Nos dias 23 e 24 de setembro -

Semcaspi realiza capacitação para mais de 400 guardas municipais de Teresina

A Secretária Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), realizou nesta terça-feira (21), o primeiro dia de capacitação de formação continuada para os Guardas Civis Municipais de Teresina sobre o tratamento adequado à população LGBTQIA+. As próximas capacitações acontecerão nos dias 23 e 24 de setembro, no Auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

A formação vai atender aproximadamente o efetivo de quase 400 guardas municipais da nossa capital. O treinamento é uma parceria da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) e a Gerência de Enfrentamento a LGBTfobia, tendo como objetivo reavaliar as condutas relacionadas a população LGBTQIA+ no município sobre formas de abordagens e legislação.

O Gerente de Direitos Humanos, André Santos, ressaltou a importância da capacitação para os profissionais do município e da Guarda Civil Municipal.

“É de grande importância essa capacitação que a Gerência de Direitos Humanos (GDH) vem fazendo em parceria com a Gerência de Combate à LGBTfobia da SASC, porque a gente capacita os nossos profissionais, os profissionais do município, os guardas municipais, com formação das leis municipais que protegem a população LGBTQI+”, destacou.

O Coordenador de Segurança do Município de Teresina, coronel Nixon Frota, destacou o valor e a importância da capacitação para o trabalho civil.

“Essa capacitação, respeitar é preciso, ela tem valor muito grande para o trabalho civil. Primeiro ela traz essa nova capacitação para esses profissionais da proteção do patrimônio, da segurança pública que, é conhecer e saber como trabalhar com a comunidade LGBTQI+, e é importante saber como se relacionar. Mais uma forma da Guarda Civil Municipal realmente cumprir sua missão de proteger o patrimônio, proteger as pessoas, sabendo tratá-las corretamente, dirigir a cada um da forma correta”, destacou.

A formação será dividida em 3 etapas e vai até esta próxima sexta-feira, 24 de setembro, atendendo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO

A Gerente de Enfrentamento a LGBTfobia da Superintendência de Direitos Humanos da SASC, Joseane Borges, destaca que, a formação colabora com que a Guarda Civil Municipal saiba como lidar com a população LGBTQIA+.

“Esse momento é muito importante não só para o público LGBTQIA+, mas para a sociedade como um todo, porque a gente sabe que uma formação deste porte para a Guarda Civil Municipal, vai beneficiar à população. Porque a gente sabe que ainda existem alguns deslizes que acontecem com a interação da Guarda Municipal com a população LGBTQIA+”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco