Empoderamento e mobilização -

Semcaspi promove programação especial em alusão ao dia internacional de combate à Homofobia

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), promoverá programação especial em alusão ao dia internacional de combate à Homofobia. Dentre as ações, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, dará posse aos 14 conselheiros, membros do Conselho LGBTQI+.

O Dia Internacional de Combate à Homofobia é celebrado em 17 de maio, porque foi nesta data, no de 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. A homossexualidade era tratada como desvios patológicos mentais, permitindo violações com terapias de reversão.

De acordo com Eliana Lago, secretária da Semcaspi, a programação elaborada para a data tem como objetivo contribuir para o empoderamento e mobilização política da população LGBTQI+.

“A proposta é dar visibilidade as bandeiras de luta dos LGBTQI+, provocando a opinião pública, quanto à importância dos direitos humanos dessa população, e garantir cidadania e liberdade de orientação e expressão. Até porque vivemos ainda em uma sociedade bastante preconceituosa e precisamos, diariamente, reforçar que os direitos de todos devem ser garantidos e respeitados”, ressaltou.

Segundo André Santos, gerente da GDH, a programação em alusão ao dia Internacional de combate à Homofobia terá um feito histórico, que é o hasteamento da bandeira LGBTQI+, no prédio do Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus).

“As ações que foram propostas em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia são de suma importância para a população LGBTQI+, porque é um momento de reforçar as suas lutas e dar visibilidade à política desta população, garantindo a difusão, a promoção e a defesa dos direitos humanos”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – 17 de maio de 2021
8h – Hasteamento da bandeira LGBTQI+ no prédio do Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus – Casa da Cidadania), localizado na Rua Coelho Rodrigues, Centro de Teresina;
09h – Sessão solene em alusão ao dia Internacional de Combate à Homofobia, proposta pelos vereadores: Venâncio Cardoso, Renato Berger e Jeová Alencar, que será transmitida pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Teresina (CMT).
12h – Solenidade de posse de 14 conselheiros, membros do Conselho LGBTQI+ para o biênio 2020-2022, no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina;
17h – A Ponte Estaiada ganhará as cores do arco-íris, símbolo de luta da população LGTBQI+, e haverá apresentação da Banda 16 de Agosto.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco