Plante uma árvore e ajude · 08/06/2021 - 18h47 | Última atualização em 08/06/2021 - 20h07

Semec destaca ações na semana do meio ambiente e anuncia recuperação de escola


Compartilhar Tweet 1



Em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem realizando uma série de atividades educativas. Todos os Centro Municipal Educação Infantil (CMEI) estão desenvolvendo ações pertinentes ao tema Meio Ambiente como forma de despertar a conscientização de alunos e familiares.

O Cmei Maria do Amparo está realizando o projeto ‘Plante uma árvore e ajude a preservar o nosso planeta’. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com o viveiro de plantas da Prefeitura Municipal de Teresina, localizado na zona Leste de Teresina, que prontamente, disponibilizou mudas de plantas frutíferas e ornamentais para distribuição entre os alunos.

“Agendamos com pais e familiares para que visitassem a escola para recebimento das atividades do mês de junho. Oportunidade em que receberam uma muda de planta para levar para casa e plantar com seus filhos. Depois, durante a aula, a professora faz a análise do conhecimento do aluno, sobre seu aprendizado ao plantar uma árvore e, ainda, ouvimos a família”, disse a professora Socorro Vale.

Paralelo as atividades nas escolas, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, participou na manhã desta terça-feira (08/06), da solenidade de abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, no Parque da Cidade, que contou com a presença de autoridades, ambientalistas e comunidade. Na oportunidade, Nouga Cardoso garantiu que a Semec já está trabalhando na recuperação e abertura, em breve, da Escola Municipal Ambiental 15 de outubro, localizada ao lado do Parque da Cidade, na zona Norte.

“Sabemos do nosso dever e compromisso com as questões ambientais. Ressalto que a Semec vem dando importância a temática desenvolvendo várias ações junto às escolas, alunos e familiares. A Escola 15 de Outubro, referência em atividades de Educação Ambiental, vai ganhar um prédio totalmente novo. Para construir na área de preservação ambiental, a Prefeitura de Teresina precisou de um projeto inovador, totalmente sustentável e moderno, que promete ser referência na capital”, garantiu o secretário.

A educação ambiental na escola, envolvendo todo o quadro de professores, funcionários e alunos, vem como um processo de reconhecimento de valores e esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio e aos princípios sociais e ambientais.

No Cmei Dona Maria de Jesus, os alunos receberam uma semente de girassol com todas as dicas de como plantar e cuidar. A flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.

“E assim, com muita felicidade transmitida aos nossos alunos, estamos seguindo os dias difíceis, com dedicação e amor ao nosso meio ambiente. Nossas atividades têm chamado muita atenção dos pais e responsáveis pelos nossos alunos. Sempre buscando enfatizar para nossas crianças que Meio Ambiente é vida”, enfatiza a professora Ranuze Gomes.

 


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários