Ocorreu no Karnak -

Vice-governadora participa da posse do Conselho do Idoso

A Vice-governadora Regina Sousa participou na manhã desta quinta-feira (07/10) da posse dos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Piauí para o biênio 2021-2022, realizado no Palácio de Karnak, com a presença de diversas organizações governamentais e não-governamentais que compõem o Cedipi.

Instituído pela lei estadual 5.244 de 2002, o Conselho é composto por 20 membros titulares e 20 suplentes, tendo como dever promover e defender os direitos da pessoa idosa com o objetivo de formular, deliberar, supervisionar e avaliar a política da pessoa idosa no âmbito estadual.

Durante o evento, Regina Sousa lembrou da luta pela formação dos Conselhos nos anos 80-90, na redemocratização do país. “Nós temos no governo, além da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, duas estruturas que tratam da questão do idoso, a Coordenadoria do Idoso e a Delegacia do Idoso e precisamos da interação entre o Conselho e esses órgãos. E temos a Defensoria Pública, para saber quantas ocorrências tiveram de violência contra o idoso, de exploração econômica, tem que fazer essa rede de proteção, afinal foram criadas para isso. A gente sabe que a política de assistência ao idoso é dever do município, mas o município não tem condições, aí o estado tem que ajudar o município, assim como o governo federal para que cada município crie seu conselho, independente do número de membros, porque sei que a dificuldade é encontrar pessoas para participar. O importante é que o Conselho se reúna mensalmente e discuta as coisas que estão acontecendo e buscar as soluções. Na época da solicitação pelo passe-livre nós fomos lá, encaminhamos e fizemos. E temos muito ainda o quê fazer”.

De acordo com o presidente do CEDIPI, Anfrísio de Moura Neto, “em 2017 nós tínhamos conselhos municipais em 30 municípios e nesses três anos arregaçamos as mangas e orientamos, fizemos reuniões e chegamos a 150 municípios e cada membro está lá para contribuir com a gestão do conselho. Temos as reuniões mensais, quando a gente se reúne para avaliar os trabalhos do mês e ver no que trabalharemos no mês seguinte aumentando o incentivo a esse conselho. Precisamos do empenho de cada um de nós para que tenhamos condições de fazer um bom trabalho. Estamos aqui para que a gente possa aumentar o numero de conselhos municipais do idoso. Eu me empolgo muito quando chegamos ao municípios e encontramos pessoas empolgadas com o trabalho do dia a dia junto com a assistencia social (creas, craas e sindicatos do município) fazem um trabalho conjunto e isso não leva muito gasto e sim muita vontade de cada entidade em fazer essa parceria porque só assim a gente pode fazer um trabalho de verdade”.

Participaram da solenidade a vice-prefeita de água Branca, Marinalva Chaves; Fabiana Soares de Almeida, conselheira do Cress; Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, conselheira; Núbia Lopes, superintendente de Relações Sociais do Governo; Maria da Cruz Oliveira Sousa, vice-presidente do CEDIPI; ; secretário de Estado do Trabalho e Direitos Humanos, deputado José Santana, Elisangela Moura, deputada estadual; dentre outros representantes de órgãos que compõem o Conselho.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco