Solenidade em comemoração -

Solenidades em Parnaíba abrem programação do Dia do Piauí

Abrindo oficialmente a programação no Dia do Piauí nesta quinta-feira (19/10), o governador Wellington Dias participou, em Parnaíba, de Desfile Cívico-Militar e de solenidade de Hasteamento das Bandeiras. Centenas de parnaibanos participaram das solenidades que ocorreram na Praça da Graça, centro da cidade.

O governador destacou o momento simbólico vivido ali. "Em Parnaíba, aqui na Praça da Graça, estar aqui onde tudo aconteceu nesse ambiente da região histórica da cidade é muito emocionante", revelou.

Dias ainda relembrou a agenda feita ontem na cidade, em alusão às festividades de adesão à independência. "Inauguramos a Central de Flagrantes. Na área da saúde, destaco o Centro de Parto Normal. Também obras que estão bem próximas como o alargamento da estrada para a Pedra do Sal. Está em andamento a recuperação da Ponte Simplício Dias, com apoio da Bancada Federal", informou.

 O chefe do executivo apontou ainda para uma nova agenda em Parnaíba para os próximos dias. A visita visa a entrega de novas obras de asfaltamento urbano. "O objetivo é ter uma Parnaíba cada vez mais preparada, como uma das cidades mais importantes do Brasil", afirmou.

Missa
Após as solenidades cívico-militares, a programação deu espaço para a celebração religiosa. Sob condução do Monsenhor Carlos Seixas, foi celebrada Missa em Ação de Graças ao Piauí. A celebração foi feita na Catedral Nossa Senhora da Graça, que dá nome à praça da cidade.

O governador fez a leitura da liturgia e antes do início da missa, falou sobre a importância do momento religioso na programação. "Celebrar a Deus. Que ele possa nos iluminar, no setor público e no setor privado, para que possamos bem conduzir o nosso Piauí com os mesmos ideais da nossa independência", pontuou.

Na celebração, o monsenhor rememorou os heróis da independência. "Estejamos relembrando os feitos de nossos antepassados que gritaram por liberdade e independência", fez o convite aos fiéis.

O hino do Piauí foi interpretado pelo coral da igreja durante a celebração.

Desfile 
Dentre os grupos que participaram do desfile estavam o Grupo de Escoteiros Modalidade Mar (Gemar), o Pelotão Mirim Estrelas do Delta e o grupo Almirante António Cesar Andrade. Viaturas da Força Tática da Polícia Militar também participaram do percurso que partiu próximo a Câmara Municipal de Parnaíba. Em seguida foi feita homenagem aos heróis da independência no monumento da Praça da Graça.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco