Assistência técnica -

Senar-PI atende 90 produtores na primeira fase do Programa Agronordeste

Os técnicos de campo do programa Agronordeste / Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Piauí começaram as visitas presenciais as propriedades rurais no município de Piripiri com todas as medidas preventivas e de combate ao novo coronavírus.

Segundo superintendente do Senar-PI, Diego da Paz a assistência será importante para os municípios. “Nossos produtores têm conhecimento, mas com o acompanhamento e conhecimentos de gestão vão impulsionar a produção das suas propriedades rurais”.

A produtora de leite, Maria do Rosário comemora a chegada dos técnicos do Senar e está motivada com a execução do trabalho. “É sempre bom ter uma motivação que a gente “ta” querendo ter uma oportunidade boa pra a gente impulsionar no projeto de melhoria”, disse.

A ATeG é um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação para o Empreendedorismo e Avaliação Sistemática de Resultados.

O presidente do Sindicato Rural de Piripiri, Diógenes Benício fala da importância da parceria do Senar e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI na inserção desse trabalho. No município de Piripiri serão atendidos 90 propriedades rurais divididas entre as cadeias de ovinocaprinocultura, pecuária de leite e fruticultura.

O programa tem como foco a implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Piauí – atenderá 2.400 mil propriedades rurais, em 29 municípios, na primeira etapa do Programa Agronordeste, conduzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa –, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. O programa tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região Nordeste.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco