Conscientização e prevenção · 22/10/2021 - 16h18

Servidoras da SAAD Norte participam de palestra em alusão ao Outubro Rosa


Compartilhar Tweet 1



As servidores da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte), participaram na manhã desta sexta-feira (22/10), de uma palestra em alusão ao Outubro Rosa. Ao todo, cerca de 60 servidoras estiveram presentes na palestra.

A palestra foi proferida pela enfermeira obstetra Ivanilda Sepúlveda Gomes, mestre em Enfermagem pela UFPI, enfermeira da responsável pela sala de vacinas do Hospital do Promorar e Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e enfermeiras obstetras no Piauí (ABENFOPI).

    Ascom

De acordo com a superintendente Ana Paula Santana, a ação é uma forma de conscientização e prevenção em relação ao Câncer de Mama. Além da palestra, a SAAD Norte realizou um coffee break e ações de embelezamento para as mulheres.

“Nós temos sempre esse olhar especial para com o servidor. Trabalhamos com eficiência e dedicação, cobramos, mas não esquecemos a parte humana de cada um dos nossos colaboradores. Agora mais que nunca, é importante trabalharmos esse tema, pois é uma doença que atinge milhões de mulheres no mundo todo. Nossa preocupação também é com a saúde de cada servidora que colabora conosco e com a cidade de Teresina”, disse a superintendente.

Para a enfermeira Ivanilda Sepúlveda, temas como este devem ser tratados com frequência. A intenção é de colaborar na prevenção e detecção das doenças com antecedência, afim de ajudar no tratamento precoce.

“É importante, é um mês em que se dedica à prevenção e conscientização da mulher em relação ao câncer de mama principalmente, que acomete as mulheres e estamos esclarecendo sobre os principais riscos que pode levar e as principais maneiras de se prevenir da doença. O principal objetivo é esse, intervir nos fatores de risco e orientar essas pessoas como deve ser a detecção precoce, porque quanto mais próximo do precoce, mais sucesso se terá no tratamento, porque se evita tratamentos evasivos e que mutilam a mulher e que venha a comprometer o psicológico e a aparência física, pois elas ficam muito pensativas em relação à isso. E se a gente colabora nessa prevenção contribuímos com a saúde da mulher e o bem-estar da sociedade em geral”, disse a enfermeira.

A enfermeira completou informando que não somente no mês de outubro deve ocorrer a campanha de prevenção, mas também no dia a dia, de forma rotineira, para que as mulheres e a sociedade em geral possa trabalhar as medidas adequadas.

“O mês de outubro é o mês que se faz alusão, mas todo dia é dia de prevenção, de estimular o conhecimento. Até para que a mulher, ela sendo bem informada, não só ela, como a sociedade em geral, ela tem consciência e toma as medidas adequadas”, completou.

Além de Ivanilda Sepúlveda, estiveram presentes também, a professora Lusmarina de Sousa Santos, que atua na Maternidade do bairro Promorar e ministra aula na UFPI, e o diretor administrativo do Complexo de Saúde do Promorar, Amaury Nascimento Leal.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários