Formação sobre prevenção -

Unicef capacita municípios do Piauí sobre prevenção de violência contra crianças e adolescentes

Equipes do UNICEF e parceiros reúnem-se com representantes da gestão pública de 182 municípios do Piauí para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes. Os encontros irão acontecer entre terça (14) e quinta-feira (16) em Teresina (14 e 15) e Oeiras (16). O objetivo é contribuir para que os municípios que participam do Selo UNICEF adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, paraatendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo e municipalização de medidas socioeducativas em meio aberto.

Essas questões afetam grande parte das crianças e adolescentes brasileiros. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) de 2016 apontam o homicídio de 11.351 meninas e meninos de 10 a 19 anos em todo o Brasil (34 por 100 mil habitantes). No Piauí, 126 crianças e adolescentes foram mortos em 2016 (21 por 100 mil habitantes). No mesmo ano, 198 adolescentes estavam em regime de medidas socioeducativas no estado, segundo o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Ainda nesse período, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp) registrou 813 casos de estupro ou tentativas de estupro (653 e 160, respectivamente), número que subiu para 928 (773 e 155) em 2017.

“Os municípios têm papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes”, diz Helena Oliveira, especialista em Proteção do UNICEF no Brasil. “Esperamos, nesses encontros, compartilhar muitas boas experiências que existem no Brasil para que os meninos e as meninas parem de ser assassinados, vítimas de acidentes, cometer suicídios, sofrer racismo e discriminação e ser vítimas de violência sexual”, completa.

Nas formações, cada município será representado por secretários municiais de assistência social, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), representante do Conselho Tutelar e articulador (pessoa responsável pela agenda intersetorial do Selo UNICEF no município). Secretários municipais de educação e saúde também devem estar presentes. Confira abaixo a agenda de capacitações no Piauí.

Adolescentes assassinados têm cor e classe social 
Todos os dias, 31 crianças e adolescentes são assassinados no Brasil (Datasus 2016) e 43 mil meninos e meninas podem não conseguir chegar à vida adulta no período entre 2015 a 2021, (IHA 2014), se a situação não mudar. Em sua maioria, estas vítimas de homicídios são meninos, negros, que vivem nas periferias dos grandes centros urbanos e que estavam fora da sala de aula. De acordo com relatório do IHA, meninos têm 12 vezes mais riscos de serem assassinados do que meninas e os negros correm três vezes mais risco de serem mortos do que os brancos.

O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.    

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visitewww.unicef.org.br.

Agenda do 4º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF:

Teresina

Quando: 14 e 15 de maio (terça e quarta-feira)

Local: Centro de Convenções Atantic City – Auditório UMBUCAJA (Av. dos Expedicionários, 940, São João)

Horário: 8h às 16h

Oeiras

Quando: 16 de maio (quinta-feira)

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, antigo Frei Jordão (Av. Conego Cardoso, 262)

Horário: 8h às 16h

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco