Vai trazer muitos benefícios -

Semar debate licenciamento ambiental de ponte que dá acesso à Pedra do Sal

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) promoveu, nessa segunda-feira (25), audiência pública, na cidade de Parnaíba, sobre o licenciamento ambiental da segunda ponte sobre o Rio Igaraçu, que liga a avenida Governador Chagas Rodrigues, em Parnaíba, ao município de Ilha Grande, dando acesso à Praia da Pedra do Sal.

A audiência foi presidida pelo secretário Daniel Marçal, que destaca o potencial turístico e econômico do empreendimento. “O licenciamento ambiental é necessário  em atividades que causam  ou possam causar degradação nas condições naturais do meio ambiente. A audiência pública não tem caráter deliberativo, mas é importante para ouvir a população, especialmente a que será diretamente afetada”, explica Daniel.

O empreendimento fica localizado em uma Unidade de Conservação Federal (APA do Delta do Parnaíba), administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio). Em razão disso, o órgão foi consultado e se manifestou no processo de licenciamento ambiental.

O estudo apresentado aponta que a ponte sobre o Rio Igaraçu vai fomentar  o turismo, estabelecendo melhor situação operacional da via, tanto do lado do bairro Nossa Senhora do Carmo e Cantagalo quanto do lado da Ilha de Santa Isabel, que está em fase de conclusão de obra da estrada vicinal local.

” Vai trazer muitos benefícios, pois é um bairro muito carente. Vai movimentar a economia. A comunidade apoia a construção, mas nós precisamos de benfeitorias para o bairro, como  a melhoria da estrada que dá acesso ao bairro”, disse Luciana Maria Oliveira, representante  da comunidade Chafariz, zona leste de Parnaíba.

Na audiência estiveram presentes os entes envolvidos em todo o processo, Semar, Prefeitura Municipal de Parnaíba, ICMBio, Ministério Público e representantes da sociedade civil.

Comentários