Etapa Regional da Maratona -

UESPI chega a final nacional da Maratona de Programação pelo segundo ano consecutivo

Aconteceu no último final de semana a Etapa Regional da Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em 59 sedes espalhadas por todo o Brasil. Ao todo, foram 745 times de 218 instituições de ensino superior no Brasil, competindo por 70 vagas para a Final Nacional.

No Piauí, foram 25 times de 9 instituições competindo em três sedes: Parnaíba, Teresina e Picos. O estado possuía direito, pelas regras da Maratona, duas vagas na Final Nacional, que foram preenchidas após 5 horas de muita competição, pelos times "Três caras numa moto" da Universidade Federal do Piauí, campus Teresina e "Dragon Ball C" da Universidade Estadual do Piauí, campus Parnaíba.

Os alunos da UESPI Parnaíba já foram finalistas no ano de 2017, quando puderam vivenciar a competição nacional em Foz do Iguaçu. "O mérito é todo dos alunos, que dedicam-se a mais importante e fundamental das áreas da Computação, a programação", destaca o técnico da equipe, prof. Eyder Rios. 

O competidor, Augusto Calaça, membro da equipe campeã de Parnaíba, enfatiza a importância da competição. "É sensacional participar de uma competição de programação de alto nível. Nos desafia a colocar os nossos conhecimentos à prova pela evolução e trabalho em equipe, além das oportunidades diretas e indiretas que isso traz tanto para a vida acadêmica quanto profissional".

"A competição de 2018 teve um nível bem elevado. Foram 13 problemas envolvendo os mais diversos saberes da Ciência da Computação. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão", relata o prof. Francisco Rocha, coordenador da competição na sede Parnaíba.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação de Parnaíba, prof. Rodrigo Baluz "o resultado só confirma o compromisso que o curso tem com a comunidade acadêmica e sociedade piauiense, ao promover um ensino de qualidade, que nos permita viver resultados positivos como este". Nos últimos anos o curso vem se destacando com aprovação de seus egressos para programas de Mestrado e Doutorado em todo o Brasil, além de parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento de pesquisa e aplicações tecnológicas, complementa o prof. Baluz.

Empresas de desenvolvimento de software de Parnaíba estiveram presentes apoiando ao evento, assim como prestigiando a solenidade de premiação, onde puderam observar e abrir mercado para os alunos de destaque na competição. "Apoiar eventos desta natureza é muito importante para empresas que atuam no desenvolvimento de programas, por que aqui encontramos os melhores programadores", destaca o empresário Ely Júnior, da empresa Foxinline Technologies.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco