Secretaria de Estado da Saúde -

Sesapi realiza capacitação sobre coleta de exames para detecção de ISTs

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quarta-feira (03), por meio da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis, o Treinamento de Implantação e Ampliação da Coleta de Exames para Detecção de Clamídia e Gonorréia.

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
Governo do Piauí

O treinamento também abordará atualizações sobre a logística da implantação de exames para o apoio ao diagnóstico da Tuberculose e a Infecção Latente da Tuberculose, tais como o IGRA e LF-LAM. O treinamento terá início às 8h e acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O objetivo é dar mais qualidade ao trabalho de coleta de material que será analisado para a detecção das infecções, permitindo uma análise mais precisa e de maior segurança para os pacientes e profissionais da saúde. A oficina também irá trabalhar orientações para coleta e envio de amostras para exames de carga viral (HIV e hepatites). 

Os exames são indicados para pessoas vítimas de violência sexual, gestantes no âmbito de pré-natal de médio e alto risco, pessoas que utilizam PEP e PrEP e pessoas já diagnosticadas com ISTs.

O treinamento será voltado para profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s), Serviços de Atendimento Especializados (SAE’s), profissionais dos serviços de atendimentos a vítimas de violência sexual no estado e profissionais de hospitais da capital Teresina.

“Queremos que esses profissionais tenham os conhecimentos e capacidade de realizar o trabalho de coleta e envio de amostras da forma mais adequada possível. Isso amplia a qualidade dos serviços prestados para a população e melhora a resolutividade na emissão de exames mais precisos. Além disso, programamos a oficina de uma forma que esses profissionais que venham do interior possam participar também do VI Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase que acontecerá esta semana”, explicou a coordenadora de doenças transmissíveis da Sesapi, Karinna Amorim.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco