173 policiais infectados -

Total de infectados por Covid-19 no sistema carcerário do DF chega a 617

Onúmero de contaminados por coronavírus no sistema carcerário do Distrito Federal soma 617 pessoas. Os últimos dados divulgados pelas secretarias de Saúde e de Segurança Pública apontam que 173 policiais penais já foram infectados pela doença (44 se curaram). E o total de presos que testaram positivo chega a 444. A reportagem é do Metrópoles

No dia 3 de abril, quando foi registrado o primeiro caso no Complexo Penitenciário, a grande preocupação das autoridades públicas era no sentido de evitar que a comunidade externa (agentes, advogados e os próprios familiares dos presos) contaminasse a população do presídio levando o vírus de fora para dentro.

Quarenta dias depois, o vetor se inverteu completamente. Com 617 pessoas infectadas, a Papuda tornou-se o principal foco de contaminação no Distrito Federal. Agora, o desafio é não deixar que os policiais penitenciários levem o vírus do presídio para suas casas.

Nesse sentido, o GDF está providenciando quartos de hotéis para isolar policiais penais que trabalham na Papuda com o objetivo de que eles não se tornem uma ameaça a seus familiares.

O total de infectados no sistema carcerário é maior do que em qualquer uma das 33 regiões administrativas do Distrito Federal. O Plano Piloto, que lidera o ranking de contaminados entre as cidades, tem 337 casos confirmados. Em seguida, aparecem Águas Claras, com 223, e Samambaia, 139.

Ou seja, a população infectada da Papuda é 83% maior do que a comunidade contaminada no Plano Piloto; 176% maior do que a de Águas Claras; e 343% — ou quase quatro vezes mais — maior do que a de Samambaia, a terceira cidade em número de doentes do DF.

O Comando Militar do Planalto está fazendo trabalho de descontaminação na Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I). A ação conta com militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Total de infectados no DF

O Distrito Federal tem atualmente 2.800 casos do novo coronavírus. De acordo com o balanço mais recente da Saúde, 117 pessoas estão hospitalizadas em decorrência da Covid-19, sendo que 78 precisam do suporte de unidades de terapia intensiva (UTIs).

Segundo o último levantamento, divulgado na noite de segunda (11/05), 1.440 infectados já se recuperaram da doença. Dos 2.800 diagnósticos do novo coronavírus, 2.411 foram realizados por meio de exames de RT-PCR, e 354, por testes rápidos.

O DF registrou 44 óbitos, sendo que um deles é o de um morador do Novo Gama (GO). Do total, 31,8% foram computados nos primeiros dias de maio, conforme mostrou o Metrópoles em reportagem publicada na manhã desta terça.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco