Qualificação dos conselheiros · 26/10/2021 - 17h20

Semcaspi promove I Capacitação Continuada aos conselheiros tutelares


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), iniciou nesta terça-feira (26/10) a I Capacitação Continuada dos Conselhos Tutelares, no Clube dos Comerciários. Ao total, serão capacitados 25 conselheiros titulares e 25 suplentes, e a iniciativa segue até sexta-feira, (29/10).

A Capacitação Continuada dos Conselhos Tutelares tem o objetivo de qualificar e esclarecer dúvidas sobre o papel do conselheiro tutelar. A iniciativa conta com a participação do Ministério Público do Piauí e Juizado do Piauí.

    Ascom

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a capacitação é importante por promover alinhamentos nas demandas atendidas nos conselhos tutelares.

“Esta capacitação é uma iniciativa da Prefeitura. Uma ideia da gestão do Dr. Pessoa, que busca sempre qualificar e capacitando os servidores. Inclusive, os conselheiros tutelares, que lidam diretamente com crianças e adolescentes, públicos que o prefeito tem muito entusiasmo e carinho, no sentido de estar ofertando políticas públicas a eles”, ressaltou.

Para Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, a capacitação dos profissionais é de suma importância para um bom desempenho oferecido ao público que necessitam dos serviços dos conselhos tutelares.

“Nós estamos tentando cumprir a missão que Deus nos deu, que é abraçar a todos, principalmente, a criança e o adolescente. Para isso, os conselhos tutelares veio para amenizar e melhorar a vida daqueles que estão em formação, em preparo para a missão. Nós estamos aqui para dar apoio aos conselhos tutelares e a qualificação é muito importante nesta caminhada.

Segundo André Santos, gerente de Direitos Humanos (GDH), a capacitação continuada foi dividida em duas turmas e tem a proposta de abranger tantos os conselheiros, quanto os suplentes.

“É um momento único! Porque eles nunca tiveram uma capacitação neste formato em Teresina. A gente ampliou para os suplentes, dando esta oportunidade para que quando eles precisarem assumir o cargo de conselheiro, eles também estejam capacitados. E ainda, fizemos o convite aos conselheiros da grande Teresina, como: Altos, José de Freitas, para também dar este suporte e capacitação para eles”, pontuou.

MAIS SUPORTE

Socorro Arraes, conselheira Tutelar do 4º Conselho da Zona Leste de Teresina e vice presidente do 1º Sindicato de Conselheiros do Brasil, destaca que a capacitação é necessária constantemente.

“A capacitação vem nos dar mais suporte e é primordial para nossa função. Apesar de conhecermos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sempre está surgindo leis novas, por isso essa capacitação é fundamental, para que possamos alinhar nossas redes de proteção da Criança e Adolescente”, esclareceu.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários