Teresina e a ONU -

SEMPLAN se reúne com agência para a construção do Plano de Resiliência Urbana

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAM) estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (25/05), no Ministério das Cidades com a Agência Brasileira de Cooperação, em Brasília,  para ajustar detalhes do projeto de cooperação internacional entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a ONU Habitat que visa aumentar a resiliência urbana da capital piauiense.

A apresentação do projeto foi feita por técnicos da Agenda 2030, setor responsável por buscar os objetivos determinados pela ONU para a construção de um mundo melhor e livre da pobreza até o ano 2030.

O projeto já foi aprovado pelo o embaixador João Almino, coordenador da agência de cooperação. “Com aprovação nós demos entrada no projeto para ser analisado em mais detalhes.

A reunião é para dar seguimento com esse projeto de cooperação, ajustar os detalhes para fecharmos o acordo de cooperação com a ONU Habitat”, destacou a coordenadora da Agenda 2030 em Teresina, Gabriela Uchôa.

A ONU Habitat, através do Programa de Resiliência Urbana de Barcelona, disponibilizarão para a Prefeitura de Teresina todo suporte técnico necessário, com técnicos e especialistas, inserindo a Prefeitura no Programa, para a construção do Plano de Resiliência Urbana da capital piauiense.

O Programa promove a capacitação do corpo técnico local e constrói, junto com a Prefeitura, o diagnóstico da cidade, o mapeamento de vulnerabilidade e de todos os envolvidos na resiliência urbana, além de auxiliar o município a conseguir fundos e parceiros para implementação de ações para resiliência e projetos futuros.

Durante dois anos, os servidores municipais passarão por treinamentos com os técnicos da ONU, que também organizará seminários com a sociedade civil.

Os principais resultados do projeto serão obtidos na promoção da visibilidade de Teresina no cenário internacional, integração da cidade nas redes de resiliência global, maior facilidade ao acesso a fundos e parceiros internacionais, aumento da capacidade de resiliência do governo local e construção do diagnóstico e de plano de ações para a cidade, que estará mais preparada para lidar com situações de emergência.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco