Estragos causados pela chuva -

Teresina: alagamentos fazem quase 30 famílias deixarem casas na Zona Norte

A forte chuva que caiu na noite desta quinta-feira (1º/03), em Teresina deixou cerca de 29 famílias desabrigas no Residencial Dilma Rousseff, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital.

Os moradores do local reclamam de uma galeria que pode ser a possível causa dos alagamentos. O Residencial já tem cerca de sete anos e é a primeira vez que os moradores são obrigados a sair de suas casas por conta do perigo causado pela chuva.

O180graus esteve no local para ver como está a situação dos moradores e segundo Geane Sousa, que mora há cinco anos do local, essa é a primeira vez que a chuva deixou tantos estragos.              

“Aqui existe há sete anos, mas é a primeira vez que acontece isso”, disse a moradora que já estava se retirando de casa por conta do risco de um novo alagamento.

Alguns moradores afirmam que a forte correnteza vem de uma galeria que fica no Residencial Jacinta Andrade, na parte mais alta da região e estaria desaguando no Dilma Rousseff.

A moradora Adalmiram Pereira, que já está há cinco anos no residencial, explica que no início os moradores pensavam que era por conta do calçamento que está sendo implantado na região.

Imagens do chão de uma casa que está afundando.
Imagens do chão de uma casa que está afundando.  

“A gente no início pensou que fosse o calçamento, por conta da elevação com relação à rua. Falam de uma galeria que é da Santa Maria da Codipi e outra do Jacinta Andrade, que se juntam, e está desaguando aqui na vila. A situação está sendo causado por essas galerias. Desde já eu peço às autoridades competentes que eles solucionem os problemas da galeria e rebaixem o calçamento, segundo o próprio engenheiro, sendo feito isso, acaba com os problemas de alagamento aqui”, relata a moradora.

Calçamento que está sendo implantado.
Calçamento que está sendo implantado.  

A Presidente da Associação de Moradores do Residencial, Graça Santos, explica que no local sempre houve problemas com chuvas, mas neste ano a situação se agravou muito mais do que o esperado, deixando algumas famílias desabrigadas. Ela também falou sobre a possível causa, tendo a galeria apontada mais uma vez como motivo. Graça mostrou vídeos de como fica o residencial nos momentos de chuva.

VEJA O VÍDEO GRAVADO NA HORA DA CHUVA

“Nesse ano se agravou mais por conta dessa galeria que nós descobrimos ali na parte de cima, que na verdade vem do Residencial Jacinta Andrade, essa água escorre toda para dentro do Dilma Rousseff. A gente olhou, tem grotões enormes, até eletrodomésticos estão sendo arrastados por conta da força da água lá de cima”, disse.

Água dentro da casa de um dos moradores.
Água dentro da casa de um dos moradores.  

A situação está causando muitos transtornos, várias casas, principalmente as de 'taipa', estão caindo, a Defesa Civil esteve no local e identificou 29 casas em situações de risco.

As famílias estão sendo assistidas pela prefeitura no programa Família Solidária, onde recebem o valor de R$ 250 durante seis meses, mais uma ajuda com cestas básicas e kits de limpeza para que essas famílias possam estar num local seguro até a passagem das chuvas e então retornem para suas residências.

Os moradores temem sair de suas casas por conta do medo de perder seus terrenos. O residencial é resultado de uma invasão de terra, com isso, os moradores ainda não possuem documentos legais de posse das terras. A Associação de Moradores está articulando a legalização da área com a prefeitura.

Veja mais imagens dos estragos causados pelo alagamento:

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco