-

TRE-PI testa as urnas que serão utilizadas em outubro

    Reprodução

Jornal Meio Norte-O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) concluiu na última semana a sua participação no 10º Simulado Nacional de Hardware, evento de âmbito nacional, dirigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu entre os dias 16 de maio e 17 de junho de 2022.

O objetivo desses simulados nacionais é identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar suas causas e identificar soluções. Durante os simulados de hardware as urnas são preparadas, com mídias de carga e de votação, de modo semelhante aos procedimentos das eleições oficiais. Em seguida são realizadas votações simuladas, nas quais são operacionalizadas as seguintes atividades: impressão dazerésima, habilitação do eleitor, teste do leitor biométrico, votação simulada, em que se utilizam todas as teclas da urna e do terminal do mesário, impressão do boletim de urna e transmissão de resultados.

Dos simulados nacionais de hardware participam, além do TSE,  todos os Tribunais Regionais Eleitorais do País. A atual edição do Simulado possui uma relevância especial por ser o primeiro teste, em âmbito nacional, com utilização do mais recente modelo de urnas eletrônicas (UE 2020). No TRE-PI os testes relativos ao 10º  Simulado Nacional de Hardware ocorreram do dia 02 de junho e se estenderam até o dia 15 de junho.

As atividades foram conduzidas pela equipe: efetivos e terceirizados, da Seção de Voto Informatizado (SEVIN), localizada no novo Fórum Eleitoral.  Ao todo, foram testadas 509 urnas eletrônicas, incluindo os  modelos 2009, 2010, 2011, 2013,  2015 e 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a participação ativa dos Tribunais Regionais em simulados anteriores têm garantido a identificação e a eliminação de erros críticos capazes de impactar as eleições.

 

PostMídia (99) 8175-5041

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco