Nova versão do documento · 24/05/2022 - 09h56

TRE-PI esclarece quando serão entregues títulos aos novos eleitores


Compartilhar Tweet 1



Notícia  da Manhã - O Piauí e tem mais dois milhões e meio de pessoas aptas a votar no próximo dia 2 de outubro. Entre esses eleitores estão novos eleitores a partir de 16 anos que vão poder escolher gestores e parlamentares pela primeira vez, mas quem fez a solicitação do título pela internet está na dúvida sobre quando vai receber o documento.

Até bem pouco tempo era uma exigência você apresentar o título de eleitor, para alguns ter o documento em mãos, era ter um grande troféu de acesso à cidadania.

Sobre a versão impressa, não é mais necessário o uso, mas algumas peesoas ainda estão na dúvida, e para dar um melhor entendimento sobre a nova emissão do documento, Hugo Leonardo, que é chefe da Seção de Orientações a Zonas Eleitorais do Piauí, repondeu algumas pertgntas para tirar as dúvidas do eleitor.

    Reprodução

As pessoas que deram entrada através da internet para tirar o título pela primeira vez irão o título em casa ou vão ter acesso apenas a versão impressa?

“Na verdade, hoje a versão impressa não é mais necessária, mais existe ainda uma versão impressa e ela pode ser impressa em papel comum, você pode ir no mesmo site da justiça eleitoral onde você fez o requerimento, ir no mesmo link e pedir para imprimir o seu título.

Se o eleitor não tem uma impressora em casa ou não tem como ter acesso a uma impressora, ele pode se deslocar até o cartório eleitoral para fazer essa impressão, mas não há necessidade porque tem a opção de baixar o aplicativo E-título no próprio celular e andar com essa versão online ou então baixar essa versão impressa e imprimir em qualquer impressora".

A cédula antiga do título de eleitor que era entregue não está sendo mais emitido?

"Aquela cédula verde que era impresso, inclusive era produzida pela casa da moeda, ela deixou de ser fabricada, algum cartório ainda tem elas em estoque e podem emiti-la, mas hoje a regra é utilizar o novo formulário de título que impresso em papel comum e que tem um QR Code, que é um documento de validação, depois de impresso você pode validar no site do TSE".

No momento em que o eleitor foi a urna, o processo de identificação muda para quem não tem um documento impresso?

"Não, inclusive o meu título eleitoral não é imprescindível para o eleitor votar, se ele for com um documento de identificação com foto que é o mais importante, ele consegue voltar mesmo que ele não tem o título em mãos. O título ele facilita a localização do nome dele no caderno de votação pelo mesário, então basta levar um documento de identificação que tenha foto para votar normalmente.”

PostMídia: (86) 9 8803-2794

Comentários