dele se confunde com a história de Teresina, eu que pude, no primeiro mandato dele, eu era um adolescente, estudante do Dom Barreto, e já acompanhava essa trajetória vitoriosa do prefeito Firmino e estamos aqui hoje prestando nossa solidariedade à família e fazendo essa oração para que Deus o grade em um bom lugar", disse o secretário.

Matéria atualizada às 11h45

Um momento que comoveu a todos foi quando o carro do Corpo de Bombeiros chegou ao Palácio da Cidade.

A viúva de Firmino, a deputada Lucy Soares, foi até os populares agradecer pelas homenagens.

Bastante emocionada ela disse que Teresina deve seguir firme e forte e pediu continuidade ao seu legado.

Muito lindo a homenagem, é o meu eterno prefeito e Teresina continua em frente, firme e forte, vamos continuar com o legado dele", disse.

Matéria atualizada às 11h38

A Prefeitura de Teresina homenageou, o ex-prefeito Firmino Filho, na manhã desta quarta-feira (07), durante a passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio da Cidade, coroas de flores foram entregues pelo secretário de Governo, Adolfo Nunes, pela auxiliar de serviços gerais e servidora mais antiga da PMT, Francisca dos Santo e pela servidora Marilda Figueiredo.

O atual prefeito da capital, Dr. Pessoa, manifestou sua solidariedade e pesar à família e amigos em luto pelo seu antecessor, de quem fez questão de ressaltar os relevantes serviços prestados não apenas na capital, mas em todo o Piauí. Além de cancelar toda a agenda administrativa desta semana, o gestor municipal também decretou três dias de luto oficial no município.

“Neste momento de muita tristeza para os teresinenses, não se deve pensar politicamente. Eu, como representante municipal da capital, não poderia também não estar triste com a cidade. O ex-prefeito Firmino Filho deixa sua história, que foi julgada muitas vezes pelo povo. Um cidadão que se dedicou bastante por Teresina e de quem o povo está dando a última homenagem”, disse Dr. Pessoa. 

Acontece neste momento, o cortejo de despedida ao ex-prefeito Firmino Filho (PSDB).

O caixão encontra-se em cima de um carro do Corpo de Bombeiros com várias coroas ao lado. A Polícia Militar, Guarda Municipal, Strans e Polícia Rodoviária Federal estão conduzindo o cortejo.

O velório aconteceu durante a madrugada na Funerária Lotus, na Avenida Miguel Rosa, e foi restrito à família e amigos mais próximos.

Várias pessoas estão nas calçadas de suas residências prestando homenagens com cartazes, balões brancos e flores, todas muito emocionadas.

Ex-prefeito Firmino Filho
Ex-prefeito Firmino Filho 

A Prefeitura de Teresina vai entregar duas coroas de flores ao cortejo. Uma delas será entregue pelo secretário de governo, Adolfo Nunes e outra pela servidora mais antiga do prédio da PMT, Francisca Maria dos Santos, auxiliar de serviços gerais.

Após o cortejo, que será finalizado no Cemitério Recanto da Saudade, na BR-343. A celebração de duas missas serão realizadas no local para familiares e amigos mais próximos e o sepultamento está marcado para às 17h.

Veja trajeto do cortejo:

  • Avenida Frei Serafim 
  • Avenida Marechal Castelo Branco 
  • Praça do Poty Velho 
  • Avenida Ministro Sergio Mota (Santa Maria da Codipi) 
  • Prefeitura de Teresina 
  • Rua Felix Pacheco 
  • Avenida Luis Pires (Saci) 
  • Avenida Principal do Dirceu 
  • Avenida Zequinha Freire 

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), de 57 anos, morreu ao cair do prédio Manhattan River Center, localizado na Zona Leste de Teresina, na tarde de terça-feira (06/04).

Firmino estava em uma sala de reuniões do Tribunal de Contas da União, onde trabalhava, que fica localizada no 14º andar do edifício, quando foi encontrado na calçada. Firmino era funcionário do órgão.

O ex-gestor deixa esposa, a deputada estadual Lucy Soares, e três filhos: Bruno Silveira Soares, Bárbara Soares e Cristina Soares.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco