Jantar em Teresina -

Terceira edição da Cavalgada da Missão é lançada em evento prestigiado

Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Aroazes, a 227 km de Teresina,  realiza a Cavalgada da Missão. O lançamento da edição de 2019 aconteceu na noite desta sexta-feira (10/05) no Cantinho do Faustino, na Zona Leste da capital, em um jantar prestigiado.

"Quero dizer que o Piauí é muito rico e a gente não sabe disso. Às vezes a riqueza está pertinho da gente, mas a gente não tem olhos para ela", afirmou o desembargador Carlos Augusto Brandão, um dos organizadores do evento, sobre a importância história e cultural da cavalgada.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

A cavalgada traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É uma resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região. Em 2019, o evento será realizado no mês de setembro.

O jantar de lançamento contou com a presença de várias autoridades, professores, e admiradores da cultura e história do Piauí, como a deputada federal Margarete Coelho, a desembargadora Liana Chaib, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, entre outros.

Segundo a professora doutora da Universidade Federal do Piauí Juliana Lopes Aragão, esse tipo de encontro é de extrema importância para a preservação histórica.  "Esse encontro fomenta a importância da gente ter conhecimento, de valorizar a história e fazer com que isso motive a discussão e que faça com que as pessoas se mobilizem e abram os olhos para entender que é importante de fato olhar para a cultura e olhar para o que a gente tem, um movimento acho, meio antropofágico, de olhar para o que a gente tem de riqueza e o tanto que a gente tem para desvendar da história que ainda está muito velado".

Professora Juliana Lopes Aragão
Professora Juliana Lopes Aragão 

O prefeito de Aroazes aproveitou para fazer o convite para a cavalgada. "Para Aroazes é um evento impressionante. Ano passado já foi muito prestigiado, muita gente conheceu a nossa cidade, tiveram a noção do que aconteceu naqueles anos em Aroazes. É um evento que está em crescimento, está em implantação, mas cada ano estamos melhorando, quero aproveitar a oportunidade para convidar nossos amigos e a população em geral para conhecer essa história bonita".

Prefeito Tomé Portela
Prefeito Tomé Portela 

Confira mais fotos do jantar:

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco