Medida preventiva após chuvas · 15/01/2022 - 15h00

Strans instala placas que alertam sobre áreas de alagamentos em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), por meio da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário, iniciou, na última sexta-feira (14/01), a instalação de placas para sinalização de áreas que possuem riscos de alagamentos em algumas localidades na cidade como medida preventiva devido ao período de chuvas.

A implantação de sinalização que indica as áreas com risco de alagamento, foi colocada como medida importante a ser executada para prevenir situações de perigo e emergência nas localidades onde o alto volume de chuvas podem causar enchentes e acidentes.

O local que recebeu a sinalização neste primeiro momento, é o trecho no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, no bairro Jockey, na Zona Leste, por conta da obra de construção de uma galeria, e por conta do grande volume de fluxo de veículos.

A ação de sinalização de advertência é uma das ações previstas para este período chuvoso de combate às enchentes.

O Superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explica que a Strans faz parte do Comitê de Emergência e recebeu relatório das SAAD´s e da SEMDUH apontando pontos sensíveis a alagamentos no município de Teresina, onde foram elencados aproximadamente 50 pontos em toda cidade, e a Superintendência atendendo a esse chamamento produziu uma sinalização de advertência para aqueles pontos comumentes sabidos pela população que existe o risco do alagamento.

Existe uma distribuição de locais e regiões que serão implantadas as placas, nós temos por exemplo algumas vilas que elas necessitam de uma atenção especial até pela própria topografia facilitando esse alagamento, então, a gente trata de locais específicos e de regiões, nesse sentido 50 pontos eles são suscetíveis a intervenções ou interdições, e a sinalização, ela vai ser de acordo com essas realidades, se houver a necessidade de uma advertência ou de uma placa educativa indicando a necessidade de uma atenção redobrada ou as circunstâncias de tráfego no momento de uma chuva, elas serão implementadas nesses locais, destaca o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa.

Ainda de acordo com o superintendente, a equipe de engenharia da Strans está iniciando a implantação das placas de advertência, previstas para serem instaladas, que estão em processo de fabricação e assim que forem entregues serão instaladas.

“Nós estamos iniciando, vamos começar a posição em um ponto específico, nas proximidades do cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, na zona Leste. Os outros pontos serão de acordo com as circunstâncias, se for necessário uma intervenção, nos valeremos além da sinalização vertical e de dispositivos de sinalização auxiliar, nesse ponto a gente reforça e agradece o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Estado, através da Polícia Militar nos fornecendo tantos os homens como os dispositivos de sinalização necessários para que se for o caso fazer essa intervenção”, conclui o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa.

Além de alertar os moradores as placas vão alertar principalmente os motoristas que passam por essas vias e regiões da cidade que estão sujeitas a alagamentos com as fortes chuvas. As placas que serão instaladas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e já está sendo providenciado cerca de 20 placas de advertência para áreas de risco de alagamentos.

A Strans ressalta à população que ao se deparar com áreas alagadas não é recomendado o contato ou enfrentamento das águas e em situações como essas a Defesa Civil pode ser acionada 24h pelo telefone 199. E orienta ainda para que as pessoas evitem deixar veículos estacionados nessas áreas no momento de chuva.

Comentários