Pelo canal do Youtube · 28/07/2021 - 15h12

UESPI inaugura laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Computação em Parnaíba nesta sexta-feira


Compartilhar Tweet 1



Colaboração Ana Luiza e Mayara Carvalho / Profa Orientadora Sammara Jericó
O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes – GEDAI vem promovendo inovação com impactos positivos em várias áreas e pesquisas em Educação, Agronomia, História, Direito, Economia, Administração e também em vários campos das Ciências da Saúde, associando tecnologia e conhecimento.

O grupo irá ganhar o primeiro laboratório de primeiro laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Computação de um Campus fora de Teresina.
Sediado no Campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, o Laboratório Profª Dr.ª Solange Oliveira Rezende foi nomeado para homenagear uma das maiores mulheres e pesquisadoras do Brasil nas áreas de Inteligência Artificial e pioneira no ensino de Empreendedorismo nos cursos de Computação brasileiros.
O professor Dario Calçada, que atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Inteligência Computacional Aplicada a Saúde, Ciências Agrárias e Mineração de Dados, conta que houve a necessidade de um local para o processo de estudo, “Por meio de projetos financiados e também de parcerias, houve a necessidade de termos um local e, prontamente, a Reitoria nos atendeu. Com o apoio da Reitoria, fomos elaborando projetos com alguns bolsistas e estagiários. Assim conseguimos o Laboratório Profª Dr.ª Solange Oliveira Rezende”, contou.
A partir do laboratório, a expectativa é de que mais projetos possam ser desenvolvidos gerando benefícios para a comunidade acadêmica e um retorno ainda maior para a sociedade em geral, já que o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes promove ações de Promoção Social com tecnologia e pesquisa de ponta.

O projeto tem grande impacto para que os alunos iniciem sua trajetória dentro da profissão. “Não tive nenhum estudo em computação antes de entrar na faculdade e ter a oportunidade de aprender botando a ‘mão na massa’,  vendo o sistema sendo construído do começo ao fim me agregou muito conhecimento”, conta o aluno Marcos Vinicius dos Santos Dantas, que faz o 3º bloco de Ciências da Computação e faz parte do GEDAI.
A inauguração do laboratório acontece sexta-feira (30) às 10h e será transmitida pelo canal do Youtube – UESPI OFICIAL.


Fonte: UESPI

Comentários