
Venezuela acusa EUA de "sequestrar" 18 crianças venezuelanas após prisão de seus pais
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, acusou nesta terça-feira (01/07) os Estados Unidos de terem "sequestrado" 18 crianças venezuelanas. A declaração foi feita durante a transmissão do programa oficial do presidente Nicolás Maduro, na emissora estatal VTV. Segundo Rodríguez, as crianças teriam sido separadas de seus pais, atualmente presos em centros de detenção imigratória nos EUA ou enviados a presídios em El Salvador.
“Estamos aqui para denunciar e expressar nossa indignação, para exigir que nossas 18 meninas e nossos 18 meninos sequestrados nos Estados Unidos da América sejam devolvidos”, afirmou o parlamentar. Durante a transmissão, familiares das crianças exibiam fotos dos menores, enquanto Rodríguez cobrava um posicionamento do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, diante da situação.
A denúncia está ligada à expulsão, em março deste ano, de 238 venezuelanos dos Estados Unidos. O grupo foi transferido para El Salvador com base em uma norma invocada pelo ex-presidente Donald Trump, que utilizou uma legislação do século 18 para ampliar seus poderes de deportação. As autoridades norte-americanas alegam que os deportados têm vínculos com a facção criminosa Tren de Aragua (TdA), acusação negada pelo governo Maduro e por familiares dos detidos.
O governo venezuelano já havia acionado a Organização das Nações Unidas no dia 16 de março, solicitando a devolução dos cidadãos enviados a El Salvador. Agora, com a nova acusação envolvendo menores de idade, Caracas amplia a pressão internacional e denuncia o que considera um grave caso de violação de direitos humanos por parte dos Estados Unidos.