Colaborar e sugerir melhorias -

Semcaspi quer expandir serviços de assistência social para zona rural de Teresina

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) pretende ampliar o acesso aos serviços de assistência social para a zona rural de Teresina. Dentre os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A zona rural tem sido visitada pela equipe da Semcaspi para avaliar prédios de melhor acesso à população, que até então, tem dificuldade em acessar as políticas públicas, devido à distância, a falta de linhas de ônibus e da própria tecnologia.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, a zona rural de Teresina ainda tem muitas demandas e carências em relação aos serviços de assistência social.

“Essa expansão é uma meta do prefeito Doutor Pessoa, para a gente poder alcançar, mais e mais, pessoas em relação aos serviços que a Prefeitura Municipal de Teresina disponibiliza. Diante de seus inúmeros serviços de assistência social, é importante que estes serviços sejam descentralizados, saindo dos bairros e dos grandes centros, para ir regiões mais longínquas da cidade”, esclareceu.

A vereador Teresinha Medeiros, que acompanhou o secretário da Semcaspi em uma das visitas, destacou que a zona rural é extensa, com uma população significativa e está necessitando de uma cobertura maior das políticas públicas.

“O objetivo desta visita é conhecer os serviços de assistência social e os espaços que já existem, para que possamos colaborar e sugerir melhorias, cada vez mais a cidade, principalmente, as famílias que mais precisam do poder público, da assistência social. Temos uma demanda na periferia e na zona rural. É visível e saltam aos olhos. Por isso que é preciso este olhar diferente e a gestão do Dr. Pessoa está bem preocupada em ampliar acessos a toda a população, principalmente, aquelas que mais precisam”, pontuou.

CRAS ITINERANTE

Para ampliar a cobertura dos serviços de assistência social de Teresina, uma das propostas é promover o Cras Itinerante, com visitas semanais a comunidades mais distantes. Atualmente, a Semcaspi atua com um total de 19 unidades dos Centros de Referências da Assistência Social na capital, incluindo zona urbana e rural.

“Estamos estudando e avaliando a proposta de levar os serviços dos Cras para as localidades mais distantes dos grandes centros, pelo menos uma vez por semana, em cada comunidade. Para o Cras poder atender e facilitar o acesso aos serviços em regiões que não possuem uma sede”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco